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Roda traseira

 
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Autor Mensagem
Telmo
Vespa Chicco
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Registo: Jan 02, 2008
Mensagens: 21

MensagemColocada: Qui Jan 03, 2008 - 2:24 am    Assunto: Roda traseira Responder com Citação

Boas pessoal...

bem..
Tenho uma T5 e uso a vespa como meu meio de trasporte, faço+/- 30 km por dia quase sempre com m pendura...

mas por vezes a minha femea da roda de traz desaperta se e la tenho eu que a apertar...
ate que no dia da passagem de ano fiquei pelo caminho Sad ...

ja tirei a roda de tras e pode ver que as estrias do cubo da roda estavam rompidas, nao percebo como aconteceu... será que é por causa disso que a roda se desapertava???(uso sempre a gulpilha e o respectivo freio)
agora vou ter de comprar todo aquele "prato" da roda. mas queria saber se era o suficiente para resolver o pblema.
poderá o veio ter algum problema?


ja aconteceu isto com algum de vos?
queria saber o que fazer pa poder voltar a andar a vontade com a minha T5?


vou ficar a espera de uma resposta
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xonax
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Registo: Sep 07, 2007
Mensagens: 22

MensagemColocada: Qui Jan 03, 2008 - 5:43 pm    Assunto: Responder com Citação

eu tenho uma pk 50 xls a qual aconteceu a mesma coisa a porca andava sempre a desapertar ate k coloquei uma anilha de prexao....
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Jan 04, 2008 - 4:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso acontece...

Tens agora que verificar se o "eixo" está ou não moído. Se não estiver, basta substituir a polie, se tiver, tens que substituir tb o veio, mas para isso tens que abrir o motor...

Manda fotos em detalhe para vermos isso. Pode ser que se consiga perceber o desgaste...
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Telmo
Vespa Chicco
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Registo: Jan 02, 2008
Mensagens: 21

MensagemColocada: Sex Jan 04, 2008 - 10:04 pm    Assunto: Responder com Citação

ja pensei e vou colocar uma anilha de pressao.

o veio esta em boas condiçoes..

por isso acho que nao preciso de o subtituir. ou acham melhor?

ja mandei vir roda. o preço ronda os 70 euros. acham caro?

obrigado..
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sáb Jan 05, 2008 - 10:02 pm    Assunto: Responder com Citação

A roda? O quê é isso? O pneu? A jante?

Isso da roda traseira, não sei o que falam quando dixem anilha de pressão. Aquilo leva uma porca, um "barrete" para a porca e um freio para prender a porca no sítio. Se tudo estiver bem é impossível o conjunto despertar. Por isso para quê a anilha de pressão?

Umas fotos para veres do que falo...





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Telmo
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Registo: Jan 02, 2008
Mensagens: 21

MensagemColocada: Dom Jan 06, 2008 - 12:06 am    Assunto: Responder com Citação

usava esse conjunto todo de "barrete" freio por isso que nao percebo o desapertar da roda, e quando falo roda e mesmo aquilo que aparece nas fotografias.


agora com a "roda" nova nao é preciso mesmo anilha de pressao?
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tiago
Vespa 300 GT
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Registo: Oct 10, 2006
Mensagens: 447
Local/Origem: santarém

MensagemColocada: Dom Jan 06, 2008 - 9:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso deve ter andado desapertado uma primeira vez e lixou as estrias depois quando foi apertado o problema não se resolveu porque a coisa já não tava sã e quando se partia mais uns bocaditos com os impactos notavas que a roda alargava! Agora com a polie nova se o veio tiver em boas condições o problema deve ficar resolvido!
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Telmo
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Registo: Jan 02, 2008
Mensagens: 21

MensagemColocada: Dom Jan 06, 2008 - 10:26 pm    Assunto: Responder com Citação

a polie nova chega amanha.
vou po-la no sitio e voltar a vespar.

obrigado pessoal pela atençao.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Seg Jan 07, 2008 - 10:48 am    Assunto: Responder com Citação

Pois isso só mesmo ficando mal apertado de ínicio... É que normalmente se não levantares um pouco a roda de trás, ao apertar, pode ficar de lado / enviezado e a fazer força, parecendo que está tudo apertadinho e sem folgas.

Com o andar, os relevos do piso, etc., aquilo retorna ao sítio e ganha a folga que tinha de estar enviezado.

Depois com a folga as estrias ficam "mais livres", levam mais cacetada e podem moer, quer as estrias do veio quer da polie. Normalmente a polie como parece ter um material mais "macio" vai sempre primeiro...
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Telmo
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Registo: Jan 02, 2008
Mensagens: 21

MensagemColocada: Ter Jan 08, 2008 - 7:39 pm    Assunto: Responder com Citação

sim devia de ter sido a acontecer...

a polie nova ja esta no sitio, com uma boa anilha e tudo bem apertadinho.

agora com o andar vou ter sempre em atençao se a roda tem folga.

espero que nao volte a acontecer.


obrigado a todos pela atençao

Vespa 1 Mundo a Parte.
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Telmo
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Registo: Jan 02, 2008
Mensagens: 21

MensagemColocada: Qua Jul 02, 2008 - 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação

vejo se a polie esta desapertada regularmente e estes dias vi que se tinha desapertado. . . . tambem vi que o peneu tinha uma marca lateral de roçar na embraiagem. o meu pneu e um vee ruber (3.50 10).
isso podera ter ajudado a que a polie desaperta se?

tambem pensei que podera ser dos rulamentos do veio que estejam a ir ao ar. . .

ah ja meti um peneu mais fino atras e qualquer volta que de de vespa vejo se a polie ta desapertada .. .

o que acham sobre isto. . . quero resolver este problema pa vespar sem esta preocupaçao. .
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Seg Jul 07, 2008 - 3:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas desaperta ou não?

Se não desapertar e isso acontece, é porque o rolamento / veio (um dos dois ou os dois) têm um problema qq...
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Telmo
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Registo: Jan 02, 2008
Mensagens: 21

MensagemColocada: Sáb Jul 12, 2008 - 1:04 am    Assunto: Responder com Citação

ja fiz uns bons quilometros com um pneus que nao bate na embraiagem, e a roda ainda nao desapertou. tambem acrescentei oleo na caixa. .


tambem tenho duvidas no oleo pra t5. qual e o mais indicado?
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