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Vespa 125 Sprint nao quer pegar

 
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Autor Mensagem
t0las
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Aug 06, 2010
Mensagens: 2

MensagemColocada: Sáb Jun 29, 2024 - 7:12 pm    Assunto: Vespa 125 Sprint nao quer pegar Responder com Citação

Olá a todos,

No inicio deste ano concretizei finalmente o sonho de ter uma vespa Smile
Para terem uma ideia do quão antigo, registei-me neste forum em 2010 e esta é a minha primeira mensagem Smile



A Vespa é uma 125 Sprint de 1971. O anterior dono mudou o motor para o de uma 150 Sprint Veloce.
Desde o inicio que sempre tive alguma dificuldade para a por a trabalhar (5 ou 6 kicks) e quando conseguia o ralenti era um pouco instável e por vezes ia a baixo. Assumi que era por ser maçarico nestas andanças Smile

Na última vez que fui dar uma volta (sempre curtas e aqui na zona), ao fim de +/- 1 KM e numa ligeira descida (sem acelerador), a mota foi a baixo e mesmo com a 2a engrenada não voltou a pegar.
Encostei na berma e vi que estava gasolina a pingar pelo buraco do parafuso de regular a mistura do ar na caixa do carburador. Não quis arriscar tentar por a mota a trabalhar com o motor coberto de gasolina e arrastei-a a mota até casa.

Tirei o carburador e dei-lhe uma boa limpeza e aproveitei para mudar filtro de ar, gasolina, boia e agulha.
Voltei a colocar tudo no sitio mas não consigo que ela volte a pegar.

Tem gasolina no carburador, a vela (troquei) tem faísca mas nem de empurrão ela sequer ameaça pegar.

Alguma ideia do que possa ser?

Obrigado desde já!

Nota: A vespa tem bateria mas está completamente seca (sem ácido). Não creio que seja esse o problema mas digam-me vocês!
_________________
Vespa 125 Sprint '71
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Ago 16, 2024 - 3:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem vindo t0las!

Já não te vou pedir a fotografia da praxe... bela Vespa, parabéns.

Passado este tempo todo espero que já tenhas conseguido colocar isso a trabalhar como deve de ser mas, caso não o tenhas conseguido fazer, creio que isso é o carburador desafinado. Desmontaste isso e agora falta afinar o parafuso do ar / gasolina [ não é de Sprint mas dá para teres uma ideia, é o número 7 em https://www.vespaclubelisboa.pt/How_To/content.html?pid=3 ].
Normalmente há "a regra" das 1,5 / 2 voltas para a coisa estar minimamente aceitável.
Depois de conseguires colocar a trabalhar, afinas isso como deve de ser.

Outro ponto pode ser as bobines, de alta e a do prato. Apesar de dar faísca a mesma pode estar fraca o que não faz acontecer a explosão e consequentemente a vela encharca.

Vai dando novidades...

Boa sorte! Cool
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t0las
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Aug 06, 2010
Mensagens: 2

MensagemColocada: Sáb Out 12, 2024 - 4:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Pedro,

Obrigado Smile

Infelizmente não tenho tido muito tempo para dedicar à mota e continua parada Sad
Segui o teu conselho e dei alguns ajustes no parafuso do ar, entre tentativas de a por a trabalhar, mas sem sucesso. O melhor que consegui foram 2 ou 3 rateres.

Virei atenções para a parte elétrica, troquei vela e bobine de altas, mas não me pareceu ter qualquer impacto na faísca da vela. Tirei o volante para ver se conseguia identificar algum problema óbvio no prato mas não vi nada de especial:



Algum teste que consiga fazer às bobines para perceber se estão a 100%?
Estou na dúvida se troco bobines, condensador e platinado ou se faço o esforço e vou para um kit de ignição da SIP
https://www.sip-scootershop.com/en/product/ignition-sip-performance-by-vape-road-12v-ac-for-vespa-125-gtr-2-ts-2-150-sprint-v-2-super-2-200-rally-2-px80-200-pe-lusso-cosa_51007RA0

O que é que recomendam?

Abraço
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Seg Out 14, 2024 - 6:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah pois esse modelo ainda é de platinado.
Também pode ser causa dos teus problemas se isso estiver mal afinado (abertura e fecho) ou mesmo desgastado. Experimenta tb validar "o ponto" a ver se está... no ponto Laughing

Em relação a reparação vs compra de um 12V que enviaste... bem é tudo uma questão de euros! Creio que uma reparação, mesmo que a fundo e que tivesses de substituir muita coisa, nunca chegaria nem de longe, nem de perto aos valores do material do URL que partilhaste. Mesmo pressupondo que tens algo queimado o que normalmente não é a causa da coisa.

E as ligações na caixa à saída do prato de bobines (aquela caixinha preta onde depois ligam os fios que vão para o resto da Vespa). Nada partido ou a fazer mau contacto?

Boa sorte! Cool
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