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Nuno_Lopes Vespa 180 SS
Registo: Oct 01, 2008 Mensagens: 185 Local/Origem: Corroios
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Colocada: Seg Abr 26, 2010 - 4:30 pm Assunto: |
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Pedro Estevão escreveu: | A cada 500km? Mal não faz, mas parece-me exagerado... |
A mim recomendaram-me de 5000 em 5000km...
Este espaço de tempo já parece mais económico... |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
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frd Vespa 90 SS
Registo: Feb 06, 2008 Mensagens: 92
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Colocada: Qui Jun 24, 2010 - 2:08 pm Assunto: |
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Faz mal sim senhora...ao ambiente e à carteira...atenção que o oleo de caixa SAE80 não é um W80, se o que interessa é apenas viscosidade posso dizer que existe uma tabela de conversao. Contudo, um óleo de motor não é um oleo para engrenagens, o óleo de motor tem aditivos que são importantes à manutenção de um motor. No motor, para além de lubrificar..um dos requisitos fundamentais de um óleo é o de retirar calor câmara de combustão..por isso convêm respeitar escropulosamente os dados dados pelo fabricante...(isto num automóvel), um outro facto tambem importante é a formação de oxidos...aqui, geralmente mais importante para caixas, contudo, no motor existe um outro factor que não existia nas caixas e que propicia a sua formação...a temperatura. Se se pode usar um 10W40 numa caixa, pode...eu não o uso...mais importante que tudo, não misturar óleo de base mineral com base sintética, que poderá originar a formação de sabões e espumas que poderáo degradar borrachas e vedante...o que eu uso..Motul, Synthese... |
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frd Vespa 90 SS
Registo: Feb 06, 2008 Mensagens: 92
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frd Vespa 90 SS
Registo: Feb 06, 2008 Mensagens: 92
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Colocada: Qui Jun 24, 2010 - 2:17 pm Assunto: |
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ah...a marca, bem a marca não é relevante...e explico porque...é a tipica conversa de gasóleo do jumbo fazer mal em relação à BP ou afins...o petroleo europeu vem todo do mesmo lado...e chega a portugal em leixões (ou leça) e sines...depois, vai lá o camião da BP, da Galp..do jumbo encher...da mesma torneira...poderá diferir a nível de aditivos...mas FELIZMENTE...existe um organismo que garante que o combustivel que nos compramos nas bombas se encontre enquadrado num limite superior e inferior, de octanas ou de indeice de cetano (diesel)...fora desse balizamento, as bombas seriam fechadas...é tal qual o organismo que afere a quantidade de combustivel que uma bomba dá por um litro...se for menos de 0,95L bomba fecha...é simples..se eu continua a meter gasóleo do jumbo, sim...o meu carro tem 300.000km e nunca trocou um unico parafuso no motor..se o mecânico vos disser para lá não meter...é porque quer justificar uma programação à centralina..ou justificar de uma forma..."barro à parede".... |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
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Colocada: Qua Jun 30, 2010 - 12:27 pm Assunto: |
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Tomei a liberdade de a postar directamente aqui...
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RuiMadureira Vespa Chicco
Registo: Oct 18, 2008 Mensagens: 8
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Colocada: Qui Jul 15, 2010 - 2:33 am Assunto: |
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Para esclarecer algumas dúvidas :
Classificação SAE: estabelecida pela "Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos", classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:
Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;
Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.
Observação: a letra "W" vem do inglês "winter", que significa inverno. |
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