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OLEO DE MOTOR VESPA 50S DE 73
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Autor Mensagem
Nuno_Lopes
Vespa 180 SS
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Registo: Oct 01, 2008
Mensagens: 185
Local/Origem: Corroios

MensagemColocada: Seg Abr 26, 2010 - 4:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
A cada 500km? Mal não faz, mas parece-me exagerado...


A mim recomendaram-me de 5000 em 5000km...
Este espaço de tempo já parece mais económico...
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Qua Abr 28, 2010 - 10:28 am    Assunto: Responder com Citação

http://www.vespaclubelisboa.pt/v1/modules.php?name=How_To&pa=content&pid=1

Cool
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frd
Vespa 90 SS
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Registo: Feb 06, 2008
Mensagens: 92

MensagemColocada: Qui Jun 24, 2010 - 2:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Faz mal sim senhora...ao ambiente e à carteira...atenção que o oleo de caixa SAE80 não é um W80, se o que interessa é apenas viscosidade posso dizer que existe uma tabela de conversao. Contudo, um óleo de motor não é um oleo para engrenagens, o óleo de motor tem aditivos que são importantes à manutenção de um motor. No motor, para além de lubrificar..um dos requisitos fundamentais de um óleo é o de retirar calor câmara de combustão..por isso convêm respeitar escropulosamente os dados dados pelo fabricante...(isto num automóvel), um outro facto tambem importante é a formação de oxidos...aqui, geralmente mais importante para caixas, contudo, no motor existe um outro factor que não existia nas caixas e que propicia a sua formação...a temperatura. Se se pode usar um 10W40 numa caixa, pode...eu não o uso...mais importante que tudo, não misturar óleo de base mineral com base sintética, que poderá originar a formação de sabões e espumas que poderáo degradar borrachas e vedante...o que eu uso..Motul, Synthese...
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frd
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Registo: Feb 06, 2008
Mensagens: 92

MensagemColocada: Qui Jun 24, 2010 - 2:10 pm    Assunto: Responder com Citação

em relação à tabela de conversão de viscosidades de que falei...de uma forma suscinta:

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_xZF2hyjTo94/Sm8puVzcpvI/AAAAAAAAAAk/SBAWQ506yYQ/s400/TABLE_viscosity_table_2_all.gif&imgrefurl=http://vaporcontrol.blogspot.com/2009/07/tabela-de-conversao-de-viscosidade.html&usg=___CCFlskieZEB9pBfcnA746FINX0=&h=400&w=371&sz=83&hl=pt-PT&start=1&um=1&itbs=1&tbnid=smhY3Y88NbtRMM:&tbnh=124&tbnw=115&prev=/images%3Fq%3Dtabela%2Bde%2Bconvers%25C3%25A3o%2Bde%2Bviscosidade%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-PT:official%26tbs%3Disch:1
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frd
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Registo: Feb 06, 2008
Mensagens: 92

MensagemColocada: Qui Jun 24, 2010 - 2:17 pm    Assunto: Responder com Citação

ah...a marca, bem a marca não é relevante...e explico porque...é a tipica conversa de gasóleo do jumbo fazer mal em relação à BP ou afins...o petroleo europeu vem todo do mesmo lado...e chega a portugal em leixões (ou leça) e sines...depois, vai lá o camião da BP, da Galp..do jumbo encher...da mesma torneira...poderá diferir a nível de aditivos...mas FELIZMENTE...existe um organismo que garante que o combustivel que nos compramos nas bombas se encontre enquadrado num limite superior e inferior, de octanas ou de indeice de cetano (diesel)...fora desse balizamento, as bombas seriam fechadas...é tal qual o organismo que afere a quantidade de combustivel que uma bomba dá por um litro...se for menos de 0,95L bomba fecha...é simples..se eu continua a meter gasóleo do jumbo, sim...o meu carro tem 300.000km e nunca trocou um unico parafuso no motor..se o mecânico vos disser para lá não meter...é porque quer justificar uma programação à centralina..ou justificar de uma forma..."barro à parede"....
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Qua Jun 30, 2010 - 12:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Tomei a liberdade de a postar directamente aqui...

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RuiMadureira
Vespa Chicco
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Registo: Oct 18, 2008
Mensagens: 8

MensagemColocada: Qui Jul 15, 2010 - 2:33 am    Assunto: Responder com Citação

Para esclarecer algumas dúvidas :

Classificação SAE: estabelecida pela "Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos", classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:
Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;
Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.
Observação: a letra "W" vem do inglês "winter", que significa inverno.
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