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Vespa muito acelerada
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Autor Mensagem
SuKa
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Jul 30, 2008
Mensagens: 9

MensagemColocada: Qui Ago 21, 2008 - 3:55 pm    Assunto: Vespa muito acelerada Responder com Citação

Boas,
Adquiri uma vespa PK50SS de 1983 recentemente, não estava a andar mas já resolvi esse problema, o motor já trabalha, o problema é que está muito acelerado e às vezes parece que "afoga" um bocadinho e desliga-se rapidamente. O cabo do ar parece que faz de acelerador, se o puxar acelera mais e se não o puxar por vezes desliga-se. Já verifiquei que isso não se resolve no afinador do carburador mas não faço ideia de qual será o problema. Agradecia sugestões sobre como afinar devidamente a moto.
Obrigado.

Abraços,
Marcos
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Ter Set 02, 2008 - 1:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Carburador sujo?
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frd
Vespa 90 SS
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Registo: Feb 06, 2008
Mensagens: 92

MensagemColocada: Qui Set 04, 2008 - 12:15 am    Assunto: Responder com Citação

HeLLLLLLouuuUUUUUUUuuu...

Em princípio sei qual é o teu problema, porque na ultima Pk50xls que reparei também acontecia o mesmo. Comprei a minha num mecânico de motorizadas, e acontecia precisamente a mesma coisa.
Problema: o pistão de uma motorizada ou eventualmente de um outro modelo de vespa( para motores de duas janelas de admissão) num bloco de 3 janelas. Solução, kit Pistão e Cilindro na OV da Alfaerre. A moto fica com pistão 75, gicler 76, mola reforçada Polini da embraiagem, anda que se farta, pega à primeira, o unico senão..com o reforça da mola da embraiagem, fica difícil poir a mota em ponto morto. Mas com hábito, antes de parar a mota, é só ir reduzindo mudança a mudança, até chegar a ponto morto. Existe uma solução que ainda não testei, que é esquinar com uma fresa a segunda mudança no carreto intermédio, ou arvore como se designa no scooterhelp.com....contudo esta ainda não é uma solução testada por mim, mas convenhamos..parece lógica. Rolling Eyes Rolling Eyes Idea


Editado pela última vez por frd em Sáb Set 06, 2008 - 11:32 pm, num total de 1 vez
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frd
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Registo: Feb 06, 2008
Mensagens: 92

MensagemColocada: Qui Set 04, 2008 - 12:18 am    Assunto: Responder com Citação

contudo não descarto ainda os retentores....mas é simples...tire o cilindro e verta gasolina para dentro do carter, se vazar para o exterior...já sabe do que se trata...
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tiago
Vespa 300 GT
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Registo: Oct 10, 2006
Mensagens: 447
Local/Origem: santarém

MensagemColocada: Sex Set 05, 2008 - 12:37 am    Assunto: Responder com Citação

frd escreveu:
contudo não descarto ainda os retentores....mas é simples...tire o cilindro e verta gasolina para dentro do carter, se vazar para o exterior...já sabe do que se trata...


Shocked

Estou inclinado para os retentores ainda para mais se ela esteve muito tempo parada agora a forma sugerida para detectar essa avaria é que me parece no minimo estranha!

Quanto a essa historia da fresa nos carretos.... Laughing experimenta e depois conta o resultado!

Outra coisa não é por pores uma mola reforçada que a vespa não desembraia totalmente acredita!
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frd
Vespa 90 SS
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Registo: Feb 06, 2008
Mensagens: 92

MensagemColocada: Sex Set 05, 2008 - 12:06 pm    Assunto: Responder com Citação

História da gasolina, velha escola amigo pacato Smile
a gasolina é muito volátil, e estremamente fina...ao passar os retentores, estes estão ressequidos..caso contrário, podemos passar ao passo seguinte, quanto à fresa, é o seguinte...ao esquinar as arestas, não o podemos fazer na esquina de contra-rotação da arvore, porque? simples, as mudanças poseriormente irão saltar, tem que ser no sentido contrário, para se poderem engrenar melhor as mudanças...fazia-se isto antigamente quando um carreto sincronizado (eu sei, não tem nada haver com as motas, mas o princípio era o mesmo) se estragava e não se queria gastar $$$ em aneis de sincronização. fresavam-se as esquinas na parte em que agarrava e não nas que desengrenavam...SImples, fácil e eficáz....

abraço amigo... Wink
_________________
Colmeia:

62' 125 VNB
........65' V5A 50 com pedais(a sério, uma vespa de pedais)
..................68' 150 Super
............................74' 150 Sprint Veloce
......................................89' Pk50XLS....53'125 (a caminho)
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tiago
Vespa 300 GT
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Registo: Oct 10, 2006
Mensagens: 447
Local/Origem: santarém

MensagemColocada: Sex Set 05, 2008 - 9:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Agora pergunto eu não será mais facil retirar o ventilador e verificar se o retentor está a babar? Se não estiver não será facil de constactar se o oleo da caixa desaparece e se a vespa deita demasiado fumo? Confused

Continuo sem perceber uma coisa para quê essas invenções de fresas para se encontrar o ponto morto se o problema vem é da embraiagem? Na minha modesta opinião o problema da embraiagem é que tem de ser resolvido!

Outra coisa ias desgastar as arestas no sentido contrario ao que o motor faz força quando aceleras e depois quando desaceleras o que acontece? Confused
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frd
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Registo: Feb 06, 2008
Mensagens: 92

MensagemColocada: Sáb Set 06, 2008 - 1:59 am    Assunto: Responder com Citação

sim, e neste caso o que sugeria? foram colocados discos novos, dado novo(sim, aquela peçinha de latão que fica depois da alavanca), se reparar, aqui no forum tudo mundo fala neste problema, kit 75cm e mola reforçada)...com o material todo novo..o q sugere? Desde já o meu muito obrigado....a solução de fresar os dentes é só uma...o problema ao desacelerar? só o pretendo fazer no da segunda mudança...solução plausível...aumentar o dado?(original e com menos de 10 km?ok...pode ser, mudar a posição da alavanca da embraiagem em 1 dente? fica em esforço a embraiagem...por favor diga-me o que sugere...de forma a eu experimentar...ah...e já agora, o vedante da turbina pode nao remenescer oleo e ter fuga de compressão para a admissão, a solução visual nao me parece a mais lógica...é claro, quem desmonta o motor, necessáriamente deverá trocar os vedantes (por tao pouco $$$), mas tamos a tentar resolver um problema...é claro, se trocarmos tudo, por novo...tambem o meu problema da caixa fica resolvido, mas saber de onde foi...é o que torna a mecânica bonita e desafiante...
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tiago
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MensagemColocada: Sáb Set 06, 2008 - 9:27 am    Assunto: Responder com Citação

Três perguntas! Que marca de discos pôs? Foi um kit de origem com uma mola reforçada da polini ou um kit com mais um disco de metal e um de cortiça? Pôs o disco de baixo(aquele que é pressionado pela mola) e o de cima novos? A vespa pode ficar a não desembraiar por muitas razões mas isso tem que se analisar quando se desmonta e também quando se monta e muitas vezes quando se está a comprar o material! Eu pessoalmente já só uso discos de uma marca e mesmo assim abro sempre a caixa na loja e algumas vezes têm de mos trocar porque alguns não vêm a 100%!
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pauloviana
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Registo: Jan 17, 2006
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MensagemColocada: Sáb Set 06, 2008 - 5:35 pm    Assunto: Responder com Citação

frd, gostava de saber qual é o motor de vespa 50 que tem três janelas!!!
Nenhuma vespa 50( seja ela 50s, pk, fl) tem carters com 3 janelas, apesar do cilindro da pk e da fl2 ( que são iguais)terem 3 transferes!

o problema de certeza absoluta que não é dai! Laughing
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tiago
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Registo: Oct 10, 2006
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MensagemColocada: Sáb Set 06, 2008 - 10:30 pm    Assunto: Responder com Citação

pauloviana escreveu:
frd, gostava de saber qual é o motor de vespa 50 que tem três janelas!!!
Nenhuma vespa 50( seja ela 50s, pk, fl) tem carters com 3 janelas, apesar do cilindro da pk e da fl2 ( que são iguais)terem 3 transferes!

o problema de certeza absoluta que não é dai! Laughing


Bem visto!!!!!! Laughing Nem tinha lido essa parte com atenção.
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frd
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Registo: Feb 06, 2008
Mensagens: 92

MensagemColocada: Sáb Set 06, 2008 - 11:26 pm    Assunto: Responder com Citação

ao sr. pacato...Resposta à Primeira Pergunta, OV....com mola reforçada Polini a sua marca ainda tou para saber numa oportunidade futura, Soluções nao me deu nenhuma, ao Sr Viana, de facto tem razão, eu é que me expliquei mal, leia-se 3 tranfer´s no sítio de 3 janelas(..mas se reparar nao falo em carter´s e sim em bloco(bom entendedor meia.....). Comigo, o problema do tópico ficou resolvido assim, como deve deduzir, tentei conter a despesa ao máximo..só ficou resolvido assim, o Problema do ponto morto, é algo que ainda terei de resolver, mais uma vez lhe peço encarecidamente uma solução que tardou e ainda não veio...

Um abraço caros colegas, e na certeza de uma solução me poderao facultar

Atenciosamente...

P.S. Atenção que eu nao quero queria abrir um desafio contra ninguém ou alguém, tou é em busca de uma solução..não vamos tornar esta conversa em algo tipicamente lusitano, do género...a minha é maior que a tua, eu tenho um carro melhor que o teu, o meu pai é mais forte que o teu)...o filosofia por trás do mundo Vespa, é bem diferente...em que as pessoas...não se distinguem pela diferença, mas pautam-se isso sim pela semelhança...a diferença das concentrações Vespa é isso mesmo, é que naquele dia sejamos doutores, engenheiros, professores ou varredor do lixo, naquele dia somos todos iguais...o mesmo não acontece com outro tipo de concentrações de motos.Ok, tudo bem tá-nos nos génes, somos lusitanos,né?e nisso o cromossoma é que manda...Boa Noite senhores...frd
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pauloviana
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Dom Set 07, 2008 - 3:45 am    Assunto: Responder com Citação

eu só gosto que chamem as coisas pelos nomes porque conforme aprendi tb gosto que as pessoas aprendam mas.... dá maneira correcta Wink

precisamente por falar em bloco é que eu falei em carters porque o bloco e carter é exactamente a mesma coisa. Se me falasse em cilindro eu entendia logo que era o grupo térmico.

Mesmo agora sabendo que estava a referir-se as janelas do cilindro continuo a dizer que o problema de certeza que não é o pistão trocado pois desde que a janela do pistão (os que tem) não esteja virado para a saida de gases o motor trabalha "normalmente" sem os sintomas descritos pelo nosso colega inicialmente.
Posso-lhe dizer que eu ate costumo abrir janelas nos pistões e trabalhar transfers no cilindro e no carter e no entanto não é motivo para as vespa terem o comportamento descrito.
Uma coisa que tb pode acontecer

o problema pode ser originado por mta coisa mas eu aponto para o carburador sujo ( como o pestevão sugeriu) ou então uma entrada de ar suplementar ( seja num rentetor, no colector de admissão, ou ate mesmo o carburador solto) uma vez que existem alterações quando se puxa o ar ( na verdade fecha o ar).

outra coisa que pode originar este tipo de sintoma é ter a torneira da gasolina suja ou o respiro do tampão tapado.No primeiro caso a gasolina que esteja a passar pela torneira pode não ser a suficiente para alimentar correctamente o motor e a vespa vai-se abaixo ( o semelhante ao que acontece se fecharmos a torneira da gasolina e deixarmos a vespa ao relanti ate ela ir abaixo.No caso do tampão,se o respiro tiver tapado vai-se criar vacuo no deposito e vamos cair numa situação semelhante a da torneira. já tive motas cá em casa com estes dois tipos de problemas e ultimamente tenho visto mtas pessoas a queixarem-se do mesmo.

relativamente a caixa das vespas eu não conheço nenhuma que não seja preciso apanhar o jeitinho Laughing pessoalmente não tenho esse problema e ate a meto em ponto morto mesmo sem embraiagem.
isso da caixa é feitio e não defeito.
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tiago
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Registo: Oct 10, 2006
Mensagens: 447
Local/Origem: santarém

MensagemColocada: Dom Set 07, 2008 - 9:43 pm    Assunto: Responder com Citação

frd escreveu:
ao sr. pacato...Resposta à Primeira Pergunta, OV....com mola reforçada Polini a sua marca ainda tou para saber numa oportunidade futura, Soluções nao me deu nenhuma,


OV?!? Não conheço esta marca e fiquei sem saber se era o numero de discos de origem ou se com mais dois, fiquei sem saber se substituiu o disco de baixo e o de cima portanto não posso dar soluções!!!! Mas atenção que mesmo que saiba todos estes pormenores só posso dar a solução exacta estando com a embraiagem na minha mão e á frente dos meus olhos porque a mecânica tem de ser percebida! No entanto se responderes ás minhas perguntas não terei qq problema em opinar sobre as possiveis causas!

Outra coisa e voltando um pouco atrás duvido que um retentor lixado(o que pressupõe algum desgas-te de rolamentos e consequente oscilação da cambota em rotação) deixe entrar ar durante tempo de admissão e não deixe babar para fora quando a mistura de ar com gasolina entra em pressão para subir á cabeça! Aliás penso que um retentor ressequido veda muito melhor um veio parado do que um a rodar e com vibração
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frd
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Registo: Feb 06, 2008
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MensagemColocada: Dom Set 07, 2008 - 11:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Original Vespa...tal como os discos...tudo trocado, como de origem à excepção da mola, aconselhado para Polini reforçada
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