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SuKa Vespa Chicco
Registo: Jul 30, 2008 Mensagens: 9
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Colocada: Qui Ago 21, 2008 - 3:55 pm Assunto: Vespa muito acelerada |
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Boas,
Adquiri uma vespa PK50SS de 1983 recentemente, não estava a andar mas já resolvi esse problema, o motor já trabalha, o problema é que está muito acelerado e às vezes parece que "afoga" um bocadinho e desliga-se rapidamente. O cabo do ar parece que faz de acelerador, se o puxar acelera mais e se não o puxar por vezes desliga-se. Já verifiquei que isso não se resolve no afinador do carburador mas não faço ideia de qual será o problema. Agradecia sugestões sobre como afinar devidamente a moto.
Obrigado.
Abraços,
Marcos |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
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Colocada: Ter Set 02, 2008 - 1:16 pm Assunto: |
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Carburador sujo? |
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frd Vespa 90 SS
Registo: Feb 06, 2008 Mensagens: 92
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Colocada: Qui Set 04, 2008 - 12:15 am Assunto: |
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HeLLLLLLouuuUUUUUUUuuu...
Em princípio sei qual é o teu problema, porque na ultima Pk50xls que reparei também acontecia o mesmo. Comprei a minha num mecânico de motorizadas, e acontecia precisamente a mesma coisa.
Problema: o pistão de uma motorizada ou eventualmente de um outro modelo de vespa( para motores de duas janelas de admissão) num bloco de 3 janelas. Solução, kit Pistão e Cilindro na OV da Alfaerre. A moto fica com pistão 75, gicler 76, mola reforçada Polini da embraiagem, anda que se farta, pega à primeira, o unico senão..com o reforça da mola da embraiagem, fica difícil poir a mota em ponto morto. Mas com hábito, antes de parar a mota, é só ir reduzindo mudança a mudança, até chegar a ponto morto. Existe uma solução que ainda não testei, que é esquinar com uma fresa a segunda mudança no carreto intermédio, ou arvore como se designa no scooterhelp.com....contudo esta ainda não é uma solução testada por mim, mas convenhamos..parece lógica.
Editado pela última vez por frd em Sáb Set 06, 2008 - 11:32 pm, num total de 1 vez |
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frd Vespa 90 SS
Registo: Feb 06, 2008 Mensagens: 92
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Colocada: Qui Set 04, 2008 - 12:18 am Assunto: |
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contudo não descarto ainda os retentores....mas é simples...tire o cilindro e verta gasolina para dentro do carter, se vazar para o exterior...já sabe do que se trata... |
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tiago Vespa 300 GT
Registo: Oct 10, 2006 Mensagens: 447 Local/Origem: santarém
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Colocada: Sex Set 05, 2008 - 12:37 am Assunto: |
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frd escreveu: | contudo não descarto ainda os retentores....mas é simples...tire o cilindro e verta gasolina para dentro do carter, se vazar para o exterior...já sabe do que se trata... |
Estou inclinado para os retentores ainda para mais se ela esteve muito tempo parada agora a forma sugerida para detectar essa avaria é que me parece no minimo estranha!
Quanto a essa historia da fresa nos carretos.... experimenta e depois conta o resultado!
Outra coisa não é por pores uma mola reforçada que a vespa não desembraia totalmente acredita! |
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frd Vespa 90 SS
Registo: Feb 06, 2008 Mensagens: 92
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Colocada: Sex Set 05, 2008 - 12:06 pm Assunto: |
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História da gasolina, velha escola amigo pacato
a gasolina é muito volátil, e estremamente fina...ao passar os retentores, estes estão ressequidos..caso contrário, podemos passar ao passo seguinte, quanto à fresa, é o seguinte...ao esquinar as arestas, não o podemos fazer na esquina de contra-rotação da arvore, porque? simples, as mudanças poseriormente irão saltar, tem que ser no sentido contrário, para se poderem engrenar melhor as mudanças...fazia-se isto antigamente quando um carreto sincronizado (eu sei, não tem nada haver com as motas, mas o princípio era o mesmo) se estragava e não se queria gastar $$$ em aneis de sincronização. fresavam-se as esquinas na parte em que agarrava e não nas que desengrenavam...SImples, fácil e eficáz....
abraço amigo... _________________ Colmeia:
62' 125 VNB
........65' V5A 50 com pedais(a sério, uma vespa de pedais)
..................68' 150 Super
............................74' 150 Sprint Veloce
......................................89' Pk50XLS....53'125 (a caminho) |
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tiago Vespa 300 GT
Registo: Oct 10, 2006 Mensagens: 447 Local/Origem: santarém
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Colocada: Sex Set 05, 2008 - 9:31 pm Assunto: |
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Agora pergunto eu não será mais facil retirar o ventilador e verificar se o retentor está a babar? Se não estiver não será facil de constactar se o oleo da caixa desaparece e se a vespa deita demasiado fumo?
Continuo sem perceber uma coisa para quê essas invenções de fresas para se encontrar o ponto morto se o problema vem é da embraiagem? Na minha modesta opinião o problema da embraiagem é que tem de ser resolvido!
Outra coisa ias desgastar as arestas no sentido contrario ao que o motor faz força quando aceleras e depois quando desaceleras o que acontece? |
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frd Vespa 90 SS
Registo: Feb 06, 2008 Mensagens: 92
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Colocada: Sáb Set 06, 2008 - 1:59 am Assunto: |
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sim, e neste caso o que sugeria? foram colocados discos novos, dado novo(sim, aquela peçinha de latão que fica depois da alavanca), se reparar, aqui no forum tudo mundo fala neste problema, kit 75cm e mola reforçada)...com o material todo novo..o q sugere? Desde já o meu muito obrigado....a solução de fresar os dentes é só uma...o problema ao desacelerar? só o pretendo fazer no da segunda mudança...solução plausível...aumentar o dado?(original e com menos de 10 km?ok...pode ser, mudar a posição da alavanca da embraiagem em 1 dente? fica em esforço a embraiagem...por favor diga-me o que sugere...de forma a eu experimentar...ah...e já agora, o vedante da turbina pode nao remenescer oleo e ter fuga de compressão para a admissão, a solução visual nao me parece a mais lógica...é claro, quem desmonta o motor, necessáriamente deverá trocar os vedantes (por tao pouco $$$), mas tamos a tentar resolver um problema...é claro, se trocarmos tudo, por novo...tambem o meu problema da caixa fica resolvido, mas saber de onde foi...é o que torna a mecânica bonita e desafiante... _________________ Colmeia:
62' 125 VNB
........65' V5A 50 com pedais(a sério, uma vespa de pedais)
..................68' 150 Super
............................74' 150 Sprint Veloce
......................................89' Pk50XLS....53'125 (a caminho) |
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tiago Vespa 300 GT
Registo: Oct 10, 2006 Mensagens: 447 Local/Origem: santarém
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Colocada: Sáb Set 06, 2008 - 9:27 am Assunto: |
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Três perguntas! Que marca de discos pôs? Foi um kit de origem com uma mola reforçada da polini ou um kit com mais um disco de metal e um de cortiça? Pôs o disco de baixo(aquele que é pressionado pela mola) e o de cima novos? A vespa pode ficar a não desembraiar por muitas razões mas isso tem que se analisar quando se desmonta e também quando se monta e muitas vezes quando se está a comprar o material! Eu pessoalmente já só uso discos de uma marca e mesmo assim abro sempre a caixa na loja e algumas vezes têm de mos trocar porque alguns não vêm a 100%! |
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pauloviana Vespa 300 GT
Registo: Jan 17, 2006 Mensagens: 860
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Colocada: Sáb Set 06, 2008 - 5:35 pm Assunto: |
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frd, gostava de saber qual é o motor de vespa 50 que tem três janelas!!!
Nenhuma vespa 50( seja ela 50s, pk, fl) tem carters com 3 janelas, apesar do cilindro da pk e da fl2 ( que são iguais)terem 3 transferes!
o problema de certeza absoluta que não é dai! |
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tiago Vespa 300 GT
Registo: Oct 10, 2006 Mensagens: 447 Local/Origem: santarém
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Colocada: Sáb Set 06, 2008 - 10:30 pm Assunto: |
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pauloviana escreveu: | frd, gostava de saber qual é o motor de vespa 50 que tem três janelas!!!
Nenhuma vespa 50( seja ela 50s, pk, fl) tem carters com 3 janelas, apesar do cilindro da pk e da fl2 ( que são iguais)terem 3 transferes!
o problema de certeza absoluta que não é dai! |
Bem visto!!!!!! Nem tinha lido essa parte com atenção. |
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frd Vespa 90 SS
Registo: Feb 06, 2008 Mensagens: 92
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Colocada: Sáb Set 06, 2008 - 11:26 pm Assunto: |
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ao sr. pacato...Resposta à Primeira Pergunta, OV....com mola reforçada Polini a sua marca ainda tou para saber numa oportunidade futura, Soluções nao me deu nenhuma, ao Sr Viana, de facto tem razão, eu é que me expliquei mal, leia-se 3 tranfer´s no sítio de 3 janelas(..mas se reparar nao falo em carter´s e sim em bloco(bom entendedor meia.....). Comigo, o problema do tópico ficou resolvido assim, como deve deduzir, tentei conter a despesa ao máximo..só ficou resolvido assim, o Problema do ponto morto, é algo que ainda terei de resolver, mais uma vez lhe peço encarecidamente uma solução que tardou e ainda não veio...
Um abraço caros colegas, e na certeza de uma solução me poderao facultar
Atenciosamente...
P.S. Atenção que eu nao quero queria abrir um desafio contra ninguém ou alguém, tou é em busca de uma solução..não vamos tornar esta conversa em algo tipicamente lusitano, do género...a minha é maior que a tua, eu tenho um carro melhor que o teu, o meu pai é mais forte que o teu)...o filosofia por trás do mundo Vespa, é bem diferente...em que as pessoas...não se distinguem pela diferença, mas pautam-se isso sim pela semelhança...a diferença das concentrações Vespa é isso mesmo, é que naquele dia sejamos doutores, engenheiros, professores ou varredor do lixo, naquele dia somos todos iguais...o mesmo não acontece com outro tipo de concentrações de motos.Ok, tudo bem tá-nos nos génes, somos lusitanos,né?e nisso o cromossoma é que manda...Boa Noite senhores...frd |
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pauloviana Vespa 300 GT
Registo: Jan 17, 2006 Mensagens: 860
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Colocada: Dom Set 07, 2008 - 3:45 am Assunto: |
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eu só gosto que chamem as coisas pelos nomes porque conforme aprendi tb gosto que as pessoas aprendam mas.... dá maneira correcta
precisamente por falar em bloco é que eu falei em carters porque o bloco e carter é exactamente a mesma coisa. Se me falasse em cilindro eu entendia logo que era o grupo térmico.
Mesmo agora sabendo que estava a referir-se as janelas do cilindro continuo a dizer que o problema de certeza que não é o pistão trocado pois desde que a janela do pistão (os que tem) não esteja virado para a saida de gases o motor trabalha "normalmente" sem os sintomas descritos pelo nosso colega inicialmente.
Posso-lhe dizer que eu ate costumo abrir janelas nos pistões e trabalhar transfers no cilindro e no carter e no entanto não é motivo para as vespa terem o comportamento descrito.
Uma coisa que tb pode acontecer
o problema pode ser originado por mta coisa mas eu aponto para o carburador sujo ( como o pestevão sugeriu) ou então uma entrada de ar suplementar ( seja num rentetor, no colector de admissão, ou ate mesmo o carburador solto) uma vez que existem alterações quando se puxa o ar ( na verdade fecha o ar).
outra coisa que pode originar este tipo de sintoma é ter a torneira da gasolina suja ou o respiro do tampão tapado.No primeiro caso a gasolina que esteja a passar pela torneira pode não ser a suficiente para alimentar correctamente o motor e a vespa vai-se abaixo ( o semelhante ao que acontece se fecharmos a torneira da gasolina e deixarmos a vespa ao relanti ate ela ir abaixo.No caso do tampão,se o respiro tiver tapado vai-se criar vacuo no deposito e vamos cair numa situação semelhante a da torneira. já tive motas cá em casa com estes dois tipos de problemas e ultimamente tenho visto mtas pessoas a queixarem-se do mesmo.
relativamente a caixa das vespas eu não conheço nenhuma que não seja preciso apanhar o jeitinho pessoalmente não tenho esse problema e ate a meto em ponto morto mesmo sem embraiagem.
isso da caixa é feitio e não defeito. |
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tiago Vespa 300 GT
Registo: Oct 10, 2006 Mensagens: 447 Local/Origem: santarém
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Colocada: Dom Set 07, 2008 - 9:43 pm Assunto: |
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frd escreveu: | ao sr. pacato...Resposta à Primeira Pergunta, OV....com mola reforçada Polini a sua marca ainda tou para saber numa oportunidade futura, Soluções nao me deu nenhuma, |
OV?!? Não conheço esta marca e fiquei sem saber se era o numero de discos de origem ou se com mais dois, fiquei sem saber se substituiu o disco de baixo e o de cima portanto não posso dar soluções!!!! Mas atenção que mesmo que saiba todos estes pormenores só posso dar a solução exacta estando com a embraiagem na minha mão e á frente dos meus olhos porque a mecânica tem de ser percebida! No entanto se responderes ás minhas perguntas não terei qq problema em opinar sobre as possiveis causas!
Outra coisa e voltando um pouco atrás duvido que um retentor lixado(o que pressupõe algum desgas-te de rolamentos e consequente oscilação da cambota em rotação) deixe entrar ar durante tempo de admissão e não deixe babar para fora quando a mistura de ar com gasolina entra em pressão para subir á cabeça! Aliás penso que um retentor ressequido veda muito melhor um veio parado do que um a rodar e com vibração |
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frd Vespa 90 SS
Registo: Feb 06, 2008 Mensagens: 92
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Colocada: Dom Set 07, 2008 - 11:32 pm Assunto: |
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Original Vespa...tal como os discos...tudo trocado, como de origem à excepção da mola, aconselhado para Polini reforçada |
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