Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
Autor |
Mensagem |
supermariogomes Vespa Chicco
Registo: Jul 26, 2009 Mensagens: 17
|
Colocada: Seg Out 12, 2009 - 10:27 am Assunto: Vespa p125x - arranque |
|
|
Bom dia
Posso me considerar um sortudo pois já tenho uma bela vespa p125x de 82, mas sou um autentico nabo no que diz respeito a vespas e motas em geral. Esepro que no entanto e com a vossa ajuda me vá tornando um pouco mais conhecedor das generalidades da vespa.
Por tudo isso peço-vos desculpa e muita paciencia para as minhas perguntas, assim mais, estupidas....
1ª hoje de manha quando fui pegar pela segunda vez na vespa, puxei o ar (rodinha para fora) e dei ao kick, ao fim de 2 3 vezes ela la pegou, dei-lhe um pouco de acelarador (até aki o normal para este tipo de motores) e arranquei. no primeiro cruzamento ela foi-se abaixo. Voltei a repetir a dose e sempre com o ar aberto, cada vez que deixa-va de acelarar ela morria... Já a caminho da garagem novamente, tentgei uma nova abordagem, fechei o ar (rodinha para dentro) e eis que ela fuinciona lindamente... no entanto absta abrir o ar para ela morrer...
2º é normal ter alguma dificuldade em por as mudanças, nao saber em que mudança está e depois da 1ª "conseguir" por as restantes sem carregar na embraiagem?? há alguma coisa que possa fazer em relação a isso?!
Abraços e desde já muito obrigado
PS- fotos em breve.
Editado pela última vez por supermariogomes em Seg Out 12, 2009 - 1:21 pm, num total de 1 vez |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
luisbaiao Vespa 300 GT
Registo: Feb 12, 2008 Mensagens: 306
|
Colocada: Seg Out 12, 2009 - 1:04 pm Assunto: |
|
|
bom dia, em relação ao ar aberto, rodinha para fora, que na realidade está "fechado" e o ar fechado que na realidade (vice versa) é muito natural que a vespa afogue, oa costuma-se "abrir para a entrada de gasolina seja mais rica e a vespa começe a trabalhar mais facilmente, eu pessoalmente só ligo o ar quando dou ao kick para pegar assim que está a trabalhar desligo logo.
em relação ao 2º ponto eu penso pelos sintomaas que a cruzeta do selector de velocidades foi á vida, mas espera por mais opiniões.
cumprimentos |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
supermariogomes Vespa Chicco
Registo: Jul 26, 2009 Mensagens: 17
|
Colocada: Ter Out 13, 2009 - 5:52 pm Assunto: |
|
|
pois já percebi que o ar depois de a por a trabalhar tem que se fechar... (nabo)
Em relação à segunda parte, aquilo é realmente estranho, umas vezes as mudanças entra super bem outras fazem tipo um estalo, para alem de que se fizer um pouco de força elas mudam sem ter de carregar na embraiagem, principalmente da 2ª para a 3ª...
a ser isso da cruzeta, é trabalho para quantos euros!?
abraços e obrigado |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Marrazes Vespa 300 GT
Registo: Jul 13, 2006 Mensagens: 381 Local/Origem: Marinha Grande
|
Colocada: Ter Out 13, 2009 - 5:57 pm Assunto: Re: Vespa p125x - arranque |
|
|
supermariogomes escreveu: | 2º é normal ter alguma dificuldade em por as mudanças, nao saber em que mudança está e depois da 1ª "conseguir" por as restantes sem carregar na embraiagem?? há alguma coisa que possa fazer em relação a isso?! |
Verifica se os cabos das mudanças e embraiagem estão bem esticados, e como deves imaginar meter mudanças sem embraiagem não dá muita saude ao motor principalmente à já acima referida cruzeta. se a cruzeta já estiver " vai não vai" a meteres mudanças sem embraiagem só estás a acelerar ainda mais o desgaste. Para substituir a cruzeta é necessario abrir o motor. _________________ Abraço Marrazes |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
supermariogomes Vespa Chicco
Registo: Jul 26, 2009 Mensagens: 17
|
Colocada: Ter Out 13, 2009 - 6:58 pm Assunto: |
|
|
ui abrir o motor... isso deve ser caro, ainda por cima é melhor ter uns euros extra para mudar outras peças desgastadas....
Como posso verificar e esticar o cabo da embraiagem e das mudanças!? |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Marrazes Vespa 300 GT
Registo: Jul 13, 2006 Mensagens: 381 Local/Origem: Marinha Grande
|
Colocada: Ter Out 13, 2009 - 7:06 pm Assunto: |
|
|
supermariogomes escreveu: | Como posso verificar e esticar o cabo da embraiagem e das mudanças!? |
Vês ao rodar a manete das mudanças se têm muita folga, deve estar justo para "não teres de rodar o punho em vão". O mesmo se aplica à embraiagem. Mas atenção se esitcares demais o cabo da embraiagem este pode ficar a embraiar e o kick´s vai ficar "solto". se isso acontecer volta a desapertar um pouco o afinador.
Para esticares os cabos tens afinadores no motor junto ao kick´s. _________________ Abraço Marrazes |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
supermariogomes Vespa Chicco
Registo: Jul 26, 2009 Mensagens: 17
|
Colocada: Qua Out 28, 2009 - 4:14 pm Assunto: |
|
|
bem entao já tentei fazer o que me sugeriram mas como nao dei com o parafuso (aquilo tem 2...) levei a um mecanico que la deu um jeito, acontece que ficou na mesma...
A ver se consigo explicar bem, cada vez que meto uma mudança oiço um estalo metalico mais ou menos sonoro (oiço com a mota a andar) e sente-se tipo um solavanco quando a mudança entra. Depois quando tento reduzir da 3 para a 2 quase sempre vou para no ponto morto (axo que nunca consegui fazer esta redução à primeira) e depois dar um pequeno jeito na manete que entra a 2 (mais uma vez sente-se o tal solavanco e ouve-se o crack).
Nao repararia em nada disto, mas acontece que nem sempre se houve estes barulhos nem se sentem estes solavancos.
Agora voces que sao vespistas à mais tempo do que eu digam-me, como costuma ser nas vossas vespas??? |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Marrazes Vespa 300 GT
Registo: Jul 13, 2006 Mensagens: 381 Local/Origem: Marinha Grande
|
Colocada: Qua Out 28, 2009 - 10:45 pm Assunto: |
|
|
Se tiveres as mudanças desafinadas é muito normal que seja mais dificil de "atinar" com elas, em relação ao "estalo" não é muito normal. O melhor será mesmo recorreres a um mecanico com mais experiencia em Vespas de forma a ele fazer um apanhado do que precisa de ser afinado ou até substituido. _________________ Abraço Marrazes |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
supermariogomes Vespa Chicco
Registo: Jul 26, 2009 Mensagens: 17
|
Colocada: Qui Out 29, 2009 - 10:37 am Assunto: |
|
|
Tirando o Manel das Vespas, quem é que me pode ajudar aqui na zona da Amadora!? |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Marrazes Vespa 300 GT
Registo: Jul 13, 2006 Mensagens: 381 Local/Origem: Marinha Grande
|
Colocada: Qui Out 29, 2009 - 8:50 pm Assunto: |
|
|
supermariogomes escreveu: | Tirando o Manel das Vespas, quem é que me pode ajudar aqui na zona da Amadora!? |
Não sei pois nao moro nessa zona. Mas garanto-te que no Manel ficas bem servido !!!!! _________________ Abraço Marrazes |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
supermariogomes Vespa Chicco
Registo: Jul 26, 2009 Mensagens: 17
|
Colocada: Sex Out 30, 2009 - 3:12 am Assunto: |
|
|
sim disso nao duvido mas o problema é mesmo esse, como é dos melhores tem sempre imenso trabalho.... |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
João Calatróia Vespa 200 Rally
Registo: Oct 04, 2007 Mensagens: 222 Local/Origem: Lisboa/Alfragide
|
Colocada: Sex Out 30, 2009 - 8:32 pm Assunto: |
|
|
Vai ao Zé João que fica relativamente perto.
O contacto é 916764403 _________________ João Calatróia
Sprint 150 '69 |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
supermariogomes Vespa Chicco
Registo: Jul 26, 2009 Mensagens: 17
|
Colocada: Dom Nov 01, 2009 - 9:18 pm Assunto: |
|
|
e isso fica onde!? |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Marrazes Vespa 300 GT
Registo: Jul 13, 2006 Mensagens: 381 Local/Origem: Marinha Grande
|
Colocada: Dom Nov 01, 2009 - 10:30 pm Assunto: |
|
|
supermariogomes escreveu: | e isso fica onde!? |
Acho que em Odivelas, mas nao sei ao certo onde. _________________ Abraço Marrazes |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|