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Ajuda urgente: Fuga de óleo no motor

 
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Autor Mensagem
Ricardo Lopes
Vespa Chicco
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Registo: Apr 06, 2008
Mensagens: 40
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sáb Ago 16, 2008 - 11:41 pm    Assunto: Ajuda urgente: Fuga de óleo no motor Responder com Citação

Viva!

É o seguinte, tnho uma PX 125 de 88, 4 mil km, revisão feita à pouco tempo, e últimamente deixa-me todos os dias uma pequena gota de óleo no chão da garagem.
Ao deitá-la descobri que a tal gota pingava daquela patilha por baixo do motor, à qual se liga o cabo da embraiagem.
A minha questão é saber se é algo grave e que me possa causar problemas na estrada visto que vou de férias com a mota...Não me queria arriscar a avariar a vespa a meio do caminho...

A gota é mínima, mas mesmo assim...tou um bocado preocupado porque nem tenho tempo de ir ao mecânico antes de partir :\

Se alguém me pudesse ajudar (urgentemente, de preferência!) ficaria muitíssimo agradecido!

Boas "vespadas"
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Ricardo Cebola
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Registo: Jul 18, 2008
Mensagens: 16

MensagemColocada: Dom Ago 17, 2008 - 1:11 pm    Assunto: Responder com Citação

boas...
a minha 125 sprint faz exactamente o mesmo, isso deve-se á falta e/ou desgaste de um vedante situado na tampa da embraiagem da qual sai essa alavanca.
se não perde muito óleo não há grande perigo, o único perigo é ficares sem óleo da caixa de velocidades, para isso tem que regularmente ver o nível e atestestar se não tiver.
espero ter ajudado.

Cumps vespistas.
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Ricardo Lopes
Vespa Chicco
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Registo: Apr 06, 2008
Mensagens: 40
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Dom Ago 17, 2008 - 4:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem, pelo menos nesse aspecto fico mais descansado, o óleo foi posto à pouco tempo, por isso ainda se aguenta, é mesmo uma pinga pequena por dia...

Agora o problema transformou-se noutro: ja à uns dias que a vespa andava com algumas dificuldades para pegar, hoje de manhã ia eu para sair nas minhas fériazinhas e ela decidiu que não se queria ir embora :\

só pega com o ar todo aberto, quando quer permite que eu acelere um bocado, ao fim de um minuto ou dois vai-se abaixo. Quando achei que ela se estava a aguentar bem tentei arrancar mas foi a mesma coisa, mal andei 5 metros ela cansou-se. Ainda me fartei de correr rua abaixo, mas nem de empurrão vai lá, tnho de ir à oficina...

Ps: ao observar melhor o motor reparei que a vela ta encharcada em óleo, tava toda preta (ja a limpei) e o próprio motor estava bastante sujo na parte junto à roda traseira.

Se alguém tiver ideia do que seja, agradecia uma ajudazinha

Cumps Vespistas!
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HardMod
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Registo: Sep 07, 2006
Mensagens: 49

MensagemColocada: Seg Nov 10, 2008 - 1:19 pm    Assunto: Responder com Citação

se a vela esta encharcada em oleo é porque nao foi bem queimado, a mistura que fizeste foi acima do recomendado (normalmente é entre os 2 a 4%).
sacas a vela,limpas o maximo possivel,com gasolina por exemplo,e voltas a por.
pelo sim pelo não,leva uma ou + velas para o caminho.

quando se arranca com a vespa a frio é normal nao pegar logo a primeira,daí a torneira do ar! para dar uma ajuda a arrancar Wink

a pingar oleo,pode ser o vedante como ja foi aqui dito,mas uma pinga não é nada de mais,ate diria "habitual" nas vespas classicas,mas como apenas sei o mais basico,não vou alongar muito mais.


boa viagem
_________________
Sprint 150cc '69
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Ricardo Lopes
Vespa Chicco
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Registo: Apr 06, 2008
Mensagens: 40
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Nov 11, 2008 - 8:26 pm    Assunto: Responder com Citação

viva! lol este topico ja aqui foi posto a bastante tempo, e o problema foi resolvido entretanto.
Não sei muito mais do que tu em mecânica ou menos (tendo em conta que disseste que sabias o basico) mas o problema podia ser divido em 3:

1º em relaçao a pinga de oleo, era oleo que escorria do motor (da parte que falei que estava suja)

2º a parte do motor que estava suja devia-se ao facto de aquele parafuso no carburador que regula a quantidade de ar/combustivel estava muito frouxo, pelo que havia fuga de gasolina por aí

3º ela ia-se abaixo pq o motor estava afogado...a agulha do carburador estava presa, pelo que continuava sempre a meter gasolina, mesmo quando eu puxava a patilha do ar, ela nao abria totalmente pq o cabo estava mal esticado...enfim, nao foi nada que uma agulha nova e uma limpeza ao carburador nao tenha resolvido Very Happy

em relação a mistura, a minha (px) tem autolube, pelo que nao sou eu que faço a mistura.

De qualquer modo, obrigado pela ajuda ^^ se no futuro houver alguma coisa em que possa ajudar, disponham sempre!
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