Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
Autor |
Mensagem |
PedroMauricio Vespa Chicco


Registo: Dec 30, 2006 Mensagens: 29
|
Colocada: Qua Ago 15, 2007 - 11:57 am Assunto: Manutenção para Vespa PX 125 de 88 |
|
|
Boas, tenho uma vespa PX 125 de 88 e não sei qual a vela indicada bem como viscosidade do oleo da caixa de velocidades, e a sua quantidade. Se alguem tiver um manual de oficina que faculte agradeço bastante. |
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
RodrigoCantante Vespa Chicco


Registo: May 23, 2016 Mensagens: 18
|
Colocada: Ter Mai 24, 2016 - 9:30 am Assunto: |
|
|
o Tópico é antigo e não quero estar a dizer nenhum desastre...mas penso que no manual ele diz para meter o mesmo óleo que se mete no outolub...mas logo já confirmo. _________________ Vespa PX125E [ VNX2T ] 1988 - Engine [VNX2M] - Livrete P 125 X
[ VNX2T ] - 200001-300000 - Vespa PX125E Arcobaleno - 125cc - 1983>1984 |
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
gommon Vespa 300 GT


Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
|
Colocada: Ter Mai 24, 2016 - 11:31 am Assunto: |
|
|
Wrong... _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
RodrigoCantante Vespa Chicco


Registo: May 23, 2016 Mensagens: 18
|
Colocada: Ter Mai 24, 2016 - 4:13 pm Assunto: |
|
|
gommon, como te disse é o que está no livro. Acredito que tenha havido falha por parte deles....
Aqui ficam umas imagens do livro " VESPA PX 125 E - PX 150 E - PX 200 E " Operation and Maintenance.
E
Deixo também a referencia para as Velas
 _________________ Vespa PX125E [ VNX2T ] 1988 - Engine [VNX2M] - Livrete P 125 X
[ VNX2T ] - 200001-300000 - Vespa PX125E Arcobaleno - 125cc - 1983>1984 |
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
Fabio Santos Vespa Chicco


Registo: Mar 27, 2011 Mensagens: 2
|
Colocada: Ter Jun 14, 2016 - 3:10 pm Assunto: |
|
|
Oleo da caixa e SAE30/40
Vela pode ser bh7/8s |
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
ruivasco Vespa Chicco


Registo: Sep 18, 2016 Mensagens: 14
|
Colocada: Dom Set 18, 2016 - 10:45 pm Assunto: PX 125 |
|
|
Boa noite. Há 3 anos comprei uma PX125 com uns meses e 500km. Sempre fiz a revisão num concessionário mas andava com vontade de meter eu a mão na massa!... 12000 km depois, comprei óleo conforme manda a marca (80w90) para caixa de velocidades, troquei óleo, lavei filtro de ar e passei-o por WD40 e troquei a vela. Ah também tirei os 2 injetores e limpei bem e voltei a colocar.
Acontece que ao tentar afinar o relentim não consigo que ele fique com um trabalhar fluido como dantes...
fiz asneira certo?...
Cumprimentos!
Rui vasco |
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
gommon Vespa 300 GT


Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
|
Colocada: Seg Set 19, 2016 - 10:26 am Assunto: |
|
|
injectores? _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
ruivasco Vespa Chicco


Registo: Sep 18, 2016 Mensagens: 14
|
Colocada: Seg Set 19, 2016 - 10:39 am Assunto: |
|
|
gommon escreveu: | injectores? |
Não... Não sei o nome! são 2 parafusos (perfurados e um maior que outro) em cobre atrás do afinador de relentim. |
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
Pedro Estevão Administrador


Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4974
|
Colocada: Ter Set 20, 2016 - 5:07 pm Assunto: |
|
|
gigleurs
Mas mudaste alguma coisa ou mantiveste tudo como estava?
Sendo que não tenhas mudado cheira-me que tenhas apenas que afinar a mistura / ar e o ralenti...
Dá um olhinho aqui. Tens que afinar isso mexendo no 7 - mistura gasolina / ar, normalmente desapertando 1.5 a 2 voltas e no 8 - ralenti.
Boa sorte!  |
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
ruivasco Vespa Chicco


Registo: Sep 18, 2016 Mensagens: 14
|
Colocada: Ter Set 20, 2016 - 7:05 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado!
Já tinha visto esse post numa outra publicação aqui no fórum. Ainda não arranjei chave para o tal parafuso 7... vou serrar um pouco para ser mais fácil e tentar afinar porque me parece que está a gastar mais e algo estranho pois quando pega (a frio) tem um relenti alto e depois de quente baixa... a ver...
Mais uma vez obrigado pelas partilhas!! |
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
Pedro Estevão Administrador


Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4974
|
Colocada: Sex Set 23, 2016 - 4:35 pm Assunto: |
|
|
Hummmm...
Estás a usar correctamente o ar? Puxas para pegar a frio e desligas passado uns 5 segundos - ou nem isso - que a Vespa já deve aguentar o ralenti? Certo? |
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
ruivasco Vespa Chicco


Registo: Sep 18, 2016 Mensagens: 14
|
Colocada: Qui Set 29, 2016 - 11:59 am Assunto: |
|
|
Pedro Estevão escreveu: | Hummmm...
Estás a usar correctamente o ar? Puxas para pegar a frio e desligas passado uns 5 segundos - ou nem isso - que a Vespa já deve aguentar o ralenti? Certo? |
Acho que o problema estará mesmo aí...
A mota esteve 1 mês parada (nas férias). Quando regressei reparei que o "botão" do ar não se mexe... ou seja, não o consigo abrir mas abrindo o carburador parece-me que o cabo está puxado, ou seja, com o ar sempre aberto (mesmo não totamente). Mas não consigo puxar mais o cabo, parece que este está preso (não sei onde)...
Mais uma vez obrigado pela partilha...
 |
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
Pedro Estevão Administrador


Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4974
|
Colocada: Sex Set 30, 2016 - 12:37 pm Assunto: |
|
|
Pois... o botão não aprece estar fora mas no carburador o veio parece de facto não estar na posição "de descanso".
Às vezes salta ou embrulha-se onde o cabo engata no botão mas aí tens que tirar o depósito para conseguir aceder a ele pelo lado de dentro. Experimenta puxar o botão, enquanto o rodas para um lado ou para o outro, pode ser que se solte onde está engatado...
Boa sorte!
P.S. - gostei da mudança do óleo DIY  |
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
ruivasco Vespa Chicco


Registo: Sep 18, 2016 Mensagens: 14
|
Colocada: Qua Out 19, 2016 - 5:53 pm Assunto: |
|
|
Pedro Estevão escreveu: | Pois... o botão não aprece estar fora mas no carburador o veio parece de facto não estar na posição "de descanso".
Às vezes salta ou embrulha-se onde o cabo engata no botão mas aí tens que tirar o depósito para conseguir aceder a ele pelo lado de dentro. Experimenta puxar o botão, enquanto o rodas para um lado ou para o outro, pode ser que se solte onde está engatado...
Boa sorte!
P.S. - gostei da mudança do óleo DIY  |
Muito obrigado!
De facto foi o que aconteceu. o cabo estava preso. Mas facilmente tirei o(s) depósito(s) e resolvi o problema. Ontem, depois de 2 depósitos, calculei a média e... 2,9l/100km! (sempre em estrada com poucas paragens)
Ficam as fotos:
Ps.: Não percebi o significado de :"mudança do óleo DIY..." |
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
pauloviana Vespa 300 GT


Registo: Jan 17, 2006 Mensagens: 860
|
|
Voltar acima |
|
|
 |
|
|