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Travão de disco
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Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
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Autor Mensagem
Eduardo Antunes
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Registo: May 19, 2005
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MensagemColocada: Qua Jan 18, 2006 - 4:24 pm    Assunto: Travão de disco Responder com Citação

Olá a todos. Venho "avisar" que a minha PX já tem travão de disco... as primeiras impressões variam entre o FANTÁSTICO e o INCRÍVEL!!!

Agora dou por mim a deixar embalar a vespa, para poder travar eh eh... não há fome que não dê em fartura (ok, para quem não souber... desde que tinha a PX que andava sem travão da frente)

Tudo se passou no sábado, eu, o Pedro Estêvão e mais um ajudante Pedro Ferreira estivemos o dia todo a tratar da PX. Montou-se o disco à frente, pastilhas novas atrás e uma polie "nova" atrás. As pastilhas da frente também foram mudadas, e as de trás são umas Newfren XPTO com uns cortes oblíquos... o travão da frente obviamente ficou fenomenal (mesmo com as pastilhas a acamar), e o de trás ficou muito doseável e muito eficaz, obviamente não será um travão de disco, mas melhorou muito em relação ao que estava!

Um dia destes vai sair um "Faça Você Mesmo" sobre estas actividades, com fotos e tudo. Por ora, vejam o efeito final:


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Jony
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MensagemColocada: Qua Jan 18, 2006 - 5:30 pm    Assunto: Responder com Citação

e fotos? Very Happy

um DIY sobre a montagem do disco ia ser muito util. no meu caso ja e mais dificil pq é preciso mudar o "tubo ferro que segura a roda" lol
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Eduardo Antunes
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MensagemColocada: Qua Jan 18, 2006 - 5:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Não viste a foto da vespa???

Fotos do "faça você mesmo" vão aparecer no próprio artigo. Estamos a produzir uma coisa ao bom jeito da HortaDasVespas.
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Jony
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MensagemColocada: Qua Jan 18, 2006 - 5:47 pm    Assunto: Responder com Citação

sorry, ando com o opera meio marado, tive de abrir com o explorer.

Está muito fixe! parece trabalho de profissionais Mr. Green

o kit foi muito caro? ja vi no ebay mas n me lembro da marca Rolling Eyes
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VanPeltmmm
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MensagemColocada: Qua Jan 18, 2006 - 6:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Ficou mesmo profissional, todo XPTO.. e acredito que deves sentir bastante diferença, ainda pra mais se não tinhas travão da frente. Eu acho que não consigo passar sem ele, quando vou surfar e levo a prancha entre as pernas (não não é de surf, é de bodyboard) utilizo só o da travão da frente, mas como é obvio vou com cuidados redobrados, penso que o ideal e aquilo que costumo fazer, é utilizar os dois em simultaneo (:
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Eduardo Antunes
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MensagemColocada: Qua Jan 18, 2006 - 6:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Não comprei kit, comprei uma coluna de direcção usada que o Rudolfo pôs à venda aqui há uns tempos. A coluna estava um bocado empenada, por isso não pôde ser instalada directamente, e mudámos a polie dessa para a minha coluna, a única coisa que ficou foi a coluna, o veio e o braço oscilante que segura o veio. Se bem que o veio "novo" estava melhor, mas ainda vou ver se mudo isso depois.

Um kit deve rondar os 300€... creio que inclui tudo (disco, polie, bomba, circuito, pinças, etc...)

Cada vez que ando na vespa fico parvo com a melhoria... e começo a não achar nada normal ter andado quase um ano, e mais de 10000km só com um travão de trás... e manhoso! A segurança que sinto agora é mesmo fenomenal.
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Jony
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MensagemColocada: Qua Jan 18, 2006 - 6:24 pm    Assunto: Responder com Citação

300€ ainda é puxado, isso devia ser das 1ªs modificações q eu devia ter feito, embora não tenha razão de queixa do sistema actual de travagem
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Eduardo Antunes
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MensagemColocada: Qui Jan 19, 2006 - 1:41 am    Assunto: Responder com Citação

Bom... eu tb n tinha queixas... acho que um gajo habituando-se à mediocridade acaba por conviver bem com ela... mas quando se muda assim nota-se um salto brutal em eficácia, a ponto de um gajo se perguntar como é que passava sem ele...

(imagina a tua vida sem telemóvel... pronto, aqui há 10 anos vivias sem ele... hoje concebes essa hipótese?)
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Sex Jan 20, 2006 - 11:33 am    Assunto: Responder com Citação

Sim senhora grande foto!
No entanto em consideração a quem tb esteve lá a dar no duro e o outro que apenas esteve lá "a dar bitaites", devias por uma foto da "pandilha" de mecânicos que efectuou esta fabulosa operação, mas deixa estar que para a próxima... Smile

Pá isso com o travão de disco... não se estranha até se experimentar!!! É que não tem mesmo comparação possível, nem tão pouco se consegue descrever com palavras...

Eu tb andei de 50S durante 3 anos sem travões (a poli de trás tinha quase sempre óleo e...), depois passei pa rally e achei uma diferença abismal e depois pa PX e... entre a rally e a PX... achei a PX mais "estável", segura, sem "folgas", etc.

Agora qdo vou pôr a 50S a dar uma voltinha ao quarteirão... bem... é como o Tunes nem sei como andei 3 anos nela sem nunca morrer por falta de travões! Aquilo não trava e ponto (já passou a fase de travar mal!); quase que me ponho em pé em cima do pedal de travão e nada mais do que apenas um ligeiro abrandamento!

Claro que antes de passar para as "Vespas maiores", não sabia o que era e achava que aquilo travava mal e tal, mas... Agora acho que aquilo não trava!

Será mais ou menos uma sensação semelhante que, acredito, esteja o Tunes a sentir agora, mas nada como experimentar para ficarem a saber...

Antes dos tunnings, cilindros, turbos e afins, o travão de disco é quase que a alteração fundamental, acreditem...
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João Mateus
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MensagemColocada: Sex Jan 20, 2006 - 3:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Essa passagem da Rally pra PX 200, deves ter sentido mm a diferença!!! Á uns tempos andei numa PX125, digo-te, não sei se é do peso ou mesmo da propria suspensão dianteira, aquilo a curvar é uma diferença descomunal (mesmo se comparar com uma 125GTR). Mesmo a nivel de travões nota-se diferençaa, e eu tenho a Rally a travar bem, e com tudo nos conformes.
Resumindo, a partir desse dia fiquei a perceber pq tanta gente adapta suspensões de PX em Vespas mais antigas!! Passamos a vida a aprender...
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Sex Jan 20, 2006 - 6:01 pm    Assunto: Responder com Citação

É verdade e não só...
A posição de condução mais alta na PX é muito mais... agradável...
Eu pelo menos foi a principal diferença que notei... Claro que nisto tb influi as suspensões e tal...
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Eduardo Antunes
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MensagemColocada: Sáb Jan 21, 2006 - 12:16 am    Assunto: Responder com Citação

Tens razão, a "pandilha" merece foto! Vai aparecer um dia destes, ai vai, vai!

Também comecei o meu "tuning" pela segurança. Primeiro os amortecedores, depois os pneus, agora o disco...

Próximo passo será o "voo" mais alto de abrir o motor, ver o que por lá tenho e acrescentar umas pecinhas... vai uma aposta em como para fechar aquilo vamos precisar de um exorcista???

O primeiro "senão" do disco na PX. Sente-se tanta segurança que se começa a andar sempre na brasa... é um sonho entrar em curva com aquilo, pá!
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Nuno Mesquita
Vespa 300 GT
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Registo: Sep 12, 2005
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MensagemColocada: Dom Jan 22, 2006 - 1:23 am    Assunto: Responder com Citação

Travao de disco é só mesmo pra VEspas k andem bem ou muito ... pró teu charuto nao havia nexexidade Smile
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GS150.....RALLY200 (Sportique200/GS160RÉPLICA)......PK50SS..... PX125E ---- e já sao muitas !
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Eduardo Antunes
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Registo: May 19, 2005
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MensagemColocada: Dom Jan 22, 2006 - 6:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Realmente noto que aquilo está submotorizado para a ciclística que já lhe pus... Mas hey, antes assim que como estava, que nem travão da frente tinha!!!

Ainda este ano vou investir naquele motor... ai vou, vou!
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Seg Jan 23, 2006 - 10:52 am    Assunto: Responder com Citação

Eduardo Antunes escreveu:
Realmente noto que aquilo está submotorizado para a ciclística que já lhe pus... Mas hey, antes assim que como estava, que nem travão da frente tinha!!!

Ainda este ano vou investir naquele motor... ai vou, vou!

Tony vai com calma!!!
Olha que isso de investir no motor "estupidamente" para uma Vespa do dia-a-dia pode dar mau resultado... Já tens um motor 200 rapaz...

Alterando isso podes ter duas (três) consequencias:

1ª - o motor não ficará tão fiável (bastante relativo se tivermos em conta os grilos e essas azeitices que o teu motor tem agora)
2ª - ficará a gastar bem mais (nem que seja por ter mais "pica" e dares-lhe mais gás)
(3ª - fica tudo ok e calas-me! Very Happy)

Fico à espera dessa foto da pandilha Laughing
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