Registo: May 01, 2011 Mensagens: 80 Local/Origem: Margem sul
Colocada: Sex Abr 05, 2013 - 6:51 am Assunto:
boas. não trabalhei nada nem a admissão nem em os transferes é que nem um escape mais ou menos tenho, ainda tenho o de origem. ainda sou muito novo neste mundo das vespas e não me aventuro ainda em aspetos dos quais não tenho conhecimento do que fazer nem de como o fazer nem meios para o fazer nem de possibilidade para os mandar fazer. ´
Também achei que a diferença do 47mm para o 55mm fosse maior pelo menos sem mexer em mais nada, mas é assim que se aprende, espero que quando meter um escape mais ou menos tipo os polini ou simonini, melhore mais um pouco de ponta
Registo: May 01, 2011 Mensagens: 80 Local/Origem: Margem sul
Colocada: Ter Mai 07, 2013 - 3:44 am Assunto:
boa noite, pensei que a diferença seria maior mas ficou com mais força, em subidas quase nunca preciso de reduzir faz quase tudo em 4 só mesmo as muito inclinadas é que reduzo. quanto a velocidade de ponta em reta chega bem aos 80km/h. já apanhei uma descida em que o ponteiro por muito pouco não ficou virado para os pés. eu noto que ate aos 80 desenvolve bem e bastante rápido, mas fica por ali. por isso penso que agora preciso mesmo de meter um escape. pois este de origem deve de estar a limitar muito a velocidade de ponta.
isto é o que eu penso que esta a acontecer, também considero me um novato no mundo das vespas, há aqui muita gente no fórum que deve perceber muito mais que eu de vespas.
Registo: May 01, 2011 Mensagens: 80 Local/Origem: Margem sul
Colocada: Ter Mai 21, 2013 - 9:29 pm Assunto:
bem isto tem andado um pouco parado. vou atualizar a minha apresentação.
há uns dias atras peguei no cilindro antigo que tinha vindo com a mota e esteve montado ate ter posto o pinasco, para o limpar e arrumar e descobri algumas coisas.
eu pensava que era um simples polini 75cc, mas descobri que era um polini 75cc Racing acho que a única diferença é duas janelas dos lados da saída de escape à qual eles se ligam como podem ver pela imagem a seguir.
o piston que tinha montado era um meteor 47.5mm por isso deduzo que tenha sido retificado o cilindro. o piston estive a ver e é diferente do original e estava a bater na culassa estive a passar uma lixa fina no piston e na culassa para não ficarem tão marcados.
isto tudo porque quero montar este cilindro numa vespa 50s que tenho para restaurar( as vespas dão cabo de mim€€€€), é um projeto para daqui a mais algum t€mpo.
agora um upgrade a minha PK.
farto do escape de origem comprei um novo, um simonini
Registo: May 01, 2011 Mensagens: 80 Local/Origem: Margem sul
Colocada: Qua Mai 22, 2013 - 9:48 pm Assunto:
bem já esta colocado o escape, aproveitei que ia andar na mecânica e troquei também o retentor da roda traseira que já estava a deixar passar óleo. substitui a junta da roda, a junta da tampa de embraiagem e a junta da admissão. mudei o gigler de 78 para o 80, aqui gostava de ter um pouco de ajuda para saber qual o mais apropriado a meter tenho também o 82 para experimentar mas gostava que me dessem umas luzes sobre isso, aconselham a tirar a rede do filtro de ar?
agora a colocação do escape é relativamente fácil de montar, o mais complicado é conseguir meter a roda suplente no lugar como é dito que é possível colocar com este escape, tive de esvaziar o pneu suplente e usar um pouco de força bruta só espero que não se fure um pneu. loool
aqui ficam umas imagens de como ficou e podem ver que com o pneu suplente cheio é impossível de o colocar lá, a ponteira tinha de ter menos uns 3cm e o descanso bate um pouco no escape ao tirar e por o descanso.
quanto ao desempenho do escape, fiquei muito contente em 3 chega bem as 70km/h (claro que no conta quilómetros dela) em 4 fica com o ponteiro quase virado para os pés numa pequena descida não muito acentuado, desenvolve rápido bom para as ultrapassagens em que antes demorava muito a desenvolver. quanto ao barulho adorei o cantar
Registo: May 01, 2011 Mensagens: 80 Local/Origem: Margem sul
Colocada: Sex Out 11, 2013 - 6:47 pm Assunto:
Boas pessoal, apesar de não ter a ver nada com a minha pk vou partilhar o que andei a fazer no verão.
Este verão foi passado a reconstruir um motor de uma 50s que estava completamente colado, um dos rolamentos da cambota estava tão estragado enferrujado que nem mexia.
Decidi então mudar os rolamentos, retentores, batentes e cambota.
Nesta foto já tinha tirado o ventilador que foi uma trabalheira aquilo não queria sair nem por nada, lá com um tubo maior para fazer uma maior momento lá saiu.
O suporte também foi feito por mim com umas ideias aqui do forum, mas esqueci-me de contabilizar o suporte para o apoio do amortecedor e quase que não servia, terei de cortar uma das barras inferior e aumentar o espaçamento
Como podem ver o motor estava uma lastima, todo sujo (nunca deve ter sido limpo na vida), como podem ver a cambota não tinha la grande saúde deduzi que ela ficou assim porque a deixaram parada com o coletor de admissão e o de escape partidos, o piston também estava colado mas já o tinha retirado a um tempo atrás.
Aqui ja tinha retirado a tampa direita do carter.
Na parte da embraiagem estava tudo bem verifiquei os discos e nenhum estava partido nem muito gasto mudei só a mola por uma reforçada e aproveitei e pos um carreto de 16 dentes.
Aqui todas as peças do motor a qualidade de imagem é que não é muito boa
Depois de lavar os carter decidi aventurar-me em alargar os transferes dos carteres.
Na foto o do lado direito já o tinha alargado e o do esquerdo mostra as marcações que fiz para alargar, utilizando uma junta e também o cilindro. Este cilindro é o mesmo que já falei uns post a cima que estava na minha PK.
Este foi o aspeto final com que ficaram, sublinho que nunca tinha feito nada do genero gostava de saber a vossa opinião sobre eles se ficaram alguma coisa de jeito ou se fiz porcaria.
Aqui fica o aspeto final da montagem
Não tenho nenhuma foto do final da montagem com o cilindro e o carburador no sitio.
Depois de tudo montado não tinha faisca na vela :`(
fiquei despedaçado já tinha montado alguma coisa mal pensei eu, com a ajuda de um amigo ele viu que o problema estava na bobine interna. comprei uma nova e decidi mudar também o condensador e os platinados.
O resultado foi o seguinte:
Ainda não esta a 100% da para ver que a corrente esta a saltar e esta a encharcar muito a vela, não sei se foi por ter posto um gigler de 78 no carburador .
Um tópico que me ajudou muito foi o do Nuno Guicho "[Projecto de Inverno] Vespa PK 50 XLS" apesar de ser da pk muda muito pouca coisa.
E parabéns pelo trabalho! Nada como colocar mãos à obra!
Que seja o primeiro de muitos mas sempre por bons motivos (não por agarranços ou outros problemas)
(continuação de) Bom trabalho
Registo: May 01, 2011 Mensagens: 80 Local/Origem: Margem sul
Colocada: Qui Jan 12, 2017 - 7:07 pm Assunto:
Boa tarde Vespistas.
Depois de tanto tempo desde a ultima publicação, decidi actualizar a a minha apresentação.
Sim claro que ainda tenho a minha Vespa PK mas sofreu algumas alterações de motor
Vamos lá começar.
Em Março de 2014 adquiri um kit polini 102cc usado e decidi trabalhar o piston 55mm.
Depois de alguma pesquisa pela internet la meti mãos à obra.
la marquei o piston:
Peguei no esmeril e o resultado foi o seguinte:
A janela de escape também foi um pouco trabalhada mas não tenho imagem.
Lá montei o kit fiz uma pequena rodagem e realmente notava-se alguma diferença.
Entretanto tive a oportunidade de adquirir um volante magnetico hp4 em segunda mão e la foi também parar à vespa e com ele sim a mota parecia outra muito rápida na aceleração e aquele barulho tipo mota de cross.
Fiz uns 1500km com este setup, mas o pinhão de 16 dentes estava a limitar a velocidade máxima.
Tinha de abrir o motor para mudar a transmissão e como tinha de abrir o motor tinha de ir para algo ainda mais radical
Registo: May 01, 2011 Mensagens: 80 Local/Origem: Margem sul
Colocada: Qui Jan 12, 2017 - 8:55 pm Assunto:
Vamos lá continuar a actualização deste tópico.
Como referi no post anterior decidi que tinha de alterar a transmissão, para isso o motor tinha de ser aberto.
Com isto comecei a pensar.... já que vou ter de abrir porque não alterar isto para o patamar seguinte???
Para começar mandei vir um polini 130cc usado em bom estado de Itália.
Em seguida desloquei-me a uma das lojas dedicadas as vespas em Lisboa para comprar o material restante.
Desde retentores, jogo de juntas, rolamentos.... tudo para deixar aquilo novo.
Para a alteração funcionar la veio uma Cambota PK125 "Racing" (aquelas cortadas com maior admissão);
Embraiagem com os 4 discos naquele composto de Carbono;
Transmissão de 24-72 com dentes direitos;
Uma imagem com o material todo:
Depois de tudo comprado lá meti mãos à obra e como já tinha reparado o motor da 50s desta vez foi muito mais simples
Lá fui procurar o apoio de motor que tinha feito e meti o motor da PK.
Desmontei tudo, lavei os carteres e lá fui eu abrir os transferes dos carteres com o esmeril.
Marquei os transferes para coincidir com os do Cilindro 130:
E o resultado foi o seguinte:
Da montagem do material não tenho quase nenhuma foto a única que tenho é quando montei a transmissão:
O resultado Final foi o seguinte:
E agora um video dele a trabalhar:
Depois de montado o motor na mota os primeiros teste revelaram que tinha de investir num carburador e num escape adequado para aquele cilindro, não conseguia afinar aquilo de jeito nenhum.
Já apareceu um negocio de um colector de admissão polini para dellorto 24 usado e arranjei um dellorto 24 também usado:
uma foto dele já no devido lugar
O escape foi outro Simonini para o kit 130:
E neste momento a Minha PK 50 XLS esta assim:
Conclusão:
Adoro a minha Vespa como este Setup, consegui afinar o carburador apesar de não estar a 100% da para andar sem preocupações (agarrar), a transmissão é longa e aguenta bem as rectas de momento de gps esta a dar 113km/h a descer claro, em recta chega facilmente ao 100km/h. A 3 velocidade para ultrapassar é incrível
Só estou descontente com a mola da embraiagem que veio com o kit pois é muito dura e no fim dos passeios já não tenho força na mão esquerda loool, tenho de meter uma mais macia mas que não deixe patinar a embraiagem que tenho.
Já agora alguém aconselha alguma mola?
No futuro prometo fazer um video onboard.
Gostava de dizer que não tenho nenhuma formação em mecânica sou autodidacta e louco por Vespas, por isso pessoal o que é preciso é ter força de vontade tempo e uns "trocos" para o material
Grande abraço
Editado pela última vez por dbar em Qui Jan 12, 2017 - 9:02 pm, num total de 1 vez
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