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preciso de opiniões

 
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Autor Mensagem
Hardlife
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Jan 23, 2007
Mensagens: 18

MensagemColocada: Qui Abr 22, 2010 - 1:47 am    Assunto: preciso de opiniões Responder com Citação

Boas a todos,

tenho aqui em casa uma vespa 50S de 1975, encontra-se um pouco mal tratada, o quadro precisa de ser decapado, ir ao chapeiro, ser metalizado e por fim aplicar pintura (penso que seja por esta ordem, se não for, pff corrijam-me), também vão ser precisas muitas mais peças exteriores.
A minha dúvida está como orientar o restauro, uma vez que não possuo o dinheiro para o fazer de uma vez só, acham que vale a pena eu desmontar tudo e entregar só o quadro para recuperar, e depois mais tarde levar o motor ao mecânico, e mais tarde ainda encomendar as peças exteriores e ser eu a aplicar quando estiver tudo pronto? A parte eléctrica não me parece complicada, já vi o esquema.
O meu conhecimento de mecênica é nulo, porém gosto de montar e desmontar coisas, a minha questão é se acham que monetariamente compensa ou se devo entregar todo o trabalho à oficina!?

Desculpem lá mas sou mesmo novo nestas andanças, obrigado a todos pela paciência e por manterem este site activo.


Abraço,

Hugo
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drtabu
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Nov 14, 2005
Mensagens: 71
Local/Origem: Amora

MensagemColocada: Ter Abr 27, 2010 - 3:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou ficar atento a este tópico.
Estou mais ou menos na mesma situação que tu, embora já tenha feito uns avanços...

A minha 150 sprint veloce tem 36 anos e nunca tinha sido reparada...
Como o trabalhar dela estava todo marado, precisava de embraiagem nova, entre outra coisas, aproveitei e entreguei a mota numa oficina para abrir o motor e substituir todo material que se justificasse (por desgaste, ou mesmo até para evitar desmontar novamente o motor dentro de 4 ou 5 anos). Até porque tenciono ficar com esta mota...

Agora o aspecto exterior não é o melhor, mas tenciono no futuro desmontar a mota para a "decapar" e meter a arranjar de chapa e depois mete-la num pintor a serio...

Aos pouco vai-se fazendo...
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Qua Abr 28, 2010 - 10:11 am    Assunto: Responder com Citação

Eu digo sempre para a malta colocar mãos à obra. Se não sabem, basta notarem como as coisas estão, ao desmontar, tirar fotos, apontamentos, etc. Montar é igual mas ao contrário Cool

Creio que o melhor será seres tu a fazer tudo, entregar o quadro para decapagem - bate chapa - metalização / pintura e montares tu tudo. O motor se achares preferível, entrega no mecânico, mas acredita que não é nada de extraordinaramente complicado...

Vê, por exemplo, http://www.vespaclubelisboa.pt/v1/modules.php?name=Video_Stream&op=watch&id=10

Bom trabalho!
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Hardlife
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Jan 23, 2007
Mensagens: 18

MensagemColocada: Qua Abr 28, 2010 - 2:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelos comentários!

Entretanto já comecei a desmontar, só me falta separar a forqueta e alguns cabos.
Realmente do que fiz até agora achei muito intuitivo apesar de eu antes de ter começado já tinha andado aqui pelo forum a pesquisar informação acerca de tudo.

Quanto ao motor irei entregar ao mecânico para ficar mesmo 5 estrelas, de preferência um de confiança porque aqui na minha zona a maioria (para não dizer todos) gostam muito de apanhar pessoal que não entende muito do assunto para lhes meterem a mão ao bolso do cliente!
O mais difícil para mim foi desapertar as rodas sózinho, fogo aquilo estava mesmo bem apertado, mas com alguma insistência e sem martelar, lá consegui.

No guiador um pouco acima do conta km´s, tem um buraco que o antigo dono fez para colocar um canhão de fechadura (tipo tambor, não sei o nome técnico) com cerca de 2cm de diâmetro, acham que dá para disfarçar com betume ou qualquer outra coisa, ou é preferível arranjar um outro?


Abraço e obrigado!
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Abr 30, 2010 - 12:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Dá, dá...

Existem umas "massas" de dois componentes que misturadas ficam como ferro, com isso tapas esse buraco sem grande problema...

Acredito que se vendam- em qualquer grande superfície de artigos de bricolage ou nas tradicionais drogarias Cool
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frd
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Feb 06, 2008
Mensagens: 92

MensagemColocada: Qui Jun 24, 2010 - 1:47 pm    Assunto: Responder com Citação

eu sou mais adepto do soldar...é alumínio?boa..nada que uma maquina tig não resolva...fica original...o betume...pronto, é aquela coisa...no motor queres tudo de origem? ou uns pozinhos? caso optes pela segunda entrga a quen saiba o que faz...se és de Lisboa ou perto...um nome...Manel
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Qua Jun 30, 2010 - 12:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah sim, claro: soldar é sempre a escolha! Referia as massas para desenrascar...
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