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Qual o melhor tipo de gasolina para 50s?
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Autor Mensagem
carlos
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Nov 13, 2009
Mensagens: 66

MensagemColocada: Ter Fev 02, 2010 - 1:52 pm    Assunto: Responder com Citação

atenção a gasolina a utilizar depende apenas da taxa de compressão do cilindro e não tem nada a ver com mais ou menos potencia. cilindros com grande compressão necessitam de gasolina com mais octanas de modo a não ocorrer detonação e consequentemente mandar uns rateres e acabar com o embolo furado. Um cilindro com taxa de compressão normal/baixa tipo os 7 ou 9:1 dos cilindros de origem trabalham melhor com 95 e podem ter quebras mínimas (pois a diferença de octanas não é assim tanta) de potência com 98 embora o nosso psicológico nos diga que a mota anda mais.. cilindros com alta compressão de 10, 11 ou 12:1 etc, funcionam melhor com 98 ou 100. Maior compressão tende ainda a necessitar de faísca mais forte o que convém alterar a folga da vela para menos a não ser que se tenha bobines electrónicas ultra potentes.
mas atenção que pode tender a aumentar ligeiramente o binário mas não significa necessariamente maior potência pois o motor resulta menos solto e rotativo. a temperatura do mesmo também aumenta, as fugas de óleo queimado tendem a aumentar e as juntas, velas e rolamentos sofrem maior pressão e desgaste.

concluindo com isto tudo.........
comprem gasolina do jumbo e pingo doce e gastem antes o dinheiro em óleo SINTÉTICO! Laughing
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contreiras
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Jan 18, 2009
Mensagens: 27
Local/Origem: allgarve

MensagemColocada: Qui Fev 04, 2010 - 4:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Concordo com o lup.
Em Maio passado fiz uma peripécia das boas , fui dar um passeio um pouco grande cerca de 400klm , mas só com motões eu era o unico com uma motinha 125 pois claro uma vespa px de 85 . Em Espanha distraido pôs quase dois litros de gasoleo, não esvaziei o deposito e atestei com 95 oct, só fazia era mais fumo de resto foi sempre a abrir. portanto a vespa queima tudo.
Boas curvas
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Qui Fev 11, 2010 - 5:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Atenção..
Anda, sim, não quer dizer que seja "indiferente" para o motor, velas, etc.
Uma revisão, só por descargo de consciencia, não era mal pensado.. Cool
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Nuno_Lopes
Vespa 180 SS
Vespa 180 SS


Registo: Oct 01, 2008
Mensagens: 185
Local/Origem: Corroios

MensagemColocada: Qui Fev 11, 2010 - 6:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Atenção..
Anda, sim, não quer dizer que seja "indiferente" para o motor, velas, etc.
Uma revisão, só por descargo de consciencia, não era mal pensado.. Cool


Só para reforçar o que Pedro Estevão disse, uma vez coloquei gasolina num carro a gasóleo. A proporção terá sido de 1/4, ou seja 1 parte de gasoleo e 3 partes de gasolina. para não deitar cerca de 40l para o lixo, pensei aproveitar esta mistura para a Sprint.

O resultado final, com apenas um depósito, foi fumarada com fartura, vela encharda e carburador a dar das suas. Depois de tudo limpinho e gasolina 95 + 2% óleo, a Vespa parecia outra.

Agora aproveito a gasolina restante para limpeza de peças e afins.
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carlos
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Nov 13, 2009
Mensagens: 66

MensagemColocada: Qui Fev 11, 2010 - 6:49 pm    Assunto: Responder com Citação

pois, la por queimar, não quer dizer nada....
Põe lá METANOL no depósito a ver se ela não queima e até fica toda contente... mas saúde não lhe dá de certeza
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