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Vespa 50s com vibração esquisita

 
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Autor Mensagem
Munchkin
Vespa Chicco
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Registo: Jan 25, 2010
Mensagens: 13

MensagemColocada: Seg Jan 25, 2010 - 2:19 pm    Assunto: Vespa 50s com vibração esquisita Responder com Citação

Tenho uma vespa50s kitada a 75 que começou a apresentar uma vibração ao esticar as mudanças, em quarta por exemplo a partir dos 55km/h por mais que se acelere muito dificilmente passa daí e a máquina alcançava os 80km/h na boa.
Mudei tudo o que era rolamentos, empanques, cambota, cilindro, piston e volante magnético novos e a vibração mantêm-se.
A máquina sempre funcionou bem com o carburador original e um escape de rendimento.
Com a renovação dos elementos indicados fcou algo melhor, mas não totalmente. O motor continua a não rodar "redondo" como se costuma dizer.
Não estou a entender o que se poderá ter passado. Alguém me pode ajudar?.
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Hugo Silva
Vespa Chicco
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Registo: Feb 16, 2009
Mensagens: 7
Local/Origem: Torre da Marinha-Seixal

MensagemColocada: Sex Jan 29, 2010 - 5:42 pm    Assunto: Vibração Responder com Citação

Boas

Deixa-me curioso é a tal vibração, mas será que o que notas é quando esticas as mudanças sentes ela a subir de repente de rotação mas sem correspondencia directa com a velocidade?

É que se for isso, muito provavelmente tens os discos da embraiagem a patinar.
_________________
VESPA 50s 1979
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Munchkin
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Registo: Jan 25, 2010
Mensagens: 13

MensagemColocada: Dom Jan 31, 2010 - 1:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Não é isso, até porque os discos de embraiagem também foram mudados, parece é que alguma coisa entra em ressonância a partir de uma certa rotação e provoca a vibração sentida. Em quarta a máquina acelera muito bem até aos 55km/h e daí por mais que aceleres parece que a máquina tem dificuldade em aceletar.
Penso que seja alguma folga mas não estou a ver qual uma vez que mudei tudo quanto era rolamentos e empanques e não me parece existir nehuma.
A minha esperança era que alguém já tivesse sentido o mesmo problema.
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carlos
Vespa 50 S
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Registo: Nov 13, 2009
Mensagens: 66

MensagemColocada: Ter Fev 02, 2010 - 1:27 pm    Assunto: Responder com Citação

isso será vibração ou afoganço? nao será mistura rica demais o que provoca um engasgar da mota e essa tal "vibração" que sentes? em principio so se notaria abaixo das máximas rotações.... experimenta rever o circuito eléctrico, podes ter a bobine a não conseguir acompanhar altas rotações ou ter o avanço muito atrasado
abraço
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Munchkin
Vespa Chicco
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Registo: Jan 25, 2010
Mensagens: 13

MensagemColocada: Ter Fev 02, 2010 - 3:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Lup,
Afoganço não me parece. se fosse isso a mota faria fumo no escape o que não acontece.
Quanto ao avanço tanto faz avançado como atrasado que a vibração mantêm-se.
Bobina - referes-te à bobina de alta tensão?. Poderá apresentar avaria só nas altas rotações?.

Um Abraço
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carlos
Vespa 50 S
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Registo: Nov 13, 2009
Mensagens: 66

MensagemColocada: Ter Fev 02, 2010 - 4:08 pm    Assunto: Responder com Citação

A mim nunca aconteceu felizmente mas sei de pessoal que a mota trabalhava normalmente a pegar e em baixas mas mal nas altas rotações e uma bobine nova acabou por resolver isso. Tem a ver com a força e separação da faísca na vela, com a idade a bobine perde propriedades e começa a dar sinal por aí. Se a vela mantém a faísca acesa sem a separar a cada rotação, obtens pré-detonação e consequente vibração. a pré-detonação provoca forças contrárias ao movimento da cambota que se dissipam pelas paredes do cilindro como um "bater" e pode originar problemas graves como aquecimento ou mesmo partir ou furar o pistão. Nos carros isso chama-se "grilar" e nota-se mais como um barulho e não tanto como vibração pois o peso do veículo é diferente.

pergunta na tua oficina local se te emprestam uma para experimentar, nem precisas de desmontar a velha, basta apertar a nova com um grampo ao carter, ou então compra porque isso também não é mais de 25 euros.
Se não for, deve ser mesmo algo empenado ou por exemplo o eixo da cambota mal montado no rolamento (o que é quase impossivel).

AH! se experimentares a nova bobine, não lhe toques quando deres ao kick ou apanhas um valente esticão! Shocked
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Munchkin
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Registo: Jan 25, 2010
Mensagens: 13

MensagemColocada: Ter Fev 02, 2010 - 5:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado lup, vou experimentar trocar a bobina de alta a ver o que acontece.

Um Abraço
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Munchkin
Vespa Chicco
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Registo: Jan 25, 2010
Mensagens: 13

MensagemColocada: Qua Fev 10, 2010 - 12:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Lup,

A ideia de mudar a bobina de alta não modificou nada, Vim no entanto a descobrir o seguinte:

Ao longo dos testes que fui efectuando, comecei a notar que com o novo prato magnético eu tinha melhor performance da máquina fechando os platinados ao máximo possível o que me levou e pensar que o prato de bobinas no interior do prato magnético estaria mal posicionado. Sendo assim esperimentei deslocar este cerca de 2 graus para a esquerda de modo a poder colocar à vontade os 0,3 a 0,4 recomendados para os platinados e voilá, a máquina parece outra, já não vibra e acelera bem. Ou seja, a máquina estava descomandada, o que eu estava a sentir na máquina era que a explosão nas altas rotações se estava a fazer fora de tempo.

Obrigado na mesma, porque todas as ideias ajudam.
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carlos
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Nov 13, 2009
Mensagens: 66

MensagemColocada: Qua Fev 10, 2010 - 1:04 pm    Assunto: Responder com Citação

sempre era o avanço muito atrasado/avançado como te tinha dito Wink
ainda bem que resolveste.
abraço
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