Colocada: Seg Dec 14, 2009 - 7:56 pm Assunto: 50S "Enrola"
olá,
como sou novo nisto posso desde já apresentar-me:
Chamo-me Carlos, sou o feliz parceiro de uma 50S de 1970 que possui agora um cómico registo de 12/2009 e estou só à procura de tempo para ir à infante santo inscrever-me.
Passei 3 férias de verão a restaura-la aos poucos e com paciência até ao tutano incluindo tratamento a epoxy de todo o quadro, voltar a comprar peças de origem e essas coisas giras.
No motor não mexi, foi só aberto para verificar se tava tudo bem, deduzo que tenha um kit 80 ou 90 mas duvido que tenha pinhão de 16 pois ela aos 80 vai a gritar que nem uma louca.
o problema é que apesar da miuda puxar razoavelmente bem, existe ali um intervalo (digamos da rotação média a altas) em que ela não desenvolve bem. Parece que "ENROLA", não tem uma subida de rotação suave.
começo a pensar que devido a carburador ser de origem, necessite de gliceurs maiores.
alguém já teve este sintoma?
-será que preciso de gliceurs mais abertos?
-mudar o escape de origem devido ao maior volume do cilindro?
obrigado,
e por "outros valores" queres dizer.... 78 ou 80 décimas de milímetro? ou um carburador novo?
Acham que se colocar um gigleur de 100 a mota vai afogar, mesmo empobrecendo a mistura no parafuso de regulação? é que tenho ali um de 100 desmontado...
olá,
o carburador é o dellorto 16/16, e o gigleur de máxima deduzo que seja o de origem porque quando a vespa me veio para as mãos, só o abri para limpar e não estava preocupado com medidas e como era de um velhote.... não creio que lhe interessasse ter 10cv na vespa, mas entretanto vou abrir e averiguar
Registo: Oct 10, 2006 Mensagens: 447 Local/Origem: santarém
Colocada: Ter Dec 22, 2009 - 9:46 am Assunto:
E já tens a certeza de que kit tens? Mesmo que tenhas um 102 esse gigleur de mínima é muito grande um 45 para um 102 costuma chegar! Se estiver a 102 podes aumentar o de máxima para 76 ou 78! Mas isto não é linear cada motor é um motor!
obrigado,
pois, tens razao, pelo que vi aqui no forum costuma ser o normal.
sabes como é que eu vejo o kit que tenho sem abrir a cabeça pra medir?
estou a pensar comprar um dellorto 19 da 125 primavera, acham que dá na minha sem problemas? a minha falange/colector tem 18mm por dentro e 22 por fora
desculpem tanta pergunta... iniciado!
se tiverem dúvidas de 4Ls eu estou aqui
Registo: Oct 10, 2006 Mensagens: 447 Local/Origem: santarém
Colocada: Ter Dec 22, 2009 - 7:05 pm Assunto:
Podes pôr o colector e o carburador de 19 que as ultimas 50s traziam sem problemas! Mas se esse carburador tiver em condições não acho que te justifique o investimento! A melhor maneira de tirares as dúvidas é tirares a culassa fora e veres o tamanho do piston!
há bocado tentava afinar o carb e reparei que faz "poços" qualquer que seja a posição do parafuso regulador....
será possível ser o ponto de ignição? é que um carburador avariar é muito remoto. a compressão no kick parece-me forte e tudo..
se me puderes ajudar aqui tá um video da coisa... não dá para perceber muito bem e o som está mais agudo parece mais rotação do que é, mas entende-se que faz poço quanto acelero bruscamente e só depois sobe de rotação e que a rotação não sobe linearmente nem suavemente
Registo: Oct 10, 2006 Mensagens: 447 Local/Origem: santarém
Colocada: Qua Dec 23, 2009 - 1:29 pm Assunto:
Se isso foi a quente e se eu deste lado percebi correctamente o problema são os gigleurs demasiado grandes ou o filtro de ar entupido! Mas isto a ver o problema por filme é complicado!
vou experimentar então sem o filtro de ar a ver se melhora,
o facto de ser o carburador 16 também deve ajudar a ter uma mistura rica demais pois entra menos ar...
entretanto vou procurar uns gigleurs mais pequenos de mínima e nestes dias devo tirar a culassa e medir o diametro do cilindro.
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