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Diogo Montalvão Vespa Chicco
Registo: May 24, 2009 Mensagens: 16 Local/Origem: Lisboa
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Colocada: Qui Jun 18, 2009 - 7:59 pm Assunto: Mudar maxilas travões. Algum truque? |
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Ora viva!
O travão da frente da minha P125X de 1982 já se parece cada vez mais com os ditos "ralentisseurs" dos carros de início de século XX, pelo que decidi por mãos à obra eu mesmo, antes de mudar para travão de disco (ainda estou a pensar, e agradeço ao TuNeS e ao PEstevao o encorajamento!).
Há pouco tempo, adquiri um daqueles livros das edições Haynes através da livraria Ascari no Porto.
No entanto, para além da sequência deles ser ligeiramente diferente da minha (têm uma tampa em castelo com freio de imobilização), a certa altura não consigo avançar mais. Então aqui vai a sequência da minha desmontagem:
- Retirar 5 porcas e anilhas de fixação da roda e remover roda (não entendo para quê este passo);
- Retirar tampa de calote do cubo da roda;
- Retirar porca do cubo da roda;
- Retirar freio (anel de retenção exterior)...
- ....
Seguidamente, é suposto que se consiga retirar o tambor. No livro dizem que se não se conseguir retirar facilmente, primeiro puxar de um lado e outro e só em última alternativa utilizar um cunho de madeira e martelo para que o tambor saia. Ora, eu tentei de tudo, e não consigo. Até folguei o cabo! Qual é o ajustamento do rolamento no eixo do cubo? Há mais algum truque? Ou é mesmo o facto de aquilo não ser mexido há muito tempo que dificulta a operação?
Agradeço a ajuda de alguém com mais experiência que aqui o maçarico. Desculpem a nabice!
Diogo Montalvão |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
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Colocada: Sex Jun 19, 2009 - 9:40 am Assunto: |
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Diogo, não percebi bem o que quiseste dizer...
Queres retirar a poli é isso?
Não consegues mandar umas fotos (ou scan do manual)? |
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Diogo Montalvão Vespa Chicco
Registo: May 24, 2009 Mensagens: 16 Local/Origem: Lisboa
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Colocada: Sex Jun 19, 2009 - 10:50 am Assunto: |
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É isso! No manual parece 'canja', mas eu não consigo tirá-la cá para fora. Vejo perfeitamente o rolamento e o cubo da roda, mas por mais que puxe, o tambor não sai. Tirei freio, tirei porca do cubo... Acho que vou ter que ir a uma oficina...
Não tenho aqui o manual agora e não vou ter acesso a ele tão cedo este fds.
De qualquer forma, obrigado!
Abraço. |
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Diogo Montalvão Vespa Chicco
Registo: May 24, 2009 Mensagens: 16 Local/Origem: Lisboa
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Colocada: Sex Jun 19, 2009 - 11:08 am Assunto: |
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Consegui encontrar um manual no Scooterhelp.com. Aqui vai a página 46. Isto não é tão completo nem descritivo como o livro que tenho da Haynes, mas talvez ajude?
Abraço!
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
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Colocada: Sáb Jun 20, 2009 - 12:26 am Assunto: |
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Ah sim.
Isso com a jante apertada, consegues fazer mais força e teoricamente vai sair mais facilmente. Podes sempre incluir umas pancadinhas (nada de cacetada "à bruta") com um maço (nada de martelos) no pneu e ir tentando puxar ao mesmo tempo...
Por vezes e com o tempo e com a pouca manutenção, a coisa fica calcinada; é insistir mais um pouco. |
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joão santos Vespa 300 GT
Registo: Nov 16, 2007 Mensagens: 346 Local/Origem: Cartaxo
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Colocada: Ter Jun 23, 2009 - 11:09 pm Assunto: |
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Se conseguiste retirar a anilha que está por detrás da porca,a Polie está ao geito de saír.
Para que isso aconteça, utilizas um secador de cabelo,espalhando o calôr de forma circular na Polie! e aplicas-lhe um Spray, para a ferrugem na ponta do veio! de seguida dás-lhe então as tais pancadas mas com muito geito, a Polie não nasceu lá, têm que saír.
_________________ 50 S, FL2, 125 GTR,PX 125 T5, Rally 200,GTS 300 Super.
http://vespacribatejo.forummaroc.net/ |
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