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Motor desliga quando piso travão de 50S - Lâmpadas Ok!
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Autor Mensagem
Manduru
Vespa Chicco
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Registo: Apr 01, 2009
Mensagens: 11

MensagemColocada: Qui Abr 02, 2009 - 9:42 am    Assunto: Motor desliga quando piso travão de 50S - Lâmpadas Ok! Responder com Citação

Boas.
Tenho 1 50S (replica) de 1999 toda de origem e acontece que cada vez que piso o travão o motor desliga-se!
Já verifiquei todas as lâmpadas e estão todas ok!
O que deverá ser isto?
Alguém me ajuda?

Cumprimentos.
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Qui Abr 02, 2009 - 11:25 am    Assunto: Responder com Citação

Verifica lá bem isso...

De certeza que a luz de travão está fundida, mas para tirar dúvidas, no farolim traseiro, liga o fio preto ao azul e experimenta travar.

Se não se for abaixo, é a lâmpada fundida, sem qualquer dúvida!
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RUICRUZ
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Registo: Jun 12, 2008
Mensagens: 3

MensagemColocada: Qui Abr 02, 2009 - 1:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Tens de colocar uma lâmpada 6v18w no travão, para que isso não aconteça, resolves logo o problema, existem no OriginalVespa
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Manduru
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Registo: Apr 01, 2009
Mensagens: 11

MensagemColocada: Qui Abr 02, 2009 - 2:01 pm    Assunto: Responder com Citação

RUICRUZ escreveu:
Tens de colocar uma lâmpada 6v18w no travão, para que isso não aconteça, resolves logo o problema, existem no OriginalVespa


Tenho q verificar se tem essas caracteristica a lampada (6 v/18w).
Mas acender ela acende!
Não poderá ser do contacto do travão? desculpem se estou a dizer alguma asneira de mecânica!

Já tou farto de andar com a vespa assim! Tenho q andar sempre a dar toques com o travão para o motor não se desligar!
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pauloviana
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Sex Abr 03, 2009 - 12:07 am    Assunto: Responder com Citação

se ela acende entao de certeza que tens um lampada de 12v ou uma 6v5w.

A lampada tem de ser 6v18w ( ou no minimo 6v15w)
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RUICRUZ
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Registo: Jun 12, 2008
Mensagens: 3

MensagemColocada: Ter Abr 07, 2009 - 3:22 pm    Assunto: Responder com Citação

A lâmpada de STOP tem de ser 6v18w para ques a vespa não desligue qd pisas no travão, se for 6v15w o problema continua!
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pauloviana
Vespa 300 GT
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Ter Abr 07, 2009 - 11:54 pm    Assunto: Responder com Citação

o problema não continua com lampadas 6v 15w !!!!! quase todas as 50s que me passaram e passam pelas maos ( e são algumas) levam lampadas 6v 15 w ( porque as 6v18w são mais dificeis de arranjar) e todas funcionam sem problemas.
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Manduru
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Registo: Apr 01, 2009
Mensagens: 11

MensagemColocada: Seg Abr 20, 2009 - 11:55 am    Assunto: Responder com Citação

pauloviana escreveu:
o problema não continua com lampadas 6v 15w !!!!! quase todas as 50s que me passaram e passam pelas maos ( e são algumas) levam lampadas 6v 15 w ( porque as 6v18w são mais dificeis de arranjar) e todas funcionam sem problemas.



A lâmpada que tenho na vespa é "12V 21W".Tenho q trocar para testar.Logo digo algo.

Cumprimentos.
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Manduru
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Registo: Apr 01, 2009
Mensagens: 11

MensagemColocada: Qua Abr 22, 2009 - 2:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Manduru escreveu:
pauloviana escreveu:
o problema não continua com lampadas 6v 15w !!!!! quase todas as 50s que me passaram e passam pelas maos ( e são algumas) levam lampadas 6v 15 w ( porque as 6v18w são mais dificeis de arranjar) e todas funcionam sem problemas.



A lâmpada que tenho na vespa é "12V 21W".Tenho q trocar para testar.Logo digo algo.

Cumprimentos.



Após correr Faro e Olhão à procura da lâmpada correcta apenas arranjei 6v21W! Acham que corrige o problema?
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Manduru
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Registo: Apr 01, 2009
Mensagens: 11

MensagemColocada: Sex Abr 24, 2009 - 9:34 am    Assunto: Responder com Citação

pauloviana escreveu:
o problema não continua com lampadas 6v 15w !!!!! quase todas as 50s que me passaram e passam pelas maos ( e são algumas) levam lampadas 6v 15 w ( porque as 6v18w são mais dificeis de arranjar) e todas funcionam sem problemas.


Boas.

Comprei 1 lâmpada em Faro 6V 21W por 0.7€ e tá a funcionar 100%!

Obrigado pela ajuda!
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Licínio Ferreira
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Registo: Aug 25, 2006
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MensagemColocada: Qua Abr 29, 2009 - 9:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite..

Está a acontecer-me o mesmo a mim..(como a minha instalação é do pauloviana, não vou desconfiar dela Wink ) estou com uma lampada 12V5W, vou ver se consigo uma 6V15W ou 6V18W.

Mas uma coisa eu não entendo, e se alguém sabe como explicar eu gostaria muito, se tivermos o problema de fundir a lampada de STOP, vai ficar a contecer isto de novo até se fazer a troca da lampada, certo?

É um bocado estranho para se entender.

Obrigado.

(tenho que fazer um seguro e uma matricula para rolar na estrada..já faltou mais!!)
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Licínio Ferreira
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pauloviana
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Qui Abr 30, 2009 - 9:34 am    Assunto: Responder com Citação

licinio , podes confiar que a instalação esta bem feita Cool .

As 50s sofrem desse mal. Normalmente quem anda de 50s e sabe do "truque" costuma andar com um fiozito de cobre ou algo condutor de maneira a que qdo a lampada se funda faça um shunt entre o condutor preto e o azul (correspondentes a lampada de stop).

A explicação é facil de dar ( isto não entrando em pormenores técnicos).

Então é assim......

No prato de bobinas tens 2 bobinas, uma faz a parte de corrente alta e luz de stop e a outra faz a parte de buzina e restantes luzes.
A sair do motor tens 5 condutores, o preto, amarelo ,verde , vermelho e azul sendo que o preto é massa (está ligado a um ponto qualquer - normalmente esta apertado nas chapas de uma das bobinas) , o amarelo e o verde saem de uma bobina e o vermelho e azul saem de outra.

Falando só da bobina que neste caso interessa:

o condutor vermelho passa no condensador e platinado e depois vai para a bobina de alta ; o condutor azul sai da bobina e vai para o pedal de stop, deste vai para o stop. Se a lampada de stop não estiver colocada ou estiver fundida o "circuito" dessa bobina não fica fechado, logo não tens faisca na vela,isto porque o fio vermelho sai precisamente da bobina do fio azul Cool .

Por isso é que qdo a lampada de stop se funde colocamos algo a fazer passagem entre o fio azul e preto (fechando assim o circuito).

O facto das lampadas que não são aconselhadas não resolverem o "defeito" prende-se com a resistência das mesmas Wink ( exprimentem colocar uma lampada de 12v e carregarem no pedal de stop qdo a vespa já estiver com um rotação elevada para ver se ela vai abaixo...)
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Licínio Ferreira
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Registo: Aug 25, 2006
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MensagemColocada: Qui Abr 30, 2009 - 11:20 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela explicação pauloviana. Explica-me só aqui mais uma coisita, tu dizes:

Citação:
o condutor vermelho passa no condensador e platinado e depois vai para a bobina de alta ; o condutor azul sai da bobina e vai para o pedal de stop, deste vai para o stop. Se a lampada de stop não estiver colocada ou estiver fundida o "circuito" dessa bobina não fica fechado, logo não tens faisca na vela,isto porque o fio vermelho sai precisamente da bobina do fio azul.


Mas eu tenho faisca na vela, se a encostar ao carter tenho faisca, tanto que ela trabalha não é. Percebi perfeitamente a tua explicação, só este detalhe e que não entendi. Talvez até se encontre um componente electónico que faça o "shunt" aos fios preto e azul quando a lampada funde.

Um Abraço!
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Licínio Ferreira
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pauloviana
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Qui Abr 30, 2009 - 1:50 pm    Assunto: Responder com Citação

agora quem não entendeu fui eu Laughing

se tens faisca na vela qual e o teu problema??????? tens faisca na vela mas qdo carregas no pedal do travao deixas de a ter!!!! Wink

podes ter a lampada fundida ou então uma lampada que não é a recomendada para l
a.
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Licínio Ferreira
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Registo: Aug 25, 2006
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Local/Origem: Aveiro

MensagemColocada: Qua Mai 06, 2009 - 9:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Já nos estamos a baralhar todos. Confused

Mas fui procurar uma lampada 6V15W e, para minha admiração, onde encontrei mais barata era onde eu imaginava que haveria mas que seria o local mais caro aqui por Aveiro. Enganei-me, 0,25€/unid., trouxe logo duas e porque não tinham mais. Cheguei a casa experimentei com essa lampada e, voilá, ficou tudo OK! Smile
Neste momento para andar só me falta o seguro. Falta-me também a chaveta que segura o pneu suplente, se alguém tiver uma disponível eu agradecia.

Obrigado
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Licínio Ferreira
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