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PX ganha vida! preciso de ajuda.

 
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Autor Mensagem
Ricardo Lopes
Vespa Chicco
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Registo: Apr 06, 2008
Mensagens: 40
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sáb Out 11, 2008 - 2:37 am    Assunto: PX ganha vida! preciso de ajuda. Responder com Citação

Boas amigos vespistas!

Felizmente para mim, já cá não vinha a algum tempo a secção de mecânica, por não ter necessitado. A vespa anda a funcionar lindamente, recomenda-se. Razz

Hoje, no entanto, deixou-me algo preocupado, visto que a vespa ganhou vida.

Ia eu na av. do brasil e sinto-a a querer ir abaixo, como se tivesse a afogar, mas continuei a andar. Depois pareceu-me que quando mudava de mudança, apesar de desacelarar (óbvio!) o motor nao baixava a rotatividade.

Pois bem, tive a prova quando parei no semáforo, acelarador no minimo, em ponto morto, e o motor da minha bela amiga acelarando a fundo. (Pensei para mim mesmo: bem, é so esperar mais um bocado e ele rebenta!)
Rodei-lhe a chave, e ele continuou, tirei-a e tudo, ainda desci um bocado a pé, e ela ali continuava. Não sabia muito bem o que fazer...ate que decidi acelarar e consegui finalmente afogar o motor, e ela desligou-se.
Passado um pouco liguei-a, e ela estava óptima Shocked

Já aconteceu algo parecido a alguém por aqui? Devo-me preocupar com isto?
Recentemente foi à revisão, levou uma agulha nova no carburador, este foi limpo, o motor foi todo afinado...
Suspeito que talvez tenha sido apenas o cabo do acelarador que prendeu, mas eu nao percebo grande coisa disto e portanto espero que me possam ajudar...

Bem, muito obrigado,
Boas vespadas!
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tiago
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Oct 10, 2006
Mensagens: 447
Local/Origem: santarém

MensagemColocada: Sáb Out 11, 2008 - 5:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim tens que te preocupar!!!! Isso é uma tomada de ar e em principio pelos sintomas deve ser os retentores da cambota que foram á vida! A proxima vez que ela começar a acelerar loucamente puxa-lhe o ar que ela fica logo sob control! Desligar a chave quando o motor está nessa rotação não adianta a não ser que aceleres como fizes-te!
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Ricardo Lopes
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Apr 06, 2008
Mensagens: 40
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sáb Out 11, 2008 - 6:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Hmm, eu espero que nao tenha sido tao grave quanto isso.
A sensação que eu tive foi que ela manteve a acelaraçao com que eu vinha antes de ter parado no semaforo, e dai ter achado que foi o cabo do acelarador que ficou preso.
De qualquer das maneiras hoje foi para a oficina, partiu-se o cabo da embraiagem e eu nao tinha um à mao (nem o saberia colocar..mas isso é outra história).

Mas assim sendo vou avisar o mecanico para verificar isso, muito obrigado!
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João
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Jul 14, 2006
Mensagens: 68

MensagemColocada: Seg Out 13, 2008 - 10:22 am    Assunto: Responder com Citação

Há ai um pequeno problema, em ser só retentores!! Se for dos retentores a deixar passar ela acelera, mas se desligares a chave ela tem de parar, pois fica sem ignição. Agora se ela não parou é porque para alem de teres os retentores na sucata tens também provavelmente bastante carvão acumulado no cilindro o que provoca a ignição do combustivel mesmo com a chave desligada!!!

inte
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João Martins - RedAlfa
Vespa PK50XLS
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Seg Out 13, 2008 - 5:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Não é grave, repara-se e não é nada demais.
Acontece com o uso ou com retentores desadequados...

Isso da chave é realmente esquisito... Sem chave tem mesmo que se desligar, a não ser que a chave não funcione normalmente Shocked
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Ricardo Lopes
Vespa Chicco
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Registo: Apr 06, 2008
Mensagens: 40
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Seg Out 13, 2008 - 7:46 pm    Assunto: Responder com Citação

bem, ja voltou da oficina Smile o que o mecanico me disse foi que os retentores estavam bons, o problema da tal acelaraçao era o parafuso do acelarador no carburador que estava muito apertado...nao sei se é possivel tal explicação se nao :\ nunca me tinha feito nada do genero (bem, a sempre uma primeira vez, certo?) mas retentores inadequados nao devem ser, visto que sao os originais, ela ainda so tem 5 mil km em cima (esteve bem guardada ^^)

mesmo assim, muito obrigado! aqui pode-se sempre contar com a ajuda de quem sabe/pode!
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tiago
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Oct 10, 2006
Mensagens: 447
Local/Origem: santarém

MensagemColocada: Seg Out 13, 2008 - 10:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso de a chave não desligar é perfeitamente normal e até digo mais ele até podia tirar o cachimbo da vela que ela continuaria a trabalhar! Eu infelizmente já tive oportunidade de fazer esse teste na minha! O cilindro e essencialmente a vela atingem tal temperatura que a aquilo entra em auto-ignição! Richards não fiquei lá muito convencido com a justificação do teu mecânico!
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paulolgs
Vespa 150 Sprint V.
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Registo: Mar 12, 2008
Mensagens: 163

MensagemColocada: Seg Out 13, 2008 - 11:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Faz algum sentido. Só é necessário electricidade na vela para dar faísca. Se a temperatura da vela for extremamente alta para a vela se manter incandescente a tal temperatura que seja suficiente para queimar gasolina sem ser preciso as faíscas, a electricidade não é necessária para nada. É como atear gasolina com brasas em vez de ser com faíscas
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PX150E '08
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Ter Out 14, 2008 - 10:09 am    Assunto: Responder com Citação

Sim, essa explicação da chave faz algum sentido...
Já a explicação do mecânico com o parafuso muito apertado não. Aquilo não se aperta sozinho e se foi de um momento para o outro que começou a fazer, muito menos essa explicação pega.

Mas já está boa, é o que interessa! Cool
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Ricardo Lopes
Vespa Chicco
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Registo: Apr 06, 2008
Mensagens: 40
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Out 14, 2008 - 8:45 pm    Assunto: Responder com Citação

hmm se a explicação do parafuso não é muito plausível sujeito-me a que qql dia me aconteça o mesmo.
Eu nao tnho medo de mexer na mecanica daquilo, só nao sei é muito bem por onde começar lol.
bem, por enquanto está viva e de boa saúde! e se entrar outra vez em auto ignição (nome um pouco assustador!) ja sei o que fazer ^^ muito obrigado!

ja agora digam-me uma coisa, à algum livro que seja tipo "guia de mecânico" para eu puder arranjar a minha menina quando lhe dá um badagaio? ja ouvi falar por ai do manual haynes, mas ainda nao lhe consegui por os olhos em cima...

Obrigado, boas vespadas
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Qui Out 16, 2008 - 3:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Os manuais da Haynes podes encontrar na Ascari: www.ascari.pt
São porreiros e quase indispensáveis... Cool
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