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tg Vespa Chicco
Registo: Apr 08, 2008 Mensagens: 27
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Colocada: Seg Ago 25, 2008 - 5:11 pm Assunto: 10x menos óleo... |
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Meus amigos,
Acabei de cometer um erro matemático gravíssimo... escapou-me um zero, e tenho andado a juntar óleo à gasolina numa proporção de 0,3%!!! Ou seja, 10x menos que o normal, certo?
Comprei a 50s, coloquei-lhe logo um cilindro a 75 cm3 e fiz 100 km com ela a juntar óleo na proporção certa. A seguir, comecei o restauro e esteve 4 meses parada. Foi após o restauro que fiz mal as contas, e já fiz mais de 200 km com a proporção errada... isto no Verão e em fase de rodagem... aiaiai.
Agora, nem sei bem o que acontece quando se tem um agarranço, pois nunca tive nenhum. Ou então tive e não percebi... já por umas duas vezes senti a vespa a "travar" do nada numa fracção de segundo, mas segui sempre caminho. Será que isso é que era o agarranço?
Devo preocupar-me, ou como ela continua a andar, não há nada a temer?
Nem sei se ela perdeu performance ou não, mas posso dizer que atingo os 65-70 km/h em linha recta (com o cilindro de 75 cm3 e carreto de 16 dentes).
Abraços |
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tg Vespa Chicco
Registo: Apr 08, 2008 Mensagens: 27
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Colocada: Seg Ago 25, 2008 - 5:47 pm Assunto: |
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É possivel medir a compressão do motor, certo? Qual a compressão certa para este pistão?
Obrigado,
Tiago |
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Hélder Vespa Chicco
Registo: Aug 22, 2008 Mensagens: 14
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Colocada: Ter Set 02, 2008 - 11:31 am Assunto: |
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Pois, por algum motivo se diz que as Vespa são máquinas de guerra. A prova disso é que meso quase sem óleo elas ainda aí andam
Se ela tivesse agarrado mesmo garanto-te que tinhas sentido. A roda de trás bloqueava completamente, o motor parava de funcionar, e se fosses depressa ainda de arriscavas a ter um acidente. Depois de agarrar o kick ficava preso até que o pistão arrefecesse. Uma experiência maléfica...
Bom, mas aquela sensação de ele querer travar, ainda que momentâneamente, é sinal de que o motor esteve quase a agarrar, mas o cheiro a óleo deve ter sido suficiente para o evitar.
Vai daí, não te stresses com a compressão nem nada disso. Não agarrando (agarrar mesmo) também não aconteceu nada ao nível dos segmentos (por sinal bem resistentes) por isso deve estar tudo bem.
Agora, para não te enganares na mistura segue esta métrica: 1lt gasolina + 30ml óleo. Eu por exemplo uso uma medida: um frasco de desodorizante roll-on for men, que tem 50ml de capacidade (até à rosca) mas cheio até cima leva precisamente 60ml. Logo, por cada 2lt vai um frasquito daqueles.
Abraço. _________________ Hélder
http://generalmoto.blogspot.com/ |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
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Colocada: Ter Set 02, 2008 - 12:01 pm Assunto: |
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E que tal comprar um dos copos graduados "de origem"? É mais fácil, seguro e simples! Telefona para a Originalvespa - www.originalvespa.com
Eu acho sinceramente que tiveste um agarranço. Não é preciso que a roda trás bloqueie completamente para o ser. Vá... literalmente falando, talvez...
Aconselhava pelo menos a tirares a toca do cilindro e a culaça, puxares o piston para o ponto morto inferior e verificares se há riscos profundo no cilindro. Provavelmente não existirá, se não notaste uma perca significativa de performance do motor (mas tb estás em rodagem, se calhar não puxas por ele ao ponto de o notar), mas eu verificava. Nem que fosse por descargo de consciencia. Se sentiste a Vespa do nada reduzir sozinha, alguma coisa aconteceu... Uns risquitos deves lá ter...
Há medidores de compressão sim. Até podes fazer tu um: http://vespaecompanhia.blogspot.com/2008/05/medidor-de-compresso-do-motor.html
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Hélder Vespa Chicco
Registo: Aug 22, 2008 Mensagens: 14
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Colocada: Ter Set 02, 2008 - 12:16 pm Assunto: |
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Nem sabia da existência desses copos graduados. Boa! Realmente é melhor e semrpe dá um ar mais profissioal à operação
MAS
se o tg teve um agarranço o que direi eu? A roda bloqueou (a 90km/h) e o kick strat ficou preso durante uns 20 minutos. Depois disso pus a trabalhar e a está tudo bem até hoje. Ela quando chega perto dos 80km/h começa a fazer um barulho, tipo um griladozinho, que me faz acreditar que o melhor é aliviar o punho, não vá acontecer o mesmo. Para mim isto é que é um agarranço o resto são ameaços. Mas se o tg se ajeitar com a mecânica não há por que não fazer uma inspecção atenta ao motor. _________________ Hélder
http://generalmoto.blogspot.com/ |
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