Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
Autor |
Mensagem |
paulolgs Vespa 150 Sprint V.
Registo: Mar 12, 2008 Mensagens: 163
|
Colocada: Seg Mai 12, 2008 - 10:29 am Assunto: Sem-fim do conta-km |
|
|
Boas,
Esta dúvida acho que é daquelas que a resposta passa pela "só vendo" mas pronto cá vai. Pode já ter acontecido o mesmo com alguém (ou posso simplesmente estar a fazer algo errado) e esse alguém souber me ajudar..
A bicha e o cabo do conta-km da minha Sprint 125 estavam partidos já há muito tempo. E o sem-fim já não existia. Troquei a bicha e o cabo e meti também um sem-fim novo. "Emborniei" tudo (cabo e sem-fim) com bastante massa consistente.
Ao rodar a roda da frente como se a vespa estivesse a andar para a frente o conta-km não mexe, mas se rodar a roda como se a vespa andasse para trás o conta-km fica a contar ao contrário (a reduzir kms). Resultado: o conta-km só conta de marcha atrás, que não me serve de muito. Já alguém teve o mesmo problema?
Já é o segundo sem-fim que meto. O primeiro ficou meio estragado e tava com o mesmo comportamento. Pensei que tivesse ficado estragado devido a eu ter andado a "brincar" a meter o sem fim lá dentro apenas com os dedos e rodar a roda a ver se o sem-fim rodava. Rodou, mas houve uma vez que aquilo ficou meio preso e foi nessa altura que pensei que aquilo se estragou. Mas neste ultimo fiz tudo certinho e não andei a brincar. Ainda não vi o estado deste ultimo porque começou a ficar tarde e tal.. por isso não sei se também ficou meio estragado.
Naqueles manuais com os desenhos e listas de peças tem lá umas anilhas (41 e 43) que se mete no sem-fim. Quando comprei o sem-fim, disseram-me que não eram necessárias. Será que o problema está na falta dessas anilhas, tipo aquilo ficar com alguma folga e a rodar pra um lado funciona e pró outro não funciona? Terá alguma coisa a ver com a peça 39? Não mexi nada na peça 39 e penso que esta esteja lá dentro.
Emfim, alguém tem alguma ideia para me ajudar?
Cumps _________________ PX150E '08 |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
austwin Vespa Chicco
Registo: Aug 30, 2007 Mensagens: 33
|
Colocada: Seg Mai 12, 2008 - 7:53 pm Assunto: |
|
|
boas!
O problema está mesmo no conta-kilometros...ja tive o mesmo problema e assim q mudei o conta-kilometros resolveu-se o problema...no entanto experimenta a colocar lubrificante de spray no orificio onde encaixa a bicha, arranjas um cabo curto de conta-kilometro e um alicate e vais rodando no sentido directo q tb ja recuperei muitos assim e com o mesmo problema...experimenta e diz qq coisa!
Abraço! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
paulolgs Vespa 150 Sprint V.
Registo: Mar 12, 2008 Mensagens: 163
|
Colocada: Ter Mai 13, 2008 - 9:15 am Assunto: |
|
|
Eu fiz isso com uma chave de fendas. Meti uma chave de fendas no orificio do conta-km onde encaixa a bicha e rodei tanto pra um lado como pró outro e funciona das duas maneiras. Num sentido conta pra trás e no outro conta prá frente e o ponteiro da velocidade mexe.
Fiz isso antes de meter a bicha nova para ver se o conta-km tava bom.
No inicio tava meio agarrado mas estive lá a rodar um bocado e a meter óleo de almotolia e depois quando montei também meti massa consistente. Secalhar não desagarrei o suficiente.
No próximo fim de semana de trabalho de pseudo-mecânico vou experimentar a meter WD-40 ou um lubrificante de correntes de mota (qual aconselham? ouvi dizer que o WD-40 não é bom pra certas coisas..)
Austwin, o problema era mesmo idêntico? Não contava prá frente mas contava pra trás, certo?
Abraço _________________ PX150E '08 |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
paulolgs Vespa 150 Sprint V.
Registo: Mar 12, 2008 Mensagens: 163
|
Colocada: Seg Mai 26, 2008 - 10:35 am Assunto: |
|
|
problema resolvido
Após algumas experiências e pensar um bocado cheguei à conclusão que o problema era a bicha muito comprida. Cortei um pouco da bicha, cerca de meio centimetro e ficou a funcionar.
Nunca pensei que fosse disso. Pensei que a bicha e o cabo já viessem de fábrica com as medidas certas.
Antes de cortar a bicha, também andei a meter WD40 no velocimetro e a rodar para ficar a deslizar bem. Arranjei uma chave de fendas pequenina à medida e um berbequim que roda prós 2 lados:
Também tive a fazer uma chave para tirar a torneira do depósito, seguindo as dicas aqui de um post do fórum. Aqui está o resultado:
Aliás, esta foi a segunda que fiz. A primeira que fiz partiu-se nas soldaduras e depois arranjei este bocado de ferro e fiz só de uma peça, foi só usar a rebarbadora _________________ PX150E '08 |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
|
Colocada: Qui Jun 05, 2008 - 3:45 pm Assunto: |
|
|
Está com bom aspecto essa ferramenta!
Resultou?
O DIY é quase sempre a solução. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
paulolgs Vespa 150 Sprint V.
Registo: Mar 12, 2008 Mensagens: 163
|
Colocada: Qui Jun 05, 2008 - 3:55 pm Assunto: |
|
|
Sim, esta funcionou bem.. depois de ter feito força como se não houvesse amanhã pra rodar a porca..
A primeira chave que fiz com bocados de ferro e solda de electrodos é que se partiu ao fazer força. _________________ PX150E '08 |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|