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Super com roda 10"

 
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Autor Mensagem
Paulo Vaz
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Jan 23, 2007
Mensagens: 13

MensagemColocada: Sex Out 26, 2007 - 2:51 pm    Assunto: Super com roda 10" Responder com Citação

Olá,

Pergunto que elementos mecânicos são necessários trocar numa Super para que dê para colocar roda tamanho 10".

É necessário ir ao ponto de trocar a parte relativa às mudanças? Isto é, estou a partir do pressuposto que a relação das mudanças seja idealizada para um determinado tipo de tamanho de roda. Certo?

Em termos de chassi não é necessário trocar nada, certo? Uma vez que os chassis Super e Sprint são idênticos.

Desde já agradeço as vossas respostas.

Paulo
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joaorusso
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Feb 06, 2006
Mensagens: 164

MensagemColocada: Sáb Out 27, 2007 - 12:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Espero que não te pareça mal, mas eu vou te responder com uma questão.. Tens assim tanta necessidade de roubar a originalidade à Vespa? Se não gostas da mota com roda 8, porque não a vendes e compras uma de roda 10? o valor dessa vespa não é assim tão baixo quanto isso, dava para fazer uma troca dessas... Mas se queres ficar com ela porque gostas dela, acho que devias ter algum respeito pela sua originalidade... Mas isto é só a minha opinião e como disse não quero ofender!!

Cumps
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Paulo Vaz
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Jan 23, 2007
Mensagens: 13

MensagemColocada: Sáb Out 27, 2007 - 9:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá,

Agradeço a tua resposta/opinião. E de forma alguma fiquei ofendido.

Na verdade, pergunto mais por curiosidade que por outra coisa: sei que uma vespa com roda 10" é mais estavél a corvar e rápida.

Paulo
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joaorusso
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Feb 06, 2006
Mensagens: 164

MensagemColocada: Sáb Out 27, 2007 - 10:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Não era mesmo minha intenção ofender!! É verdade que a mota fica mais segura e rápida com jante 10" mas não sei se a diferença será assim tanta que justifique...


Cumps


Editado pela última vez por joaorusso em Sáb Out 27, 2007 - 10:47 pm, num total de 1 vez
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Hugo Oliveira
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Jul 21, 2006
Mensagens: 87
Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: Sáb Out 27, 2007 - 10:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Viva

Segui com algum interesse este tópico, pois também possuo uma 150 Super, e uma vez que faço uso diário dela, também me passou pela ideia a roda 10" pelos motivos que a seguir vou referir. Pessoalmente gosto de ver a Super como ela é: mais baixa que as outras. No meu caso, aquilo que me fez pensar em roda 10" foi a questão do pneu a colocar. Muito se fala dos Continental Zippy 1. Boa aderência etc. Mas, não há esses pneus para roda 8" . Só roda 10". Uma boa alternativa são os Michelin S83 e esses sim há para roda 8".

Há também as questões de segurança, velocidade, etc. mas não sei se o tipo de caixa da Super está bem direccionada para uma roda 10" ...

No entanto continuo curioso para saber se a Super pode levar roda 10".

Cumps.
Hugo
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Paulo Vaz
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Jan 23, 2007
Mensagens: 13

MensagemColocada: Dom Out 28, 2007 - 11:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá,

Numa busca na net encontrei o seguinte site:

http://scootrs.com/moreinfo.cfm?Product_ID=493

É uma jante de 10" que permite colocar numa Super roda tamanho 10" sem alterações mecânicas.

Paulo
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trocadinho
Vespa Chicco
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Registo: Aug 15, 2007
Mensagens: 18

MensagemColocada: Seg Out 29, 2007 - 6:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,

não sei se há diferenças mecânicas entre uma VBB 150 e uma Super 150, mas por experiência ( não na Vespa) tenho que o aumento do diâmetro da roda influência (tanto mais quanto mais fraco for o motor) as prestações. Como exemplo, tive um Samurai 1.9Td, de origem com pneus 195/70 r15 e eu coloquei pneus 215/80r15 e perdi uns 15 a 20km/h de velocidade de ponta e capacidade a subir.
Na minha VBB, ao passar de 3.ª para 4.ª o motor perde muita rotação e mesmo em inclinações ligeiras ele vai ali a "empapar". Posso imaginar que pôr umas rodas 10 e manter a relação de caixa vai agravar ainda mais o problema...
Apenas vejo vantagem na segurança, já fiz uns quilómetros numa 125 GTR e a diferença é abismal, apesar de que todas as vespas (pelo menos as antigas) têm uma condução "especial". Quem vem de uma trail com rodas 19 e 21 até se borra...

Paulo Vaz escreveu:
Olá,

Numa busca na net encontrei o seguinte site:

http://scootrs.com/moreinfo.cfm?Product_ID=493

É uma jante de 10" que permite colocar numa Super roda tamanho 10" sem alterações mecânicas.

Paulo
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Pedro_Bravo
Vespa Chicco
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Registo: Oct 24, 2007
Mensagens: 15

MensagemColocada: Sex Nov 02, 2007 - 8:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Não creio que seja bem assim... repare, cada volta de 360º que a roda da no eixo é repercutada pela bicha no velocímetro... ora se aumentamos o raio, os mesmos 360º percorridos por uma jante maior, repercute de maneira diferente no velocímetro... em nada altera a velocidade real...

"Um velocímetro é um instrumento de medida da velocidade instantânea de um corpo em movimento, como um automóvel ou avião. É um sistema mecânico, em veículos, ele é ligado a roda dianteira através de um cabo, sua calibragem para informar com precisão a velocidade, depende do diâmetro da roda, mesmo saindo de fábrica sua margem de erro é de 2% em média." WIKIPEDIA

é só uma ideia...
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trocadinho
Vespa Chicco
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Registo: Aug 15, 2007
Mensagens: 18

MensagemColocada: Dom Nov 04, 2007 - 1:44 am    Assunto: Responder com Citação

Eu tenho a certeza daquilo que estou a dizer. Já não tenho esse carro, se tivesse convidava-o a tirar as dúvidas. No entanto se tiver algum amigo que tenha um jipe e lhe tenha colocado pneus maiores para o TT pergunte-lhe quais as diferenças que notou. Claro que num samurai que tem pouco motor se nota muito mais, mas mesmo num carro mais potente notam-se diferenças.
Note que ao aumentar o diâmetro da roda está a alterar a relação final, já que para o mesmo número de voltas vamos percorrer uma distância superior.

Pedro_Bravo escreveu:
Não creio que seja bem assim... repare, cada volta de 360º que a roda da no eixo é repercutada pela bicha no velocímetro... ora se aumentamos o raio, os mesmos 360º percorridos por uma jante maior, repercute de maneira diferente no velocímetro... em nada altera a velocidade real...

"Um velocímetro é um instrumento de medida da velocidade instantânea de um corpo em movimento, como um automóvel ou avião. É um sistema mecânico, em veículos, ele é ligado a roda dianteira através de um cabo, sua calibragem para informar com precisão a velocidade, depende do diâmetro da roda, mesmo saindo de fábrica sua margem de erro é de 2% em média." WIKIPEDIA

é só uma ideia...
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pgomes78
Vespa Chicco
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Registo: Oct 31, 2007
Mensagens: 30

MensagemColocada: Dom Nov 04, 2007 - 1:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá.
Antes de mais peço desculpa de me estar a meter na questão mas na questão do samurai o perder ponta tem muito mais a ver com o aumento da largura dos pneus do que propriamente o aumento do diâmetro pois pelos pneus que alterastes apenas alterou cerca de 3,5cm no diâmetro. A largura sim , vai oferecer mais contacto com o chão logo mais resistência ao rolamento dos mesmos, além que em principio são mais pesados o que também influencia a capacidade do motor em andar, mais num carro fraco como o samurai. Além disso calculo que os pneus que colocastes eram para fora de estrada os quais não são estudados para oferecer baixa resistência pois não é necessário tal preocupação para o uso que foram feitos.
Quanto aos velocímetros ao se alterar o diâmetro nunca mais darão a velocidade real ( ou que deveriam dar pois real raramente dão com precisão) pois eles são estudados para dar com as rodas originais ou em motos "mais evoluídas" que são ligadas à caixa de velocidades, nem a relação final se poderá mudar pois nunca mais dará a velocidade real pois neste caso eles baseiam-se que em determinada mudança a certa rotação a velocidade é x.
Teoricamente o aumento da roda vai permitir dar mais velocidade de ponta ( teoricamente pois temos de ter em conta a potencia do motor ) e/ou circular a determinada velocidade com rotações mais baixa que andaríamos numa roda pequena. E é fácil entender. Espetem um lápis num circulo pequeno e num circulo grande e dêem uma volta completa com o mesmo pelo chão e vejam qual percorreu maior distância.
Um abraço,
_________________
Pedro Gomes
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