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Rolamento de Agulhas
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Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
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Autor Mensagem
António Marto
Vespa Chicco
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Registo: Jul 24, 2007
Mensagens: 18
Local/Origem: Lisboa/Alq. Serra

MensagemColocada: Ter Jul 24, 2007 - 11:03 am    Assunto: Rolamento de Agulhas Responder com Citação

Saudações vespistas a todos!

Sou novo por aqui, mas já algum tempo que acompanho este forum.

Tenho uma vespa 50s que comecei por reparar o motor.

Tenho o motor aberto e limpo, e estou a pensar por todos os rolamentos, vedantes, discos de embraiagem, e mais uma peças que estavam partidas, novos.

Quando abri o motor começaram a sair as agulas do rolamento (de agulas), pelo que pensei logo por um novo. Mas estou com problemas em tirá-lo. Já tentei com um alicate mas tenho medo de fazer muita força e estragar o carter.

1 - Alguém tem uma suguestão para tirar este rolamento?

2 - Há algum problema em pôr a mesma cambota e respectiva biela, ou tenho de colocar tudo novo?

3 - Devo por massa consistente (ou outro lubrificante) nos novos rolamentos?

4 - Também já ouvi falar em riscos no carter na zona da cambota, penso que a minha tem, mas não está a "roçar" (raspar), algum conselho?

Devo dizer que a vespa tinha o motor colado (piston colado ao cilindro), descolei, mandei rectificar, comprei piston novo, montei e trabalhou.

Voltei a tirar tudo fora porque não tinha embraigem, então resolvi abrir o motor o fazer uma revisão geral, para não ter mais chatices.
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Ter Jul 24, 2007 - 12:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Resta saber como tiraste o piston... À martelada ou com métodos mais soft?

Isso de por a mesma cambota e tal não é problema nenhum, se a mesma estiver em bom estado. Recomenda-se só a calibragem da mesma, mas isso tb não é grande espiga; um torneiro qq faz-te isso rápido.

Quando ao rolamento de agulhas, a quel te estás a referir? Ao da cambota (onde entra o cavilhão do piston) ou ao da caixa de velocidades (onde apoia no carter)? Penso que seja este ultimo...

Conselho: cuidado ao tirá-lo, porque nesse zona o carter é bem fininho e já vi muitos e muitos carters de 50S com buracos nessas zonas! Nada que não se resolva enchendo e rectificando, mas se puderes evitar isso melhor, n'é!?! Isso com um alicate costuma sair... É mais paciencia, muita paciencia, do que outro segredo qq... Um calorzito no carter tb costuma ajudar os rolamentos a sairem...

Bom trabalho!
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António Marto
Vespa Chicco
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Registo: Jul 24, 2007
Mensagens: 18
Local/Origem: Lisboa/Alq. Serra

MensagemColocada: Ter Jul 24, 2007 - 1:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Resta saber como tiraste o piston... À martelada ou com métodos mais soft?




Pois... levou calor e umas marteladas.....

Será que basta calibrar? Dá para pôr biela nova e calibrar a mesma cambota? Ou tenho de por tudo novo?


Pedro Estevão escreveu:
Isso de por a mesma cambota e tal não é problema nenhum, se a mesma estiver em bom estado. Recomenda-se só a calibragem da mesma, mas isso tb não é grande espiga; um torneiro qq faz-te isso rápido.

Quando ao rolamento de agulhas, a quel te estás a referir? Ao da cambota (onde entra o cavilhão do piston) ou ao da caixa de velocidades (onde apoia no carter)? Penso que seja este ultimo...



Sim, é o rolamento da caixa de velocidades (onde apoia no carter).


Pedro Estevão escreveu:
Conselho: cuidado ao tirá-lo, porque nesse zona o carter é bem fininho e já vi muitos e muitos carters de 50S com buracos nessas zonas! Nada que não se resolva enchendo e rectificando, mas se puderes evitar isso melhor, n'é!?! Isso com um alicate costuma sair... É mais paciencia, muita paciencia, do que outro segredo qq... Um calorzito no carter tb costuma ajudar os rolamentos a sairem...

Bom trabalho!


Obrigado pelas dicas!
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Ter Jul 24, 2007 - 9:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois isso se levou marteladas tem de certezinha absoluta um empeno e está, com ainda mais certeza, tudo descalibrado.

É obrigatório que vás a um torneiro e mandes abrir a cambota, desempenes a biela (que provavelmente com a pancada empenou ainda mesmo que ligeiramente), feches tudo e mandes calibrar.
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António Marto
Vespa Chicco
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Registo: Jul 24, 2007
Mensagens: 18
Local/Origem: Lisboa/Alq. Serra

MensagemColocada: Qua Jul 25, 2007 - 9:34 am    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Pois isso se levou marteladas tem de certezinha absoluta um empeno e está, com ainda mais certeza, tudo descalibrado.

É obrigatório que vás a um torneiro e mandes abrir a cambota, desempenes a biela (que provavelmente com a pancada empenou ainda mesmo que ligeiramente), feches tudo e mandes calibrar.


Ok! Vou fazer isso então!

Obrigado!
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pauloviana
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Seg Jul 30, 2007 - 1:10 pm    Assunto: Responder com Citação

a colocação de biela ( incluindo biela e rolamento) e calibração ronda a casa dos 30 euros portanto não vale a pena arriscares
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António Marto
Vespa Chicco
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Registo: Jul 24, 2007
Mensagens: 18
Local/Origem: Lisboa/Alq. Serra

MensagemColocada: Seg Jul 30, 2007 - 2:00 pm    Assunto: Responder com Citação

pauloviana escreveu:
a colocação de biela ( incluindo biela e rolamento) e calibração ronda a casa dos 30 euros portanto não vale a pena arriscares


Por esse valor, não vale mesma pena...

A minha dúvida é se qualquer torneiro sabe fazer isso como deve de ser. Mas tb nada como perguntar.

Obrigado pela informação, é sempre bom ter uma ideia de qto se vai gastar Smile

Cumprimentos
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Ter Jul 31, 2007 - 5:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que sim que qualquer torneiro deverá fazer uma coisa em condições, mas nada como tentares ir a um recomendado / já com trabalho (re)conhecido...
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António Marto
Vespa Chicco
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Registo: Jul 24, 2007
Mensagens: 18
Local/Origem: Lisboa/Alq. Serra

MensagemColocada: Ter Set 25, 2007 - 2:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Acho que sim que qualquer torneiro deverá fazer uma coisa em condições, mas nada como tentares ir a um recomendado / já com trabalho (re)conhecido...


Fui a dois torneiros mas disseram-me que nunca tinha feito nada do genero. E desconheciam como calibrar. Até me perguntaram se era calibrar ou desempenar a cambota.
Ambos repararam que a biela está mesmo empenada.


Ajuda:

Alguém me sabe indicar um torneiro de confiança para fazer este trabalho, de preferência na zona de Leiria, senão em Lisboa ou arredores.

Obrigado
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Set 28, 2007 - 6:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Epá eu fiz uma calibragem numa oficina normalissima de motorizadas e um "desempenanso" de biela na ACOL (não consegui encontrar os contactos)...

Ninguém nunca ficou surpreendido com o meu pedido...
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António Marto
Vespa Chicco
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Registo: Jul 24, 2007
Mensagens: 18
Local/Origem: Lisboa/Alq. Serra

MensagemColocada: Sáb Set 29, 2007 - 4:33 pm    Assunto: Responder com Citação

OK, obrigado!

Parece que por aqui isso é uma coisa estranha.

Em relação a rolamento de agulhas, que deu origem a este tópico, alguém me sabe dizer a referência deste rolamento (medidas), para a 50s
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Out 12, 2007 - 5:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Não tens o antigo contigo?
Podes sempre tentar ver na Originalvespa...
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joaorusso
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Feb 06, 2006
Mensagens: 164

MensagemColocada: Dom Nov 04, 2007 - 2:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Se a zona de Leiria te é favorável, aconselho-te a ir ao Trino, que de vespas ele percebe muito e sabe encaminhar-te a um torneiro, ou qualquer outra coisa que precises... Eu tenho lá a minha PK também com o motor aberto, para fazer o mesmo (revisão geral) e levar um kit de 100cc... Ele sabe que rolamentos te indicar e o que é, ou não conveniente mudar...

Saudações Vespistas
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Seg Nov 12, 2007 - 5:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Ao Trino!?! Shocked
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joaorusso
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Feb 06, 2006
Mensagens: 164

MensagemColocada: Ter Nov 13, 2007 - 2:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim ao Trino, Fernando Trino, é o meu mecânico... Ele está muito ligado ás vespas, é até o presidente do vespa clube de Leiria....

Cumps
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