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Dinamómetro por 5 euros
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Autor Mensagem
Bob
Vespa 50 S
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Registo: Nov 27, 2006
Mensagens: 86
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Ter Jan 02, 2007 - 1:25 pm    Assunto: Dinamómetro por 5 euros Responder com Citação

Eu adoro os alemães...

http://land.heim.at/pampa/252319/tmt/gsf_dyno.html

Bob
(o Tunes vai postar em 5... 4... 3...)
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Ildebrando
Administrador
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Registo: Jun 22, 2005
Mensagens: 881
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Ter Jan 02, 2007 - 3:01 pm    Assunto: Re: Dinamómetro por 5 euros Responder com Citação

Bob escreveu:
(o Tunes vai postar em 5... 4... 3...)


Deve ser deve...esse é pior que um certo renegado que andou desaparecido à conta das BTT...O Tunes agora anda em outras andanças...segundo sei a vespa tem um pneu furado à mais de um de um mês à porta de casa...
Tanto trabalho a criar um puto para ele agora se perder... Very Happy

Um abraço
Ildebrando
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Jan 05, 2007 - 1:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Fónix é de facto espantoso o que esta gente se lembra! Very Happy
Com esquemas e tudo...

É agora é que eu vou ver o quanto dá efectivamente a minha Vespa!

P.S. - ó Bob, como é que tu encontras estas preciosidades? Bem sei que o segredo é a alma do negócio, mas...
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Bob
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Nov 27, 2006
Mensagens: 86
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Sex Jan 05, 2007 - 3:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
P.S. - ó Bob, como é que tu encontras estas preciosidades? Bem sei que o segredo é a alma do negócio, mas...


Posso

a) estar todos os dias até às 3 da manhã a pesquisar na net como um louco sem vida social ou

b) visitar casualmente o www.scooterbbs.com . Foi lá q vi o Vespa 400 dragster e muitas outras coisas para as quais vocês não estão preparados. O que está a dar agora é a acelera com 112 cavalos. Sim, 112. Shocked Aviso-os já se quiserem postar, eles não têm pena nenhuma de newbies com perguntas estúpidas! Exclamation



Bob
(PE, já tens o PE?)
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Bob
Vespa 50 S
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Registo: Nov 27, 2006
Mensagens: 86
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Sex Jan 05, 2007 - 3:06 pm    Assunto: Re: Dinamómetro por 5 euros Responder com Citação

Ildebrando escreveu:
Bob escreveu:
(o Tunes vai postar em 5... 4... 3...)


Tanto trabalho a criar um puto para ele agora se perder... Very Happy


Tem fé, eu também voltei, não voltei? Dá-lhe um par de anos ou até ele estragar os carros, o que acontecer primeiro. Very Happy

Bob
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Eduardo Antunes
Administrador
Administrador


Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sáb Jan 06, 2007 - 2:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá amiguinhos, voltei! (Bom, pelo menos por um post...)

Claro que com um link destes, seria caso para dizer "o tunes vai postar em 5, 4, 3..." mas para isso era preciso eu vir sequer ao fórum, não tem mesmo acontecido Wink

O PE já me tinha mandado o link, a dizer que tinhas sido tu a postá-lo aqui no fórum, e eu achei que isto era uma coisa mesmo à "uncle Bob"!

Quanto ao pneu furado, mais se informa que foi reparado ainda em 2006, ou melhor, substituído pelo suplente... a ver se hoje tenho tempinho para fazer a troca pelo novo.

Sobre o link, eu respondi ao PE com um paleio técnico infindável, mas suponho que não o queiram ler... Rolling Eyes
_________________
PX125E - Piaggio Nero
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Bob
Vespa 50 S
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Registo: Nov 27, 2006
Mensagens: 86
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Sáb Jan 06, 2007 - 3:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Eduardo Antunes escreveu:
Sobre o link, eu respondi ao PE com um paleio técnico infindável, mas suponho que não o queiram ler... Rolling Eyes


Supões mal. Venha daí.

Bob
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Eduardo Antunes
Administrador
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Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sáb Jan 06, 2007 - 9:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Ai sim? Então passo a transcrever o dito e-mail.

Interessa, e bem. Por um lado, parece-me simples que descontando o peso do condutor, a força de atrito aerodinâmico, atirando uma ou outra constante para as restantes perdas e misturando isso com a variação de energia do sistema se consiga estipular a potência. Quando andava no 9º, 10º ano, fiz isso. Para calcular a potência que tinha “nas pernas”, em cima da bicicleta, lá me pus a fazer “lançamentos” a ver quanto tempo demorava a acelerar até uma certa velocidade. Depois pegava nesse tempo, no meu peso, no peso da bicicleta, e por variação de uma ou outra constante lá sacava uns valoresde potência, devidamente convertidos para cavalos. Lembro-me que para calcular as perdas fiz uma média entre os carros que conhecia, com os valores tabelados para aceleração e peso deles, depois experimentava a minha fórmula a ver se os cavalos do resultado faziam sentido com o valor de potência anunciada do carro. Ok, não era um valor muito certo, mas fazia o seu sentido e já dava para brincar um bocado com números.

Pronto, agora que já revelei o meu lado geek, passo para a leitura desse sistema. Baseados no facto que um dado som, provocado por um sistema rotativo como o motor de um carro, duplicará a sua frequência quando o motor estiver ao dobro da rotação (e analisando um espectro sonoro de *.wav pode ver-se bem a frequência a cada instante), juntando isso à relação de caixa (que eles pedem), e vendo como a frequência (ou rotação) aumenta com o tempo, assim calculamos a aceleração. Como se sabe que a força é igual à massa vezes a aceleração que, com um as continhas (e é aqui que entra o valor de caixa, relacionando a frequência com a rotação, a rotação com o valor de caixa, e calculando assim o espaço percorrido) dá para sacar a variação de energia, que, dividida por um espaço de tempo resulta num valor de potência...

Não deixa de ser engenhoso, recorrer e desenvolver um sistema destes, costuma-se dizer que na simplicidade é que estão os grandes inventos Wink
_________________
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Bob
Vespa 50 S
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Registo: Nov 27, 2006
Mensagens: 86
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Sáb Jan 06, 2007 - 9:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Agora diz isso em alemão enquanto bebes um copo de água. Smile

Bob
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Ildebrando
Administrador
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Registo: Jun 22, 2005
Mensagens: 881
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Dom Jan 07, 2007 - 10:40 am    Assunto: Responder com Citação

Bob escreveu:
Agora diz isso em alemão enquanto bebes um copo de água. Smile
Bob


Eh Eh Eh...


Grande teoria sim senhor Tunes...mas deixou-me quase a chorar...
Depois de ler essas coisas é que me apercebi a infância triste que tiveste...nunca mais vou gozar contigo por que agora sei que a culpa não é tua...
Calcular a potência das pernas?
Isso é o que dá não haver miudas na tua rua... Very Happy

Um abraço
Ildebrando
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CharliE
Vespa 300 GT
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Registo: Mar 08, 2006
Mensagens: 383
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MensagemColocada: Dom Jan 07, 2007 - 2:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Ildebrando escreveu:
Bob escreveu:
Agora diz isso em alemão enquanto bebes um copo de água. Smile
Bob


Eh Eh Eh...


Grande teoria sim senhor Tunes...mas deixou-me quase a chorar...
Depois de ler essas coisas é que me apercebi a infância triste que tiveste...nunca mais vou gozar contigo por que agora sei que a culpa não é tua...
Calcular a potência das pernas?
Isso é o que dá não haver miudas na tua rua... Very Happy

Um abraço
Ildebrando


E ainda oferecem minis a gajos destes.. ele andava tão bem de bicicleta! Very Happy
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Bob
Vespa 50 S
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Registo: Nov 27, 2006
Mensagens: 86
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Dom Jan 07, 2007 - 3:18 pm    Assunto: Responder com Citação

O q eu gosto neste dinamómetro home-made é que, mesmo q um gajo se esteja a marimbar para os coeficientes de aerodinâmica e o peso do veículo com o piloto e a relação de caixa e isso tudo, só afecta o valor absoluto indicado da potência.

Continuamos a poder fazer comparações objectivas e quantificáveis entre várias afinações de carburador, ou usando vários escapes. Os valores da potÊncia estão descalibrados mas os gráficos dizem-nos exactamente onde é q ganhamos ou perdemos, e quanto (em proporção). Boa onda!

Bob (quando for grande vou quitar uma vespa)
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Eduardo Antunes
Administrador
Administrador


Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Dom Jan 07, 2007 - 3:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas isso também fazes com arranques e contagens de tempo, obviamente tens de ponderar um valor para as perdas, mas se usares sempre o mesmo vais notar diferenças com afinações diferentes...

Ilde: agora já há miúdas na minha rua, por isso comprei um mini :p

Charlie: ter um ax petroleiro não abona nada a favor...
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PX125E - Piaggio Nero
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Jony
Vespa 300 GT
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Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Dom Jan 07, 2007 - 10:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Demais!!!



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Sprint 150 ; PX 125 T5 ; P5 172 Worb5
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Ter Jan 09, 2007 - 3:43 pm    Assunto: Responder com Citação

O que é facto, com ou sem o Tunes a falar grego e debaixo de água, este post fez-me sonhar.

Sei que por "deficiencia do operador" (eu mesmo) ou por preguiça ou por incompetencia, nunca vou fazer nada disto, mas gosto de saber que alguém usa a cabeça não só para usar chapéu e cria coisas simples e eficazes...

Tunes, por agora és o meu heroi, por teres em puto pensado numa coisa que não percebi pêva, mas parece-me tecnologica e mentalmente elaborada, coisa que nem nos dias de hoje eu consigo perceber, quanto mais com 16 anos e andando de bicicleta!
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