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Utilização / Durabilidade da LX 125
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Autor Mensagem
sammar
Vespa Chicco
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Registo: Dec 04, 2006
Mensagens: 3

MensagemColocada: Seg Dec 04, 2006 - 5:17 pm    Assunto: Utilização / Durabilidade da LX 125 Responder com Citação

Boas a todos,

Estou interessado em comprar uma LX 125 para utilizar no dia-a-dia (pretendo fazer o percurso casa-trabalho-casa, cerca de 30 km, em Lisboa).

Gostava que me esclarecessem os seguintes pontos:
1. Se este é um modelo apropriado para o tipo de utilização que pretendo.
2. Se não terei muitas chatices em relação à fiabilidade / durabilidade do motor (30 km por dia) e restantes componentes.
3. Em relação aos custos de manutenção, quando comparado com outros modelos.

Cumprimentos
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Jony
Vespa 300 GT
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Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Seg Dec 04, 2006 - 7:34 pm    Assunto: Responder com Citação

pelo preço dessa scooter mais vale comprar uma vespa PX, que é bastante fiavel, de manutenção barata e bastante agradável à vista. Mesmo com todos estes pontos positivos, ainda tem a vantagem de ser uma vespa

cumps
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Sprint 150 ; PX 125 T5 ; P5 172 Worb5
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Ildebrando
Administrador
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Registo: Jun 22, 2005
Mensagens: 881
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Seg Dec 04, 2006 - 9:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Em durabilidade ( quase 30 anos comprovados, pela minha), manutenção (muito mais em conta depois de se aprender como a fazer) e por muitos outros pontos... a sua beleza especialmente...acho que por esse preço devias investir numa PX.

Um abraço
Ildebrando
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JBorges
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Jul 09, 2006
Mensagens: 55
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Dec 05, 2006 - 1:05 am    Assunto: Responder com Citação

A PX têm 30 anos de estrada e os seus créditos confirmados.
A LX é recente mas tem um motor a 4 tempos, o que teoricamente tb será um indicio de fiabilidade.
Preferes mudanças ou aceleras?
Os 30km tem semáforos? Por vezes as mudanças cansam.
A LX tem espaço para capacete debaixo do banco a PX não.
O porta-luvas da LX é minusculo o da PX é bem melhor.
A LX em chave com chip o que corta a corrente, a PX não.

São motas de estilos diferentes mas ambas são Vespas, qual das duas gostas mais em termos de estética?
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PX125E (1991), LX 125 (2006)
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PCTavares
Vespa 250 GTS
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Registo: Apr 11, 2006
Mensagens: 280
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Dec 05, 2006 - 12:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Dizes que estás interessado numa LX 125, por isso deduzo que já tenhas visto as outras Vespas que estão no mercado, como tal não é preciso vir falar na PX.
A questão aqui é então a de saberes se esta mota é indicada para o tipo de utilização que pretendes fazer. Na minha opinião penso que sim. Tem cilindrada para poder andar em auto-estradas, é uma mota que faz bem essa quilometragem diária, acompanha bem o tráfego, e não dá chatices de manutenção. E nestes dias de chuva é bom poder pôr o capacete debaixo do assento. Ah, e é uma Vespa. Wink
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Vespa PX 150E
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Tiago Pereira
Vespa 300 GT
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Registo: Jul 27, 2005
Mensagens: 560

MensagemColocada: Ter Dec 05, 2006 - 1:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Epa a LX vai dar perfeitamente para esse percurso q pretendes. 30 km's por dia não é mesmo nada. Fiz esta ano passado todo 70km's por dia para ir para o trabalho numa scooter com 36 anos e nunca tive um unico problema, por isso uma a sair do stand tem q aguentar isso.

É fácil de conduzir etc, económico, anda bem, curva bem, é silencioso etc..

Durabilidade é difícil dizer, pois é um modelo recente, não é possível comparar com outras vespas q ja andam ai a 30,40,50,60 anos.
Mas tb não tou a ver a LX a desintegrar em dois anos Razz
Mas creio q comparado com outras marcas de scooters dessa cilindrada, parece me ter mais qualidade e melhor design. Afinal de contas os italianos ja tem 60 anos de experiencia a fazer scooters.

Tb não sei pelo preço se não compensava uma GT ou GTS, não sei mesmo sobre os preços dissos. Mas se vais numa de automatica, pelo menos compra a melhor q consegues.

Agora se queres ouvir a minha opinião PESSOAL:
Eu compraria antes uma PX, se queres comprar novo. É muito diferente, mas tem outra personalidade. É mais próximo das antigas vespas e tens praticamente todos os beneficios de uma scooter moderna. E a nivel de reparações a PX vai ser mais económica sempre, e como é bem mais fácil vais acabar por fazer a maior parte das coisas.
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Lambretta DL 150 '70
Vespa Rally 200 '76
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Jony
Vespa 300 GT
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Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Dec 05, 2006 - 1:57 pm    Assunto: Responder com Citação

já que estás interessado em comprar uma scooter só de acelerar pelo menos compra uma boa e barata, tens aí muitas marcas à escolha. Garanto-te uma coisa, em termos de qualidade de materiais e motor uma suzuki, honda ou yamaha estão muito à frente da Piaggio. O unico senão é que queres uma scooter parecida com uma vespa,pois, sendo assim só mesmo a LX ou as GT. Já me passou uma LXV pelas mãos e mais recentemente uma LX50 4T e posso dizer uma coisa, aquilo tem uma qualidade muito fraca, além de que são charutos autênticos. Tb já experimentei uma GTV e uma GTS e não achei nada de especial. Ainda se fossem baratas...
Vespas só de mudanças, quem quer uma de acelerar nada melhor q uma japonesa. Isto nem tem discussão!
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Sprint 150 ; PX 125 T5 ; P5 172 Worb5
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sammar
Vespa Chicco
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Registo: Dec 04, 2006
Mensagens: 3

MensagemColocada: Ter Dec 05, 2006 - 4:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Antes de mais, obrigado pelos comentários.

Já agora contando um pouco mais da história...
Acabei de tirar a carta AP e estava a pensar em comprar uma Honda CB 500 ou uma Kawasaki ER500, nunca uma scooter!... Nunca até ter visto a LX, chamou-me a atenção e... esteticamente, gosto dela. Além disso, sempre é mais económica do que qualquer 500.

Entretanto, nos próximos dias, quero ver se faço um test drive à LX (e à PX, se for possível), pois nunca conduzi uma scooter / vespa.

Relativamente ao facto de, de uma forma geral, as pessoas preferirem a PX, eu acho que percebo porquê, mas em relação a uma condução, sobretudo em cidade (Lisboa), qual acham que dá maior gozo / facilidade de condução?
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Jony
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Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Dec 05, 2006 - 4:21 pm    Assunto: Responder com Citação

vou-me armar em bruxo e dizer já qual vai ser a tua decisão depois do test-drive (se fores experimentar a LX e a PX).
Vais comprar uma PX e dar razão à malta quando dizemos mal desses charutos só de acelerar.
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Vespao
Vespa 125 G.T.R.
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Registo: Nov 09, 2006
Mensagens: 142
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MensagemColocada: Ter Dec 05, 2006 - 9:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Então e se ias para uma 500 sempre tens a 150 Wink
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Marcelo Aguiar
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Registo: Oct 24, 2005
Mensagens: 808

MensagemColocada: Qua Dec 06, 2006 - 7:00 pm    Assunto: Responder com Citação

sammar escreveu:
Acabei de tirar a carta AP e estava a pensar em comprar uma Honda CB 500 ou uma Kawasaki ER500, nunca uma scooter!... Nunca até ter visto a LX, chamou-me a atenção e... esteticamente, gosto dela.


Ah pois é... também me aconteceu isso... quando vi a LX não conseguia pensar em mais nada, é como digo, quando dei por mim estava a escolher a côr... aparentemente há aqui mais pessoal que gosta da LX além de mim...

sammar escreveu:
Relativamente ao facto de, de uma forma geral, as pessoas preferirem a PX, eu acho que percebo porquê, mas em relação a uma condução, sobretudo em cidade (Lisboa), qual acham que dá maior gozo / facilidade de condução?


Eu uso a minha LX mais ou menos 30km/dia. Moro em Odivelas e trabalho no Saldanha.. e a LX50 4T que tenho é o meu único meio de transporte.

Sinceramente considero que uma automática é muito mais simples de conduzir no meio do trânsito. Não só pelo facto de ser automática, ou seja, é só acelerar, largas o punho do acelerador, ela desacelera logo, podes por os pés no chão quando quiseres sem te preocupares de deixares de poder travar com o travão de trás...
...mas também pelo facto de ser uma small frame: passa pelos carros bem melhor que uma PX, presumo eu.

Atenção que apenas um capacete aberto tipo penico é que cabe numa LX. Se for um Jet, como o Jet3 da CMS ou um fechado, esquece. Nesse aspecto a GT ou a GTS são melhores porque aquilo tem um porta-bagagens que não acaba.
De qualquer forma podes sempre instalar uma top-case. Não sei porquê (ou talvez saiba), mas a LX presta-se melhor a levar uma top-case do que uma PX, esteticamente falando.

Quanto a gozo de condução.... sou um bocado maçarico em termos de Vespas clássicas, mas acredito que uma Vespa com mudanças seja mais interessante de conduzir, embora tenha ouvido dizer que a LX, GT, GTS são mais estáveis e confortáveis (vibram menos, travam mais, andam melhor, arrancam melhor, etc).
Nos motores 4T, das Vespas modernas, o funcionamento é uma coisa mais limpa, mas definitivamente há um "distanciamento" maior entre ti e a mecânica Vespa, por isso se fores gajo de não querer sujar as mãos... vai para a LX..
...se gostares de meter óleo e gasolina, sentir o cheiro a mistura ( na minha opinião: Confused ), sentires o funcionamento de um motor 2T e se te interessares por mecânica e queiras aprender... vai para a PX.

Agora, pá, uma japonesa não tem o charme (mesmo comparando com uma Vespa moderna) que uma Vespa tem. Não me venham com cantigas. Uma Vespa é uma Vespa, tem aquele design bem mais bonito e "retro", que uma japonesa nunca terá, nunca.
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abraços vespa
marcelo aguiar
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Jony
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Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qua Dec 06, 2006 - 7:06 pm    Assunto: Responder com Citação

pode ter o design pseudo-retro a imitar as vespas mas nunca vai chegar aos calcanhares da tecnologia e fiabilidade japonesa (são fiaveis e performantes, não é para todos!!!!) .
Sempre foi assim e sempre será, não só nas motas como também nos carros.
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Marcelo Aguiar
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Registo: Oct 24, 2005
Mensagens: 808

MensagemColocada: Qua Dec 06, 2006 - 8:32 pm    Assunto: Responder com Citação

ó Jony, eu acho que a escolha de uma Vespa nunca passará pela comparação da mesma com uma scooter japonesa. Tu à partida estás logo a assumir que estás a privilegiar o design, o estilo e a atitude do que propriamente a simplória opção de um motor hiper-fiável. Mete isto na cabeça, pá. Wink

Qando me perguntam que scooter devem escolher eu digo sempre: "Escolhe uma Vespa, mas se quiseres pertencer ao 'mundo menor' das scooters normais, escolhe uma japonesa qualquer" Very Happy

Agora diz-me lá uma coisa... eu sei já é um bocado off-topic mas diz lá porque é que o design da LX, GT, GTS, LXV, etc, é design pseudo-retro?
_________________
abraços vespa
marcelo aguiar
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Vespao
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Registo: Nov 09, 2006
Mensagens: 142
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MensagemColocada: Qua Dec 06, 2006 - 9:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu quando venho do trabalho pra casa é como se fosse uma scooter japonesa... até voa!

Já ao fds a passear Cool o estilo tá na cabeça... agora a conduzir em cidade todos os dias não acredito que uma PX seja melhor pra conduzir que uma GT.

Realmente a minha trava muito melhor do que o que anda Twisted Evil Surprised



Ando a tentar "converter" uma amiga minha que gosta das scooters com rodas de 16" pra comprar Smile
_________________
LX 50 4T '06
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Jony
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Registo: Dec 08, 2005
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Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qua Dec 06, 2006 - 10:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Marcelo Aguiar escreveu:
ó Jony, eu acho que a escolha de uma Vespa nunca passará pela comparação da mesma com uma scooter japonesa. Tu à partida estás logo a assumir que estás a privilegiar o design, o estilo e a atitude do que propriamente a simplória opção de um motor hiper-fiável. Mete isto na cabeça, pá. Wink

Qando me perguntam que scooter devem escolher eu digo sempre: "Escolhe uma Vespa, mas se quiseres pertencer ao 'mundo menor' das scooters normais, escolhe uma japonesa qualquer" Very Happy

Agora diz-me lá uma coisa... eu sei já é um bocado off-topic mas diz lá porque é que o design da LX, GT, GTS, LXV, etc, é design pseudo-retro?


Eu não quero ser mau, mas 80% dos vespistas não considera essas scooters vespas a sério.
Quanto ao pseudo-retro é porque eles tentam fazer um aspirador com linhas das antigas, mas nota-se que está ali qualquer coisa mal. Nunca vai passar de um aspirador, por mais restylings que façam para imitar as vespas vespas.
Mas isto é a opinião de um gajo que não gosta de aceleras, por isso já sabes que é muito parcial e não deve ser tomada em conta por quem esteja mentalmente são Laughing Laughing Laughing

Btw: tudo o que é japonês e tem motor rula!!!!
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