Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
Autor |
Mensagem |
Luciano Oliveira Vespa Chicco
Registo: Aug 30, 2006 Mensagens: 46 Local/Origem: Lisboa
|
|
Voltar acima |
|
|
|
|
GilBrandao Vespa 200 Rally
Registo: Aug 05, 2005 Mensagens: 210
|
Colocada: Ter Set 12, 2006 - 11:34 am Assunto: MSF tips |
|
|
Vale efectivamente a pena as tips...Aliás tudo o que a MSF faz na América é que faz lei.São um poderoso lobby motard e sobem até às mais altas instâncias para fazerem aprovar leis a favor das 2 rodas (mas tb contra, por exemplo, nos níveis ruído em período nocturno, em que pediram penas severas para os prevaricadores...)
O Presidente tinha uma coluna semanal com dicas para conduzir motas num jornal que teve tanto sucesso que decidiu compilá-las em livro e é já considerado um clássico, com situações do dia a dia, o que aconteceu e como resolver numa próxima.
Da MSF é tudo excelente no campo editorial e qdo comecei a andar de mota foi o que comprei (4 livros deles)para fazer um "upgrade" às m"#$%& que (não) nos ensinam na escola de condução, em que somos lançados para a estrada, em 2 rodas, após o papel na mão devidamente certificado pela DGV, como patos bravos em época de caça.
Se tivessemos cá uma Fundação dessas muitas coisas estariam melhores a nível de "skills" motociclisticas....
Agradeço a sugestão...e claro já estão todas printadas, para mais um upgrade. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Jony Vespa 300 GT
Registo: Dec 08, 2005 Mensagens: 1343 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Ter Set 12, 2006 - 1:52 pm Assunto: |
|
|
nao é so a tirar a carta de mota que nao se aprende nada (aliás, para quem sabe até é preciso "desaprender"), a carta de carro é a mesma coisa.
Esse documento ta giro e tal mas nao é por se ler isso que se aprende a andar de mota, nada como na vida real, sobretudo se for numa cidade com algum transito _________________ Sprint 150 ; PX 125 T5 ; P5 172 Worb5 |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
GilBrandao Vespa 200 Rally
Registo: Aug 05, 2005 Mensagens: 210
|
Colocada: Ter Set 12, 2006 - 3:35 pm Assunto: |
|
|
Esse documento ta giro e tal mas nao é por se ler isso que se aprende a andar de mota, nada como na vida real, sobretudo se for numa cidade com algum transito.
Ò Jony, quando vais para a estrada já deves levar 2 ou 3 dicas teoricas interiorizadas, tipo devo reduzir a aceleração a zero qdo travo com o pé direito e não devo travar nas curvas...Percebo o teu conceito geral, mas na prática é do género de atitudes que matam pessoas em 2 rodas.Quando,supondo, que não percebes chavo de teoria de que vale ires para uma cidade com transito( ) e chegas a um cruzamento e estás à noia com a ordem de passagem...e isto sem falar do dominio da embraiagem no arranque da vespa ou, como já vi, pessoal que sempre que travava com a mão direita tb acelerava...nao pode ser
Coisas como contra-brequagem ou evitamentos primeiro lês e aprendes, depois é que pões em prática, se tiver que ser, pq já tens os gestos fluidos e todos os dias lias o mesmo e fizeste a sequência na tua cabeça e na altura da verdade não te pões a "inventar fosquinhas" mas mantens-te frio e analitico e esperas que as coisas aconteçam fluidamente...Boa estrada!! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Jony Vespa 300 GT
Registo: Dec 08, 2005 Mensagens: 1343 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Ter Set 12, 2006 - 3:56 pm Assunto: |
|
|
em situações de risco o mais importante é o instinto e prática, nessas alturas não te lembras da teoria.
claro que convém sempre saber os truques, de vez em quando vais-te lembrando de alguma coisa (não estou a falar das regras de transito, essas toda a gente devia saber!).
Eu sou a favor de um exame de pericia quando se vai tirar a carta de mota, 80% do pessoal que vai pra la chumbava de certeza, e bem _________________ Sprint 150 ; PX 125 T5 ; P5 172 Worb5 |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
GilBrandao Vespa 200 Rally
Registo: Aug 05, 2005 Mensagens: 210
|
Colocada: Ter Set 12, 2006 - 7:46 pm Assunto: |
|
|
Concordo com tudo a 100%!!! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
GilBrandao Vespa 200 Rally
Registo: Aug 05, 2005 Mensagens: 210
|
Colocada: Qua Set 13, 2006 - 4:20 pm Assunto: |
|
|
[quote="Jony"]em situações de risco o mais importante é o instinto e prática, nessas alturas não te lembras da teoria.
O que eu queria dizer é que se te tiverem ensinado boas teorias tens melhores práticas!! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|