Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
Autor |
Mensagem |
filtragem Vespa Chicco
Registo: Apr 03, 2017 Mensagens: 3
|
Colocada: Seg Abr 03, 2017 - 5:41 pm Assunto: Restauro de Vespa 50s, qual a melhor combinação? |
|
|
Olá a todos,
Vou restaurar uma Vespa 50s (V5SA1) de cima a baixo, pelo que, tudo é possível, ou não, mudar.
O que procuro principalmente é que ela tenha força suficiente para poder andar nas colinas de Lisboa com uma ou duas pessoas sem problemas, eu tenho 75kg e a segunda pessoa 60kg.
O objectivo é ir de casa para o trabalho ~10/15km e alguns passeios de fim de semana por isso tem de ser fiável. Não preciso de grandes velocidades qualquer coisa à volta 80km/h penso ser um limite aceitável para mim.
Como disse não tenho problemas de orçamento mas também só queria alterar o que compense.
Procuro que a potência seja entregue de forma uniforme ao longo de todas as rotações, não quero algo que muito bom a altas rotações como os POLINI mas que não seja bom em baixas, ou ao contrário como acontece com o motor original.
Pelo que percebi os melhores candidatos são os DR e os PINASCO.
Quero instalar um cilindro de 85cc ou de 102cc, li o que encontrei mas não consegui chegar a uma conclusão definitiva, até porque é seria preciso ter experiência com estes 2 motores.
1 – O de 102cc é muito melhor que o de 85cc?
1.1 - Qual é a diferença real? Notasse de forma significativa ou é marginal (para o meu tipo de utilização)?
1.2 - Será que se instalar um de 85cc depois não me arrependo?
2 – Se for o de 85cc, DR ou PINASCO?
2.1 – Em ferro fundido ou alumínio?
2.2 - Eu sei que os de alumínio não podem ser corrigidos, mas até que ponto isso é necessário ou acontecerá numa utilização normal?
2.2 – Quais são as vantagens do cilindro em alumínio?
3 – Se a escolha for o de 102cc é o PINASCO de alumínio, correcto?
3.1 - Ou o de ferro fundido terá alguma vantagem?
4 – Qual é a diferença de cilindros com 3 ou 6 portas de transferência?
4.1 - Quais são as vantagens/desvantagens de cada um?
4.2 – Que alterações adicionais são necessárias para utilizar um ou outro?
5 – Que escape? Não queria grandes alterações a não ser que sejam necessárias.
Estava a pensar num do mesmo género do original ou um do tipo banana.
5.1 – Qual?
6 – Que carburador? O de origem? Ou é necessário alterá-lo quer escolha um cilindro de 85cc ou apenas com o de 102cc?
7 – Que carreto? Penso que para qualquer uma das escolhas é necessário no mínimo um de 16.
7.1 - Para o cilindro 102cc é melhor um ainda maior? Se for maior terá a mesma força em baixo regime que o de 85cc mas permitirá que na velocidade máxima não esteja a forcar o motor ou a fazer muito barulho?
Em resumo queria uma condução suave com potência suficiente para não ficar enrascado em nenhuma situação e que não note a vespa em esforço ou a fazer muito barulho em velocidades mais altas.
Para isso precisava o melhor compromisso entre cilindro/carreto/escape e é este que não consigo determinar e peço a vossa ajuda.
É longo mas acho que sistematiza uma serie de dúvidas recorrentes e interligadas…
Desde já o meu obrigado.
Pedro |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
diasdiasdias Vespa 50 S
Registo: Aug 21, 2014 Mensagens: 55
|
Colocada: Sex Abr 07, 2017 - 10:31 pm Assunto: |
|
|
Estou curioso, alguém que argumente . |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
filtragem Vespa Chicco
Registo: Apr 03, 2017 Mensagens: 3
|
Colocada: Qua Abr 12, 2017 - 3:52 pm Assunto: |
|
|
Acho que é uma dúvida que todos os que já restauraram uma 50s ou pensam fazê-lo tiveram ou vão ter.
Como é que se faz a combinação "perfeita".
Eu não consegui encontrar, nem a combinação nem a justificação para tal.
Certamente alguém que já fez um restauro mudaria alguma coisa depois, é tal e qual como construir uma casa, estamos prontos para começar quando acaba.
Espero que alguém com experiência em várias soluções possa responder. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
|
Colocada: Qui Abr 20, 2017 - 4:57 pm Assunto: |
|
|
Eia tanta questão... isto dava um tratado de mecânica para smallframes! Vou tenter resumir...
Não sendo especialista, falo da minha experiencia passada.
Tive na minha 50S desde sempre - já a comprei assim - um kit 90 em ferro (na verdade 102cc), com escape de origem e carburador de origem e carreto 16.
O que posso dizer... dava na boa 80 / 90 km/h, agentava tudo em quarta, a subir, a descer, a direito. Com dois comportava-se igualmente bem, claro que em subidas tinha que puxar a terceira e ir nela sempre porque não aguentava a quarta mas nada que não fosse esperado.
Se se podia puxar mais pela coisa? Claro que sim! Com este kit e um carburador um pouco maior e um escape, sem mexer no carreto, conseguem-se 100 km/h, sem perder muito do que disse mas bolas, por 10 km/h??? Se se mexer mais um pouco envolvendo o carreto, consegue-se mais, mas perde-se força e isso nas subidas ou com dois, pode-se tornar chato.
Como disse, minha experiência e como viram estava contente, pouco mexi na equação. Alterei de um escape manhoso para o escape de origem e gostei mais, ganhei força e não perde velocidade (e poupei os ouvidos tb!).
Sei que com o 75 / 85 se conseguem coisas semlhantes e com menos consumo mas com mais trabalho antes, de implementação, afinação e de "testa e tenta". Repito: nunca mexi porque estava contente e para mim deu e sobrou, nunca parou e fui a todo o lado na minha 50S!
Boa sorte!
P.S. - e é esperar pelos mais entendidos que eles andam por aí... |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
filtragem Vespa Chicco
Registo: Apr 03, 2017 Mensagens: 3
|
Colocada: Ter Mai 23, 2017 - 10:55 am Assunto: |
|
|
Desde já obrigado pela tua experiência Pedro.
Qual será a diferença de consumos entre o de 85cc e um 102cc?
Quanto consumia a tua? |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
|
Colocada: Seg Mai 29, 2017 - 4:48 pm Assunto: |
|
|
Entre os 3,5 e os 4l aos 100Km por aí, dependia muito da pressa com que andava e do que apertava com a Vespa |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
|
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
Powered by phpBB
© 2001-2003 phpBB Group
|