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mudar cramalheira e pinhao de ataque

 
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fragoso
Vespa 250 GTS
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Registo: Apr 16, 2006
Mensagens: 266

MensagemColocada: Dom Jun 11, 2006 - 1:46 pm    Assunto: mudar cramalheira e pinhao de ataque Responder com Citação

bem pessoal tenho k mudar pinhao e a cramalheira de um pks e dificil?

so mudei de o kit 102cc e foi facil
agora estou com receio alguem tem fotos e digam me se e preciso alguma ferramenta propria ou algum truque??
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pauloviana
Vespa 300 GT
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Dom Jun 11, 2006 - 4:44 pm    Assunto: Re: mudar cramalheira e pinhao de ataque Responder com Citação

fragoso escreveu:
bem pessoal tenho k mudar pinhao e a cramalheira de um pks e dificil?

so mudei de o kit 102cc e foi facil
agora estou com receio alguem tem fotos e digam me se e preciso alguma ferramenta propria ou algum truque??



a vespa não tem cramalheira nem pinhão de ataque!!! a unica coisa que podes mudar ( não é a unica mas é a mais simples) é o desmultiplicador....

podes meter um de 16 dentes em vez do 14 que tens de origem ( podes meter um 18 mas ai tens de abrir o motor para meteres tb o prato de embraiagem).

Se mudaste o cilindro então nao vais ter dificuldade nenhuma em fazer o serviço Wink

eis os passos:

1- tiras a roda de tras e por tras da mesma tens uma tampinha que tem uns 8 a 10 parafusos ( nao me lembro ktos são ao certo) ( designada por tampa da embraiagem)

2 - retiras o cabo da embraiagem (que esta num "veio" dessa tampa)

3 - com uma 10- 11 (é a 11 pois os parafusos são M7) retiras os parafusos

4 - levanta a dita tampa com algum cuidado para tentar não danificares a junta que esta tem ( ou então compra uma antes de efectuares o serviço que é super barato)

5 - ao abrires a tampa vais reparar k tem lá um carreto pequenito... é este carreto que podes mudar! tens de desapertar a porca de segurança com uma chave 18 ( penso que é esta) e depois substituir o carreto que esta la por o novo.para o tirares basta puxares para cima e ele sai.entre o carreto e o veio ( que é o eixo da cambota Laughing) tens uma meia lua.não te esqueças de a meter outra vez ao sitio ( em principio ela não sai mas se sair mete-a) pois se não a meteres a mota não vai andar pois é isso que dá a " força " inicial para a cambota movimentar-se.

Uma nota importante: pode parecer estupidez mas mta gente comete esse erro que é em vez de desapertar a porca de segurança aperta-a pois o veio tem rosca esquerda , ou seja, tens de a desapertar no sentido do aperto de uma porca normal !!!! Wink



quanto as fotos.... eu por acaso nao tenho nenhuma mas vou tentar arranjar isso.

kker coisa "apita"
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pauloviana
Vespa 300 GT
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Dom Jun 11, 2006 - 5:56 pm    Assunto: Re: mudar cramalheira e pinhao de ataque Responder com Citação

fragoso escreveu:
bem pessoal tenho k mudar pinhao e a cramalheira de um pks e dificil?

so mudei de o kit 102cc e foi facil
agora estou com receio alguem tem fotos e digam me se e preciso alguma ferramenta propria ou algum truque??



a vespa não tem cramalheira nem pinhão de ataque!!! a unica coisa que podes mudar ( não é a unica mas é a mais simples) é o desmultiplicador....

podes meter um de 16 dentes em vez do 14 que tens de origem ( podes meter um 18 mas ai tens de abrir o motor para meteres tb o prato de embraiagem).

Se mudaste o cilindro então nao vais ter dificuldade nenhuma em fazer o serviço Wink

eis os passos:

1- tiras a roda de tras e por tras da mesma tens uma tampinha que tem uns 8 a 10 parafusos ( nao me lembro ktos são ao certo) ( designada por tampa da embraiagem)

2 - retiras o cabo da embraiagem (que esta num "veio" dessa tampa)

3 - com uma 10- 11 (é a 11 pois os parafusos são M7) retiras os parafusos

4 - levanta a dita tampa com algum cuidado para tentar não danificares a junta que esta tem ( ou então compra uma antes de efectuares o serviço que é super barato)

5 - ao abrires a tampa vais reparar k tem lá um carreto pequenito... é este carreto que podes mudar! tens de desapertar a porca de segurança com uma chave 18 ( penso que é esta) e depois substituir o carreto que esta la por o novo.para o tirares basta puxares para cima e ele sai.entre o carreto e o veio ( que é o eixo da cambota Laughing) tens uma meia lua.não te esqueças de a meter outra vez ao sitio ( em principio ela não sai mas se sair mete-a) pois se não a meteres a mota não vai andar pois é isso que dá a " força " inicial para a cambota movimentar-se.

Uma nota importante: pode parecer estupidez mas mta gente comete esse erro que é em vez de desapertar a porca de segurança aperta-a pois o veio tem rosca esquerda , ou seja, tens de a desapertar no sentido do aperto de uma porca normal !!!! Wink



quanto as fotos.... eu por acaso nao tenho nenhuma mas vou tentar arranjar isso.

kker coisa "apita"
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fragoso
Vespa 250 GTS
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Mensagens: 266

MensagemColocada: Dom Jun 11, 2006 - 6:41 pm    Assunto: Responder com Citação

so nao estou a perceber porke e k tenho k tirar a roda de tras se essa parte k estas a falar e no sitio oposto?


e a mota tem cramalheira e pinhao vou e desmultiplicala mas keria ser eu a fazelo
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viciovox
Vespa 150 Sprint V.
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MensagemColocada: Dom Jun 11, 2006 - 9:15 pm    Assunto: Responder com Citação

boas...

olha k a tal tampa e do lado da roda de tras...do lado oposto ao da turbina de arrefecimento!e o pinhao de ataque e a cremalheira so existe em motas com transmissao por cadeado o ke nao e o caso...

fica bem
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fragoso
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MensagemColocada: Dom Jun 11, 2006 - 10:14 pm    Assunto: Responder com Citação

tenho k tirar a roda toda ou pelo haro
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viciovox
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MensagemColocada: Seg Jun 12, 2006 - 1:32 am    Assunto: Responder com Citação

tens k tirar a roda toda..desapertas o parafuso central...
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fragoso
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MensagemColocada: Seg Jun 12, 2006 - 3:03 am    Assunto: Responder com Citação

a ok pra tirar esse parafuso e preciso alguma chave especial??


entao nem preciso de desapertar a parte onde leva o oleo ou preciso
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viciovox
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MensagemColocada: Seg Jun 12, 2006 - 12:38 pm    Assunto: Responder com Citação

para desapertar a roda tem ser chave 19 (penso eu de que) de roquete ou estilo roquete...e nao desapertas a parte com oleo porque do lado oposto e pra mudar o carreto nao precisas abrir o motor a meio...
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pauloviana
Vespa 300 GT
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MensagemColocada: Seg Jun 12, 2006 - 11:49 pm    Assunto: Responder com Citação

fragoso escreveu:
so nao estou a perceber porke e k tenho k tirar a roda de tras se essa parte k estas a falar e no sitio oposto?


e a mota tem cramalheira e pinhao vou e desmultiplicala mas keria ser eu a fazelo



ok...se tu o dizes.... lolol. eu ja te dei os passos todos agora mudas o que kiseres!

cramalheira e pinhão numa vespa..... Laughing Laughing Laughing Laughing procura aki no forum ktas pessoas falam em cramamlheiras e pinhoes numa vespa e já tiras a conclusão de quem esta enganado Wink







ja tens a papinha toda agora mete mãos á obra Laughing Laughing
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fragoso
Vespa 250 GTS
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Registo: Apr 16, 2006
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MensagemColocada: Ter Jun 13, 2006 - 4:18 am    Assunto: Responder com Citação

entao nem preciso mexer da parte onde se mete o oleo! so no lado da roda certo
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Tiago Pereira
Vespa 300 GT
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Registo: Jul 27, 2005
Mensagens: 560

MensagemColocada: Ter Jun 13, 2006 - 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação

lol... boas fotos Paulo, Mais ajuda q isso so ir la e fazer isso ao rapaz Very Happy

Fragoso, como te disse, isso é a tampa da embriagem, é tirar isso para fora (com ela deitada, de maneira q a roda fica para cima) tiras e ves isso q esta na foto.

Se é uma coisa q não te sentes a vontade mais vale meter num mecanico. Pessoalmente aconselho o Manel "das Vespas" em Caneças, mas vais ter q esperar ate para daqui a duas semanas, ele ta de ferias (europvespa)
_________________

Lambretta DL 150 '70
Vespa Rally 200 '76
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fragoso
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Registo: Apr 16, 2006
Mensagens: 266

MensagemColocada: Ter Jun 13, 2006 - 8:05 pm    Assunto: Responder com Citação

ta na boa ja sei de k lado fica kuando tiver tempo vou tratar disso brigadao
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pauloviana
Vespa 300 GT
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Qua Jun 14, 2006 - 9:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Tiago Pereira escreveu:
lol... boas fotos Paulo, Mais ajuda q isso so ir la e fazer isso ao rapaz Very Happy

Fragoso, como te disse, isso é a tampa da embriagem, é tirar isso para fora (com ela deitada, de maneira q a roda fica para cima) tiras e ves isso q esta na foto.

Se é uma coisa q não te sentes a vontade mais vale meter num mecanico. Pessoalmente aconselho o Manel "das Vespas" em Caneças, mas vais ter q esperar ate para daqui a duas semanas, ele ta de ferias (europvespa)



se ele for do porto não tenho qualquer problema em o ajudar mas penso que ele seja de lisboa....
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fragoso
Vespa 250 GTS
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Registo: Apr 16, 2006
Mensagens: 266

MensagemColocada: Qui Jun 15, 2006 - 2:46 am    Assunto: Responder com Citação

sou da ericeira mas ja me desenraskei ja esta montado ficou a bombar brigado a todos
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