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António Marto Vespa Chicco
Registo: Jul 24, 2007 Mensagens: 18 Local/Origem: Lisboa/Alq. Serra
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Colocada: Ter Jul 24, 2007 - 11:03 am Assunto: Rolamento de Agulhas |
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Saudações vespistas a todos!
Sou novo por aqui, mas já algum tempo que acompanho este forum.
Tenho uma vespa 50s que comecei por reparar o motor.
Tenho o motor aberto e limpo, e estou a pensar por todos os rolamentos, vedantes, discos de embraiagem, e mais uma peças que estavam partidas, novos.
Quando abri o motor começaram a sair as agulas do rolamento (de agulas), pelo que pensei logo por um novo. Mas estou com problemas em tirá-lo. Já tentei com um alicate mas tenho medo de fazer muita força e estragar o carter.
1 - Alguém tem uma suguestão para tirar este rolamento?
2 - Há algum problema em pôr a mesma cambota e respectiva biela, ou tenho de colocar tudo novo?
3 - Devo por massa consistente (ou outro lubrificante) nos novos rolamentos?
4 - Também já ouvi falar em riscos no carter na zona da cambota, penso que a minha tem, mas não está a "roçar" (raspar), algum conselho?
Devo dizer que a vespa tinha o motor colado (piston colado ao cilindro), descolei, mandei rectificar, comprei piston novo, montei e trabalhou.
Voltei a tirar tudo fora porque não tinha embraigem, então resolvi abrir o motor o fazer uma revisão geral, para não ter mais chatices. |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
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Colocada: Ter Jul 24, 2007 - 12:30 pm Assunto: |
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Resta saber como tiraste o piston... À martelada ou com métodos mais soft?
Isso de por a mesma cambota e tal não é problema nenhum, se a mesma estiver em bom estado. Recomenda-se só a calibragem da mesma, mas isso tb não é grande espiga; um torneiro qq faz-te isso rápido.
Quando ao rolamento de agulhas, a quel te estás a referir? Ao da cambota (onde entra o cavilhão do piston) ou ao da caixa de velocidades (onde apoia no carter)? Penso que seja este ultimo...
Conselho: cuidado ao tirá-lo, porque nesse zona o carter é bem fininho e já vi muitos e muitos carters de 50S com buracos nessas zonas! Nada que não se resolva enchendo e rectificando, mas se puderes evitar isso melhor, n'é!?! Isso com um alicate costuma sair... É mais paciencia, muita paciencia, do que outro segredo qq... Um calorzito no carter tb costuma ajudar os rolamentos a sairem...
Bom trabalho! |
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António Marto Vespa Chicco
Registo: Jul 24, 2007 Mensagens: 18 Local/Origem: Lisboa/Alq. Serra
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Colocada: Ter Jul 24, 2007 - 1:54 pm Assunto: |
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Pedro Estevão escreveu: | Resta saber como tiraste o piston... À martelada ou com métodos mais soft? |
Pois... levou calor e umas marteladas.....
Será que basta calibrar? Dá para pôr biela nova e calibrar a mesma cambota? Ou tenho de por tudo novo?
Pedro Estevão escreveu: | Isso de por a mesma cambota e tal não é problema nenhum, se a mesma estiver em bom estado. Recomenda-se só a calibragem da mesma, mas isso tb não é grande espiga; um torneiro qq faz-te isso rápido.
Quando ao rolamento de agulhas, a quel te estás a referir? Ao da cambota (onde entra o cavilhão do piston) ou ao da caixa de velocidades (onde apoia no carter)? Penso que seja este ultimo... |
Sim, é o rolamento da caixa de velocidades (onde apoia no carter).
Pedro Estevão escreveu: | Conselho: cuidado ao tirá-lo, porque nesse zona o carter é bem fininho e já vi muitos e muitos carters de 50S com buracos nessas zonas! Nada que não se resolva enchendo e rectificando, mas se puderes evitar isso melhor, n'é!?! Isso com um alicate costuma sair... É mais paciencia, muita paciencia, do que outro segredo qq... Um calorzito no carter tb costuma ajudar os rolamentos a sairem...
Bom trabalho! |
Obrigado pelas dicas! |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
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Colocada: Ter Jul 24, 2007 - 9:47 pm Assunto: |
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Pois isso se levou marteladas tem de certezinha absoluta um empeno e está, com ainda mais certeza, tudo descalibrado.
É obrigatório que vás a um torneiro e mandes abrir a cambota, desempenes a biela (que provavelmente com a pancada empenou ainda mesmo que ligeiramente), feches tudo e mandes calibrar. |
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António Marto Vespa Chicco
Registo: Jul 24, 2007 Mensagens: 18 Local/Origem: Lisboa/Alq. Serra
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Colocada: Qua Jul 25, 2007 - 9:34 am Assunto: |
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Pedro Estevão escreveu: | Pois isso se levou marteladas tem de certezinha absoluta um empeno e está, com ainda mais certeza, tudo descalibrado.
É obrigatório que vás a um torneiro e mandes abrir a cambota, desempenes a biela (que provavelmente com a pancada empenou ainda mesmo que ligeiramente), feches tudo e mandes calibrar. |
Ok! Vou fazer isso então!
Obrigado! |
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pauloviana Vespa 300 GT
Registo: Jan 17, 2006 Mensagens: 860
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Colocada: Seg Jul 30, 2007 - 1:10 pm Assunto: |
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a colocação de biela ( incluindo biela e rolamento) e calibração ronda a casa dos 30 euros portanto não vale a pena arriscares |
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António Marto Vespa Chicco
Registo: Jul 24, 2007 Mensagens: 18 Local/Origem: Lisboa/Alq. Serra
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Colocada: Seg Jul 30, 2007 - 2:00 pm Assunto: |
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pauloviana escreveu: | a colocação de biela ( incluindo biela e rolamento) e calibração ronda a casa dos 30 euros portanto não vale a pena arriscares |
Por esse valor, não vale mesma pena...
A minha dúvida é se qualquer torneiro sabe fazer isso como deve de ser. Mas tb nada como perguntar.
Obrigado pela informação, é sempre bom ter uma ideia de qto se vai gastar
Cumprimentos |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
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Colocada: Ter Jul 31, 2007 - 5:13 pm Assunto: |
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Acho que sim que qualquer torneiro deverá fazer uma coisa em condições, mas nada como tentares ir a um recomendado / já com trabalho (re)conhecido... |
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António Marto Vespa Chicco
Registo: Jul 24, 2007 Mensagens: 18 Local/Origem: Lisboa/Alq. Serra
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Colocada: Ter Set 25, 2007 - 2:05 pm Assunto: |
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Pedro Estevão escreveu: | Acho que sim que qualquer torneiro deverá fazer uma coisa em condições, mas nada como tentares ir a um recomendado / já com trabalho (re)conhecido... |
Fui a dois torneiros mas disseram-me que nunca tinha feito nada do genero. E desconheciam como calibrar. Até me perguntaram se era calibrar ou desempenar a cambota.
Ambos repararam que a biela está mesmo empenada.
Ajuda:
Alguém me sabe indicar um torneiro de confiança para fazer este trabalho, de preferência na zona de Leiria, senão em Lisboa ou arredores.
Obrigado |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
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Colocada: Sex Set 28, 2007 - 6:06 pm Assunto: |
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Epá eu fiz uma calibragem numa oficina normalissima de motorizadas e um "desempenanso" de biela na ACOL (não consegui encontrar os contactos)...
Ninguém nunca ficou surpreendido com o meu pedido... |
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António Marto Vespa Chicco
Registo: Jul 24, 2007 Mensagens: 18 Local/Origem: Lisboa/Alq. Serra
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Colocada: Sáb Set 29, 2007 - 4:33 pm Assunto: |
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OK, obrigado!
Parece que por aqui isso é uma coisa estranha.
Em relação a rolamento de agulhas, que deu origem a este tópico, alguém me sabe dizer a referência deste rolamento (medidas), para a 50s |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
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Colocada: Sex Out 12, 2007 - 5:28 pm Assunto: |
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Não tens o antigo contigo?
Podes sempre tentar ver na Originalvespa... |
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joaorusso Vespa 150 Sprint V.
Registo: Feb 06, 2006 Mensagens: 164
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Colocada: Dom Nov 04, 2007 - 2:09 pm Assunto: |
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Se a zona de Leiria te é favorável, aconselho-te a ir ao Trino, que de vespas ele percebe muito e sabe encaminhar-te a um torneiro, ou qualquer outra coisa que precises... Eu tenho lá a minha PK também com o motor aberto, para fazer o mesmo (revisão geral) e levar um kit de 100cc... Ele sabe que rolamentos te indicar e o que é, ou não conveniente mudar...
Saudações Vespistas |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
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Colocada: Seg Nov 12, 2007 - 5:10 pm Assunto: |
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Ao Trino!?! |
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joaorusso Vespa 150 Sprint V.
Registo: Feb 06, 2006 Mensagens: 164
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Colocada: Ter Nov 13, 2007 - 2:33 pm Assunto: |
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Sim ao Trino, Fernando Trino, é o meu mecânico... Ele está muito ligado ás vespas, é até o presidente do vespa clube de Leiria....
Cumps |
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