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Comprar PX125 sim ou não?
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Autor Mensagem
pierluigi
Vespa Chicco
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Registo: Mar 15, 2007
Mensagens: 2

MensagemColocada: Qui Mar 15, 2007 - 11:29 am    Assunto: Comprar PX125 sim ou não? Responder com Citação

olá a todos!

Preciso da vossa ajuda!! Estou a pensar comprar uma Vespa que sobretudo vai ser usada pela minha mulher para ir de vez em quando para o trabalho (cerca de 3 Km de distancia aqui de casa) e para eu dar umas voltas ao fim de semana e sentir o tão falado espirito "Vespista". A verdade é que li imensos post aqui do forum mas as duvidas continuam sobre que modelo comprar! Então aqui vai a minha questão:

Quero uma Vespa para andar poucos Km (max. 75 a 100 Km/semana), que seja facil de conduzir, e que de para andar em ICs. Até agora a melhor opção parece-me ser a PX125 mas tenho medo que a minha mulher nao se de la muito bem com o travao de pe!

O que acham?

Obrigado desde já pela vossa ajuda!
Pierluigi
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Jony
Vespa 300 GT
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Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qui Mar 15, 2007 - 8:09 pm    Assunto: Responder com Citação

eu normalmente ando de T5 por aí , mas ultimamente tenho dado umas voltas na PX 150 (de 2007) e cada vez que ando nela fico mais entusiasmado a andar outra vez.

Já tive outra PX mais antiga, uma 125, mas esta é melhor por causa do travão de disco. Penso que oferece muita segurança, estabilidade e é facil de guiar. Em termos de andamento supreendeu-me bastante, mesmo tendo o catalisador e mais umas tretas para o ambiente dá 80-90 em recta e a subir e nas descidas 100.

O grande trunfo desta vespa é que tem bastante força, não há grande problema nas subidas, e no transito acompanha sem dificuldade os carros.
Quanto aos consumos ainda não fiz as contas mas ainda dá para fazer uns belos kilometros. Tenho de experimentar andar um deposito sem ser a fundo para ver como é em termos de economia.

Para andar em cidade é a escolha acertada, muito melhor que essas pseudo-vespas que vendem aí só de acelerar
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Sprint 150 ; PX 125 T5 ; P5 172 Worb5
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Daniel Querido
Vespa Chicco
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Registo: Feb 18, 2006
Mensagens: 23
Local/Origem: Óbidos

MensagemColocada: Qui Mar 15, 2007 - 9:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Jony escreveu:

Para andar em cidade é a escolha acertada, muito melhor que essas pseudo-vespas que vendem aí só de acelerar


Então ó Sr. Sabe-Tudo, explica lá porquÊ!? Diz-me uma coisa que as PX fazem que as automáticas não conseguem!

Dasss, de volta às merd@s do costume... Evil or Very Mad

Olha lá, o teu dicionário inclui a palavra "diferente"??

Não é por nada, nem defendo umas nem outras (até pq a minha GTS pode estar de saida), cada um compra o que pode/quer, mas esta história já cheira mal...
_________________
Vespa P125X '80
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Jony
Vespa 300 GT
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Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qui Mar 15, 2007 - 10:13 pm    Assunto: Responder com Citação

diferenças há muitas, e a meu ver a PX tem algumas vantagens:

- mudanças manuais
- roda suplente
- manutenção facil e barata
- o descanso não roça nas curvas
- mais leve
- motor mais fiavel (um motor de mudanças manuais é sempre mais fiavel que um automatico, ou pelo menos tem menos desgaste)

De resto são gostos, é como tu disseste, cada um tem o que tem, com direito a uma opinião sobre isso.

Abraço Wink
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VanPeltmmm
Vespa 300 GT
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Registo: Nov 16, 2005
Mensagens: 723

MensagemColocada: Qui Mar 15, 2007 - 10:36 pm    Assunto: Responder com Citação

A PX é muito boa escolha. Eu faço em média 80km por dia na minha, incluindo IC e AE, nunca tive problema nenhum, é MUITO fiável. Anda o suficiente (80-90-100), gasta pouco (3.3/3.5L) e tem manutenção muito barata.
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Daniel Querido
Vespa Chicco
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Registo: Feb 18, 2006
Mensagens: 23
Local/Origem: Óbidos

MensagemColocada: Qui Mar 15, 2007 - 10:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Jony escreveu:
diferenças há muitas, e a meu ver a PX tem algumas vantagens:

- mudanças manuais
- roda suplente
- manutenção facil e barata
- o descanso não roça nas curvas
- mais leve
- motor mais fiavel (um motor de mudanças manuais é sempre mais fiavel que um automatico, ou pelo menos tem menos desgaste)

De resto são gostos, é como tu disseste, cada um tem o que tem, com direito a uma opinião sobre isso.

Abraço Wink


Ok, vamos por partes, tendo em conta que te referes a vantagens para a cidade:

- mudanças manuais -- não vejo que seja vantagem, nem desvantagem, simplesmente automático é mais prático;

- roda suplente -- concordo que seja uma vantagem sobretudo no cu de judas, no entanto caso não saibas as automáticas têm pneus tubeless. Se furares tens tempo suficiente pra te aperceberes do furo, não despeja repentinamente, diminuindo assim risco de queda. Pode remediar-se temporáriamente com os sprays;

- manutenção facil e barata -- se a mota for nova, convém fazer a manutenção numa oficina oficial, não te pões a mudar oleo e afins em casa. Uma correia de transmissão dura muito muito tempo;

- o descanso não roça nas curvas -- o da GTS roça, em curvas apertadas, no caso das LX não faço ideia. Mas isso é só uma prova que as automáticas viram mm a sério...;

- mais leve -- vantagem clara. Ainda que o peso de uma LX deva ser elas por elas, mas é uma vantagem;

- motor mais fiável -- tenho muitas dúvidas sobre isso... O motor só por si, já acredito pouco. Se tivermos em conta motor/transmissão isso então é que não acredito mesmo. Já agora, para mim fiabilidade relaciona-se com capacidade de não avariar constantemente...;


Mas esta é uma discussão com barbas, nem tem a ver com o que é perguntado...

É a tal história, são opiniões Wink
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Vespa P125X '80
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Marco Brito
Vespa 150 Sprint V.
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Registo: Oct 15, 2006
Mensagens: 151
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sex Mar 16, 2007 - 9:45 am    Assunto: Responder com Citação

Acho que para as Senhoras o melhor é mesmo uma acelera vejo pela a minha! Mas pode ser que agora com a PX 150 a coisa mude!
_________________
Abraços,

Marco Brito

Sprint 150 `1970 "La Voadora"

PX 150 2007 "Black Pearl"
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Marcelo Aguiar
Vespa 300 GT
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Registo: Oct 24, 2005
Mensagens: 808

MensagemColocada: Sex Mar 16, 2007 - 1:51 pm    Assunto: Responder com Citação

As mudanças numa Vespa fazem muita diferença, pois podes jogar com a caixa nas subidas, nas curvas, etc, enquanto que com a automática tens que confiar muito mais nos travões... mas é para isso que eles se localizam os dois no guiador. Travão da frente à direita, travão de trás à esquerda. No trânsito não há hipótese, é o melhor. Podes pôr os dois pés no chão quando quiseres, sem precisar preocupar se tens que travar ou não. Parecendo que não, isso dá-te uma agilidade incrível a passar pelo meio dos carros, em trânsito fechado.

Quanto à roda suplente... bah.. conheço alguns vespistas que retiraram o pneu suplente para meter lá porcarias, tipo escape marado... Rolling Eyes

Quanto a isso de roçar nas curvas... epa a LX curva muita bem, já fiz curvas que achei que "podia ser desta" e nada roçou no chão e ela não se descoseu

Peso: Uma PX não é mais leve que uma LX. Apesar de andar ela por ela, a PX é uns 5 kg mais pesada. É claro que se comparares com uma GT200 ou a GTS250, é mais leve, mas também tem menos cilindrada.

ISSO DO MOTOR FIÁVEL........ acho isso uma tanga. Tenho a LX há quase 12000 km e ela nunca me deixou ficar mal. Nunca fiquei parado. "Ah e tal, a PX é tão simples que é sempre fácil de resolver qualquer coisa"... mas a diferença é que na LX... nada aconteceu, percebes? Isso é que é fiabilidade. Não me venham com coisas.

Só mais uma coisa: as automáticas são a 4 tempos, a PX é a 2. Ou seja, PX leva mistura de óleo e é mais uma cena com que tens que te preocupar.
E o motor 4T vibra muito menos... muito menos do que o 2T.

Agora.... espírito vespista? O que é isso? Isso está na tua cabeça. Anda por aí muita gente a dizer que vespa é que é com mudanças, mas eu não acredito nisso. Acho que se te apetecer ter uma Vespa com mudanças, com ar mais clássico, e tal, vai para a PX. Se vos apetece ter uma Vespa mais sofisticada, automática (= mais simples de conduzir), vai para a LX150 ou a GT200. Ponto final.
_________________
abraços vespa
marcelo aguiar
Vespa PX125E


Editado pela última vez por Marcelo Aguiar em Sex Mar 16, 2007 - 3:36 pm, num total de 1 vez
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João
Vespa 50 S
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Registo: Jul 14, 2006
Mensagens: 68

MensagemColocada: Sex Mar 16, 2007 - 1:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Se por compra-se uma vespa nova neste momento seria sem duvida a PX, acho a mota linda e pelos registos que se têm lido sobre ela é bastante fiavel e user-friendly Wink

Um abraço
_________________
João Martins - RedAlfa
Vespa PK50XLS
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JBorges
Vespa 50 S
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Registo: Jul 09, 2006
Mensagens: 55
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sex Mar 16, 2007 - 5:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Lá em casa temos as duas (PX 125 e LX 125), a LX é da minha mulher porque ela diz que meter mudanças (em condução urbana) é cansativo. Enfim as senhoras são assim e temos que as respeitar.


Ainda bem que certas pessoas não viveram na Alemanha antes de 1945, là tudo o que era diferente era exterminado...
_________________
PX125E (1991), LX 125 (2006)
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Jony
Vespa 300 GT
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Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sex Mar 16, 2007 - 11:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Marcelo Aguiar escreveu:

Quanto a isso de roçar nas curvas... epa a LX curva muita bem, já fiz curvas que achei que "podia ser desta" e nada roçou no chão e ela não se descoseu

Peso: Uma PX não é mais leve que uma LX. Apesar de andar ela por ela, a PX é uns 5 kg mais pesada. É claro que se comparares com uma GT200 ou a GTS250, é mais leve, mas também tem menos cilindrada.

ISSO DO MOTOR FIÁVEL........ acho isso uma tanga. Tenho a LX há quase 12000 km e ela nunca me deixou ficar mal. Nunca fiquei parado. "Ah e tal, a PX é tão simples que é sempre fácil de resolver qualquer coisa"... mas a diferença é que na LX... nada aconteceu, percebes? Isso é que é fiabilidade. Não me venham com coisas.


mas quem é que falou em LX? eu estou a comparar com a GT!

quando comparas uma acelera com a PX estás a pensar nessas que andam aí, e não numa nova. Estas novas não acredito que durem tanto como as PX originais, italianas, agora é tudo indiano, que é uma treta.
Não te esqueças dos velhotes das PX que andaram 20 anos com aquilo todos os dias e nem uma vela trocaram. Uma automática faz 10.000 ou 20.000 já não tem força, precisa de levar um tensor e mais umas porcarias.
Mas agora ainda é cedo para falar! Quero é ver quando esses aspiradores tiverem 20 anos e muitos kilometros a lista de material que já levou
_________________
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Ildebrando
Administrador
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Registo: Jun 22, 2005
Mensagens: 881
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Sáb Mar 17, 2007 - 9:57 am    Assunto: Responder com Citação

Amiguinhos...
Vocês estão a entrar outra vez nas guerrinhas de crianças...e não estão a ajudar a pessoa
que colocou a questão...
Esse tipo de conversa é mais indicado para a sede do VCL à quinta-feira entre duas ou três rodadas de SB Green...

Pierluigi: A resposta à tua pergunta é SIM...vale a pena comprar uma PX...fiável como tudo (30 anos de provas dadas) e depois de uma pessoa se habituar ao travão de pé e às mudanças de punho é de super fácil utilização.

Um abraço
Ildebrando
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VanPeltmmm
Vespa 300 GT
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Registo: Nov 16, 2005
Mensagens: 723

MensagemColocada: Sáb Mar 17, 2007 - 10:07 am    Assunto: Responder com Citação

Marcelo Aguiar escreveu:
ISSO DO MOTOR FIÁVEL........ acho isso uma tanga. Tenho a LX há quase 12000 km e ela nunca me deixou ficar mal.


Boa! Uma mota com 12 mil km não é para deixar ninguém mal.. se a tua vespa te deixasse ficar mal durante esses quilómetros é que era preocupante.

A minha namorada também tem alguma dificuldade com as mudanças, mas não quer aspirador nenhum "Porque aquilo não são vespas nenhumas".

As automáticas são boas opções, fazem quilómetros, gastam pouco, são fiáveis.. Até eu gostava de ter uma GT/GTS para a minha deslocação diária (não fossem elas tão caras).

A decisão é tua e acho que não precisas de muito mais opiniões, existem para aqui outros tópicos no fórum sobre este assunto, aconselho-te a lê-los. Mas sublinho o que disse no post lá em cima, a PX é fiável, gasta pouco, tem a manutenção muito barata e é uma vespa com mudanças e travão no pé Smile
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André Coimbra
Vespa 50 S
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Registo: Mar 20, 2006
Mensagens: 67
Local/Origem: Cascais

MensagemColocada: Sáb Mar 17, 2007 - 7:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Parece-me que não tem interesse nenhum entrar em guerrinhas tipo manuais/automáticas neste post. Acima de tudo está o gosto pessoal!

Agora se vale a pena comprar uma PX para a tua mulher, tens de te centrar em alguns aspectos:
1. Ela está disposta a conduzir uma Vespa manual (mudanças de punho e travão de pé) Question
2. Qual é a que ela gosta mais em termos estéticos Question
3. Depois é só fazer as contas... Rolling Eyes

Boa escolha e boa compra! O importante é comprar uma Vespa Laughing Laughing Laughing
_________________
André Coimbra
PX 150 '06
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PedroRodi
Vespa 180 SS
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Registo: Nov 21, 2006
Mensagens: 193
Local/Origem: Sesimbra

MensagemColocada: Dom Mar 18, 2007 - 9:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu gostei do k disse o chico Vabnpelt, afinal tb moro aqui nos arredores de Sesimbra e tenho de ir para Lisboa ( ele deve ir para a univerdd do monte da caparica) !! Quero uma de 1988 a 2007 , uma destes anos para viagens maiores...
Mas acho que para sra o ideal é uma 125 dakelas aceleras... bonita, anda bem e não dá trabalho nenhum!
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Vespa 150 Sprint 1970
www.vespasouabelhas.blogspot.com
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