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Tirar a roda de trás e limpar o motor

 
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BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
Mensagens: 61
Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Seg Fev 12, 2007 - 4:02 pm    Assunto: Tirar a roda de trás e limpar o motor Responder com Citação

Mais uma vez cá está o Maçarico a melgar o pessoal:

Como estou no restauro da minha 150 sprint e aproveitando uns dias de férias queria limpar-lhe o motor.
Na realidade, da parte de dentro ele nem se vê, é tamanha a codea de "nheca" Laughing , já vi aqui vários tópicos de conselhos de limpeza e vou segui-los, porém há outras dúvidas. Podem ser obvias mas como sou novo nisto prefiro perguntar:

_tirando a roda, o motor fica em desiquilíbrio, não há problema de verter óleo ou lubrificantes, etc?
_devo isolar bem as partes eléctricas, certo? e a zona do carburador, etc?

Dêem-me dicas por favor...

Obrigadão.


Editado pela última vez por BrunoBarros em Ter Fev 13, 2007 - 8:09 pm, num total de 1 vez
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Seg Fev 12, 2007 - 4:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Tens o motor fora do chassi? Então isso é fácil... Eu o primeiro passo seria tirar o oleo... A não ser que o vás deixar ficar, para o restauro ficar ainda mais "original"... Very Happy

Tira a roda fora e dá-lhe com petroleo, uma brocha (pincel grande) e esfrega isso bem esfregadinho.

No final dá-lhe, se tiveres, com o compressor com petroleo, vais ver que isso fico novinho em folha.
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BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
Mensagens: 61
Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Seg Fev 12, 2007 - 8:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim, está fora do chassi.

...Essa do óleo não entendi mt bem, lógico que me cheirou a piada mas que óleo é q devo tirar... Sou mesmo novo nisto!

E quanto a utilizar "farys" e limpadores da whurt, etc...?
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Qui Fev 15, 2007 - 6:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Não é piada não!
Tens que tirar o óleo do motor...

Na parte de baixo do mesmo tens um parafuso que tendencialemente e de origem diz "olio". Desapertas e vais ver que começa a sair um liquido meio viscoso e de cor predominantemente escura (ok, esta parte é assim meio po piada Very Happy, mas o parafuso é assim mesmo). E pronto, ficas sem oleo no motor!

Já ouvi dizer que o Fairy espuma activa é potente. Em motores ainda nunca experimentei, mas nas mãos, de facto, aquilo é ainda melhor do que o SuperGel ou outras massas do género...
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BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
Mensagens: 61
Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Qui Fev 15, 2007 - 10:42 pm    Assunto: Responder com Citação

O "olio" do motor nada tem a ver com o da caixa das velocidades certo? É que tenho estado a aprender relativamente a esse tal como já me tens dado explicações. Então e o do motor deverá ser trocado de qts em qts kms?... E que óleo é o indicado para o motor?

Obrigado
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pauloviana
Vespa 300 GT
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Sex Fev 16, 2007 - 9:09 am    Assunto: Responder com Citação

o oleo do motor é o mesmo que o da caixa, ou seja só existe um oleo, o oleo da ciaxa!!! Laughing

existem pessoas que metem oleo normal (w40 por exemplo) mas eu meto sempre o mesmo oleo usado em caixas de velocidades ( w80) pois com um oleo mais fino ( w40) podes ter ocasiões que os discos de embraiagem patinam ( é usual ocorrer em motas kitadas).

Desixa ver o que dizem.... Wink
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Fev 16, 2007 - 12:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Correcto é isso mesmo! Mesmo sem ser em Vespas kitadas. E varia conforme o "fabrico" da embraiagem... Por exemplo na PX nova tens que usar um oleo mais espesso, porque senão tem uma grande tendencia a patinar.

Mas ainda assim acho que o 80w é um bocado demais...
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BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
Mensagens: 61
Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Sex Fev 16, 2007 - 2:06 pm    Assunto: Responder com Citação

É para uma 150 sprint de 72... Qual o aconselhado? Será demais o 80w?...
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Ildebrando
Administrador
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Registo: Jun 22, 2005
Mensagens: 881
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Sex Fev 16, 2007 - 7:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Oleo de caixa com as acracteristicas SAE30.
Eu costumo usar o Castrol CRD30 e até hoje não me deu chatices nenhumas.

Um abraço
Ildebrando
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BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
Mensagens: 61
Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Qua Abr 11, 2007 - 6:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Já agora, que quantidade de óleo leva a caixa?... E substituir de quanto em quanto tempo ou quantos kms?
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Ter Abr 17, 2007 - 12:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Metes óleo lá para dentro até começar a sair. Quando isso acontecer está ao nível; põe o "bujon" e está feito!

O óleo deves mudar de 5000 em 5000 km mais ou menos, mas se for menos tb não fará mal e estarás a proteger o motor, embraiagem e tal de desgastes maiores.
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António Marto
Vespa Chicco
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Registo: Jul 24, 2007
Mensagens: 18
Local/Origem: Lisboa/Alq. Serra

MensagemColocada: Qua Jul 23, 2008 - 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,

O Óleo de caixa SAE30 que falam tipo "Castrol CRD30" só se encontra à venda em lojas de motos ou tb há nos hipermercados?

Nos hipermercados existe óleo com essas características SAE30 mas é para motores, normalmente de automoveis, mas não é desse tipo de oleo que as Vespas devem levar, deve ser Óleo de Caixa, certo?

Onde costumam comprar o óleo de Caixa com caracteristicas SAE30?
Tenho de passar na OV esta semana, será que eles têm?

Pelo menos o Castrol CRD30 eu não encontrei no Continente.

Obrigado!
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João
Vespa 50 S
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Registo: Jul 14, 2006
Mensagens: 68

MensagemColocada: Qui Jul 24, 2008 - 12:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Metes óleo lá para dentro até começar a sair. Quando isso acontecer está ao nível; põe o "bujon" e está feito!


Atenção que convém ser com o motor montado na vespa para o nivel ficar na posição correcta Wink

inte
_________________
João Martins - RedAlfa
Vespa PK50XLS
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Bruno Almeida
Vespa Chicco
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Registo: Jul 28, 2008
Mensagens: 1

MensagemColocada: Seg Jul 28, 2008 - 9:21 pm    Assunto: Re: Tirar a roda de trás e limpar o motor Responder com Citação

BrunoBarros escreveu:
Mais uma vez cá está o Maçarico a melgar o pessoal:

Como estou no restauro da minha 150 sprint e aproveitando uns dias de férias queria limpar-lhe o motor.
Na realidade, da parte de dentro ele nem se vê, é tamanha a codea de "nheca" Laughing , já vi aqui vários tópicos de conselhos de limpeza e vou segui-los, porém há outras dúvidas. Podem ser obvias mas como sou novo nisto prefiro perguntar:

_tirando a roda, o motor fica em desiquilíbrio, não há problema de verter óleo ou lubrificantes, etc?
_devo isolar bem as partes eléctricas, certo? e a zona do carburador, etc?

Dêem-me dicas por favor...

Obrigadão.


Sou novo por aqui, e acabei de desmontar a minha vespa peça por peça pois tambem estava uma lástima. Encontrei um site (é pena estar em italiano mas entende-se bem) que me deu uma grande ajuda. espreita: http://www.palli.it/vespa/officina.htm
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