Home | Classificados | Downloads | Fórum | Fotos | Notícias | Técnica | Vídeos
Site Oficial
! - Login | Registe-se


  FAQFAQ  PesquisarPesquisar  Mensagens PrivadasMensagens Privadas  GruposGrupos  ResumosResumos  

Forqueta de GTS 250 em Vespa

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Jony
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Seg Dec 04, 2006 - 1:49 am    Assunto: Forqueta de GTS 250 em Vespa Responder com Citação

É possível por a forqueta da GTS numa vespa (neste caso uma VBB com guiador de Rally) ?

A forqueta em questão é esta:


_________________
Sprint 150 ; PX 125 T5 ; P5 172 Worb5
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Narciso Faria
Vespa 250 GTS
Vespa 250 GTS


Registo: Jul 02, 2006
Mensagens: 272
Local/Origem: famalicão

MensagemColocada: Seg Dec 04, 2006 - 1:13 pm    Assunto: Responder com Citação

deixa ver se percebi...tu queres por um guiador de rally nesta froqueta...penso que dá cortas a parte da froqueta da rally onde aperta o guiador e soldas nesta(penso que um bom torneiro mecanico faz isso na boa)
_________________
vespa, não é só uma mota...é um estilo de vida
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Bob
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Nov 27, 2006
Mensagens: 86
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Seg Dec 04, 2006 - 8:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Possível, é. Tudo é possível. Podes pôr um cilindro de Husqvarna numa small-frame, como os outros. É só uma questão de modificações.

Tens q modificar a pista inferior dos rolamentos para aceitar rolamentos da Vespa (se forem diferentes) e para dar a altura certa à roda da frente. Já q estás a mexer aí, faz também uns batentes para o guiador não girar em demasia.

Tens que modificar o topo para a forqueta aceitar as peças roscadas da caixa de direcção, para ficar com a altura saliente igual a uma forqueta Vespa, para ficar com o diâmetro igual ao da forqueta Vespa (onde o guiador "abraça"), e para ficar com aquele rasgo por onde passa o parafuso do aperto do guiador. E já que estás a mexer aí em cima, faz um rasgo para a tranca de direcção da VBB funcionar, isso era à maneira.

Mas há mais! Tens q descortinar a fixação dum guarda-lamas de Vespa nesse palito de GTS sem ficar aborto total. E quando chegares ao fim, cruzas os dedos para a forqueta de GTS ter o mesmo "rake" e "trail" que a da Vespa, senão a roda da frente ficará demasiadamente à frente ou atrás e poderá ter efeitos estranhos na ciclística.

O teu torneiro ainda não te odeia? Tens q lhe pedir por favor para ele arranjar maneira de fazer com que um cubo para roda 10 (que necessitas de obter) aperte na forqueta de GTS q é para roda 12 (deverão ter eixos e encaixes diferentes). E claro, o cubo tem que ficar centrado com o plano de simetria da mota, nem para "dentro", nem para "fora". E depois vais descobrir que a pinça de travão ficou a bater no aro novo que tem menos 2 polegadas de diâmetro, mais um blou-jóbe para desamerdar, desta vez no fresador.

E depois de 6 meses de stresse e 500 euros em torneiro, a SIP vai pôr a conversão à venda por metade do preço Very Happy . Mas dar para pôr dar para pôr, dá.

Bob
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Ildebrando
Administrador
Administrador


Registo: Jun 22, 2005
Mensagens: 881
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Seg Dec 04, 2006 - 9:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Ehehehe...mais vale estar quietinho...
Ou adaptar a de FL2...bem mais fácil...digo...
Mestre Bob é que sabe...

Um abraço
Ildebrando
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Narciso Faria
Vespa 250 GTS
Vespa 250 GTS


Registo: Jul 02, 2006
Mensagens: 272
Local/Origem: famalicão

MensagemColocada: Seg Dec 04, 2006 - 10:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Bob escreveu:
Possível, é. Tudo é possível. Podes pôr um cilindro de Husqvarna numa small-frame, como os outros. É só uma questão de modificações.

Tens q modificar a pista inferior dos rolamentos para aceitar rolamentos da Vespa (se forem diferentes) e para dar a altura certa à roda da frente. Já q estás a mexer aí, faz também uns batentes para o guiador não girar em demasia.

Tens que modificar o topo para a forqueta aceitar as peças roscadas da caixa de direcção, para ficar com a altura saliente igual a uma forqueta Vespa, para ficar com o diâmetro igual ao da forqueta Vespa (onde o guiador "abraça"), e para ficar com aquele rasgo por onde passa o parafuso do aperto do guiador. E já que estás a mexer aí em cima, faz um rasgo para a tranca de direcção da VBB funcionar, isso era à maneira.

Mas há mais! Tens q descortinar a fixação dum guarda-lamas de Vespa nesse palito de GTS sem ficar aborto total. E quando chegares ao fim, cruzas os dedos para a forqueta de GTS ter o mesmo "rake" e "trail" que a da Vespa, senão a roda da frente ficará demasiadamente à frente ou atrás e poderá ter efeitos estranhos na ciclística.

O teu torneiro ainda não te odeia? Tens q lhe pedir por favor para ele arranjar maneira de fazer com que um cubo para roda 10 (que necessitas de obter) aperte na forqueta de GTS q é para roda 12 (deverão ter eixos e encaixes diferentes). E claro, o cubo tem que ficar centrado com o plano de simetria da mota, nem para "dentro", nem para "fora". E depois vais descobrir que a pinça de travão ficou a bater no aro novo que tem menos 2 polegadas de diâmetro, mais um blou-jóbe para desamerdar, desta vez no fresador.

E depois de 6 meses de stresse e 500 euros em torneiro, a SIP vai pôr a conversão à venda por metade do preço Very Happy . Mas dar para pôr dar para pôr, dá.

Bob



é mesmo isso, o Bob disse promenores que nunca me lembrei, quem sabe, sabe
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Marrazes
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Jul 13, 2006
Mensagens: 381
Local/Origem: Marinha Grande

MensagemColocada: Ter Dec 05, 2006 - 3:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Jony eu na minha 50 S com disco pus uma forqueta de FL2 e as alterações foram insignificantes, é bem mais facil de adaptar q a da GTS.
Mestre Bob tu tás muito mais a frente!!! Cool Cool
_________________
Abraço Marrazes
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Jony
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Dec 05, 2006 - 4:56 pm    Assunto: Responder com Citação

fdx um gajo a querer inventar e nunca dá pra fazer nada. pena eu não ter recursos financeiros/condições/conhecimentos para avançar com um projecto em q fossem só coisas deste género.
Pois, vai ter de ser a forqueta de fl2...
Mas a ideia de uma forqueta de lambretta ainda n me saiu da cabeça

Btw: Bob obrigado pela explicação e partilha de conhecimentos Wink
_________________
Sprint 150 ; PX 125 T5 ; P5 172 Worb5
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Bob
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Nov 27, 2006
Mensagens: 86
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Ter Dec 05, 2006 - 5:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Jony escreveu:
Btw: Bob obrigado pela explicação e partilha de conhecimentos Wink


De nada. O Bob quer é ajudar e ver projectos fixes na estrada.

Bob
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Jony
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Dec 05, 2006 - 5:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Very Happy
_________________
Sprint 150 ; PX 125 T5 ; P5 172 Worb5
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
nelson
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: May 03, 2006
Mensagens: 161
Local/Origem: Cruz de Pau

MensagemColocada: Ter Dec 05, 2006 - 5:56 pm    Assunto: Responder com Citação

marrazes, é necessario fazer muitas alteraçoes a forqueta de uma fl2 para montar numa 50s? é q estou a montar a minha e era uma das coisas que queria alterar.
_________________
VESPA 50-S, Laranja Mecânica a bombar
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
nelson
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: May 03, 2006
Mensagens: 161
Local/Origem: Cruz de Pau

MensagemColocada: Ter Dec 05, 2006 - 5:57 pm    Assunto: Responder com Citação

marrazes, é necessario fazer muitas alteraçoes a forqueta de uma fl2 para montar numa 50s? é q estou a montar a minha e era uma das coisas que queria alterar.
_________________
VESPA 50-S, Laranja Mecânica a bombar
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Marrazes
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Jul 13, 2006
Mensagens: 381
Local/Origem: Marinha Grande

MensagemColocada: Ter Dec 05, 2006 - 7:01 pm    Assunto: Responder com Citação

nelson escreveu:
marrazes, é necessario fazer muitas alteraçoes a forqueta de uma fl2 para montar numa 50s? é q estou a montar a minha e era uma das coisas que queria alterar.


Não que me lembre assim de repente, tens de abrir a caixa para a tranca de direcção e tirar uns fios de rosca nas caixas de direcção. Acho q é isso. Laughing
_________________
Abraço Marrazes
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Bob
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Nov 27, 2006
Mensagens: 86
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Qui Dec 07, 2006 - 11:45 am    Assunto: Responder com Citação

Esqueci-me da bicha do conta-quilómetros! Mais uma coisa para resolver... Sad

Bob
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB © 2001-2003 phpBB Group


Site protegido com o reCAPTCHA e o Google, a política de privacidade e os termos do serviço são aplicáveis.
Copyright © Vespa Clube de Lisboa. Excepto conteúdos publicados pelos utilizadores (propriedade dos próprios).

Página gerada em: 0.55 Segundos