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Apresentação e restauro de PK50 XLS
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Autor Mensagem
David Ferreira
Vespa Chicco
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Registo: May 10, 2019
Mensagens: 19
Local/Origem: PINHAL NOVO

MensagemColocada: Dom Set 08, 2019 - 11:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Parece-me que já está melhor, realmente e provavelmente existia uma entrada de ar, o carburador estava a abanar, ainda tentei tirar para colocar um jigler de máximo de 85, mas estava com pressa e como o carburador não quis sair logo, empurrei para o sítio e apertei e ficou melhor, mas uma outra coisa que estaria a dar problemas era o ponto de ignição, estava muito atrasado, pedi uma pistola estroboscópia, a um amigo de uma oficina auto e encontrei na net um transferidor de 360º e imprimi do tamanho de um cd, colei no mesmo e faz o mesmo efeito daquela peça que existe à venda para o mesmo fim. Para quem tiver alguma noções de mecânica é simples encontrar o ponto morto superior, com uma peça metida na entrada da vela roda-se no volante até se conseguir um ponto bem definido o mais acima possível, marca-se com um marcador no carter e no volante e depois roda-se ao contrário até o pistão voltar a tocar na peça introduzida ainda na mesma posição e marca-se novamente no volante o ponto alinhado já com o outro do carter. A seguir com o disco em graus CD põe-se o zero a coincidir com um arame preso ao carter, o volante a coincidir com um dos pontos do carter roda-se o volante até o outro ponto coincidir com o ponto do carter e a quantidade de graus que resultar divide-se por 2 e aí vai nos dar o ponto morto superior. A seguir com a ajuda do dito transferidor marca-se 17 graus de avanço no volante e a seguir começam os testes com a pistola. Poderão ser necessárias várias tentativas para ficar mesmo a ponto, mas com jeito e paciência vai-se lá.
Para quem necessitar do transferidor eu posto a seguir a imagem.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Ter Set 10, 2019 - 10:16 am    Assunto: Responder com Citação

Ui... ponto desafinado... um dos maiores pinceis para quem não tem experiencia no assunto.

Eu nunca consegui mexer direito nisso, guio-me sempre pelas marcas - no caso da PX - que já vêm no carter e pouco mais para além disso porque sempre que o tentei, deu bosta.

Estava a qto já agora? Ou não chegaste a medir os graus iniciais? E em qtos deixaste, após a afinação?

Cool
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David Ferreira
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Registo: May 10, 2019
Mensagens: 19
Local/Origem: PINHAL NOVO

MensagemColocada: Ter Set 10, 2019 - 6:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois mesmo ao certo não sei quantos graus estava, mas aquando da desmontagem para a reparação tirei foto e coloquei na mesma posição, mas fiquei sempre na dúvida, tem sinais de soldadura no terminal do pickup, deve ter sido mudado , nem sei se a placa das bobines seja a original, por essas razões existir uma grande diferença, porque agora depois de colocar o avanço indicado, as marcas não ficam a coincidir (carter e placa), mas depois com a pistola do ponto, coloquei com 17º de avanço, que é o indicado para 50cc, para 102, indicam 19, mas para já está em teste e o comportamento está muito melhor e o relantin parece estar estável.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Ter Out 01, 2019 - 5:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Consegues colocar uma foto do teu prato? A parte do "sinais de soldadura no terminal do pickup"...
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David Ferreira
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Registo: May 10, 2019
Mensagens: 19
Local/Origem: PINHAL NOVO

MensagemColocada: Ter Out 08, 2019 - 11:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa Noite
Uma imagem



Editado pela última vez por David Ferreira em Ter Out 08, 2019 - 11:57 pm, num total de 3 vezes
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David Ferreira
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Registo: May 10, 2019
Mensagens: 19
Local/Origem: PINHAL NOVO

MensagemColocada: Ter Out 08, 2019 - 11:38 pm    Assunto: Responder com Citação

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David Ferreira
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Registo: May 10, 2019
Mensagens: 19
Local/Origem: PINHAL NOVO

MensagemColocada: Ter Out 08, 2019 - 11:56 pm    Assunto: Responder com Citação

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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Qua Out 09, 2019 - 4:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Parece-me tudo normal...
O que te parecia estranho no pickup?
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David Ferreira
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Registo: May 10, 2019
Mensagens: 19
Local/Origem: PINHAL NOVO

MensagemColocada: Qua Out 09, 2019 - 10:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite, o que eu acho estranho é o ponto do motor estar já fora da zona das marcas, mas está correto e está a funcionar, o que agora me preocupa mais é a embraiagem, que umas vezes funciona bem, as
mudanças parecem manteiga e outras vezes ficam duras e não desembraia bem.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Out 11, 2019 - 2:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas tentas desengatar com a Vespa ainda em andamento ou já parada? Já parada é normal não conseguires desengatar... se devagar demais começa a ser dificil...
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David Ferreira
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Registo: May 10, 2019
Mensagens: 19
Local/Origem: PINHAL NOVO

MensagemColocada: Qui Jul 16, 2020 - 9:26 pm    Assunto: Bobine de ignição de baixa tensão queimada. Responder com Citação

Boa tarde a todos.
Agora aconteceu mais uma peripécia, quem praticamente anda na vespa é a minha filha e principalmente para ir para a praia, e num destes dias, eu moro no Pinhal Novo, ela de regresso de Setúbal, passou pela Moita para deixar lá o namorado em casa e a vespa parou e não pegou mais.
Fui lá ver o que se passava e não tinha corrente na vela, fui busca-la numa carrinha e em casa comecei a estudar o assunto e cheguei à conclusão que era a bobine de baixas queimada, não dava o resultado que devia no multímetro, estava o circuito aberto.
Fui a uma loja comprei uma bobine nova, montei no sitio e soldei os terminais e pegou logo à 1ª.
Para quem tiver com problemas idênticos, não é muito difícil de substituir, tem é que se tirar o volante fora e desapertar o prato de bobines (suponho que se chama estator).
Quem deixar a marca da posição nem precisa de se preocupar com o ponto.
Fui dar logo uma voltinha e passou logo dos 80.
Para quem quiser ver qual é a bobine é aquela amarelada que tenho num dos posts atrás
Assunto resolvido
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costanacasa
Vespa Chicco
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Registo: May 28, 2020
Mensagens: 8

MensagemColocada: Qua Jul 22, 2020 - 1:10 pm    Assunto: Retentor do cárter Responder com Citação

David Ferreira escreveu:
Venho informar a todos os elementos do fórum, que coma a embraiagem que meti na PK, a mesma ficou um espetáculo, desengata as velocidades mesmo bem.
Por aquilo que tenho lido aqui no fórum, até estou admirado.
O único problema que a mesma já teve foi de ficar acelerada, nem desligava na chave, tendo ficado sem perceber o que se passava, mas com experiências com afinações de carburador, parece que já não faz.
Quem puder ajudar qual a causa deste problema, também fico agradecido pela ajuda, porque provavelmente vai voltar a fazer. (parecia-me ser o fenómeno da autoignição).
Cumprimentos a todos os Vespistas

Muito provável tens o retentor que está fixado no cárter mal montado ou demasiado preso, a minha também fazia isso, agora quando fores tirar o retentor tem cuidado porque a probabilidade de partires o cárter é elevada.
Boa sorte
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Qua Nov 18, 2020 - 12:03 pm    Assunto: Responder com Citação

costanacasa escreveu:
frdavid escreveu:
Venho informar a todos os elementos do fórum, que coma a embraiagem que meti na PK, a mesma ficou um espetáculo, desengata as velocidades mesmo bem.
Por aquilo que tenho lido aqui no fórum, até estou admirado.
O único problema que a mesma já teve foi de ficar acelerada, nem desligava na chave, tendo ficado sem perceber o que se passava, mas com experiências com afinações de carburador, parece que já não faz.
Quem puder ajudar qual a causa deste problema, também fico agradecido pela ajuda, porque provavelmente vai voltar a fazer. (parecia-me ser o fenómeno da autoignição).
Cumprimentos a todos os Vespistas

Muito provável tens o retentor que está fixado no cárter mal montado ou demasiado preso, a minha também fazia isso, agora quando fores tirar o retentor tem cuidado porque a probabilidade de partires o cárter é elevada.
Boa sorte

Demasiado preso? Como assim?
Acelarações "parvas" normalmente ficam a dever-se a entradas de ar indesejadas algures no sistema de combustão e não por falta dele.
A razão de poder ser um retentor a causa, está 100% certa mas o estar estragado ou mal colocado e assim deixar entrar ar a mais no sistema.
Confesso que não percebi o "demasiado preso"... Confused
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David Ferreira
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Registo: May 10, 2019
Mensagens: 19
Local/Origem: PINHAL NOVO

MensagemColocada: Dom Jul 24, 2022 - 1:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Depois de algumas lutas com a Pk, agora já está como se pretende, o facto de ficar acelerada e não desligar na chave, devia-se ao facto do cilindro em ferro que aquecia muito e passava a fazer autoignição.
A ultima vez que andou o ano passado verifiquei que aquilo não estava mesmo bom e então fui ter com um mecânico especialista em vespa, desmontou e verificou-se que o pistão estava todo arranhado devido a muita temperatura e o cavilhão do pistão até estava meio moído.
Levou biela e rolamentos da cambota novos e um cilindro 102 pinasco em alumínio.
Também levou uma cremalheira de embraiagem nova, com os mesmos dentes que a original mas com molas de amortecimento e carreto de 16 dentes.
Foi devidamente afinada e agora está um espetáculo.
Só à primeira vez é que é preciso puxar o ar e pega logo à segunda, depois disso é sempre à primeiro e com o relanti sempre certo.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Qui Set 01, 2022 - 3:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas notícias!
Isso agora quer são umas voltinhas valentes a aproveitar o calor e o bom tempo.

Mera curiosidade, mas chegaram a perceber a razão do sobreaquecimento? Não é normal isso acontecer a não ser que algo não esteja bem montado e/ou a lubrificação a ser bem feita, etc...

Boas curvas! Cool
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