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Ferramentas/Mudar pneu
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Autor Mensagem
GilBrandao
Vespa 200 Rally
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Registo: Aug 05, 2005
Mensagens: 210

MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 12:09 pm    Assunto: Ferramentas/Mudar pneu Responder com Citação

Hoje ia pegar na minha Vespa (apesar de estar a chover Sad ) e reparo que o pneu de trás está em baixo com um prego cravado...Ia trabalhar não estive para demorar. Regresso para o almoço e noto:

-as ferramentas que tinha de origem estão podres
-sei lá qual o nº das chaves a usar para mudar um simples pneu
-de que é que vou precisar para fazer um kit simples para andar na Vespa para no próximo furo não ser apanhado desprevenido...Agora só tenho a chave de velas, que pelo uso que lhe dou nunca enferrujará!!
-agora que penso nisso nunca mudei um pneu: lembro-me o meu pai deitar a vespa no chão sobre um cobertor grosso e desaperta dum lado aperta do outro, mas não me lembro já da sequência...alguém fornecia os passos, please? Wink Ou mesmo para tirar o pneu para levar ao mecanico, numa 1ª fase...
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Marrazes
Vespa 300 GT
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Registo: Jul 13, 2006
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MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 1:54 pm    Assunto: Re: Ferramentas/Mudar pneu Responder com Citação

Caro Gil nao tem ciencia nenhuma!!
Não sei qual o modelo da tua vespa mas se for uma 50S é uma chave 17 se for uma Sprint Px ou identica é uma chave 13.
Para desapertares a roda é esse memo o procedimento, deita-la de lado e desapertas a roda. Sacas a roda e podes desmonta-la tb, sao apenas mais 5 porcas de chave 13 !Desmontas a jante e sacas a camara de ar, depois ou remendas a velha ou montas uma nova! Voltas a montar a jante e tá prontinha a voltar para a vespa!!!
Em relação a a seres apanhado desprevenidao, nao andas com a roda suplente??
Espero ter ajudado, no entanto se for preciso tirar mais alguma duvida deixa um post q assim q possa respondo!!
_________________
Abraço Marrazes
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Tiago Pereira
Vespa 300 GT
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Registo: Jul 27, 2005
Mensagens: 560

MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 2:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Gil, aranja um chave de velas das de "origem" q alem da vela tem as chaves da roda para a tua vespa.

Eu ando com aquelas laitnhas para os carros sabes? aquilo da para desenrascar se tiveres furado.
_________________

Lambretta DL 150 '70
Vespa Rally 200 '76
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Marrazes
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Registo: Jul 13, 2006
Mensagens: 381
Local/Origem: Marinha Grande

MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 3:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Podes tambem fazer uma chave se nao quiseres comprar. Eu já fiz uma baseada na de origem. Very Happy
Caso nao conheças é qualquer coisa parecida com isto:


_________________
Abraço Marrazes
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GilBrandao
Vespa 200 Rally
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Registo: Aug 05, 2005
Mensagens: 210

MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 4:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Vi agora na net alguns kits e até a bolsa no SIP!!! È uma T5 que tenho...aquilo rola do Fogo de Deus!!!

Obrigado pelas dicas, é uma cena que há longos anos já não faço...mas tb tinha perdido a fé vespista há longo tempo Crying or Very sad , mas agora que me arrependi, mudei de vida, vi a LUZ (...da frente tb Wink ) regressei ao recto caminho ...and now i'm a believer!!! Agora o que me falta são estas pequenas liturgias do dia-a-dia que fazem parte da doutrina Vespista:mudar pneu, qual o óleo, mudar vela etc...Mas a fé move ...Vespas neste caso. Wink

Bem adiante...dizias então Marrazes deitá-la de lado...isto com o lado esq. ou dir. no chão (o da roda suplente ou o do motor)? Como suponho que o motor cubra a roda do lado drto. será este lado que fica pousado no solo... Nesta operação tiro a "asa" que cobre ou não? OU dito de outra forma, o que é que assenta no chão? Vejo ainda a bateria no centro da roda suplente...aquilo tem polos a serem desligados primeiro ou não? Mas então a 1ª compra é uma chave de bocas 13...
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GilBrandao
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Registo: Aug 05, 2005
Mensagens: 210

MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 4:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Tiago Pereira escreveu:
Gil, aranja um chave de velas das de "origem" q alem da vela tem as chaves da roda para a tua vespa.

A que tenho é de origem, com uma haste móvel, que cai para dentro da chave e qdo sai para fora em uso fica em L...Há alguma coisa que me está a escapar?

Eu ando com aquelas laitnhas para os carros sabes? aquilo da para desenrascar se tiveres furado.


Tb já tive...mas aquilo quanto tempo é que dura? Uma vez comprei uma que nunca usei que acabei por pôr fora de podre de andar dum lado para outro...disseram-me que no verão poderia explodir e que se po ex. fosse um daqueles cortes laterais não servia de nada...se calhar é grupo?
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GilBrandao
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Registo: Aug 05, 2005
Mensagens: 210

MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 4:57 pm    Assunto: Re: Ferramentas/Mudar pneu Responder com Citação

Em relação a a seres apanhado desprevenidao, nao andas com a roda suplente??


Ando, mas desprevenido referia-me ao pack ferramentas para qdo esta cena me acontecer no meio do nada...quais eram as que vinham de origem nas PX? Tenho de arranjar igual...
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Marrazes
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MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 5:01 pm    Assunto: Responder com Citação

GilBrandao escreveu:

Bem adiante...dizias então Marrazes deitá-la de lado...isto com o lado esq. ou dir. no chão (o da roda suplente ou o do motor)? Como suponho que o motor cubra a roda do lado drto. será este lado que fica pousado no solo... Nesta operação tiro a "asa" que cobre ou não? OU dito de outra forma, o que é que assenta no chão? Vejo ainda a bateria no centro da roda suplente...aquilo tem polos a serem desligados primeiro ou não? Mas então a 1ª compra é uma chave de bocas 13...


Sim deita-la para o lado do motor com a roda suplente virada para cima, penso q nao é preciso tirar a bateria a nao ser para tirares a roda suplente, é q nunca mexi numa PX/T5 Embarassed mas memo q tenhas de tirar a bateria acho q nao é preciso desligar os polos pois tem um cabo suficientemente comprido para a bateria ficar no chao enquato tiras a roda suplente, nas pk's com bateria sei q é assim portanto é provavel q as PX/T5 seja igual. Sim é melhor tirares o balon, q é como a malta lhe chama, para trabalhares mais à vontade e conseguires tirar a roda suplente Very Happy . A ver se com estas dicas já consegues desmontar a roda e trocar a camara de ar, mas já sabes, se tiveres duvidas pergunta que a malta tá aqui para ajudar e se nao souberes mais vale perguntares do q fazeres asneiras Very Happy !!!
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Abraço Marrazes
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Marrazes
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MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 5:05 pm    Assunto: Re: Ferramentas/Mudar pneu Responder com Citação

GilBrandao escreveu:
Em relação a a seres apanhado desprevenidao, nao andas com a roda suplente??


Ando, mas desprevenido referia-me ao pack ferramentas para qdo esta cena me acontecer no meio do nada...quais eram as que vinham de origem nas PX? Tenho de arranjar igual...


Neste campo já tem de ser a malta das T5's a dar uma dica, pois eu nao faço ideia quais as ferramentas q vinham de origem. Uma chave de velas deviam trazer de certeza, pois acho q todas as vespas as traziam, agora se vinham com mais algumas ferramentas já nao sei. Embarassed
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Abraço Marrazes
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GilBrandao
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MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 5:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Balon chama-se disseste?!!Tá boa...Bem o balon da roda suplente tenho mesmo de tirar... para aceder à roda suplente Laughing mas o do lado do motor tiro tb o balon antes de a deitar? Fica com o motor no chão sobre um cobertor ou fica o balon do motor pousado no chão?
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Marrazes
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MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 5:30 pm    Assunto: Responder com Citação

GilBrandao escreveu:
Balon chama-se disseste?!!Tá boa...Bem o balon da roda suplente tenho mesmo de tirar... para aceder à roda suplente Laughing mas o do lado do motor tiro tb o balon antes de a deitar? Fica com o motor no chão sobre um cobertor ou fica o balon do motor pousado no chão?


Ela deitada para o lado do motor deve ficar apoiada no pedal de kick, mas podes sempre tirar o balon nao custa nada Very Happy
Ah e nao te esqueças de fechar a gasolina antes de a deitares para nao ficar a entornar Very Happy
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GilBrandao
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Registo: Aug 05, 2005
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MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 5:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Essa do kick estava a esquecer-me, assim como a da gasolina fechada...mas faz sentido!

Então:

-tiro balon esq.
-acedo à roda sobressalente
-desaperto-a com chave 13 (5 parafusos)
-fica solta e pronta a ser montada

E agora para a que está furada? Rolling Eyes
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Marrazes
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Registo: Jul 13, 2006
Mensagens: 381
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MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 7:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso tudo!

Agora para a q tá furada desaperta-la tb com a chave 13, são 5 porcas, e a jante fica solta da polie, sacas a jante para fora e desapertas as 5 porcas mas da jante que unem as 2 partes da jante.
Depois é só tirares a camara de ar velha e montares a nova!
Enches a camara nova com um bocadinho de ar só até ela ficar toda redondinha pois monta-se melhor assim.
Montas a camara dento do pneu voltas a apertar as 2 partes da jante!!
Enches a roda com ar e podes voltar a montar a roda na polie.
Montas os balons e tá prontinha a acelerar outra vez!!
Exprimenta e depois diz qlqr coisa!
_________________
Abraço Marrazes
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PCTavares
Vespa 250 GTS
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Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 8:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Há tempos também tive um furo no pneu de trás e não a deitei, duas pessoas levantaram a traseira enquanto a outra realizava a "operação". Custou um bocado, por isso é muito mais fácil deitá-la.
É mesmo melhor tirares os 2 balons. Não é preciso tirares a bateria, mas tem cuidado para não tocares nos pólos.
Isso de fechar a gasolina não me tinha ocorrido, mas é capaz de ser muito boa ideia.
_________________

Vespa PX 150E
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PCTavares
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Registo: Apr 11, 2006
Mensagens: 280
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Out 10, 2006 - 8:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Esqueci-me de dizer que essas latinhas com tapa-furos dão mesmo muito jeito. Agora ando sempre com uma. Estava num sítio chato quando tive o furo, pus esse tal spray e deu para andar até casa. Recomendo.
_________________

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