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Arranque lx 50 4 tempos
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Autor Mensagem
tiago
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: May 07, 2006
Mensagens: 8
Local/Origem: porto

MensagemColocada: Seg Out 30, 2006 - 9:17 pm    Assunto: Arranque lx 50 4 tempos Responder com Citação

Boas.. Tenho uma dúvida em relação ao comportamento do arranque do motor da minha lx 4temps.
Quando a comprei, e durante uns meses, para a por o motor a trabalhar, bastava carregar no botão de arranque meio segundo, sem ser necessário dar qualquer aceleradela, e pegava logo.. um raletim era e ainda é muito estavel e regular.. não me lembro de alguma vez ter ido a baixo. com o passar dos meses começou a ser necessário dar uma ligeira puxadela no acelerador em simultaneo ao botão de arranque (foi desbloqueada aos 1000km.. e fez a respectiva revisão).
Hoje, com 6 meses de uso diário (14km por dia), já marca 1800km.. é necessário abrir um pouco o acelerador carregar no botao de arranque, e dar uma aceleradela.. o ralentim continua muito estavel... ha mesmo dias que uma aceleradela (uma injecçãozita de gasolina) antes de carregar no botao de arranca é necessário.. mas pega sempre.
Ao contrário de quando tinha poucos km, hoje se carregar so no botao de arranque, sem mexer no acelerador, parece que o motor de arranque roda em seco. Nem insisto, uma puxadela no acelerador e pega bem. Quando a vespa fica ao ar livre o dia todo (dorme na garagem) e pego nela já com a humidade da noite, uma puxadela para injectar um pouco de gasolina no motor antes de arrancar, é quase obrigatório. com estes procedimentos o motor pega logo como quando fazia no inicio, quando bastava carregar no botão de arranque.
Tem e sempre teve um comportamento impecavel, anda 5 dias por semana 14 km por dia quer faça chuva ou sol...

A minha dúvida é, (pois é a minha primeira scooter), este comportamento de arranque é normal? (com estes km e utilização?)

(não conheço mais ninguem com moto, muito menos com vespa para trocar ideias..)
a malta do porto podia combinar uns encontros ao fim de semana..

obrigado,

tiago silva

ps.. há... e para quem andava a discutir qual velocidade máxima da lx50 4tempos (desbloqueada é claro... quero dizer ao natural.... para aquilo que foi feita... )
... encontrei num site ingles o seguinte:

Type - Single cylinder, four-stroke catalytic Hi-PER4
Cylinder capacity - 49.4cc
Bore x stroke - 1.54" x 1.63" (39 mm x 41.8 mm)
Max power at shaft - 3.1 kW at 8,750 rpm
Max torque - 3.5 Nm at 6,500 rpm
Max speed - 62 km/h (39 mph)
Fuel/Tank capacity - Unleaded 91 min octane / 2.3 gallons (8.6 liters)

( http://www.vespasaskatoon.com/products/vespa/LX50.php )
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Chef
Vespa 180 SS
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Registo: Mar 25, 2006
Mensagens: 195
Local/Origem: POrto

MensagemColocada: Seg Out 30, 2006 - 10:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu de Scooters n percebo muita coisa, por isso n vou tar aki a mandar Postas Laughing De resto quanto a 1s encontros de Ppl do norte é na boa ! Eu até ja tenho amnha PK quase pronta Twisted Evil eh eh é combinar Wink
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Marco Brito
Vespa 150 Sprint V.
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Registo: Oct 15, 2006
Mensagens: 151
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Seg Out 30, 2006 - 11:11 pm    Assunto: Re: Arranque lx 50 4 tempos Responder com Citação

tiago escreveu:
Boas.. Tenho uma dúvida em relação ao comportamento do arranque do motor da minha lx 4temps.
Quando a comprei, e durante uns meses, para a por o motor a trabalhar, bastava carregar no botão de arranque meio segundo, sem ser necessário dar qualquer aceleradela, e pegava logo.. um raletim era e ainda é muito estavel e regular.. não me lembro de alguma vez ter ido a baixo. com o passar dos meses começou a ser necessário dar uma ligeira puxadela no acelerador em simultaneo ao botão de arranque (foi desbloqueada aos 1000km.. e fez a respectiva revisão).
Hoje, com 6 meses de uso diário (14km por dia), já marca 1800km.. é necessário abrir um pouco o acelerador carregar no botao de arranque, e dar uma aceleradela.. o ralentim continua muito estavel... ha mesmo dias que uma aceleradela (uma injecçãozita de gasolina) antes de carregar no botao de arranca é necessário.. mas pega sempre.
Ao contrário de quando tinha poucos km, hoje se carregar so no botao de arranque, sem mexer no acelerador, parece que o motor de arranque roda em seco. Nem insisto, uma puxadela no acelerador e pega bem. Quando a vespa fica ao ar livre o dia todo (dorme na garagem) e pego nela já com a humidade da noite, uma puxadela para injectar um pouco de gasolina no motor antes de arrancar, é quase obrigatório. com estes procedimentos o motor pega logo como quando fazia no inicio, quando bastava carregar no botão de arranque.
Tem e sempre teve um comportamento impecavel, anda 5 dias por semana 14 km por dia quer faça chuva ou sol...

A minha dúvida é, (pois é a minha primeira scooter), este comportamento de arranque é normal? (com estes km e utilização?)

(não conheço mais ninguem com moto, muito menos com vespa para trocar ideias..)
a malta do porto podia combinar uns encontros ao fim de semana..

obrigado,

tiago silva

ps.. há... e para quem andava a discutir qual velocidade máxima da lx50 4tempos (desbloqueada é claro... quero dizer ao natural.... para aquilo que foi feita... )
... encontrei num site ingles o seguinte:

Type - Single cylinder, four-stroke catalytic Hi-PER4
Cylinder capacity - 49.4cc
Bore x stroke - 1.54" x 1.63" (39 mm x 41.8 mm)
Max power at shaft - 3.1 kW at 8,750 rpm
Max torque - 3.5 Nm at 6,500 rpm
Max speed - 62 km/h (39 mph)
Fuel/Tank capacity - Unleaded 91 min octane / 2.3 gallons (8.6 liters)

( http://www.vespasaskatoon.com/products/vespa/LX50.php )



Tiago, quem te pode dizer mais alguma coisa acerca disso é o nosso amigo Marcelo pois tem uma igual à tua. O que eu te posso dizer é que tenho uma LX 150 4T e o procedimento é o mesmo carregar no botão e dar uma aceleradela porque só carregar no botão não dá. Talves isso no inicio não dava porque tinhas o relanti mais alto e ela não se ìa a baixo aos 1000Km o relnti como foi afinado baixou um bocadinho e agora tenhas essa necessidade.
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Abraços,

Marco Brito

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JBorges
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Registo: Jul 09, 2006
Mensagens: 55
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MensagemColocada: Ter Out 31, 2006 - 12:11 am    Assunto: Responder com Citação

Na LX 125 é o mesmo, tenho sempre que lhe dar um cheirinho no acelerador.
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PX125E (1991), LX 125 (2006)
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Ildebrando
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Mensagens: 881
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Ter Out 31, 2006 - 1:05 am    Assunto: Responder com Citação

Aaaahhhh...isso acho que será normal (não percebo nada de automáticas)...
Mesmo nas "antigas" ao fim de um tempo começa a ser necessário "mais um esforço" para pegar...

Um abraço
Ildebrando
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Jony
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Registo: Dec 08, 2005
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MensagemColocada: Ter Out 31, 2006 - 3:06 am    Assunto: Responder com Citação

é o mesmo problema dos carros (pq sao ambos motores a 4 tempos), quando fazem muito poucos kilometros quase nem têm tempo para aquecer que param logo. deduzo que a vespa faça 7 km de cada vez antes de parar, isso não é nada saudavel para o motor. Tirando isso é perfeitamente normal, os motores das aceleras têm um tempo de vida bastante reduzido (a precisar de levar peças), se formos a comparar com um motor 125 a 2 tempos da Piaggio
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Marco Brito
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Registo: Oct 15, 2006
Mensagens: 151
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MensagemColocada: Ter Out 31, 2006 - 10:38 am    Assunto: Responder com Citação

Jony escreveu:
é o mesmo problema dos carros (pq sao ambos motores a 4 tempos), quando fazem muito poucos kilometros quase nem têm tempo para aquecer que param logo. deduzo que a vespa faça 7 km de cada vez antes de parar, isso não é nada saudavel para o motor. Tirando isso é perfeitamente normal, os motores das aceleras têm um tempo de vida bastante reduzido (a precisar de levar peças), se formos a comparar com um motor 125 a 2 tempos da Piaggio


Ó Jony...os motores das aceleras têm um tempo de vida bastante reduzido (a precisar de levar peças), se formos a comparar com um motor 125 a 2 tempos da Piaggio, não me digas que ès adevinha, mas estou cá para ver isso. Estimem o material que ele dura uma vida inteira seja 2 tempos seja 4 tempos, quanto a peças todas levam e ainda bem até nós levamos...
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Abraços,

Marco Brito

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Tiago Pereira
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Registo: Jul 27, 2005
Mensagens: 560

MensagemColocada: Ter Out 31, 2006 - 11:37 am    Assunto: Responder com Citação

Sim, o q o Jony disse tem razão, os motors de aceleras tem um tempo de vida reduzido (sem levar aranjo) e a razão é muito simples, chama se o variador. Aquilo é feito para ser afinado x em x km's, e eu não percebo NADA de aceleras.

E podes acreditar aquilo q queres, mas um motor destes novos a 4t automatico NUNCA vai durar tanto como um motor a 2T manual. A minha lambretta tem 37 anos, e so este ano é q levou a primeira retificação ao cilinidro. Outra questão é q uma vespa "a serio" não tem peças em plastico no motor, e uma acelera?
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Jony
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Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
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MensagemColocada: Ter Out 31, 2006 - 11:51 am    Assunto: Responder com Citação

eu sei do que estou a falar, desde miudo que me dava com pessoal que tinha aceleras e só duravam um ano ou dois a andar bem, depois era so problemas e passavam a andar metade. Se isto acontecia com quase todas as scooters é normal que aconteça com estas vespas novas, é tudo a mesma coisa
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pistas
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Registo: Sep 28, 2006
Mensagens: 136

MensagemColocada: Ter Out 31, 2006 - 11:56 am    Assunto: Responder com Citação

Tiago Pereira escreveu:
Sim, o q o Jony disse tem razão, os motors de aceleras tem um tempo de vida reduzido (sem levar aranjo) e a razão é muito simples, chama se o variador. Aquilo é feito para ser afinado x em x km's, e eu não percebo NADA de aceleras.

E podes acreditar aquilo q queres, mas um motor destes novos a 4t automatico NUNCA vai durar tanto como um motor a 2T manual. A minha lambretta tem 37 anos, e so este ano é q levou a primeira retificação ao cilinidro. Outra questão é q uma vespa "a serio" não tem peças em plastico no motor, e uma acelera?


desculpem la me meter na vossa conversa, mas um dos factos de uma acelera tb durar pouco eh k por exemplo, eu tnh 3 motas, uma acelera, uma sachs e uma pkxls, a acelera para ir aos 60km/h tem k kuaze ir no maximo das rotaçoes, e a minha sachs basta ir em 5º e a um xeirinho de acelerador, ao seja, vai a pouca rotaçao....
fix me perceber???
bem, eu tnh uma acelera k em tempos dava 90km/h e agora depois de velha (tem cerca de 12 anos) so da 75km/h e nunca foi aberto o motor, tem 30000km/h sempre com o acelerador afundo!!! mas as novas n faxem isso... ainda por cima uma a 4t k eh um motor com mt mais coisas k se estraga ao gasta (os motores a 2t n tem valvulas na cabeça, por isso n se estragam) Razz Razz e sao motores k devem ter uma especial atençao, no caso de manha, deixar trabalhar um bocado para akecer, e n faxer como certas pessoas k metem a trabalhar e eh logo afundo... eh a minha opiniao
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JBorges
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MensagemColocada: Ter Out 31, 2006 - 2:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Começo a ficar confuso.
Um motor a 4T têm menos longevidade que um a 2T???????
Um 2T por ter menos componentes (neste caso válvulas) avaria-se menos???
O factor de não ter caixa é sinónimo de fraca fiabilidade?

Hum......
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Editado pela última vez por JBorges em Ter Out 31, 2006 - 2:33 pm, num total de 1 vez
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Marco Brito
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MensagemColocada: Ter Out 31, 2006 - 2:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Não me digam que as aceleras não têm arranjo... Se duram muito ou pouco depende do que elas andam e como é que andam com elas, se for para estar na garagem a olhar para elas uma automática a 4t e uma a 2t duram a mesma coisa, peças em plastico, fibra, carbono, etc. no motor não sei mas pelo menos não enferrujam. Gosto muito da minha LX150 anda muito bem melhor do que eu pensava e vai durar muitos anitos e daqui por 30 anos falamos...
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Marco Brito
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MensagemColocada: Ter Out 31, 2006 - 2:41 pm    Assunto: Responder com Citação

JBorges escreveu:
Começo a ficar confuso.
Um motor a 4T têm menos longevidade que um a 2T???????
Um 2T por ter menos componentes (neste caso válvulas) avaria-se menos???
O factor de não ter caixa é sinónimo de fraca fiabilidade?

Hum......


Ó JBorges também estou a ficar preocupado será que a Piaggio ainda equipa Vespas com motores a VAPOR? Se sim então quero um Vapor automático heheheheh!!!
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Abraços,

Marco Brito

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Tiago Pereira
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MensagemColocada: Ter Out 31, 2006 - 6:39 pm    Assunto: Responder com Citação

JBorges escreveu:
Começo a ficar confuso.
Um motor a 4T têm menos longevidade que um a 2T???????
Um 2T por ter menos componentes (neste caso válvulas) avaria-se menos???
O factor de não ter caixa é sinónimo de fraca fiabilidade?

Hum......


Um motor 4T não necesariamente tem menos longetividade, a questão éq com um motor 2T cansado com poucos € posso lhe dar a alma de umamotor novo, 4T não é bem assim.

Sim, um motor 2T vespa tem menos componentes, e não é so valvas, mas radiador, alternador ,variador electrico, bateria etc... o principio basico, e creio q é o q o pessoas das automaticas não entende, é q um motor 2T vespa foi feito para estoirar e durar anos, ser reparado e durar ainda mais anos, ser reparado novamente e durar ainda mais anos. Ponto final.


E sim, o factor de ter caixa automatica, ou variador de velocidade é sinónimo de fraca fiabilidade. Ja agora uma pergunta, se o teu motor esta a custar mesmo muito a pegar, imagina quando ele não pegar mesmo, oq vais fazer? engatar 2ª e empurrar?
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Registo: Sep 28, 2006
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MensagemColocada: Ter Out 31, 2006 - 7:04 pm    Assunto: Responder com Citação

so uma coisa, mas minhas motas e noutras k eu costumo arranjar (2t) kd isso acontece se, costumo mudar a vela ao limpar a k la esta ela dps ela fica boa, ja experimentas t??
eh k a vela pode estar ja keimada ao começar a isolar!!!
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