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Ricardo Vespa 125 G.T.R.
Registo: Feb 12, 2006 Mensagens: 131 Local/Origem: Setúbal
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Colocada: Sex Set 01, 2006 - 10:50 pm Assunto: |
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Boas
Eu estou a terminar um restauro (restauração são os restaurantes… cafés.. hotéis…) de uma sprint 125, vou falar aqui um pouco sobre isso, certamente te vai ajudar.
O meu pai desde que me conheço diz “as coisas só tem o valor\importancia que nós lhe damos”, se para ti essa vespa tem valor, ela é valiosa!
Quanto ao que toca a parte que interessa, os custos, eu já perdi a conta mas deve de andar a rondar os 1500€ para ficar uma coisa gira, isto pode variar consoante o estado da vespa, do material que precises, e mais que tudo das horas de trabalho (mão de obra), há coisas que qualquer um consegue fazer não precisar ser um profissional, mas há muita coisa que não convêm fugir, porque depois de terminada a vespa vais ficar arrependido, “eish devia ter mandado antes reparar num bate-chapa, agora gastei 500€ na pintura e isto ficou mal”, eu também fugi um pouco ao bate-chapa tentei baixar o custo do restauro, e pequei (um pouco só) nessa parte, a parte de chapa é mesmo muito importante, e aconselho a fazer tudo por que sabe e num bom profissional, porque se não tiveres a chapa bem reparada por melhor que seja a pintura vai ter sempre problemas, em termos de acabamento, a mim aconteceu-me isso no guarda-lamas da frente e na zona da matricula traseira, ficaram lá uns pontos que se fosse hoje… agora depois de pintado e muitos euros gastos optei por não mexer… é verdade porque passado 6 meses nos já só queremos ter a vespa a andar, e cada dia de atraso é como um eternidade de modo que deixei de ser tão preocupado com mariquices e já só quero a vespa de novo a andar.
Os conselhos que te posso dar é andares com a vespa e curtires isso como está, e veres se ela te convence a gastar os euros, depois se decidires, é fazeres a coisa como manda as regras, fazer tudo bem, porque o barato sai caro, podes dar um banho por fora e ela fica bonita, mas passado 1 mês esta com os podres todos á mostra, no que toca a chapa, para mim é a parte mais importante no restauro, o chaci é a vespa em si logo, se não ficar bem feito, tudo o que vás fazer depois vai ficar uma bost*, a pintura vai deixar transparecer os problemas todos que a chapa tem, os frisos n vão assentar bem… etc etc etc, por isso tenta não fugir aos custo nessa parte, motor, mecânica penso que é a parte mais fácil para fazeres, reparar o motor (eu não reparei o meu) mas não parece ser difícil, entreguei a um mecânico só porque não tive tempo para tratar do motor, o desmontar a vespa também podes fazer, parece que já ouvi dizer que a primeira vez que se desmonta uma vespa faz-se em +/ – 3 horas e as coisas quando não saem a primeira podes ir sempre por tentativas, as dificuldades são as partes giras dos restauros e as que nos vamos lembrar quando falamos nisso.
A minha os custo andaram +/ – por volta disto
200€ bate-chapa
500€ material (luzes, frisos, pneus…etc. etc)
150€ reparar o motor
200€ desmontar a vespa e tornar a montar, reparando tudo e limpando tudo (mão de obra)
250€ pintura
70€ decapar e metalizar
…eu consegui preços baratos, mas havia ai itens que podia ter sido eu a fazer e sempre poupava uns trocos.
Qualquer coisa, dispõem sempre
Um abraço
Ricardo Mata |
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Groovespa Vespa 50 S
Registo: Aug 28, 2006 Mensagens: 66 Local/Origem: Sintra
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Colocada: Sex Set 01, 2006 - 11:19 pm Assunto: |
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Boa noite.
Será que alguém me consegue indicar um site português com peças, acessórios, etc. para vespas?! Eu conheço o scooterworks.com e o scooter-center.com mas em relação a preços não são muito fiáveis.
Os meus agradecimentos e cumprimentos |
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Luciano Oliveira Vespa Chicco
Registo: Aug 30, 2006 Mensagens: 46 Local/Origem: Lisboa
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Colocada: Sex Set 01, 2006 - 11:44 pm Assunto: |
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Ricardo escreveu: | Boas
Eu estou a terminar um restauro (restauração são os restaurantes… cafés.. hotéis…) de uma sprint 125, vou falar aqui um pouco sobre isso, certamente te vai ajudar.
O meu pai desde que me conheço diz “as coisas só tem o valor\importancia que nós lhe damos”, se para ti essa vespa tem valor, ela é valiosa!
Quanto ao que toca a parte que interessa, os custos, eu já perdi a conta mas deve de andar a rondar os 1500€ para ficar uma coisa gira, isto pode variar consoante o estado da vespa, do material que precises, e mais que tudo das horas de trabalho (mão de obra), há coisas que qualquer um consegue fazer não precisar ser um profissional, mas há muita coisa que não convêm fugir, porque depois de terminada a vespa vais ficar arrependido, “eish devia ter mandado antes reparar num bate-chapa, agora gastei 500€ na pintura e isto ficou mal”, eu também fugi um pouco ao bate-chapa tentei baixar o custo do restauro, e pequei (um pouco só) nessa parte, a parte de chapa é mesmo muito importante, e aconselho a fazer tudo por que sabe e num bom profissional, porque se não tiveres a chapa bem reparada por melhor que seja a pintura vai ter sempre problemas, em termos de acabamento, a mim aconteceu-me isso no guarda-lamas da frente e na zona da matricula traseira, ficaram lá uns pontos que se fosse hoje… agora depois de pintado e muitos euros gastos optei por não mexer… é verdade porque passado 6 meses nos já só queremos ter a vespa a andar, e cada dia de atraso é como um eternidade de modo que deixei de ser tão preocupado com mariquices e já só quero a vespa de novo a andar.
Os conselhos que te posso dar é andares com a vespa e curtires isso como está, e veres se ela te convence a gastar os euros, depois se decidires, é fazeres a coisa como manda as regras, fazer tudo bem, porque o barato sai caro, podes dar um banho por fora e ela fica bonita, mas passado 1 mês esta com os podres todos á mostra, no que toca a chapa, para mim é a parte mais importante no restauro, o chaci é a vespa em si logo, se não ficar bem feito, tudo o que vás fazer depois vai ficar uma bost*, a pintura vai deixar transparecer os problemas todos que a chapa tem, os frisos n vão assentar bem… etc etc etc, por isso tenta não fugir aos custo nessa parte, motor, mecânica penso que é a parte mais fácil para fazeres, reparar o motor (eu não reparei o meu) mas não parece ser difícil, entreguei a um mecânico só porque não tive tempo para tratar do motor, o desmontar a vespa também podes fazer, parece que já ouvi dizer que a primeira vez que se desmonta uma vespa faz-se em +/ – 3 horas e as coisas quando não saem a primeira podes ir sempre por tentativas, as dificuldades são as partes giras dos restauros e as que nos vamos lembrar quando falamos nisso.
A minha os custo andaram +/ – por volta disto
200€ bate-chapa
500€ material (luzes, frisos, pneus…etc. etc)
150€ reparar o motor
200€ desmontar a vespa e tornar a montar, reparando tudo e limpando tudo (mão de obra)
250€ pintura
70€ decapar e metalizar
…eu consegui preços baratos, mas havia ai itens que podia ter sido eu a fazer e sempre poupava uns trocos.
Qualquer coisa, dispõem sempre
Um abraço
Ricardo Ricardo |
Obrigadíssimo pelas dicas. Já tinha um preço de referência de 750€ (sem custos de mão-de-obra e pintura), o que deve estar mais ou menos compatível com os teus 1.500€ para uma restauração "completa"...
A propóstio "restauração" também é correcto! Segundo o dicionário online da Priberam, restauração também significa "acto ou efeito de restaurar; renovação; conserto". Este é o significado com origem no latim, sendo que a restauração de restaurantes tem origem no francês.
Bem... linguística à parte...
Em termos de aquisição de peças e acessórios. Compraste tudo em Portugal ou fizeste algumas compras em lojas online estrangeiras? Compraste tudo novo ou existe um bom mercado de peças usadas em bom estado?
E já agora, quais foram as oficinas onde fizeste esses trabalhos de bate-chapa, pintura e mecânica?
Um abraço! _________________ Luciano Oliveira |
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Ricardo Vespa 125 G.T.R.
Registo: Feb 12, 2006 Mensagens: 131 Local/Origem: Setúbal
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Colocada: Sáb Set 02, 2006 - 1:02 am Assunto: |
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Linguísticas á parte… sobre o mercado de peças usadas…. cá em setúbal não consigo encontrar muita coisa usada, mas peças novas é com facilidade que arranjo, comprei uma parte do material na original vespa em Odivelas, eles tem tudo ou quase tudo e para entrega imediata, e na mavic-sado em setúbal, também tem peças para entrega, pelo menos comprei lá algumas assim em estilo de desenrasca, peças que foram precisas para a hora, e que não apetecia ir a Odivelas, a ultima que comprei ate fiquei surpreendido foi o sensor de stop do travão de pé, e tinham para entrega imediata, 18€ achei caro… mas também não sei o preço na original vespa… mas podes dar uma vista de olhos pela secção de vendas no fórum vai sempre aparecendo algumas coisas…
…eu tratei tudo cá em setúbal, e como é obvio só gosto de aconselhar e divulgar os contactos de quem me fez um trabalho bom e que me tenha deixado satisfeito, dos quais os bate-chapas não estão incluídos, mas em termos de mecânica aconselho, Rui Nariga 969753567, em termos de decapagem e metalizações, aconselho a metal-limpo em setúbal, o sr. foi impecável e parece que não foi caro comparado com outros, o contacto esta algures na secção de pintura cá do fórum (265233055 metal-limpo), em termos de pintura, foi um pintor com 62 anos de serviço (muito old school), e com muitas vespas passadas pelas mãos, o trabalho ficou impecável, não ficou melhor porque a parte de chapa não correspondeu á altura, apesar de ele ter feito ainda muito de bate-chapas, mas ficou boa de 0-20 dou um 17, o numero de telefone não tenho… mas se precisares posso-te lá levar e só me levou 250€ por pintar e preparar tudo, e comparando com os preços que pedem foi um achado.
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Luciano Oliveira Vespa Chicco
Registo: Aug 30, 2006 Mensagens: 46 Local/Origem: Lisboa
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Colocada: Sáb Set 02, 2006 - 1:06 pm Assunto: |
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Ricardo escreveu: | Linguísticas á parte… sobre o mercado de peças usadas…. cá em setúbal não consigo encontrar muita coisa usada, mas peças novas é com facilidade que arranjo, comprei uma parte do material na original vespa em Odivelas, eles tem tudo ou quase tudo e para entrega imediata, e na mavic-sado em setúbal, também tem peças para entrega, pelo menos comprei lá algumas assim em estilo de desenrasca, peças que foram precisas para a hora, e que não apetecia ir a Odivelas, a ultima que comprei ate fiquei surpreendido foi o sensor de stop do travão de pé, e tinham para entrega imediata, 18€ achei caro… mas também não sei o preço na original vespa… mas podes dar uma vista de olhos pela secção de vendas no fórum vai sempre aparecendo algumas coisas…
…eu tratei tudo cá em setúbal, e como é obvio só gosto de aconselhar e divulgar os contactos de quem me fez um trabalho bom e que me tenha deixado satisfeito, dos quais os bate-chapas não estão incluídos, mas em termos de mecânica aconselho, Rui Nariga 969753567, em termos de decapagem e metalizações, aconselho a metal-limpo em setúbal, o sr. foi impecável e parece que não foi caro comparado com outros, o contacto esta algures na secção de pintura cá do fórum (265233055 metal-limpo), em termos de pintura, foi um pintor com 62 anos de serviço (muito old school), e com muitas vespas passadas pelas mãos, o trabalho ficou impecável, não ficou melhor porque a parte de chapa não correspondeu á altura, apesar de ele ter feito ainda muito de bate-chapas, mas ficou boa de 0-20 dou um 17, o numero de telefone não tenho… mas se precisares posso-te lá levar e só me levou 250€ por pintar e preparar tudo, e comparando com os preços que pedem foi um achado.
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Obrigado pelos contactos. Vão dar imenso jeito! _________________ Luciano Oliveira |
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