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Vespa pk50fl2 do Moshinho
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Autor Mensagem
moshinho
Vespa 50 S
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Registo: Mar 07, 2017
Mensagens: 86

MensagemColocada: Qua Ago 21, 2019 - 12:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Entretanto já pintei o nariz de preto, porque os apoios do original foram colados mas com a vibração não se aguentaram.
Depois de trabalhar começou nos rateres e a suspeita recaiu sobre o pickup.
Entretanto após medição achei que não deveria ser e posteriormente a essa verificação ficou tudo bem... Shocked
Ainda disfrutei de alguns kms com ela e pareceu-me tudo bem e com genica (a primeira mudança nem faz lá falta nenhuma). Cool
À 3 semanas atrás comecçou a falhar toda e a suspeita recaiu novamente sobre o pickup.
Troquei o pickup no Sábado passado, todo nervoso pois nunca tinha soldado, mas a coisa até correu bem na soldadura (acho eu), no entanto a avaria não era do pickup e então a suspeita direcionou-se para a bobine interna pois apresentava um valor um pouco mais alto do que deveria estar (544).
Anteontem, um amigo que tem um motor desmontado emprestou-me o prato de bobines dele e a bobine/cdi externa (ducati azul).
Assim que troquei a bobine/cdi externa, o problema de falhar ficou resolvido! Aleluia a ter peças para poder experimentar.
Mas um azar nunca vem só...fiquei sem luzes!!!Nada funciona...Nem luz frontal, nem luz traseiras, nem piscas...a única coisa que funciona é a marcação de combustível...
Tirei uma lâmpada de um pisca e não está queimada, mas como já estava a ficar tarde voltei para casa e ficou a dormitar na garagem.
Hoje já vou tentar fazer medição da corrente na cablagem e ver também no pedal de travão traseiro (pelo que me apercebi em leitura pelo fórum) e entretanto já arranjei um rectificador de 5 fios (não sei se o meu será) para em último caso trocar e tentar perceber se poderá ser daí.
Tenho algum receio que seja no prato de bobines...com aquelas soldaduras todas...
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moshinho
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Registo: Mar 07, 2017
Mensagens: 86

MensagemColocada: Qui Ago 22, 2019 - 12:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Novidade?
Frescas. Esta Vespa parece um dos fenómenos do Entroncamento...
Tive a verificar as lâmpadas e estavam boas.
Verifiquei a corrente nas lâmpadas e nada.
No entanto quando a colocava a trabalhar o filamento da lâmpada frontal acendia fraquinho por breves segundos...só em ralenti...assim que acelerava "ia-se".
Fui medir o rectificador de corrente e estava ali com problemas na voltagem...de volta daquilo não cheguei a nenhuma conclusão e não tinha luzes em lado nenhum...
Larguei a Vespa e deixei passar uns bons minutos de pausa para refrescar a cabeça e o espírito!!!
Decidi então (após dica do Paulo Viana), ligar directo e ver se tinha corrente.
Quando entrei na garagem ainda fui tentar mais uma vez verificar se tinha luz ou não antes de ligar directo e...voilá! Fez-se luz!!!
Desliguei e voltei a colocar a trabalhar várias vezes e habemus luz! Enfim...é assim...não mexe mais!
Mas...um azar nunca vem só e...cabo do ar preso na "bicha"!
Vou ter de desmontar o cabeçote para poder lubrificar o cabo ou trocar por outro...xixa assim é demais!!! Mad


Editado pela última vez por moshinho em Qui Ago 22, 2019 - 3:05 pm, num total de 1 vez
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moshinho
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Registo: Mar 07, 2017
Mensagens: 86

MensagemColocada: Qui Ago 22, 2019 - 12:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Actualmente está assim:

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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Qui Ago 22, 2019 - 1:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Laughing

Não desesperes que depois de eliminares tudo fica como nova!

Bom isso cheira-me a mau contacto dos ou nos terminais. Experimenta desligares tudo - leia-se da bobine, pratos de bobines e rectificador - desengordurar e tirar alguma axidação e dar um aperto para que os terminais fiquem justos.

Experimenta ver, tb junto aos terminais, se não há nenhum fio partido ou isso. Já vi fios terem o isolante plástico ou borracha mas não terem por dentro o condutor de cobre. E numa instalação electrica toda nova de uma Rally 200. E primeiro que se chegasse lá?!! Foi desmontada quase 1/2 moto, a meio de uma viagem!

Experimenta a ver...

Boa sorte! Cool
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moshinho
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Registo: Mar 07, 2017
Mensagens: 86

MensagemColocada: Qui Ago 22, 2019 - 3:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Agora está a funcionar tudo nem mexe mais Shocked
Espero logo já poder dar uma volta e testar a carburação.
A "gaja" está a fazer um pequeno poço a "meio" gás e parece que não quer desenvolver mais.
Antes eu tinha tirado a rede do filtro de ar mas como sujou o carburador voltei a meter, mas se logo tiver oportunidade testo das duas maneiras para perceber o que se está a passar.
Ainda também trocar o meu cabo da bobine e cachimbo e colocar na bobine empresta a ver se é disso, senão lá terei de comprar uma bobine externa nova!
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moshinho
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Registo: Mar 07, 2017
Mensagens: 86

MensagemColocada: Qui Ago 29, 2019 - 12:20 pm    Assunto: Responder com Citação

O problema é mesmo da bobine externa.
Irei comprar outra para resolver o problema.
Entretanto tirei a rede do filtro do ar e a motinha parece outra.
Desenvolve muito melhor e estica mais as mudanças e parece fazer mais rotação.
Como andar sem a rede não me parece boa ideia, o que vou tentar fazer é abrir mais buracos no filtro até fiquei idêntico a estar sem a rede.
Avancei também um pouco a parte elétrica e parece ter ficado mais rápida.
Vou andar um tempo assim para testar melhor e depois reverter e tentar perceber como está melhor.
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Seg Set 02, 2019 - 5:37 pm    Assunto: Responder com Citação

moshinho escreveu:
Como andar sem a rede não me parece boa ideia, o que vou tentar fazer é abrir mais buracos no filtro até fiquei idêntico a estar sem a rede.

Mas que raio... de onde vem essa recente ideia peregrina de abrir buracos no filtro de ar??? Evil or Very Mad
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moshinho
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Registo: Mar 07, 2017
Mensagens: 86

MensagemColocada: Seg Set 02, 2019 - 6:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:

Mas que raio... de onde vem essa recente ideia peregrina de abrir buracos no filtro de ar??? Evil or Very Mad


Para entrar mais ar? Não devo ter sido o único com essa ideia...ou isso ou mudar o filtro...
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Ter Set 03, 2019 - 5:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim entra mais ar, claro.
Mas não me parece a maneira mais... ortodoxa de o fazer
Mudar de filtro de ar é outr coisa e aí já não tenho nada a dizer. Cool
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moshinho
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Registo: Mar 07, 2017
Mensagens: 86

MensagemColocada: Sex Set 06, 2019 - 2:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Já tenho tudo desmontado novamente.
Para rectificar o colector de admissão que tinha ligeiro empeno e deixava passar gasolina, a culassa tb deixava passar e soldar o colector de escape que tinha uma pequena fuga.
Vou aproveitar para deixar as coisas como deve ser sem fugas e de "outra forma" Razz
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Set 06, 2019 - 5:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Cool
Vai dando novidades!
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moshinho
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Registo: Mar 07, 2017
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MensagemColocada: Sex Mai 12, 2023 - 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas.
Meteu-se o covid e perdeu-se a vontade.
Entretanto a paciência foi mas a vontade voltou...que contraditório...resumindo...meti numa oficina.
Para variar o motor teve de ser todo desmontado e montado novamente que a 2a saltava e teve de levar um cruzeta DRT, discos de embraiagem e tudo isolado e sem fugas.
A roda de trás rectificada porque estava ovalizada, outro amortecedor e mais umas coisas...
Esta Vespa estava em estado de sucata mesmo...que desilusão.
Entretanto já a trouxe para casa e fui dar uma voltinha de cerca de 30km e voltei a ficar sem luzes.
Supostamente é o regulador...novamente!!!
A felicidade durou 30km... Rolling Eyes
Em termos de estética está igual mas quando tiver mais fotos coloco.
Como vai ser do Iberovespa este ano no Bombarral? Estava capaz de ir caso se proporcione...
Alguém que passe em Alcácer do Sal ou arranque de "perto" para me juntar?
O pessoal fica por lá ou volta no mesmo dia?
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Mai 12, 2023 - 5:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Oi moshinho.

Epá... isso parece ter macumba!

O que talvez faça sentido e sendo que é das poucas partes que acho que ainda não mexeste é colocar o prato de bobines e o rectificador novos. É que se substituires só um deles, o problema pode estar no outro e estares sempre a lixares peças, porque 1) mudaste o rectificador mas não o prato de bobines completo e o prato entretanto lixou o rectificador ou 2) mudaste o prato e não o rectificador e o rectificador entretanto afecta o funcionamento do prato de bobines novo. Ficou confuso mas achoq ue deu para perceber... Laughing

É verdade, este ano o Iberovespa vai ser "perto", no Bombarral, haverá certamente malta a que te possas juntar. Tenta combinar algo por aqui ou "nas redes" do Vespa clube de Lisboa.

Vai colocando novidades.

Boas curvas! Cool
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moshinho
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Registo: Mar 07, 2017
Mensagens: 86

MensagemColocada: Sex Mai 12, 2023 - 5:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Já vi que isto por aqui está...morto! Shocked
Os fóruns realmente desde a chegada do facebook...foram-se!
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Mai 12, 2023 - 6:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Yeap. E infelizmente porque alguma coisa se aprendia e aqui ficava para que no futuro alguém pudesse aceder, em caso de precisar.

E ainda por cima por aqui moderava-se (ou melhor, tentava-se...) a coisa.

"Nas redes" pode-se insultar à vontade e desviar do assunto e às 2 por 3 fala-se de tudo menos do que estava inicialmente escrito... acabando-se todos a ofender mutuamente.

"Muito melhor" Shocked Evil or Very Mad
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