Vi que tiveste de substitui a cruzeta na tua.. espero não o meu caso porque aquilo não me parece um processo nada fácil!
Tudo a seu tempo!
Abraço e obrigado
Parece mais difícil, mas tens de ter ferramentas, paciência, tempo e o material (peças) necessárias.
Ferramentas vou-me orientando, se bem que já vi algumas coisas específias para tirar embraiagem e etc..
Vou vendo o que consigo fazer.
Obrigado
Praticamente o que precisas de específico é o saca do ventilador e o saca da embraiagem.
O resto é ferramentas normais. A "porca" do cesto de embraiagem e do carreto eu tirei com a "pistola" pneumática. Se não tiveres é necessário uma ferramenta para trancar ou então arranjar algo para trancar. Já vi meterem uma chave entre os dentes para trancar, mas eu não quis arriscar a partir algum...os rolamentos e retentores troquei e usei chaves de caixa à medida para bater...por isso nada de especial. Mas isso não precisas trocar se não quiseres. Eu troquei porque achei melhor uma vez que abri o motor e queria tudo novo.
Deixo-vos algumas fotos que tirei num bocadinho que tive no fim de semana.
Como podem ver o meu avô era uma pessoa de se desenrascar como podia..
O "tapete" foi fixado com porca e parafuso, a fechadura do porta luvas é de um móvel.. ele era carpinteiro portanto..
Em relação ao problema das luzes, como tinha dito nenhuma funciona, acrescento que a buzina também não toca e o "arranque elétrico" também não dá sinal de vida. Será que com estas pistas será mais fácil identificar o problema?
Está óptima.
Uma limpeza, gasolina e óleo nisso e toca de fazer kms e tirar fotos e disfrutar da Vespa.
Se estás perto da Oldscooter, penso ser preferível lá passares para te arranjarem o problema.
Ligas para lá e fazes a marcação. Basta levares no dia da marcação. Se for coisa rápida fica pronta nesse dia.
Ficas despachado, não tens dores de cabeça e vais poder disfrutar da Vespa mais depressa do que tentares reparar isso sózinho, sem conhecimentos.
Just my two cents
Deixo-vos algumas fotos que tirei num bocadinho que tive no fim de semana.
Como podem ver o meu avô era uma pessoa de se desenrascar como podia..
O "tapete" foi fixado com porca e parafuso, a fechadura do porta luvas é de um móvel.. ele era carpinteiro portanto..
(...)
Em relação ao problema das luzes, como tinha dito nenhuma funciona, acrescento que a buzina também não toca e o "arranque elétrico" também não dá sinal de vida. Será que com estas pistas será mais fácil identificar o problema?
Obrigado mais uma vez.
Eu tb acho que "está nova". É ir arranjando que isso aparentemente não tem nada de impeditivo para ires andando e reparando conforme possas e melhorando aqui e ali a gosto!
Relativamente às luzes, inspecciona a bateria, deve ter um fusível que poderá estar lixado, o rectificador e a questão deve de andar por aí.
Se não souberes onde ver e onde está isto que falei e não quiseres ou não tens tempo para investigar a aprender, é como disse o moshinho, passa na www.oldscooter.pt ou numa oficina perto de ti que te tratam disso.
Em relação à Oldscooter, eu estou perto mas a vespa está "la na terra"..
Realmente não sei onde ver a os fusíveis e o rectificador, mas nada que um bocadinho de paciência e uma caixa de ferramentas não devam resolver.
Preciso de um multímetro para medir o rectificador? Ou como posso verificar se está em boas condições?
Eu não quero estar a inventar com o que não sei. Queria apenas conseguir ter o conhecimento suficiente para não ter de estar sempre a caminho da oficina por tudo e por nada. E também convêm ter a mínima noção para o caso de ficar parado na estrada..
Por enquanto quero dar uma vista de olhos no carburador, fazer manutenção, etc.
Mas o objectivo é dar-lhe uma nova vida, pois sei que o velhote iria ficar muito contente. Assim sendo tenho as seguintes idéias a longo prazo:
- Revisão geral, e pneus novos
- Mudar a côr (preto ou vermelho)
- Pintar as partes mecânicas visíveis (amortecedores, tampa do motor, escape, etc)
- Rodas (talvez), manetes, 1 retrovisor e friso de "contorno" em cromado.
- Remover tapete de borracha e colocar aquelas "faixas" em borracha com friso cromado, como nos modelos anteriores
- Piscas em branco (talvez)
- Estofar banco em pele castanha
Tirando as luzes, acho que deverias fazer o seguinte antes de começares a andar, ara bom funcionamento e segurança:
- vela nova
- limpar carburador
- tirar essa gasolina e colocar gasolina "nova" e fazer a mistura com um óleo bom 100% sintético, talvez a 2,5%
- pneus e câmaras de ar novas
- maxilas novas
- afinar travões e folga do cabo da embraiagem
Na santa terrinha deves ter algum mecânico que te faça isso sem estares a perder mais tempo.
Depois de estar tudo pronto, poderás perguntar ao mecânico qual o problema das luzes e esclareceres com ele o que fez.
Poderás então começar a andar e disfrutar da vespa e posteriormente poderás então pesquisar mais sobre o assunto e adquirires mais conhecimentos.
Para te tentar ajudar na questão do rectificador, deves ter algo do género da "tampa traseira" do lado contráriao ao motor, onde está o pneu suplente e o raio...
O rectificador é aquela coisinha lá no canto superior esquerdo da imagem onde ligam os fios todos. Para testar ou com um rectificador novo ou medindo os valores dos fios que vêem do prato de bobines e ver se deitam a corrente esperada.
Para te tentar ajudar na questão do rectificador, deves ter algo do género da "tampa traseira" do lado contráriao ao motor, onde está o pneu suplente e o raio...
O rectificador é aquela coisinha lá no canto superior esquerdo da imagem onde ligam os fios todos. Para testar ou com um rectificador novo ou medindo os valores dos fios que vêem do prato de bobines e ver se deitam a corrente esperada.
Boa sorte!
Boa tarde.
Muito obrigado pela ajuda, mesmo!
Não tive muito tempo no fim de semana, mas deu para tentar pelo menos verificar as ligações do rectificador e ver o tal fusível que me parece estar ok, mas junto fotos para que possam ver melhor.
A zona do compartimento do motor:
O triste estado do pneu traseiro (o da frente está pior)
Em relação ao relanti e a 3ª velocidade saltar em rotação mais elevada ou esforço..
Algumas pistas para que possam opinar melhor:
Parado, ao colocar a 1ª mesmo com a manete da embreagem apertada ao máximo, mota manda um pequeno "salto" para a frente.
A 3ª salta mas dá a entender que parece mesmo "desembraiar", é estranho e n sei como explicar.
Ao relanti, se der umas aceleradelas, ela demora um pouco a voltar à rotação normal do relanti, fiz um pequeno video para que possam entender melhor o que falo:
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Cumprimentos e mais uma vez obrigado
Editado pela última vez por bmg-pego em Qua Jul 24, 2019 - 11:28 am, num total de 1 vez
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