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bmg-pego Vespa Chicco
Registo: Apr 11, 2017 Mensagens: 32
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Colocada: Sáb Jun 22, 2019 - 4:55 pm Assunto: Um novato precisa de ajuda! - FL2 |
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Ola a todos
Acompanho o fórum desde que comecei a andar na FL2 do meu avô quando ele deixou de o poder fazer, e para não estar muito tempo parada dei uma ou outra volta.
Pelas piores razões, esta FL2 passará a ser minha. Como sei que era isso que o meu avô esperava, irei fazer os possíveis para por a mota nas melhores condições e dar-lhe o brilho que ele merecia que ela tivesse.
Adiante.
Apenas poderei ir fazendo uma ou outra coisa em alguns fins de semana, mas quero ser eu a fazer o máximo possível. Não sou especialista mas com uma caixa de ferramentas quase tudo se arranja.
Quando andei na mota pareceu-me bem, mas o conhecimento é pouco e por isso vou precisar da vossa ajuda neste processo que se certamente vai ser demorado.
Tenciono fazer-lhe revisão e ir substituindo algumas peças que já acusam o peso da idade, mas existem 2 problemas neste momento:
- TODAS as luzes deixaram de acender;
- a 3ª velocidade por vezes "salta" quando em esforço (subidas, por ex)
- Em reduções por vezes fica acelerada, tendo de acionar a embreagem para a rotação baixar (burrice minha?)
Sei muito pouco sobre o histórico de manutenção, mas ele dizia sempre com muito orgulho e um ar algo reguila que tinha mandado colocar um kit de 75.. mais não sei..
Agradeço a vossa ajuda e peço desde já desculpa pelo testamento e pelas perguntas..
Cumprimentos a todos! |
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bmg-pego Vespa Chicco
Registo: Apr 11, 2017 Mensagens: 32
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Colocada: Qui Jun 27, 2019 - 9:20 am Assunto: |
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Ola a todos.
Ninguém que consiga ajudar ou dar alguma idéia?
Obrigado |
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moshinho Vespa 50 S
Registo: Mar 07, 2017 Mensagens: 86
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Colocada: Qui Jun 27, 2019 - 12:14 pm Assunto: |
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Bom dia.
Os fóruns andam um bocado "mortos" desde o aparecimento do facebook.
Provavelmente o melhor será passar por uma oficina.
Também adquiri "recentemente" uma fl2 e tenho feito tudo em casa, inclusivé reparar o motor (ainda em progresso). Não sou mecânico nem tenho conhecimentos do assunto mas vou pesquisando e pedindo ajuda e até tenho conseguido resolver as situações.
Nesses aspectos que mencionas na tua, não faço ideia o que poderá ser e para não dizer asneiras...
Eu na minha, a 2ª e 3ª saltavam. Tive de abrir o motor para mudar a cruzeta e também os carretos pois já estavam um pouco gastos de ter andado assim muito tempo a saltar certamente!
Na parte das luzes da tua, provavelmente será melhor começares por medir a corrente na cablagem. |
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bmg-pego Vespa Chicco
Registo: Apr 11, 2017 Mensagens: 32
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Colocada: Qui Jun 27, 2019 - 2:35 pm Assunto: |
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moshinho escreveu: | Bom dia.
Os fóruns andam um bocado "mortos" desde o aparecimento do facebook.
Provavelmente o melhor será passar por uma oficina.
Também adquiri "recentemente" uma fl2 e tenho feito tudo em casa, inclusivé reparar o motor (ainda em progresso). Não sou mecânico nem tenho conhecimentos do assunto mas vou pesquisando e pedindo ajuda e até tenho conseguido resolver as situações.
Nesses aspectos que mencionas na tua, não faço ideia o que poderá ser e para não dizer asneiras...
Eu na minha, a 2ª e 3ª saltavam. Tive de abrir o motor para mudar a cruzeta e também os carretos pois já estavam um pouco gastos de ter andado assim muito tempo a saltar certamente!
Na parte das luzes da tua, provavelmente será melhor começares por medir a corrente na cablagem. |
Ola moshinho e muito obrigado pela resposta.
Pois, realmente os fóruns andam mais em baixo de forma desde o facebook, mas sou da opinião que nos fóruns só costumam estar pessoas com real interesse no assunto, enquanto no face aparecem mais pessoas só por curiosidade ou apenas para ver.. Como o tópico tinha + de 20 visualizações, pensei que talvez alguém pudesse ajudar.
Já vi que estás na mesma situação que mas mais avançado.
A minha formação é em informática, mas tanto nos carros como numa scooter que tive sempre fui fazendo algumas coisas com a caixa de ferramentas e agora neste caso quero ir mais ao fundo da questão.
Na zona onde a moto está também não tenho grandes oficinas que possa confiar muito sem pagar uma fortuna e ter a mota la parada meses a fio.. Para isso prefiro ir fazendo as coisas e adquirindo conhecimento..
Na parte eléctrica é que a coisa complica, vamos ver se consigo pelo menos confirmar o bom estado das cablagens e começar por aí..
Podes partilhar algumas páginas que costumas visitar para te ajudar quando tens dúvidas sff? Facebook, blogs, fóruns..
Mais uma muito obrigado |
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moshinho Vespa 50 S
Registo: Mar 07, 2017 Mensagens: 86
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bmg-pego Vespa Chicco
Registo: Apr 11, 2017 Mensagens: 32
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Colocada: Qui Jun 27, 2019 - 3:44 pm Assunto: |
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Ja ajuda bastante de certeza. És o maior.
Pode ser que haja mais malta por aí com idéias!
Muito Obrigado |
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moshinho Vespa 50 S
Registo: Mar 07, 2017 Mensagens: 86
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Colocada: Qui Jun 27, 2019 - 4:02 pm Assunto: |
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bmg-pego escreveu: | Ja ajuda bastante de certeza. És o maior.
Pode ser que haja mais malta por aí com idéias!
Muito Obrigado |
Haver há, mas provavelmente já não têm vida para passar tanto tempo no fórum ou já aprenderam o suficiente e não precisam de estar por aqui ou já finalizaram os projectos que tinham.
Lamento não conseguir ajudar mais mas para mim não sei eu
Se quiseres ler o meu tópico:
http://www.vespaclubelisboa.pt/Forums/viewtopic.html?t=7324 |
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moshinho Vespa 50 S
Registo: Mar 07, 2017 Mensagens: 86
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Colocada: Qui Jun 27, 2019 - 4:59 pm Assunto: Re: Um novato precisa de ajuda! - FL2 |
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bmg-pego escreveu: |
- TODAS as luzes deixaram de acender;
- a 3ª velocidade por vezes "salta" quando em esforço (subidas, por ex)
- Em reduções por vezes fica acelerada, tendo de acionar a embreagem para a rotação baixar (burrice minha?)
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- Penso que deverás por verificar as lâmpadas e se estiverem boas, medir com multímetro a corrente nos cabos. Penso que deverás começar pelas "extremidades" (perto das lâmpadas) e ir "recuando até ao motor até achares corrente. Talvez também poderá também ser falta de massa; algum fio partido, etc (vê se consegues ir pelo esquema eléctrico).
- A mudança saltar poderá ser afinação do cabo das mudanças e/ou ser a cruzeta e/ou o carreto da terceira, embora sejam resistentes também poderão sofrer desgaste (mas para reparação terás de abrir o motor e provavelmente isso irá implicar mais despesas em outras peças, tais como juntas, óleo da caixa, retentores).
- Ao reduzir a mota ficar mais acelerada/mais rotação no motor penso que é normal uma vez que a desmultiplicação é outra,estás a reduzir na caixa de velocidades (até no carro isso acontece). No entanto também poderá ser da afinação do carburador que tem ou alguma entrada de ar que não é suposto (ia mais por este caminho).
Não sei se terei a dizer asneiras ou não, mas era o que faria para tentar resolver essas situações. |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
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Colocada: Qui Jun 27, 2019 - 10:41 pm Assunto: |
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Ora bem cá venho deixar os meus dois centimos mas o moshinho já deixou muito e do bom para te ajudar e dar as minhas boas vindas antes de tudo. Pode não ter sido pelos melhores motivos mas uma Vespa de família é sempre outra coisa.
Só acrescento que a 3ª a saltar pode ser apenas afinação, tenta fazer isso antes de abrires o motor. Na FL2 só tem um cabo (certo?) não faço ideia como se afinará porque nunca mexi numa.
Das luzes ver com um multimetro se tem corrente, se, mesmo com a Vespa com alguma aceleraçao, tem a voltagem certa e se isso estiver ok e as lampadas fundidas colocar novas e ver se aguentam. Pode ter sido um pico qq de corrente...
As reduções... consegues fazer um vídeo e colocar aqui? É que pode ser normal se for algo "limitado" mas pode não ser se for uma grande aceleração e poderá ser afinação do carburador, entrada de ar, etc, etc
Boa sorte! |
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bmg-pego Vespa Chicco
Registo: Apr 11, 2017 Mensagens: 32
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Colocada: Sex Jun 28, 2019 - 6:32 pm Assunto: Re: Um novato precisa de ajuda! - FL2 |
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moshinho escreveu: | bmg-pego escreveu: |
- TODAS as luzes deixaram de acender;
- a 3ª velocidade por vezes "salta" quando em esforço (subidas, por ex)
- Em reduções por vezes fica acelerada, tendo de acionar a embreagem para a rotação baixar (burrice minha?)
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- Penso que deverás por verificar as lâmpadas e se estiverem boas, medir com multímetro a corrente nos cabos. Penso que deverás começar pelas "extremidades" (perto das lâmpadas) e ir "recuando até ao motor até achares corrente. Talvez também poderá também ser falta de massa; algum fio partido, etc (vê se consegues ir pelo esquema eléctrico).
- A mudança saltar poderá ser afinação do cabo das mudanças e/ou ser a cruzeta e/ou o carreto da terceira, embora sejam resistentes também poderão sofrer desgaste (mas para reparação terás de abrir o motor e provavelmente isso irá implicar mais despesas em outras peças, tais como juntas, óleo da caixa, retentores).
- Ao reduzir a mota ficar mais acelerada/mais rotação no motor penso que é normal uma vez que a desmultiplicação é outra,estás a reduzir na caixa de velocidades (até no carro isso acontece). No entanto também poderá ser da afinação do carburador que tem ou alguma entrada de ar que não é suposto (ia mais por este caminho).
Não sei se terei a dizer asneiras ou não, mas era o que faria para tentar resolver essas situações. |
Ja conhecia o teu tópico e está brutal! Não tinha era associado o “nick” ao tópico em questão..
A mudança que salta, o meu avô em tempos teve a mota num “mecânico” e pagou 200 e tal € para resolver um problema com uma mudança que saltava.. se tudo foi feito como deve ser, pode ser que seja apenas o cabo desta vez, tenho de descobrir como afinar, e passar no tal mecânico para tentar saber o que foi feito na realidade!
Em relação às reduções, sim, a aceleração tem de ser sempre superior pois a rotação aumenta, mas a questão é que fica tipo “a fundo”.. nao me sei bem explicar e a última vez que andei ja foi no passado Verão, mas lembro que era do tipo, a subir em 4.ª e quando começava a morrer, ao apertar a manete de embraiagem, a rotação subia de imediato, estando o acelerador a “zero”.. talvez seja difícil de entender..
Muito obrigado mais uma vez pela resposta! |
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bmg-pego Vespa Chicco
Registo: Apr 11, 2017 Mensagens: 32
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Colocada: Sex Jun 28, 2019 - 6:39 pm Assunto: |
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Pedro Estevão escreveu: | Ora bem cá venho deixar os meus dois centimos mas o moshinho já deixou muito e do bom para te ajudar e dar as minhas boas vindas antes de tudo. Pode não ter sido pelos melhores motivos mas uma Vespa de família é sempre outra coisa.
Só acrescento que a 3ª a saltar pode ser apenas afinação, tenta fazer isso antes de abrires o motor. Na FL2 só tem um cabo (certo?) não faço ideia como se afinará porque nunca mexi numa.
Das luzes ver com um multimetro se tem corrente, se, mesmo com a Vespa com alguma aceleraçao, tem a voltagem certa e se isso estiver ok e as lampadas fundidas colocar novas e ver se aguentam. Pode ter sido um pico qq de corrente...
As reduções... consegues fazer um vídeo e colocar aqui? É que pode ser normal se for algo "limitado" mas pode não ser se for uma grande aceleração e poderá ser afinação do carburador, entrada de ar, etc, etc
Boa sorte! |
Ola!
Sinceramente não sei se será apenas um cabo pois sei muito pouco sobre este mundo..!
Vou tentar descobrir o máximo!
Aproveito para questionar qual o melhor sitio onde comprar peças e materiais, o moshinho deixou uma lista brutal, mas gostava de saber qual o vosso sitio favorito para fazer as compras..
Um abraço e mais uma vez muito obrigado |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
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Colocada: Sex Jun 28, 2019 - 11:29 pm Assunto: |
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Depende... tens as lojas online que têm mais coisas mas tens que mandar vir tudo de uma vez, pode custar-te mais.
Se estiveres perto de uma das lojas físicas que ele indicou, podes lá ir passando e comprando à medida que precisas, acabas por gastar o mesmo - ou mais que as lojas online às vezes têm preços mais competitivos - mas sentes menos por vais gastando.
Diria que o moshinho quase que as ordenou por preferência |
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moshinho Vespa 50 S
Registo: Mar 07, 2017 Mensagens: 86
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Colocada: Seg Jul 01, 2019 - 9:57 am Assunto: |
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Pedro Estevão escreveu: |
Diria que o moshinho quase que as ordenou por preferência |
Eu compro sempre tudo o que posso ao Paulo Viana.
Quando não dá, compro na oldscooter.
A listagem está mais ou menos por ordem de preferência sim |
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bmg-pego Vespa Chicco
Registo: Apr 11, 2017 Mensagens: 32
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Colocada: Seg Jul 01, 2019 - 2:17 pm Assunto: |
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Pedro Estevão escreveu: | Depende... tens as lojas online que têm mais coisas mas tens que mandar vir tudo de uma vez, pode custar-te mais.
Se estiveres perto de uma das lojas físicas que ele indicou, podes lá ir passando e comprando à medida que precisas, acabas por gastar o mesmo - ou mais que as lojas online às vezes têm preços mais competitivos - mas sentes menos por vais gastando.
Diria que o moshinho quase que as ordenou por preferência |
Por acaso ate estou bastante perto da oldscooter
Tenho tido alguma dificuldade em conseguir “filtrar” o material para a FL2, qual os termos que costumam usar para as pesquisas? Smallframe? FL2?
Obrigado malta!! |
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bmg-pego Vespa Chicco
Registo: Apr 11, 2017 Mensagens: 32
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Colocada: Seg Jul 01, 2019 - 2:20 pm Assunto: |
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moshinho escreveu: | PEstevao escreveu: |
Diria que o moshinho quase que as ordenou por preferência |
Eu compro sempre tudo o que posso ao Paulo Viana.
Quando não dá, compro na oldscooter.
A listagem está mais ou menos por ordem de preferência sim |
Okapa, vou ter o Paulo Viana em conta também 😉
Vi que tiveste de substitui a cruzeta na tua.. espero não o meu caso porque aquilo não me parece um processo nada fácil!
Tudo a seu tempo!
Abraço e obrigado |
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