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PSMA Vespa Chicco
Registo: Nov 09, 2011 Mensagens: 29
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Colocada: Seg Jul 03, 2017 - 3:12 pm Assunto: Montagem Vespatronic 125GTR |
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Boa tarde caros vespistas, não sei se com esta informação será possível uma ajuda, mas aqui vai na mesma. Tenho um vespatronic para montar na minha GTR125 de 1978 e estou seriamente pensando fazê-lo eu próprio. Tenho duas dúvidas básicas, 1ª - a questão da afinação do avanço ao ralenti, se tenho mesmo que arranjar uma pistola de ponto, disco, etc. para o afinar ... ou ... se haverá uma marca de referência na caixa do motor para afinar a posição do prato de bobines; 2ª - a ligação elétrica. Do estator do VP saem um vermelho, vermelho-branco, azul e amarelo. Tirei uma foto da caixa de junção e da rectificadora atual, fiz umas anotações mas não sei se estou a ler bem, se me dessem umas dicas agradecia imenso, nomeadamente no fio verde que liga ao roxo??? na parte inferior.
Nota: Junto à retificadora (não aparece na foto) tenho um switch corta corrente que deve ser apenas mais um curto à massa do fio vermelho da bobine.
Obrigado!
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PSMA Vespa Chicco
Registo: Nov 09, 2011 Mensagens: 29
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Colocada: Ter Jul 04, 2017 - 10:38 am Assunto: |
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Boas,
Este esquema elétrico original do manual da Sprint corresponde quase a 100% às cores e ligações que me aparecem na caixa de junção e na retificadora. Parece-me faltar um fio preto de terra que iria da caixa de junção para o centro da retificadora (X), deve ser por isso que a minha dispara a voltagem com a aceleração e queima-me lâmpadas sistematicamente ...
Existe também um fio preto-amarelo? que vem do estator e que possa ser o tal que não identifico no meu post original - desculpem o stress com uma coisa aparentemente simples mas como estou pensando fazê-lo não quero queimar nada, se perceber como está já posso mapear facilmente as ligações para o Vespatronic.
Mas se algum especialista quiser dar uma luz, agradeço!
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PSMA Vespa Chicco
Registo: Nov 09, 2011 Mensagens: 29
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Colocada: Ter Jul 04, 2017 - 4:04 pm Assunto: |
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Boas novamente, mais uma evolução espero no sentido correto
Desculpem o monólogo, mas já que comecei isto, vai até ao fim... nem que se seja para alguém que venha a seguir e que tenha a mesma dúvida (não quero "subtrair" trabalho a ninguém). Com este post passo de mecânico Lixo (--) a mecânico Lixo (B+)
Penso que isto irá funcionar!
Na caixa de Junção:
Vermelho estator ao vermelho da bobina e para o kill do volante (basicamente como já está)
Azul estator para o preto da Vespa (Terra) e passo + 1 fio extra para ligar ao rectificador (abaixo)
Vermelho e branco estator - fica desligado, não tenho bateria
Amarelo estator ao amarelo que lá está (Vai para a rectificadora)
Na retificadora:
Junto os 4 fios no pino 3 (12V AC), amarelo do estator, amarelo das luzes, verde e azul
Ligo o fio preto que passei da cx junção ao pino 2 e passo também à terra (chapa)
Deixo o 4 sem nada (seria para receber o vermelho-branco do estator)
Deixo o +B sem nada (12V DC) porque não tenho bateria
Resumidamente, o pino 2 descarrega o excesso de corrente AC à terra, mantendo 12V AC no pino 3
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