Colocada: Dom Set 25, 2016 - 10:12 am Assunto: Problemas eléctricos.
Amigos, sou novo neste fórum, mas espero ajudar e ser ajudado naquilo que for possível.
Agora o meu problema! Tenho uma Vespa 50 s de 1971 que já vem do meu pai comprada como nova na altura por 13 contos! (acho que é assim).
Problema- não tenho faísca na vela. Além de verificar todos as cabelagens, o que é que por norma se avaria, e como posso "medir" o sistema eléctrico, tipo bobines do volante magnético e bobine exterior, para perceber se tenho alguma destas peças ou conjunto avariado.
De mecânica até percebo, agora de electricidade é 0!!
Se poderem indicar algum electricista bom na zona de sintra ou mesmo lisboa, agradecia.
provavelmente tens a lampada de stop fundida ou então nao tens a lampada
Se tiveres lampada verifica se é uma 6v 18w.
Podes ir a caixa de ligações e unires o fio preto com o azul e verifica se passa corrente na vela.
A bobina que faz a parte da corrente para a vela é a mesma do circuito de luz de stop. se o circuito estiver aberto ( sem lampada) nao há corrente para a vela. consegues contornar isso fechando o circuito, ou seja, unindo o azul com o preto ( na caixa de ligações ou simplesmente colocando algo condutor em vez da lampada.
isto pode ser uma das razoes para nao teres corrente na vela mas existem outras....
provavelmente tens a lampada de stop fundida ou então nao tens a lampada
Se tiveres lampada verifica se é uma 6v 18w.
Podes ir a caixa de ligações e unires o fio preto com o azul e verifica se passa corrente na vela.
A bobina que faz a parte da corrente para a vela é a mesma do circuito de luz de stop. se o circuito estiver aberto ( sem lampada) nao há corrente para a vela. consegues contornar isso fechando o circuito, ou seja, unindo o azul com o preto ( na caixa de ligações ou simplesmente colocando algo condutor em vez da lampada.
isto pode ser uma das razoes para nao teres corrente na vela mas existem outras....
Obrigado, vou testar, andei a desmanchar tudo para agora montar de novo e secalhar o problema era só esse, é que tudo tem bom "aspecto", desde platinados, bobines, etc...
A mota estava a andar e simplesmente deixou de funcionar.
provavelmente tens a lampada de stop fundida ou então nao tens a lampada
Se tiveres lampada verifica se é uma 6v 18w.
Podes ir a caixa de ligações e unires o fio preto com o azul e verifica se passa corrente na vela.
A bobina que faz a parte da corrente para a vela é a mesma do circuito de luz de stop. se o circuito estiver aberto ( sem lampada) nao há corrente para a vela. consegues contornar isso fechando o circuito, ou seja, unindo o azul com o preto ( na caixa de ligações ou simplesmente colocando algo condutor em vez da lampada.
isto pode ser uma das razoes para nao teres corrente na vela mas existem outras....
Boas, as lâmpadas têm continuidade e a de travão é um 6v21w, caso eu queira testar o sistema eléctrico, eliminando circuitos, como posso fazer as ligações na caixa de derivação de modo a não ligar mais nada para além da caixa de derivação. Segue imagens da caixa e prato com bobines do volante magnético.
Os fios, branco+vermelho vem do prato, branco+grosso, vai para a bobine que alimenta o cachimbo e o branco fino ia para um corta corrente.
Preto - Massa
Azul - 6v para ciricuito de luz de stop
Vermelho - Para circuito da vela - vai para a bobina
Verde ; Amarelo - Para circuito de luzes / clacson
Se desligares o fio amarelo e o fio verde ( no teu caso verde/ vermelho) o motor tem de funcionar por estes dois fios nao interferem com o funcionamento do motor.
desliga o fio preto e o fio azul da caixa e une-os - assim estas a fechar o circuito da bobina que dá a corrente para a bobina exterior ( dá corrente através do fio branco e vermelho) .
Desliga o branco/vermelho dos restantes e encosta-o ao motor ao mesmo tempo que dás ao kiks( nao dá choque podes fazer isso à vontade! ) para ver se dá faisca. se der podes ter a bobina de fora queimada uma vez que tens corrente a chegar à bobina mas nao tens à saída da mesma ( isto supondo que a bobina está a fazer massa no chassi.....).
Se nao der faisca no fio branco /vermelho verifica se o platinado não esta mto aberto ou mto fechado.
verifica também se por trás do prato nao tens algum fio descarnado e encostado. é mto usual acontecer isso.
Preto - Massa
Azul - 6v para ciricuito de luz de stop
Vermelho - Para circuito da vela - vai para a bobina
Verde ; Amarelo - Para circuito de luzes / clacson
Se desligares o fio amarelo e o fio verde ( no teu caso verde/ vermelho) o motor tem de funcionar por estes dois fios nao interferem com o funcionamento do motor.
desliga o fio preto e o fio azul da caixa e une-os - assim estas a fechar o circuito da bobina que dá a corrente para a bobina exterior ( dá corrente através do fio branco e vermelho) .
Desliga o branco/vermelho dos restantes e encosta-o ao motor ao mesmo tempo que dás ao kiks( nao dá choque podes fazer isso à vontade! ) para ver se dá faisca. se der podes ter a bobina de fora queimada uma vez que tens corrente a chegar à bobina mas nao tens à saída da mesma ( isto supondo que a bobina está a fazer massa no chassi.....).
Se nao der faisca no fio branco /vermelho verifica se o platinado não esta mto aberto ou mto fechado.
verifica também se por trás do prato nao tens algum fio descarnado e encostado. é mto usual acontecer isso.
Isso está para aí uma aldrabice... Cheira-me a que tens uma bobine nas couves e a dar menos jarda e foram buscar alimentação para luzes à bobine que supostamente apenas alimentaria a vela...
É inteligente isso: assim nem luzes nem faísca na vela tens de jeito!
Preto - Massa
Azul - 6v para ciricuito de luz de stop
Vermelho - Para circuito da vela - vai para a bobina
Verde ; Amarelo - Para circuito de luzes / clacson
Se desligares o fio amarelo e o fio verde ( no teu caso verde/ vermelho) o motor tem de funcionar por estes dois fios nao interferem com o funcionamento do motor.
desliga o fio preto e o fio azul da caixa e une-os - assim estas a fechar o circuito da bobina que dá a corrente para a bobina exterior ( dá corrente através do fio branco e vermelho) .
Desliga o branco/vermelho dos restantes e encosta-o ao motor ao mesmo tempo que dás ao kiks( nao dá choque podes fazer isso à vontade! ) para ver se dá faisca. se der podes ter a bobina de fora queimada uma vez que tens corrente a chegar à bobina mas nao tens à saída da mesma ( isto supondo que a bobina está a fazer massa no chassi.....).
Se nao der faisca no fio branco /vermelho verifica se o platinado não esta mto aberto ou mto fechado.
verifica também se por trás do prato nao tens algum fio descarnado e encostado. é mto usual acontecer isso.
Obrigado pela dica, temos faisca, agora como procedo para testar a bobine, neste momento apenas tenho o fio azul chantado com o preto tudo o resto está desligado da caixa de "derivação".
Testei ligando o fio branco da bobine ao vermelho/branco colocando, com cachimbo e vela e nada de faisca (vela e cachimbo novos).
chantando o fio azul e o fio preto tens faisca no fio branco/vermelho?
Desse fio branco e vermelho vai para a bobina exterior. Se tens faisca antes de chegar à bobina e no cachimbo nao tens nada então a bobina esta queimada ou entao nao está isolada ( a bobina tem de estar presa ao motor para dar faisca)
chantando o fio azul e o fio preto tens faisca no fio branco/vermelho?
Desse fio branco e vermelho vai para a bobina exterior. Se tens faisca antes de chegar à bobina e no cachimbo nao tens nada então a bobina esta queimada ou entao nao está isolada ( a bobina tem de estar presa ao motor para dar faisca)
Boas com o fio azul chantado ao preto tenho faisca no fio vermelho e branco, depois ligando o vermelho e branco à bobine de altas (nova) com cachimbo e colocada no motor (com massa) não dá faisca na vela, nem directo sem vela.
Poderá ser do platinado que esteja gasto e não dê "power" suficiente para alimentar a bobine de altas, mas dar faisca no fio vermelho e branco???
Obrigado pela tua ajuda, fico a dever-te umas jolas fresquinhas amigo!!!
(...) Se tens faisca antes de chegar à bobina e no cachimbo nao tens nada então a bobina esta queimada ou entao nao está isolada (...)
Tiago Miguel o pauloviana já te tinha explicado a razão. Tens a bobine de altas nas couves, não creio que tenha a ver com platinado ou outro...
Boa sorte!
Já comprei outra bobine de altas e testei e não dá, acho que deve ser no estator, posso estar a ver mal, por isso perguntei como poderia o motor trabalhar em bancada e as ligações necessárias para o motor trabalhar.
Desde que s condições indicadas - preto junto com o azul e bobine a fazer massa nos carters - funcionará na bancada sem qualquer questão.
Sugiro que envies uma fotos de como estás a fazer as ligações para que se possa ver o estado actual e o que poderás estar a fazer mal. Assim, com os fios que já podem ter sido trocados e remendados com cores diferentes das originais, torna-se dificil sem ver.
Se conseguisses fazer um vídeo, colocar no youtube por exemplo e partilhá-lo aqui ainda melhor
Desde que s condições indicadas - preto junto com o azul e bobine a fazer massa nos carters - funcionará na bancada sem qualquer questão.
Sugiro que envies uma fotos de como estás a fazer as ligações para que se possa ver o estado actual e o que poderás estar a fazer mal. Assim, com os fios que já podem ter sido trocados e remendados com cores diferentes das originais, torna-se dificil sem ver.
Se conseguisses fazer um vídeo, colocar no youtube por exemplo e partilhá-lo aqui ainda melhor
Ok, este domingo resolvi executar um suporte para o motor, coloquei-o na bancada e fiz o filme com os testes que aqui me pediram, continuo sem faísca na vela.
Vejam os entendidos o que posso estar a fazer mal, ou a possível avaria, para poder proceder á sua reparação.
chantando o fio azul e o fio preto tens faisca no fio branco/vermelho?
Desse fio branco e vermelho vai para a bobina exterior. Se tens faisca antes de chegar à bobina e no cachimbo nao tens nada então a bobina esta queimada ou entao nao está isolada ( a bobina tem de estar presa ao motor para dar faisca)
Paulo, existe alguma coisa que eu possa testar, além das que já mencionaste???
Já coloquei bobine altas 6v nova, condensador novo, platinados novos.
Todos os tempos são GMT + 1 Hora Ir à página 1, 2Seguinte
Página 1 de 2
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum