Colocada: Seg Set 14, 2015 - 5:43 pm Assunto: Preciso de ajuda urgente por favor -Descolar motor Vespa 50S
Olá a todos,
Tenho uma 50S parada há 15 anos e não estou a conseguir descolar o motor a bem já tentei wd40, mas não há meio dele se infiltrar entre o cilindro e o piston. A mota é minha, ou seja, sei que o motor não gripou, mas sim colou graças à ferrugem.
Já me falaram de:
PB Blaster (só online)
Submergir em vinagre durante 1 semana (youtube)
1:1 de acetona com liquido de travões
Gasóleo
... e a melhor "opção" foi este filme
Entretanto já consegui fazer mexer o piston. Deixei-o mergulhado em WD40 e gasóleo durante 3 dias e lá cedeu. Dei-lhe umas marteladas com um martelo pesado e um toco de madeira.
Desceu metade do caminho, mas ainda faltam 2 centímetros. O topo do piston está no limite inferior da saída dos gazes para o escape.
Preciso que me digam se o piston desce até ao fim, ou seja, devo eu continuar a dar porrada?
Depois de libertar os dois eu gostava de manter a mota a 50. Quando falam de levar um piston acima o que querem dizer? Terei de rectificar o cilindro para 75, por exemplo? Neste caso prefiro comprar um kit de cilindro e piston 50 novo.
Não, podes rectificar para 50 há mesma. Na verdade vai ficar com 50 e pouco mas...
No entanto colocar o cilindro / piston de 75 não é nada demais e ganhas um pouco em força e velocidade mas, repito, nada demais.
Se o piston já cedeu não precisas de continuar à pancada já está solto já o consegues tirar e desmontar o motor. Qto mais pancada mais probabilidade de lixar tb a cambota! Uma coisa é pancada QB para se soltar o piston, outra coisa é pancada para cima até mais não dar. E se a primeira já pode não ser bom (mas tem que ser!), faz uma ideia da segunda...
O que acontece é que parece que o piston já está o mais abaixo possível, mas ainda está cerca de 2cm dentro da camisa.
O que vou fazer agora é atarraxar uma chapa metálica com 3 furos aos buracos dos parafusos que prendem o cilindro à cabeça. O furo do meio, que fica exactamente no meio do cilindro, vai servir para enfiar um parafuso. À medida que o for aparafusando, o cilindro vai subindo, até se soltar por completo.
Se não me fiz entender aqui vai link:
Caso tenhas outra técnica mais eficaz, por favor ajuda-me.
O que acontece é que parece que o piston já está o mais abaixo possível, mas ainda está cerca de 2cm dentro da camisa.
O que vou fazer agora é atarraxar uma chapa metálica com 3 furos aos buracos dos parafusos que prendem o cilindro à cabeça. O furo do meio, que fica exactamente no meio do cilindro, vai servir para enfiar um parafuso. À medida que o for aparafusando, o cilindro vai subindo, até se soltar por completo.
Se não me fiz entender vê este video no youtube (Seized piston removal part 1.MOV ). Não consigo por aqui o link directo, não sei porquê.
Caso tenhas outra técnica mais eficaz, por favor ajuda-me.
Mas já está solto! Aplica força no kick e tenta tirar o cilindro que isso já está solto. Aplicar mais óleo, sei lá mas isso já sai de certeza.
O piston nunca sai por baixo na totalidade, pensa lá uma bocadinho... Se saísse por baixo, quando o motor estivesse a funcionar o piston sairia tb completamente do cilindro e que achas que iria acontecer?
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