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Autor Mensagem
Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Seg Nov 10, 2014 - 11:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Espectacular, parabéns!
Estou tb curioso: tens ou trabalhas nalguma oficina ou isso é tudo feito em casa ou em oficinas "de terceiros"? Cool


Olá PEstevão,
Foi tudo feito em casa, à excepção do enchimento do cabeçote, soldar o estrado, como é uma chapa muito fina é melhor usar uma TIG com baixa amperagem, a decapagem com jato de areia, a substituição dos dois eixos do brinco e zincagem/cromagem, isto foi o que entreguei a terceiros. Todo o resto foi feito em casa como terá oportunidade de ver na continuação da postagem das fotos que irei fazendo aos poucos.
A minha profissão atual nada tem a ver com este tipo de trabalho sou assistente comercial no ramo textil, mas há 17 anos fui lacador de moveis e aprendi a trabalhar com uma pistola. O que me motiva mesmo é a paixão pelas Vespas.
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afilipebarbosa
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Ter Nov 11, 2014 - 11:35 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia FERREIRACARLOS1970,
muito bom o seu trabalho. Pode, por favor, descrever melhor como fez essa chave da roda suplente em casa? estou a acabar o restauro da minha Vespa 50s e também me falta essa chave, embora a chave comprada na loja tenha um preço baixo, gostava de tentar fazer uma como você fez.

Não se importante de descrever todo o processo e o material usado?

Obrigado, e mais uma vez, parabéns por todo o trabalho que tem feito.
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Ter Nov 11, 2014 - 11:08 pm    Assunto: Responder com Citação

afilipebarbosa escreveu:
Bom dia FERREIRACARLOS1970,
muito bom o seu trabalho. Pode, por favor, descrever melhor como fez essa chave da roda suplente em casa? estou a acabar o restauro da minha Vespa 50s e também me falta essa chave, embora a chave comprada na loja tenha um preço baixo, gostava de tentar fazer uma como você fez.

Não se importante de descrever todo o processo e o material usado?

Obrigado, e mais uma vez, parabéns por todo o trabalho que tem feito.


Olá Filipe,
Vou tentar explicar os passos todos para a realização da chaveta da roda suplente.
Em primeiro lugar é preciso realizar a chaveta em madeira, para saber como ela era pesquisei na NET e representei-a num esboço. Depois de estar pronta apliquei-lhe tinta de secagem rápida por cima para a umidade do gesso não a danificar.
Arranjei um veio com o diâmetro que irá ter o parafuso, neste meu caso 8 mm, de origem são 7 mm.
Depois construí uma pequena caixa em madeira como está na foto onde no fundo coloquei cerca de 2 cm de plasticina bem nivelada e lisa, na qual enterrei a chaveta, é muito importante que não fique nem demais nem de menos enterrada e certa em toda a volta, não convém ficar torta. Deve colocar um pequeno pedaço de madeira cônico onde vai ficar o orifício para verter o metal e um respiro para que o ar saia do interior do molde e não correr o risco da peça ficar com falhas devido ao ar que possa vir a ficar no interior.
Depois disto feito prepara-se o gesso bem liquido para encher o meio molde (cerca de 3 cm de grosso, verte-se no interior da caixa até ficar cheia, dá-se uma pancadinhas na caixa muito leves para libertar as bolhas de ar que possam existir, agora é só deixar endurecer e secar durante algum tempo até ficar parcialmente seco, eu deixei à volta de 48H em local relativamente quente.
A seguir é retirar o primeiro meio molde e usando a mesma caixa de madeira fazer o outro meio, deve-se aplicar neste grafite ou na falta produzir o grafite com lápis preto (numa lixa por exemplo) para aplicar no gesso para impedir que o novo gesso se cole ao primeiro e ser mais fácil abrir o molde.
O parafuso da chaveta é realizado com um parafuso com o mesmo passe de rosca da porca do suporte e cortado ao comprimento pretendido e cuja parte que vai ficar no interior da chaveta é preparado de maneira que nem o parafuso saia, nem que este rode quando o estiver a apertar, no meu caso com uma pequena lima fiz-lhe um quadrado antes um pouco do fim. Como pode ver nas fotos do parafuso que usei torneei na ponta para ficar parecido com o original.
Depois disto feito é fundir o metal, no meu caso usei zinco, mas pode usar antimônio, o alumínio é ótimo mas o seu ponto de fusão é bastante mais elevado e por isso muito difícil de fundir em casa, deve-se deixar aquecer o metal ao máximo, quanto mais quente ele estiver mais liquido fica e por isso preenche mais facilmente os detalhes da peça.
Atenção o molde deve estar completamente seco, caso contrário o metal em contacto com a umidade provoca explosões devido ao vapor que se forma. Antes de verter o metal no interior coloque o molde no interior do recuperador ou junto ao lume para se assegurar que esta completamente seco.
Não sei se me esqueci de algo e se fui suficientemente claro, caso não tenha percebido alguma coisa ou tenha duvidas por favor questione.







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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Qua Nov 12, 2014 - 10:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite,
Cá vão mais umas fotos, da peças que foram para zincar e cromar, infelizmente esqueci-me de tirar fotos do antes e depois mas dá para ter uma ideia:





Coloquei uma chapa de reforço por baixo do descanço:

O amortecedor com a mola zincada:

O escape com algumas peças cromadas:


O refletor do farol também foi cromado e ficou bastante bom:
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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Qui Nov 13, 2014 - 12:10 am    Assunto: Responder com Citação

Mais umas fotos,a gora da parte mecânica:
O brinco levou os dois eixos:

A protecção do pó foi removida, zincada e recolocada com parafusos:





Fiz um suporte para repara mais comodamente o motor:













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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Qui Nov 13, 2014 - 4:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Que trabalho maravilhoso FERREIRACARLOS1970!
Parabéns, nada como fazer as coisas com paixão! Cool
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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
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MensagemColocada: Sex Nov 14, 2014 - 12:36 am    Assunto: Responder com Citação

Boas,
Hoje vão ser as fotos da preparação da chapa para a pintura e a respectiva pintura:




















Só falta adquirir um kicks novo, a legenda do avental e a de trás e fica completamente pronta.
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Rui Silva
Vespa Chicco
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Registo: Sep 03, 2012
Mensagens: 13

MensagemColocada: Seg Nov 24, 2014 - 3:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Que trabalho fenomenal que fizeste. Ficou mesmo muito bem.
E olhando para o que fizeste já me tiras-te algumas duvidas que eu tinha para a minha principalmente se eu pintava ou não as jantes de cinza. ( as minhas estão à côr da mota).

Já agora podes-me facultar o código que pintas-te as jantes? foi da mesma côr que pintaste aquela tampa que está no motor?

Já agora, podes por umas fotos da roda da frente mas do lado da suspensão?

Bons Km's Smile
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Seg Nov 24, 2014 - 11:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Rui,
Aqui ficam as fotos, quanto à cor das jantes é o alumínio ref. 429 da Standox, pelo menos é o que está escrito na embalagem.





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Rui Silva
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Registo: Sep 03, 2012
Mensagens: 13

MensagemColocada: Ter Nov 25, 2014 - 12:14 am    Assunto: Responder com Citação

muito obrigado. É mesmo assim que quero colocar as minhas jantes.
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gommon
Vespa 300 GT
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MensagemColocada: Ter Nov 25, 2014 - 3:49 pm    Assunto: Responder com Citação

ficou excelente!!! parabens!
_________________
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Nuno Ming@s
Vespa 250 GTS
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Mensagens: 251
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MensagemColocada: Dom Nov 30, 2014 - 8:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Excelente.

Grande trabalho realizado.

Cumps.
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Vespa LX 50 2008
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afilipebarbosa
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Seg Jan 05, 2015 - 9:24 pm    Assunto: Responder com Citação

FERREIRACARLOS1970,
podes dizer onde compraste o zinco para fundir?
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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Seg Jan 05, 2015 - 11:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Não o comprei, usei uma chapa que talvez já tivesse mais de 50 anos, que eram usadas na altura para fabricarem caleiras, estas eram em 100% zinco, hoje usasse chapa de ferro zincada mas estas não dão para fundir em casa. Mas se procurar talvez encontre ou então pode sempre usar antimónio que sempre é mais fácil de encontrar e funde a uma temperatura relativamente baixa.
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afilipebarbosa
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Sex Jan 09, 2015 - 3:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Este tipo de materiais não são tóxicos com estão no estado liquido?

Sabes de indicar um local onde possa comprar isso? Drogarias? armazéns de construção?
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