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Vespas "modernas" vs "antigas"
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Autor Mensagem
Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Qua Nov 02, 2005 - 4:36 pm    Assunto: Responder com Citação

A cena com as Vespas antigas vs Vespas modernas é mais naquela de quem fez o nome da Vespa foram os modelos com mudanças etc, etc.

Podiam até ser alvo de uma redefinição das linhas / look, como aconteceu com a série P (PX, T%, etc), em relação às Sprints e Rallys... Na altura tb que isso aconteceu tb acredito que tenha sido criticado por alguns a mundança de look e amanda por outros, mas as mudanças manuais mantiveram-se...

Apesar do novo look e tal, as mudanças manuais e tal acho que nunca deveriam ter saído! É uma cena carismática; uma scooter com mudanças manuais é Vespa e ponto final (não é assim tão linear, mas ok)! E isso deveria ter continuado.

Ok as Vespas novos são feitas de chapa e não de plástico como todas as outras ou a grande maioria, mas ainda assim... fazem falta as mudanças manuais... pelo menos a mim...
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Nuno Mesquita
Vespa 300 GT
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MensagemColocada: Qua Nov 02, 2005 - 8:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Compreendo k estas novas Vespas sao fruto da tecnologia e de uma aposta inovadora da Piaggio no "futuro" mas kem conhece a historia da Vespa sabe k ela (Vespa) sempre teve pneu suplente e velocidades (por exemplo) , cai-me mal ver uma coisa em toda identica aos outros vulgares secadores com a palavra Vespa lá escrita , só ixo ! Eu só me sentiria bem com estas novas Vespas se lhe desse um uso citadino ... aí sim era gajo pra dar o braço a torcer e arranjar uma coisa dessas , fora ixo é só ve-las !
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Marcelo Aguiar
Vespa 300 GT
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MensagemColocada: Qui Nov 03, 2005 - 1:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem, por um lado também tenho pena de já não ver o pneu suplente e as mudanças nas Vespas, até nas 50... por isso é que disse que não me importava de ver mudanças nas 200 e 250. E nas 125, porque não?
Aparentemente, a Vespa só vende dois modelos com mudanças e pneu suplente... a PX125 e PX150 reeditadas. No entanto eles apresentam as mudanças como uma "cena diferente". Até parece que é uma coisa nova e inovadora. O facto de ser acelera é muito mais apelativo a pessoas que só sabem andar "mais ou menos" de mota... acredito que as Vespas 50 vendam mais agora e aguentem a concorrência só porque são aceleras como as outras. Há que fazer frente no mercado, né.

Não me faz particular impressão que as 50 sejam aceleras, até porque são motas essencialmente para a cidade e dá muito mais jeito ter o travão de trás na mão esquerda do que no pé direito... o pneu suplente é que não chateava ninguém, e é muito útil.

Era fixe que a GTS 250 tivesse uma versão com mudanças. Acho que merecia. Era de certeza uma mota mais cara, mas não importava.
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abraços vespa
marcelo aguiar
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Nuno Mesquita
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MensagemColocada: Qui Nov 03, 2005 - 9:23 pm    Assunto: Responder com Citação

"prontos" ... fica lá com a taça ! tu ficas na tua k eu fico na minha . Só nao fales mal das PK pq eu adoro-as , nao por serem bonitas (k tb axo k sao) mas pq a minha primeira VEspa foi uma PK50XLS (nova em 1990) e pq eu tenho 3 PK .
o k me lixa a cabeça é k os cabroes dos indianos ja têm um Vespa a 4 tempos e com velocidades á n de tempo e a PIaggio nunca se lembrou disto , rectifico, ja se lembrou e fez um prototipo com uma COSA ( esta na scootering magazine 100 e tal) mas como saia mt caro nao foram pra frente com ixo . ESta VEspa indiana produzida pela CHetak Bajaj ou LML (2 MARCAS INDIANAS RIVAIS) tem o chassis de uma PX mas com algumas modificaçoes estecticas , ciclisticasmente é tudo identica ás PX Italianas .
Estar a priduzir uma GTS com velociades axo k era regredir um bocado em termos tecnologicos , deixa lá os homes fazerem essses secadores automaticos assim k por mim ta-se bem ... é preciso muita vitamina numa Vespa classica pra poder "abater" em velocidade de ponta esses secadores velozes(GT) mas tb nao me importo pk continuo a axar k kem tem uma Vespa classica ganha em estilo ... haja estilo Cool
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Pedro Estevão
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Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Nov 04, 2005 - 10:08 am    Assunto: Responder com Citação

É isso mesmo!

Uma PX ou mesmo Sprint / Rally com um motorzinho de 4 tempos (porque a lei europeia não permite motres 2 tempos desde 2000 ou 2001 ou que é, sem os tais "catalizadores" manhosos que vêm nas novas PX125 e PX150, devido a uma lei qualquer anti-poluição) e com mudanças era o auge da evolução Vespa!!!

Pessoalmente preferia o look Sprint / Rally, mas se viesse o PX tb não estava mal.

Já estou a imaginar; travão de disco, motor 4 tempos, mudanças... epá que "sonho" mais que perfeito! Very Happy
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Marcelo Aguiar
Vespa 300 GT
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MensagemColocada: Sex Nov 04, 2005 - 11:54 am    Assunto: Responder com Citação

ó meus amigos!
Que uma Vespa dos anos 80-90 para trás tem mais estilo que uma Vespa mais recente (ET, LX...), isso eu não ponho em causa! Muito mais estilo, diga-se de passagem.

Quem me dera ter espaço para ter uma de cada, pá, mas nem garagem tenho. Sad

No entanto, (desculpa lá, paperino) eu acho que há uma regressão em termos de estilo quando se passa de uma 50S para uma PK. As PK foram um bocado produto do design menos creativo dos anos 80 -- e a Cosa ou a T5, por exemplo, são provas disso.
Mas nota que eu não estou a falar mal das PK... acho que já há um distanciamento suficiente para olhar para as PK e reconhecer-lhe muuuito mais estilo do que uma Vespa ET2 (1996).
Aliás, o modelo que eu menos gosto, de toda a história da Vespa, é exactamente a ET2 de 1996. Para falar verdade, detesto aquele farol elíptico e aqueles piscazinhos em forma de ovo... falta-lhe carácter.
Acho que a LX é uma tentativa de fugir a isso, e definitivamente a GT200 e a GTS250 fogem a isso.
E por acaso não acho propriamente uma regressão em termos tecnológicos uma 250 com mudanças. Acho que tinha um estilo do caraças.
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abraços vespa
marcelo aguiar
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Eduardo Antunes
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MensagemColocada: Sex Nov 04, 2005 - 3:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Era regressão em termos tecnológicos, porque passavas de um complexo e eficaz variador contínuo de velocidade com uma embraiagem centrífuga, para uma anacrónica caixa de velocidades que nem sincronização tem, com todos os defeitos que se lhe podem apontar (até a porcaria dos cabos das mudanças e o da embraiagem, que se partem e requerem afinação/substituição periódica).

Se falarmos numa caixa comandada electronicamente como acho que há numa maxi-scooter da honda (qualquer coisa 600), isso já seria evoluir Wink

Em termos de estilo... houve regressão, mas agora melhorou significativamente com estas novas gt, lx e gts.
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Marcelo Aguiar
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MensagemColocada: Sáb Nov 05, 2005 - 12:29 am    Assunto: Responder com Citação

Isssssso é que era bonito... acho que tinha tudo a ver.
Andei à procura dessa Honda, mas não encontrei nada... mas acho que realmente assim seria um bom avanço tecnológico, mas tenho quase a certeza que não seria lá muito bem recebido pelos mais puristas.

Epa, a GTS é linda, mas 4800 euros... vai lá vai. Very Happy
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abraços vespa
marcelo aguiar
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Nuno Mesquita
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MensagemColocada: Sáb Nov 05, 2005 - 12:16 pm    Assunto: Responder com Citação

é obvio k eu tb considero as 50s , Sprint (vespas dos anos 60 e 70) mais bonitas e com mais "estilo" k as PK ou PX mas pela importancia k as PK tiveram na minha vida olho-as (as PK ) de uma forma diferente e com admiraçao . Kando vejo alguem com uma PK fico intrigado com o porquê de ter escolhido akele modelo... ás vezes pergunto e nao sao raras as vezes em k o proprietario de uma PK me diz k "gosta mais" do k as 50s !!!! é uma fuga ilogica á tendencia ou á moda mas k ixo ja se passou lá ixo passou .
tb tenho uma T5 e axo-a linda .... sabem o k é k os ingleses fizeram com a T5 ? em inglaterra kando saiu a T5 os gajos ficaram maravilhados com akele motor mas pura e simplesmente detestaram a Vespa estecticamente , partiram pra luta (abaixo assinados e manifs nas concentaçoes ) e "pediram" akele motor mas num quadro de uma PX , dai surgiu a T5 CLASSIC . O mesmo aconteceu á uns 2 anos atras kando ouviram falar k as PX ´´iam acabar ... a PX MILENNIUM no nosso país foram só 50 e Inglaterra 500 e esgotaram no mm mes em k sairam . o mercado ingles é mt maior k o nosso por ixo axo k kk coisa do genero aki em PT nao dava em nada , tanto mais k a PIaggio POrtugal nao passa de um escritorio apenas .....
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Marcelo Aguiar
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MensagemColocada: Seg Nov 07, 2005 - 12:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Man, QUEM ME DERA ter o espaço que tu tens para ter Vespas, a sério! Infelizmente, a minha LX50 dorme na rua, faça chuva ou faça sol... quer dizer, luar. Very Happy

Quanto às influências que cada modelo teve nas nossas vidas, não há realmente nada a discutir. Infelizmente não tive um pai ou um tio que tinha uma Vespa na garagem e via-o a andar nela quando eu era pequeno. Nota que não digo isto com sarcasmo. Tenho mesmo pena de não ter este tipo de referências!
Daí talvez ter aderido tão facilmente a uma LX50 em vez de ter procurado mais por uma PK ou mesmo uma 50S.
Acho que quem vai ter as referências de que falei vão ser os meus filhos, que vão ver a LX50 do pai (ou outras mais que ele entretanto comprou, espero) e não vão querer outra coisa quando forem crescidos.
Se tiver dinheiro e espaço, hei-de comprar tipo uma 150 super, dos anos 60, 70 qualquer coisa assim... é linda... vejam lá esta: http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=1842085
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Seg Nov 07, 2005 - 2:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Achas a Super linda?!? Tens mau gosto pá... Smile

E essa já por ali anda à não sei qto tempo... Tb pelo valor que pedem, não me admira nada!

Por muito boa que esteja a Vespa, antes preferia dar menos dinheiro, fazer eu e ficar por mais do que o valor que esta está à venda.

Ao menos sei o que está lá feito, como está feito e... por aí fora. Sabes / sabem que anda por aí muito gato por lebre e qdo se veêm esses completamente restaurado, motor impecável com reparação recente e mais não sei quê e os preços pedidos porque isso "está assim no ponto máximo do restauro, executado pelo melhor restaurador de Vespas da Europa e arredores e com o material feito à mão numa oficina especializada"...
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Nuno Mesquita
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MensagemColocada: Seg Nov 07, 2005 - 11:18 pm    Assunto: Responder com Citação

pois.... eu nao tive nem pai , newm tio , nem avô nem ninguem proximo com VEspa k me influencia-se á compra da Vespa !!! Eu keria era uma DT mas a "fama" da Vespa ser boa e segura era tanta k nem uma yamaha Super Sport (2ªopçaO) tive direito ... entre ir pra escola a pé ou de Vespa k se lixe venha a VEspa . foi a minha avó k mew deu oos meus pais eram contra e até entao nunca tinha reparado em Vespas .... num ano o nr de Vespas na zona subiu e ja eramos 3 ou 4 ... estava criado o "culto" na minha rua ... uns anos depois eramos mais mas 2 ou 3 "fanaticos" ... ouvimos falar do Vespa Clube do Porto e até encontamos o ex-presidente ... mandou-nos "trabalhar"... depois na motojornal aparece um passeio dos VESPISTAS DO NORTE eu fui e fikei com o bicho nas entranhas até hj . com os anos a passarem desde 1990 até á data ja tive PK , px , FL2 , 50S , RALLY 200 , 125 ts , ja fiz VEspa TT (fui dos fundadores) ,e corri no trofeu VEspa , ja vim de LOndres pra PT de et4 , ja fiz 3 ou ou 4 EUROVESPAS , estive no primeiro IBERO em evora em k sai do POrto á meia noite e cheguei ás 6 da manha, Ja percorri portugal de uma ponta a outra , actualmente tenho umas 10 Vespas umas a andarem outras nem por ixo , muitos projectos e pouco dinheiro , sou o socio nr 50 do VC DE Lisboa (com as cotas em dia) o nr 44 do VC de Gaia , fui buscar a VEspa de bronze ao «fabricante em GAia , trabalhei no Eurovespa em Lisboa e até tirei fotos em cima dos prototipos , desempacotei o MP4 e ajudei a montar o Vespone . resumindo ando nisto desde 1990 e NUNCA VI NENHUMA SUPER K FOSSE LINDA !!! (Td isto só pra dizer isto) Laughing
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MensagemColocada: Ter Nov 08, 2005 - 12:33 am    Assunto: Responder com Citação

Epa, vocês acham a Super feia? Caraças, tou confuso. Embarassed

Já agora gostava que explicassem porque é que a Super é tão feia... e já agora também, o que acham da Sprint? Ou estou a enterrar-me cada vez mais?? Very Happy

Tenham lá paciência com o novato e digam lá qual é o problema da Super...
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MensagemColocada: Ter Nov 08, 2005 - 12:49 am    Assunto: Responder com Citação

a Super pura e simplesmente parece anã !!!! tem corpo das "grandes" mas rodas pekenas ... A vbb ja n é assim tao feia pk as suas formas arredondadas a tornam mais bonita ! a Sprint .... em 9 anos foram produzidas 1 milhao e tal ... o fiat uno das Vespas ... tb tenho uma , é vulgar mas é de 1969 Laughing
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Qua Nov 09, 2005 - 12:05 am    Assunto: Responder com Citação

Pronto está tudo dito em relação à Super!!! Very Happy

Qto à Sprint, gosto... Seja muito "banal", seja rara, gosto das linhas da Sprint!

Por incrivel que pareça nunca consegui encontrar nenhuma que me enchesse as medidas e por isso (ainda) não tenho nenhuma (encontrei uma rally 200 qdo fui à procura da Sprint e "tive" que a comprar)...

E as minha medidas não são dificeis de encher, o mercado é que anda muito... "mexido" e eu gosto de coisas mais... "calminhas"...
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