Colocada: Ter Fev 25, 2014 - 11:47 pm Assunto: Relíquias...APE's
Apreciem estas relíquias na história das "abelhas" (APE's):
- As fotos 1 e 2 são modelos de exposição em museu (mod. A de 1948).
Ao que parece o conceito de "Abelha" (para acartar e trabalhar) veio imediatamente a seguir ao lançamento das 1ªs Vespas, a seguir à 2ª G.Guerra.
Até na côr estes modelos utilizavam o mesmo verde característico dos 1ºs modelos Vespa comercializados (V98 de 1946).
- As fotos 3 e 4 são de APE's mod. B e denotam a variedade de aplicações dadas a esta ideia.
A "coisa" evolui até ao modelo APE Calessino de 2009 (andam agora por aí em tuck-tuck's c/ motores gas. e diesel, em Sintra e Lisboa).
O requinte foi até ao mod. Electric Lithium de que só fizeram 100 exemplares, vendidos a 20.000,00€+IVA!!!
Neste link podem ver-se inúmeras variações produzidas ao longo do tempo e em diversos países.
Para terminar vem a foto nº 5... Curiosíssima !
À 1ª vista é apenas mais um exemplar de museu, como os anteriores... ou de um feliz proprietário que o mantém em bom estado.
Erro puro !
Vem da Indonésia. Ao que parece (descrição do produto no link seguinte) é uma adaptação feita com a motorização de uma VBB: 4 velocidades, 150c.c. e mistura a 2%, mas mantém impecável todo o estilo e tipo de acabamentos originais.
E por um valor surpreendentemente baixo, atendendo ao trabalho que, indiscutivelmente ali está aplicado.
Um verdadeiro mimo !
Por 6.500,00€ vejam o que os tipos aprontaram em detalhe:
Eu (tal como a maioria das pessoas) sempre embirrei com aquelas coisas barulhentas e "gritonas", a arrastarem-se a passo de caracol pelas estradas, que não andavam nem deixavam andar !
...Mas o amadurecimento e a cultura fazem-nos mudar os "pontos de vista" !
A "cultura Vespa", claro, também ajuda.
Outra coisa que também ajudou foi começar a "tropeçar" na estrada com os mata-velhos (papa-reformas).
Note-se que, democraticamente, nada tenho contra uns nem os outros.
Reconheço todo o direito à circulação dos "lentos".
Alterei o ponto de vista apenas porque aos APE's assiste a razão da necessidade aliada à limitação.
Já com os mata-velhos epenas enxergo oportunismos comerciais associados a leis (com letra pequena).
Que ao tradicional velho (como eu) tenha sido facultada a possibilidade de "trabalhar a vida" com um APE ou algo similar, parece-me muitíssimo bem.
Já não me parece tão linear autorizar a circulação regular de um "Smart-lento" por qualquer pessoa, sem obedecer à regular certificação que hoje se exije para poder conduzir.
É só uma opinião pessoal...
Voltando ao APE:
Têm de facto uma história interessantíssima e uma evolução de aplicações e modelos notável.
Então aquele modelo primordial, naquela reconstrução revivalista dos Indonésios... que maravilha !
_________________ Cumprimentos,
Carlos A. Oliveira
Vespa VBB2 T (1965)
Ah bolas, eu a pensar que não estava aqui sozinho afinal...
Aproveito para partilhar umas fotografias de APEs, no seu melhor estado, usado!
E esta de um responsável da fabrica de APE na India que nunca deixou de produzir estes veículos (e como curiosidade a necessitar de validação, é do sucesso dos APE na India que renasceram para a Europa na nova versão Calessino)
Há umas corridas de APE em terra batida, tipo Kartcross, que são brutais.
Ontem não encontrei os videos...
Aquilo é lindo! Os tipos capotam, vão lá os "ajudantes" de prova, voltam a pôr o APE com as rodas no chão, e sigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
Ó Máximo isso agora parece que está mais "profissionalizado"
Este ainda é "old school" mas com poucos "viranços".
Este aparentemente tem poucas transformações nos APE mas parece-me que os eixos traseiros já são amis largos que os originais para dar mais estabilidade...
Este é no gelo!
E este, um pouco offtopic, é uma paródia com o KIT.
Vá... Vamos com calma que isto assim de babar a ver estes APE dá cabo dos teclados dos computadores eh eh eh
Registo: Mar 10, 2009 Mensagens: 125 Local/Origem: Sintra/colares
Colocada: Sáb Mar 22, 2014 - 7:57 pm Assunto: Ape 50 de 1984/1990
Boas!
Tenho um ape 50 guardado na antiga adega do meu avo, o ape ainda trabalha apesar de aqueles motor ter uns 35mi km e nunca ter sido aberto. Não sei exatamente a idade dele mas eu nasci em 84 e recordo-me vagamente de o meu avo ter um triciclo zundapp e de pegar em mim e sentar-me no banco do triciclo por isso deve ter uns 25 anos. depois trocou pelo ape que na época era uma granda maquina principalmente para ele que trabalhava no campo.
Um dia ainda vou restaurar o ape e começar a aperecer nos passeios de motas antigas com ele.
Só agora vi esta APE voadora e ainda bem... assim evitei tentações de abreviar as 9 h. de cavalgada para chegar à Pampilhosa da Serra !
Bem gostaria de ver imagens de aterragem... porque não percebi ainda como é que o piloto consegue aceder aos tirantes de controle para manobrar.
Óh Pedro Estevão:
Só após o regresso me ocorreu ter esquecido de o identificar e de me apresentar pessoalmente, lá no IberoVespa... Terá de ficar para a próxima oportunidade. _________________ Cumprimentos,
Carlos A. Oliveira
Vespa VBB2 T (1965)
Todos os tempos são GMT + 1 Hora Ir à página 1, 2Seguinte
Página 1 de 2
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum