Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
Autor |
Mensagem |
Eduardo Antunes Administrador
Registo: May 19, 2005 Mensagens: 929 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Qui Mar 09, 2006 - 11:17 am Assunto: |
|
|
Eu por mim, a indecisão costuma ser entre o Fula e o Vaqueiro... _________________ PX125E - Piaggio Nero |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Ildebrando Administrador
Registo: Jun 22, 2005 Mensagens: 881 Local/Origem: Odivelas
|
Colocada: Ter Mar 14, 2006 - 6:51 pm Assunto: |
|
|
Pedro Estevão escreveu: | Em relação ao Selénia... epá não o acho mau, mas acho que faz demasiado fumo. Mesmo depois da Vespa quente, se páro num semáforo ou isso e olho para trás... parece que vem lá o D. Sebastião! |
Bem em relação ao fumo tás tramado...vais continuar a usar essa bosta recomendada pela Piaggio, fruto sabe-se lá de que tipo de acordos comerciais para continuarem a viver à nossa custa...
Se o problema do fumo é o cheirinho manhoso com chegas a casa e com que brindas os transeuntes nada melhor que juntares ao oleo Fula uma manteiguinha de alho e salsa...lol...
Um abraço
Ildebrando |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
|
Colocada: Ter Mar 14, 2006 - 7:06 pm Assunto: |
|
|
Epá o problema não é esse... Com isso tá-se bem
O problema é qdo começam a correr para mim de braços abertos a dizer:
"Sebastião, Sebastião voltaste finalmente!!!"
|
|
Voltar acima |
|
|
|
|
rotweiller Vespa Chicco
Registo: Mar 27, 2006 Mensagens: 6
|
Colocada: Qui Mar 30, 2006 - 12:40 am Assunto: |
|
|
boas tardes!!! em relação as tuas perguntas é o seguinte!!!
deves sempre usar gasolina 95 octanas.....
em relação ao oleo do motor, ou seja para a caixa de velocidades, ao contrario do que disseram nao deves meter qualquer oleo, mas sim um oleo de caixa mesmo que deves trocar a cada 1000 Km... e esse oleo deve ser uma valvulina de caixa mesmo, vulgo SAE 80/90....
para o oleo para a mistura, podes usar o que quiseres.... eu pessoalmente não uso oleo nenhum dos que se vesnde por aí para motas... uso o oleo da sthil para motoserras, e passo a explicar porque!!! os motoserras costumam ter uma rotação de trab na ordem das 20000r.p.m., enquanto as nossas queridas vespas seja ela qual for n ultrapassa as 6300r.p.m., isto numa mistura a 2%, ora agora pensem assim, os motoserras trabalham sempre a fundo, e n agarram, como pode uma vespa agarrar, e tens a vantagem de 1l te custar 6,5 euros, vem com copo doseador, e nunca tens prob, é o melhor oleo sintetico do mercado!!! eu sei do que falo, sou eng mecanico, e estudei todos os oleos e os motores das vespas a fundo... qualquer duvida estou sempre ao dispor para quem quiser, basta perguntar ao DR. VESPA...
__________________________________________
Vespa Rally 200 (vermelha) 150 sprint (cinzenta) GTS 250 (preta) |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Eduardo Antunes Administrador
Registo: May 19, 2005 Mensagens: 929 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Qui Mar 30, 2006 - 3:07 am Assunto: |
|
|
Beeeeem, Rottweiler, desculpa lá mas isso foi entrada a pés juntos... Dr. Vespa?? Nem o tio Corradino se teria lembrado dessa!!!
Os óleos de caixa não têm graduação diferente? Diz-se que um 30-40 de caixa é capaz de ser o mesmo que um 80-90 de motor...
Já me tinha lembrado dessa do óleo de motosserra... mas há uma pequena questão: Não achas que um motor de motosserra tem um ciclo de vida bem menor que um de vespa? Obviamente há normas, e qualquer óleo que respeite a norma necessária para o nosso motor é o óleo recomendado, mas outros que a ultrapassem e respeitem normas mais rigorosas se calhar serão melhor opção, ou não?
Já agora, sr. eng, pq só de 95 octanas? É que eu sou defensor disso, e já me tentei explicar, embora algo em vão... (não vale a pena o discurso da constituição química, do heptano, do cetano, e do índice 100 ser o "topo" da escala de anti-detonante... tenta a via mais agressiva porque eles são teimosos ) _________________ PX125E - Piaggio Nero |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
rotweiller Vespa Chicco
Registo: Mar 27, 2006 Mensagens: 6
|
Colocada: Qui Mar 30, 2006 - 11:36 am Assunto: |
|
|
Boas TUNEs tudo bem contigo?? olha Dr. Vespa, é o me chamam por aqui porque eu sou um super aficionado de vespas e conheço-as de cor e salteado desde qualquer peça do motor, até a qualquer peça de chapa , por isso qualquer tipo de duvida seja de trab ou de restauro tu e qualquer outra pessoa esta sempre as ordens!!!
Então é assim, para ja n devemos confundir oleos de caixa e oleos de motor!!! cada um para a sua função, existem pessoas que fazem esse tipo de comparação, mas isso n é bem assim, n é tão linear como isso!! por isso eu recomendo, e n quero outra coisa para as minhas vespas, e a melhor opção para o motor, é oleo SAE 80/90, que é o oleo de caixas de velocidades, que é mesmo essa a função que ele vai ter na nossa vespa.... Mas repito qualquer pessoa faz o que quer e entender com a sua vespa.....
O ciclo de vida de um motoserra é menor devido ao ciclo do seu funcionamento ser bastante elevado (da ordem das 20000r.p.m), ou seja, sempre a fundo....mas mesmo assim, existem moserras que trabalham anos a fio sem qualquer tipo de prob, eu pessoalmente tenho um a 20 anos, e continua para as curvas... N esquecer que num motor a 2 tempos a lubrificação faz-se apenas com a gasolina da mistura, por isso os oleos usados na mistura das gasolinas para as motoserras tem de ser muito superiores a nivel de lubrificação, e muito mais exigentes que os oleos usados nas motos ou nas nossas queridas vespas.....onde o ciclo de funcionamento nunca ultrapassa as 6300r.p.m.!!!
Em relação a tua outra duvida das 95 octanas, é o seguinte, em primeiro era essa a gasolina que existia na altura, por isso se era boa na altura agora tambem é!!! , mas as outras gasolinas existem por causa do fenomeno chamado de autodetonação!!! que existe por as relações de compressão serem cada vez maiores nos carros, na ordem de 12:1, istoo causa a autodetonação, que para quem n sabe é a gasolina incendiar no cilindro sem saltar a faisca da vela, para isso é preciso gasolina com mais octanas, daí surgirem as 98 e agora 100 octanas... estas gasolinas provocam um calor muito superior para as nossas vespas, eo que n é bom, apesar de termos o ventilador sempre a arrefece-las, e como niguem gosta de gastar muito dinheiro nos dias que correm, quem comprar da outra so vai estragar as nossas queridas vespas, e so vai gastar dinheiro numa coisa que n é preciso para nada, pois isso é so para motores a 4 tempos!!! nos motores a dois tempos, ser 95, 98 ou 100, é tudo a mesma coisa, e apenas um desperdicio de dinheiro!!!!, bem, acho que vou ficar por aqui!!! qualquer duvida das nossas vespas ja sabem, basta perguntar ao Dr. Vespa, um abraço a todos.....
________________________________
Rally 200 (vermelha) 150 Sprint (cinza) GTS 250 Preta |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Tiago Pereira Vespa 300 GT
Registo: Jul 27, 2005 Mensagens: 560
|
Colocada: Sex Mar 31, 2006 - 4:14 pm Assunto: |
|
|
Caro Dr.Vespa,
a minha vespa esta a sofrer de algumas dores menstruais e ultimamente o carter tem algum fluxo irregular, que poderá ser?? _________________
Lambretta DL 150 '70
Vespa Rally 200 '76 |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Ildebrando Administrador
Registo: Jun 22, 2005 Mensagens: 881 Local/Origem: Odivelas
|
Colocada: Sex Mar 31, 2006 - 4:21 pm Assunto: |
|
|
Caro Dr. Vespa:
A minha Vespa tem só 18 anos e começa a querer sair à noite com as amigas, mas eu como pai preocupado tenho medo que ela vá por maus caminhos...e que daqui a uns tempos seja conhecida por ser uma vespa "fácil" ...que fazer?
Um abraço
Ildebrando |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Eduardo Antunes Administrador
Registo: May 19, 2005 Mensagens: 929 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Sex Mar 31, 2006 - 5:55 pm Assunto: |
|
|
Vá... não vamos ser mauzinhos... e vamos por partes: Quem não quiser ler testamentos, salte para a parte que está em CAPS:
Do que já aprendi sobre óleos, embora também possa dizer "não é bem assim", sei que, no limite, a função de um óleo se limita à sua viscosidade e a sua capacidade de se interpôr entre duas superfícies que estejam (ou tenham tendência a estar) em contacto. A isto se chama lubrificação, e além de impedir ou prevenir o desgaste prematuro das ditas superfícies, ajuda a manter a temperatura mais baixa, por haver menos atritos (em alguns casos, milhares de vezes menos atrito do que sem qq tipo de lubrificante). Aí entra a viscosidade, nessa capacidade de estar entre as duas superfícies e, a outro nível a capacidade de escoar por entre as várias superfícies ou canais que haja. Um óleo monograde tem muita viscosidade a frio, mas a quente esta reduz-se significativamente, e torna-se complicado arranjar um bom compromisso entre as duas situações. Para isso é que se arranjaram os multigrade que, em termos mais simples, são mais fluidos quando estão a frio, mas estão "enriquecidos" com compostos poliméricos que se reagrupam quando estão a quente, e acabam por não se tornar fluidos demais como um monograde que tivesse a mesma fluidez a frio. Agora... para quê complicar no óleo de caixa? Só a nível da embraiagem é que isto pode trazer complicações... e digo de experiência própria, tirando as PX mais recentes, aquilo acaba por poder levar praticamente qualquer coisa... que não seja fina de mais e leve a que a embraiagem patine.
PRONTO, ERA PARA AQUI!: Acho que é só isso que temos de ter em conta, a relação entre mantermos tudo lubrificado na "zona dos carretos e rodas dentadas", e mesmo assim conseguirmos manter a embraiagem em boas condições de funcionamento... eu na minha uso um vulgar 15w40, e antes andava com um sintético 10w40... os discos estavam abrasados, mas por ter havido uma FALHAZINHA na montagem dos discos de chapa entre os discos de cortiça
Ainda assim... custa-me um bocado a pegar num krafft para motosserras corta-relvas e enfiá-lo no depósito do auto-lube...
Quanto às octanas, eu não tinha dúvida, só queria que desses uma explicação que eles ouvissem, é que um projecto de engenheiro é diferente de um engenheiro formado, LOOOL!
Com todo o respeito a sua excelência, Dr... aqui acho que somos todos doentes, uns é que já sabem que remédio tomar _________________ PX125E - Piaggio Nero |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
|
Colocada: Sáb Abr 01, 2006 - 4:35 pm Assunto: |
|
|
Epá doentes são vocês estudantes de mecânica a aspirantes a Dr. Vespa!!!
Uma correcção, quando as Vespas apareceram às cerca de 60 anos atrás, não havia gasolina sem chumbo! Nem por sombras; era normal e depois super e depois sim sem chumbo. Por isso Dr. Vespa atenção a este promenor que os artistas sao feitos porque dão atenção aos detalhes, simples e pequenos e por isso serão "melhores do que os restantes mortais". É que há pessoas que não sabem, nem querem saber e não lhes interessa e depois vão dizer estas coisas como sendo verdades e não é bem assim...
Quantos aos óleos e tal...
Porque não usar os que a Piaggio recomenda? Por alguma razão eles dizem que o óleo da caixa deve ser o SAE não sei quê e que o da mistura deve ser sintético assim e assado...
É mais simples não? |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Eduardo Antunes Administrador
Registo: May 19, 2005 Mensagens: 929 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Dom Abr 02, 2006 - 2:07 pm Assunto: |
|
|
...é, falamos nas recomendações e o camandro. Relativamente a isso, só respeito as normas que eles tenham a nível de viscosidades ou graduações (como eu disse no meu longo testamento, aquilo que acho que realmente interessa num lubrificante). Quanto a marcas recomendadas, eles que as metam naquele sítio onde elas couberem...
Repara, tu usas o selenia que eles recomendam e já há malta a chamar-te D.Sebastião...Por acaso, aquele agip do vcl faz pouco fumo, pá... e até ver...
Um dia destes tenho de ir buscar a vespanheca e largá-la na garagem vermelha... sempre tens com que te entreter, eh eh... _________________ PX125E - Piaggio Nero |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Marcelo Aguiar Vespa 300 GT
Registo: Oct 24, 2005 Mensagens: 808
|
Colocada: Seg Abr 03, 2006 - 10:25 am Assunto: |
|
|
Caro Dr. Vespa:
Eu tenho uma LX50, é muito jovem, mas já começa a ter consciência que é diferente das amigas dela e às vezes fica deprimida... nestes casos não compensa usar gasolina 100 em vez de 95 para ela ficar mais contente quando está com as amigas dela? _________________ abraços vespa
marcelo aguiar
Vespa PX125E |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
|
Colocada: Seg Abr 03, 2006 - 10:40 am Assunto: |
|
|
Eduardo Antunes escreveu: | Quanto a marcas recomendadas, eles que as metam naquele sítio onde elas couberem... |
Sim eu estava a falar em termos de especificações e não de marcas!
Eu uso o Selénia, porque enfim...
Eduardo Antunes escreveu: | Um dia destes tenho de ir buscar a vespanheca e largá-la na garagem vermelha... sempre tens com que te entreter, eh eh... |
Quando quiseres.
É só combinar e pronto!
Vais ver que aquilo para a próxima estará bem melhor a vários níveis...
marceloaguiar escreveu: | Caro Dr. Vespa:
Eu tenho uma LX50, é muito jovem, mas já começa a ter consciência que é diferente das amigas dela e às vezes fica deprimida... nestes casos não compensa usar gasolina 100 em vez de 95 para ela ficar mais contente quando está com as amigas dela? |
Põe antes gasolina de avião! Aquilo é que é poder, andamento... |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Eduardo Antunes Administrador
Registo: May 19, 2005 Mensagens: 929 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Ter Abr 04, 2006 - 6:34 pm Assunto: |
|
|
marcelo... essa vespa é um caso perdido... compra uma 125 e manda essa para abate... _________________ PX125E - Piaggio Nero |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
runa Vespa 125 G.T.R.
Registo: Feb 18, 2006 Mensagens: 129 Local/Origem: Aveiro
|
Colocada: Dom Abr 16, 2006 - 2:07 am Assunto: |
|
|
Eduardo Antunes escreveu: |
PRONTO, ERA PARA AQUI!: Acho que é só isso que temos de ter em conta, a relação entre mantermos tudo lubrificado na "zona dos carretos e rodas dentadas", e mesmo assim conseguirmos manter a embraiagem em boas condições de funcionamento... eu na minha uso um vulgar 15w40, e antes andava com um sintético 10w40... os discos estavam abrasados, mas por ter havido uma FALHAZINHA na montagem dos discos de chapa entre os discos de cortiça |
Eduardo Antunes; esse oleo 10w40 que usaste era bom?
..é que tenho aqui um shell (Shell advance gear - SAE 10W-40, API GL-3), que gostaria de saber se é indicado para a caixa de velocidades da 150 sprint veloce? Ou há outro mais indicado?
Desde ja obrigado. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
|
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
Powered by phpBB
© 2001-2003 phpBB Group
|