Home | Classificados | Downloads | Fórum | Fotos | Notícias | Técnica | Vídeos
Site Oficial
! - Login | Registe-se


  FAQFAQ  PesquisarPesquisar  Mensagens PrivadasMensagens Privadas  GruposGrupos  ResumosResumos  

Ao guiador de uma Vespa GTS Super 125 i.e. (diário de bordo)
Ir à página 1, 2, 3 ... 24, 25, 26  Seguinte
 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Iuri
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Oct 09, 2009
Mensagens: 156

MensagemColocada: Sex Out 09, 2009 - 1:04 pm    Assunto: Ao guiador de uma Vespa GTS Super 125 i.e. (diário de bordo) Responder com Citação

Adquiri-a no dia 25 de Setembro de 2009, na vigência da nova lei dos motociclos.
Tendo em conta a minha estreia no mundo dos motociclos, estou em condições de fazer o ponto da situação.
Conduzir a Vespa é uma experiência muito agradável. Ainda que ache a suspensão (desta GTS) bastante rija, é, no fundo, equilibrada. Apesar da GTS ser ligeiramente mais "gorda" do que as restantes versões é muito fácil de manobrar. O maior apontamento de chapa reflecte-se mais no resguardo do ar a nível das pernas.
É fundamental ter um pára-brisas (ainda que o de menores dimensões), pois em velocidades superiores a 70km/h a aerodinâmica castiga um bocado...
O conforto para o condutor é aceitável, ainda que ache a ergonomia do banco mediana. Já para o pendura as coisas complicam-se. É certo que a GTS dispõe de duas peças metálicas (recolhiveis) de apoio aos pés do pendura, mas se este for de perna curta vai sofrer. Pelo relativo maior porte desta Vespa, as coxas são mais largas, o que dificulta o poiso dos pés... A tendência, nestes casos, é a de o pendura chegar-se mais à frente, roubando espaço ao condutor...

Quanto ao espaço de arrumação é indispensável ter a mala de 42 litros. É impensável arrumar dois capacetes debaixo do banco e para caber um terá que ser bastante curto e não pode ser integral. O espaço é muito limitado.

As performances são muito boas. A evolução relativamente à LX 125 i.e. nota-se. O motor da GTS é bem mais performante e vale bem a diferença de preço.

Tenho encomendados como acessórios a mala de 42 litros e o pára-brisas mais pequeno.

Aqui fica uma foto de catálogo mas que mostra a exacta aparência da minha Vespa.



Editado pela última vez por Iuri em Qua Dec 02, 2009 - 8:27 pm, num total de 3 vezes
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Iuri
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Oct 09, 2009
Mensagens: 156

MensagemColocada: Sex Out 09, 2009 - 1:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Na passada quarta-feira baptizei a Vespa.
Confiante na falibilidade das previsões meteorológicas, trouxe o motociclo para a cidade. A viagem de ida correu bem, já o regresso ficará registado na minha memória de eventos fantásticos.
É caso para dizer que se passei a provação de ontem, significa que estou vacinado e, acima de tudo, preparado para quase tudo!

Vou resumir a história. Ontem terminei o trabalho pelas 20h30. Como espreitei para a rua e chovia copiosamente, decidi prolongar o trabalho até... parar de chover.
Pelas 21h00, depois de vista a imagem de satélite do METEO e como tinha parado de chover, fiz-me à estrada, totalmente confiante no meu novo casaco impermeável da Tucano Urbano e nas respectivas luvas.

Ia eu na CRIL, em direcção à A5, quando, de repente, sem mais, sem aviso prévio, sem notificação ou chamada de atenção, abateu-se sobre mim uma tromba de água.
A situação era, do ponto de vista meteorológico, bastante grave, tanto que parecia que choviam pedras, tal era o barulho que os pingos faziam no capacete. Destemido, mas principalmente porque não havia viaduto ou escapatória, mantive-me na minha faixa de rodagem. Não tinham passado 20 segundos quando começaram a chover martelos e picaretas. Aí a estrada era um verdadeiro rio. Lembro-me apenas de ver a cortina de água em V a jorrar da roda da frente da Vespa.

Nesse momento, com a mesma intensidade da chuva, fui soletrando todo o vocabulário cavernoso pela boca, enquanto era apedrejado pela chuva (devo ter dito 40 asneiras por cada metro passado).
Meti-me para Algés (enquanto a agressão aquática se mantinha) e após a rotunda entrei numas arcadas. Mal parei a mota, parou de chover.

A "adorar" a brincadeira do Mister Peter, fiz-me novamente à estrada, certo de que não voltaria a parar. Não choveu mais...

Cheguei a casa intacto e, graças ao casaco, por incrível que pareça, apenas me molhei um bocado nos joelhos (mas nada de mais).

Hoje de manhã, como o sol raiava, peguei na Vespa, tanto que até precisava de andar depois da torrente de água de ontem. Constatei de imediato que tinha o pneu da frente furado... que se esvaziou durante a noite.

Na oficina viu-se uma enorme lasca no pneu.
Resultado: pneu novo!
Neste momento, receio apenas relâmpagos, pois estou em condições de enfrentar trombas de água corridas a vento fortíssimo lateral... Very Happy


Editado pela última vez por Iuri em Sex Out 09, 2009 - 1:13 pm, num total de 2 vezes
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Iuri
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Oct 09, 2009
Mensagens: 156

MensagemColocada: Sex Out 09, 2009 - 1:10 pm    Assunto: Responder com Citação

E ontem a Vespa completou 1.000km.
Foi à primeira revisão, tendo mudado o óleo e o filtro (36 euros).
A próxima é aos 5.000km (só para rectificar, se necessário, os níveis).
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
MiguelAngelo
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 28, 2009
Mensagens: 28
Local/Origem: Sacavém

MensagemColocada: Sex Out 09, 2009 - 1:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Qual é o modelo do teu Tucano Urbano? É que ainda não fiz o teste drive ao meu e gostei de saber que aguentou a chuvada.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Iuri
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Oct 09, 2009
Mensagens: 156

MensagemColocada: Sex Out 09, 2009 - 2:34 pm    Assunto: Responder com Citação

MiguelAngelo escreveu:
Qual é o modelo do teu Tucano Urbano? É que ainda não fiz o teste drive ao meu e gostei de saber que aguentou a chuvada.


O modelo é este.


A impermeabilidade deste casaco é do melhor. Se aguentou uma tromba de água, aguentará qualquer chuvisco.
Custou 146 euros.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
luisbaiao
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Feb 12, 2008
Mensagens: 306

MensagemColocada: Sex Out 09, 2009 - 2:46 pm    Assunto: Responder com Citação

bem que história incrível, gostei muito de ler.
Boas continuações
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Iuri
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Oct 09, 2009
Mensagens: 156

MensagemColocada: Sex Out 09, 2009 - 3:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Hoje de manhã, na minha viagem pela marginal, fui demasiado incauto.
Reconheço que a Vespa tem aumentado o meu dia em cerca de 1 hora (nas viagens de ida e regresso do trabalho) mas convém serenar os ânimos. É que esta coisa de ultrapassar o trânsito da marginal sabe muito bem (apesar de ainda me cheirar a batota - são muitos anos de automóvel...) mas exige muita atenção.
Assim, hoje fui incauto simplesmente porque calculei mal as distâncias entre o espelho de um jipe e de um automóvel. Resultado: dei um toque no espelho do jipe.
Não há quaisquer danos a registar, apenas um descuido a lamentar e um aviso a anotar...
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
GG
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Oct 05, 2009
Mensagens: 60

MensagemColocada: Dom Out 11, 2009 - 1:30 am    Assunto: Responder com Citação

Excelente tópico!!!

A acompanhar com entusiasmo!!

Laughing
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Iuri
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Oct 09, 2009
Mensagens: 156

MensagemColocada: Dom Out 11, 2009 - 8:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Deste fim-de-semana há pouco a contar. A Vespa saiu apenas no sábado de manhã para transportar um VIP familiar, missão que foi exemplarmente cumprida. A satisfação domina a opinião!

Na falta de outras, deixo aqui algumas fotos da Vespa já com 1.000km em cima, ahhh! e uma tromba de água também! Laughing









Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Marrazes
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Jul 13, 2006
Mensagens: 381
Local/Origem: Marinha Grande

MensagemColocada: Dom Out 11, 2009 - 9:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem grande aventura, eu tambem tenho uma Super mas a 300.
A tua não tem o lettring atras a dizer Super por baixo da pega ?
Que a tua Super te traga muitos km´s de felicidade.
_________________
Abraço Marrazes
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
GG
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Oct 05, 2009
Mensagens: 60

MensagemColocada: Seg Out 12, 2009 - 1:34 am    Assunto: Responder com Citação

Grandes fotos!!! Razz

A tua Vespa é linda! Perfeita! Laughing

Estou ansioso para vê-la com os acessórios (mala de 42 litros e o pára-brisas mais pequeno). heheh!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Iuri
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Oct 09, 2009
Mensagens: 156

MensagemColocada: Sex Out 16, 2009 - 2:36 pm    Assunto: Responder com Citação

A Vespa atingiu ontem 1.300km.
Está de boa saúde. Noto o motor ligeiramente mais solto e disponível, o que me tem agradado bastante.

Como já aqui referi, trabalho em Lisboa mas resido na Grande Lisboa. Por isso, já penei nas vias principais de acesso à cidade (IC19, A5, N6) muitas horas. Já queimei muitos litros de gasolina. Já esgotei muitas vezes a minha paciência. Podem, por isso, bem imaginar a satisfação que me deu a aquisição de um motociclo.

(Aliás, neste ponto, convém dizer que sempre me senti "castrado" por não ter uma mota. Desde pequeno, muito pequeno, que gosto de veículos motorizados e, sem desprezar os automóveis, sempre olhei com grande paixão para as duas rodas. Foi (e tem sido) a bicicleta que me deu os prazeres do cabelos ao vento, daí que encare esta nova lei com natural satisfação.)

O meu dia-a-dia tem-se desenrolado em duas vias principais: a N6 e a A5 (esta a partir do Jamor).
Até o dia de ontem (já explico porquê), sempre segui pela N6 (marginal). Desde ontem que percorro a A5.
Tal decisão deve-se essencialmente às dificuldades encontradas na N6, com o trânsito bloqueado. É que sendo a via estreita e não havendo organização no modo como os carros se acomodam na faixa, resta muito pouco espaço para os cruzar pelo meio. Pouco espaço, algum perigo e alguma lentidão na progressão.

Já a A5 é diferente. A existência da berma (limpa e ligeiramente larga) possibilita cruzar, em relativa segurança e a 70km/h, a dita AE.
Tenho perfeita noção de que cruzar pela berma é proibido, ainda que o trânsito esteja parado, mas prefiro arriscar uma multa a dar panadas nos espelhos na N6.
Hoje, quando circulava pela berma perto da área de serviço de Oeiras, encontrei uma brigada da GNR imobilizada na berma, enquanto multava um Porsche.
À cautela, resolvi entrar na faixa de rodagem, manobra percepcionada pelo guarda mas sem reacção...

Conhecem algum caso de motociclista multado nestas circunstâncias?
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nuno_Lopes
Vespa 180 SS
Vespa 180 SS


Registo: Oct 01, 2008
Mensagens: 185
Local/Origem: Corroios

MensagemColocada: Sex Out 16, 2009 - 3:26 pm    Assunto: . Responder com Citação

Iuri, já desde o inicio do tópico que venho a acompanhar o diário de borda da tua GTS. Agora que estou a pensar seriamente em adquirir uma GTS (ainda não sei se a 250 ou a 300), gostaria de aproveitar o teu tópico para colocar algumas questões para perceber melhor o comportamento desta menina...

Quantos quilometros costumas fazer por dia?
Em termos de conforto, como te sentes no final de uma viagem do trabalho para casa?

Já agora, em termos de roupa, na altura da tromba de água, tinhas algumas calças impermeaveis? Se sim, que marca?
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Iuri
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Oct 09, 2009
Mensagens: 156

MensagemColocada: Sex Out 16, 2009 - 5:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Viva!

Eu só não adquiri a Vespa GTS 300 por dois motivos:
- não quero tirar a carta de motociclos
- por razões de segurança, não quero ultrapassar a velocidade de cruzeiro de 80km/h.

É uma questão de princípio e, acima de tudo, para deixar "mais tranquila" a família. Andar com uma mota muito performante significa grandes velocidades... por isso...

Nunca fui um grande conhecedor de Vespas. Mas hoje, já tenho algo de mais a dizer (não deixo de ser um leigo na matéria).
Do catálogo disponível, sem dúvida que as Vespas que me tiraram do sério foram a LXV (pelo ar retro) e a GTS (pelo ar portentoso e desportivo).
Lado a lado, facilmente se constata que a GTS é maior, tem maior porte. Foi o que para mim prevaleceu.

Honestamente e sempre que estaciono ao lado de outras Vespas (LX, etc.) sinto que a GTS é mais mota. Confesso que é a aparência, mas, de facto, o porte diz tudo.
Ainda há pouco, estava eu num semáforo, e um taxista meteu conversa comigo por causa da mota. Perguntou onde comprei e quanto custou e se andava bem... Elogiou a mota duma maneira que acho que amanhã vai encomendar uma e deixar o Mercedes de lado... LOL!

Posto isto, GTS sim. 300, melhor ainda, mas a 125 faz o seu trabalho na perfeição.

No meu caso, percorro por dia 70km (ida e volta e voltas na cidade). São muitos km's mas fazem-se muito bem.
É certo que nos primeiros dias chegava a casa meio dorido mas hoje já nem sinto. Adaptei-me à posição de condução e, principalmente, à forma suave e elegante como esta mota pode curvar.
É claro que ainda não tenho o pára-brisas, mas parece-me que a velocidade adequada para aguentar a aerodinâmica sem esforço é entre os 70-80km/h.

No dia da tromba de água levava um fato (com gravata) e o impermeável cuja foto já aqui disponibilizei. Molhei apenas os joelhos porque tive que abrandar...

Para alguns, pode parecer mota de miúdos ou de miúdas mas o chassis da Vespa é perfeito para ter alguma protecção.
Acho, por isso, que não te arrependerás caso avances para a 300cc. (Está uma preta à venda no stand Motago em Benfica, Lisboa.)
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
GG
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Oct 05, 2009
Mensagens: 60

MensagemColocada: Sex Out 16, 2009 - 8:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Acabei de chegar do stand... Já sei preços Shocked

Vespa GTS 125 SUPER
PVP: 4362.00 VESPA GTS 125 SSUPER IE
+ Despesas de legalizaçao 196.00

(Preços para o Funchal (Ilha da Madeira)
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2, 3 ... 24, 25, 26  Seguinte
Página 1 de 26

 
Ir para:  
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB © 2001-2003 phpBB Group


Site protegido com o reCAPTCHA e o Google, a política de privacidade e os termos do serviço são aplicáveis.
Copyright © Vespa Clube de Lisboa. Excepto conteúdos publicados pelos utilizadores (propriedade dos próprios).

Página gerada em: 1.29 Segundos