Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
Autor |
Mensagem |
joeventura Vespa Chicco
Registo: Oct 02, 2007 Mensagens: 9
|
Colocada: Ter Out 02, 2007 - 11:44 am Assunto: pinga de oleo na garagem. |
|
|
Tenho uma Vespa PX 125 T5 e ela já foi várias vezes para a garagem, incluindo para tentar solucionar esse problema, mas aquela pinguinha persiste. Quando paro a Vespa passando 1 minuto, lá está o chão sujo.
É normal?
E se não é do que será?
já agora sou novo aqui! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
joeventura Vespa Chicco
Registo: Oct 02, 2007 Mensagens: 9
|
Colocada: Ter Out 02, 2007 - 6:04 pm Assunto: |
|
|
Já agora o motor da vespa px 125 é a 98 ou 95 (a mais aconselhável)?
E que tipo de oleo 2t devo utilizar? Sintético ou mineral?
Claro que o sintético é melhor, mas vale apena? |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
|
Colocada: Sex Out 12, 2007 - 5:16 pm Assunto: |
|
|
Essa pinga pode ser de muita coisa (óleo do motor, gasolina, oleo da mistura por queimar), é tentar ver o sítio de onde vem...
O óleo, sempre sintético ou semi-sintético. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Jony Vespa 300 GT
Registo: Dec 08, 2005 Mensagens: 1343 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Sex Out 12, 2007 - 5:32 pm Assunto: |
|
|
é perfeitamente normal, as T5 trazem uma protecção do motor em plastico e acumula muita porcaria. Para T5 oleo só 100 sintetico, é um motor mais rotativo e convem _________________ Sprint 150 ; PX 125 T5 ; P5 172 Worb5 |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
joeventura Vespa Chicco
Registo: Oct 02, 2007 Mensagens: 9
|
Colocada: Sex Out 12, 2007 - 6:21 pm Assunto: |
|
|
Quais são os principais problemas da utilização de um oleo mineral nesta mota?
É que a mota tem oleo mineral. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
joaorusso Vespa 150 Sprint V.
Registo: Feb 06, 2006 Mensagens: 164
|
Colocada: Sex Out 19, 2007 - 10:24 am Assunto: |
|
|
Eu não queria dizer isto, mas queres a minha opinião pessoal?! vende essa mota que tens em casa e compra uma vespa! lol
O óleo mineral, perde as suas qualidades com a temperatura muito mais facilmente que o sintético correndo assim mais riscos do motor agarrar, e depois esse óleo deixa sempre muito mais resíduos que o sintético, e faz muito mais fumo... Na minha PK uso sempre Shell VSX semi-sintético e estou bastante satisfeito...
Cumprimentos |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
joeventura Vespa Chicco
Registo: Oct 02, 2007 Mensagens: 9
|
Colocada: Sex Out 19, 2007 - 11:13 am Assunto: |
|
|
joaorusso, eu sei muito bem o que é uma Vespa... o problema é a inflação!!!
A T5 só está agora a começar a ganhar fama de Vespa, porque como disseste antes e muito bem, é uma "mota". E é do meu pai.
Alem do mais é uma mota de trabalho.
Mas em andamento é porreira, porque consegue acompanhar automóveis em estradas nacionais sem problemas nenhuns.
Quanto a lubrificante tirei o oleo mineral, que o mecânico tinha metido, e comprei um oleo sintético da esso (por 5€) para limpar antes de meter um oleo em condições e já noto diferença no trabalhar do motor.
Mas fica descansado que eu sei o que é uma Vespa , apesar de a minha já estar a começar a ser! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
|
Colocada: Sex Out 19, 2007 - 11:20 am Assunto: |
|
|
A PX 125 T5 é uma "mota"? Como assim...
A T5 foi durante muitos anos "mal amada", porque tem uma estética particular e porque como tem o motor mais vitaminado e leva a fazer uma condução mais... agressiva, agarrava mais que os outros modelos Vespas.
Destes dois factores veio a sua (injustificadissima) má fama de ser feia e pouco fiável.
Para mim, é tão Vespa como as outras, se bem que goste menos do aspecto dela... é uma questão de hábito!
P.S. - manda fotos dessa T5... |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
joeventura Vespa Chicco
Registo: Oct 02, 2007 Mensagens: 9
|
Colocada: Sex Out 19, 2007 - 2:37 pm Assunto: |
|
|
Pedro Estevão escreveu: | A PX 125 T5 é uma "mota"? Como assim...
A T5 foi durante muitos anos "mal amada", porque tem uma estética particular e porque como tem o motor mais vitaminado e leva a fazer uma condução mais... agressiva, agarrava mais que os outros modelos Vespas.
Destes dois factores veio a sua (injustificadissima) má fama de ser feia e pouco fiável.
Para mim, é tão Vespa como as outras, se bem que goste menos do aspecto dela... é uma questão de hábito!
P.S. - manda fotos dessa T5... |
Quanto à estética... concordo
Mas quanto a fiabilidade, garanto-te que é muito fiável.
Uma vez esqueci-me de meter oleo durante muito tempo
Partes laterais do pistão foram arrancadas e a mota continuava a andar... mas aí já tinha oleo "sintético". Só meti um pistão novo porque a mota parecia uma 500cc a trabalhar (pelo barulho )
O mecânico aconselhou-me a meter um pistão novo, e eu achei que era melhor.
Fazia 40 Kms por dia e a mota portou-se sempre bem a nível de motor. Até ao dia em que o mecânico me aconselhou a meter oleo de 4€ Castrol mineral. Chatei-me com o mecânico e troquei de mecânico.
A mota avariou e precisei de meter um pistão, viela e cambota novas. (isto foi recentemente, e não sabia que o mal era do oleo).
Arranjei a mota e o novo mecâncio fez-me o favor de atestar a mota com oleo mineral. Cedo a mota começou a fazer muito fumo e a engasgar.
Tive o trabalho de tirar o oleo todo fora e meter um oleo sintético da Esso 5€ para limpar o motor, antes de começar a meter oleo em condições (tenho que agradecer esse conselho ao pessoal do fórum). O motor já está a começar a trabalhar outra vez em condições, e como estou a fazer rodagem não posso puxar muito pela mota.
Mas o único problema que eu tive com a mota foi derivado ao oleo, e nunca colei nenhum pistão.
Nunca fiquei pelo caminho, e esta mota permite andar numa estrada nacional sem problemas. Nunca me ultrapassou nenhuma Vespa apesar de eu não andar de força.
A mecânica neste momento está impecável, a chapa está uma lástima. Alinhamento de rodas e tudo impecáveis...
Que eu tenha conhecimento os problemas que eu tive com a minha Vespa foram todos derivados, à minha falta de cuidado... por isso não digo que ela é infiel. Acontece em qualquer modelo.
Falo de experiência própria.
E aquela pinga de oleo de que falo no inicio do tópico, afinal parece que é normal.
Abraços!!! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
|
Colocada: Sex Out 19, 2007 - 3:16 pm Assunto: |
|
|
É normal... depende do sítio de onde vier... Já investigaste isso?
E essa Vespa, como todas as Vespas "grandes", permitem-te andar sem grandes problemas em estrada, não por ser essa, mas por ter cilindrada para isso. Ganhas em aceleração ás outras Vespas, não digo que não...
Com tudo o que disseste, dos agarranços e pistons sem bocados e tal só confirmas o que te disse; por permitir mais "abusos", origina mais situações... "desagradáveis". Eu para mim, andar com um piston aos pedaços e a Vespa continuar a rolar, não é fiabilidade é resistência!
Ah e isso é uma Vespa, não uma mota! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|