Home | Classificados | Downloads | Fórum | Fotos | Notícias | Técnica | Vídeos
Site Oficial
! - Login | Registe-se


  FAQFAQ  PesquisarPesquisar  Mensagens PrivadasMensagens Privadas  GruposGrupos  ResumosResumos  

pinga de oleo na garagem.

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
joeventura
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Oct 02, 2007
Mensagens: 9

MensagemColocada: Ter Out 02, 2007 - 11:44 am    Assunto: pinga de oleo na garagem. Responder com Citação

Tenho uma Vespa PX 125 T5 e ela já foi várias vezes para a garagem, incluindo para tentar solucionar esse problema, mas aquela pinguinha persiste. Quando paro a Vespa passando 1 minuto, lá está o chão sujo.

É normal?

E se não é do que será?

já agora sou novo aqui! Very Happy
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
joeventura
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Oct 02, 2007
Mensagens: 9

MensagemColocada: Ter Out 02, 2007 - 6:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Já agora o motor da vespa px 125 é a 98 ou 95 (a mais aconselhável)?

E que tipo de oleo 2t devo utilizar? Sintético ou mineral?

Claro que o sintético é melhor, mas vale apena?
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Out 12, 2007 - 5:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Essa pinga pode ser de muita coisa (óleo do motor, gasolina, oleo da mistura por queimar), é tentar ver o sítio de onde vem...
O óleo, sempre sintético ou semi-sintético.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Jony
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sex Out 12, 2007 - 5:32 pm    Assunto: Responder com Citação

é perfeitamente normal, as T5 trazem uma protecção do motor em plastico e acumula muita porcaria. Para T5 oleo só 100 sintetico, é um motor mais rotativo e convem
_________________
Sprint 150 ; PX 125 T5 ; P5 172 Worb5
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
joeventura
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Oct 02, 2007
Mensagens: 9

MensagemColocada: Sex Out 12, 2007 - 6:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Quais são os principais problemas da utilização de um oleo mineral nesta mota?

É que a mota tem oleo mineral.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
joaorusso
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Feb 06, 2006
Mensagens: 164

MensagemColocada: Sex Out 19, 2007 - 10:24 am    Assunto: Responder com Citação

Eu não queria dizer isto, mas queres a minha opinião pessoal?! vende essa mota que tens em casa e compra uma vespa! Laughing lol
O óleo mineral, perde as suas qualidades com a temperatura muito mais facilmente que o sintético correndo assim mais riscos do motor agarrar, e depois esse óleo deixa sempre muito mais resíduos que o sintético, e faz muito mais fumo... Na minha PK uso sempre Shell VSX semi-sintético e estou bastante satisfeito...

Cumprimentos
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
joeventura
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Oct 02, 2007
Mensagens: 9

MensagemColocada: Sex Out 19, 2007 - 11:13 am    Assunto: Responder com Citação

joaorusso, eu sei muito bem o que é uma Vespa... o problema é a inflação!!!

A T5 só está agora a começar a ganhar fama de Vespa, porque como disseste antes e muito bem, é uma "mota". E é do meu pai.

Alem do mais é uma mota de trabalho.

Mas em andamento é porreira, porque consegue acompanhar automóveis em estradas nacionais sem problemas nenhuns.

Quanto a lubrificante tirei o oleo mineral, que o mecânico tinha metido, e comprei um oleo sintético da esso (por 5€) para limpar antes de meter um oleo em condições e já noto diferença no trabalhar do motor.

Mas fica descansado que eu sei o que é uma Vespa Very Happy, apesar de a minha já estar a começar a ser!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Out 19, 2007 - 11:20 am    Assunto: Responder com Citação

A PX 125 T5 é uma "mota"? Como assim...

A T5 foi durante muitos anos "mal amada", porque tem uma estética particular e porque como tem o motor mais vitaminado e leva a fazer uma condução mais... agressiva, agarrava mais que os outros modelos Vespas.

Destes dois factores veio a sua (injustificadissima) má fama de ser feia e pouco fiável.

Para mim, é tão Vespa como as outras, se bem que goste menos do aspecto dela... é uma questão de hábito! Very Happy

P.S. - manda fotos dessa T5...
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
joeventura
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Oct 02, 2007
Mensagens: 9

MensagemColocada: Sex Out 19, 2007 - 2:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
A PX 125 T5 é uma "mota"? Como assim...

A T5 foi durante muitos anos "mal amada", porque tem uma estética particular e porque como tem o motor mais vitaminado e leva a fazer uma condução mais... agressiva, agarrava mais que os outros modelos Vespas.

Destes dois factores veio a sua (injustificadissima) má fama de ser feia e pouco fiável.

Para mim, é tão Vespa como as outras, se bem que goste menos do aspecto dela... é uma questão de hábito! Very Happy

P.S. - manda fotos dessa T5...



Quanto à estética... concordo Mad

Mas quanto a fiabilidade, garanto-te que é muito fiável.

Uma vez esqueci-me de meter oleo durante muito tempo Very Happy

Partes laterais do pistão foram arrancadas e a mota continuava a andar... mas aí já tinha oleo "sintético". Só meti um pistão novo porque a mota parecia uma 500cc a trabalhar (pelo barulho Very Happy)

O mecânico aconselhou-me a meter um pistão novo, e eu achei que era melhor.

Fazia 40 Kms por dia e a mota portou-se sempre bem a nível de motor. Até ao dia em que o mecânico me aconselhou a meter oleo de 4€ Castrol mineral. Chatei-me com o mecânico e troquei de mecânico.

A mota avariou e precisei de meter um pistão, viela e cambota novas. (isto foi recentemente, e não sabia que o mal era do oleo).

Arranjei a mota e o novo mecâncio fez-me o favor de atestar a mota com oleo mineral. Cedo a mota começou a fazer muito fumo e a engasgar.

Tive o trabalho de tirar o oleo todo fora e meter um oleo sintético da Esso 5€ para limpar o motor, antes de começar a meter oleo em condições (tenho que agradecer esse conselho ao pessoal do fórum). O motor já está a começar a trabalhar outra vez em condições, e como estou a fazer rodagem não posso puxar muito pela mota.


Mas o único problema que eu tive com a mota foi derivado ao oleo, e nunca colei nenhum pistão.

Nunca fiquei pelo caminho, e esta mota permite andar numa estrada nacional sem problemas. Nunca me ultrapassou nenhuma Vespa Laughing apesar de eu não andar de força.

A mecânica neste momento está impecável, a chapa está uma lástima. Alinhamento de rodas e tudo impecáveis...

Que eu tenha conhecimento os problemas que eu tive com a minha Vespa foram todos derivados, à minha falta de cuidado... por isso não digo que ela é infiel. Acontece em qualquer modelo.

Falo de experiência própria.

E aquela pinga de oleo de que falo no inicio do tópico, afinal parece que é normal.

Abraços!!!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Out 19, 2007 - 3:16 pm    Assunto: Responder com Citação

É normal... depende do sítio de onde vier... Já investigaste isso?

E essa Vespa, como todas as Vespas "grandes", permitem-te andar sem grandes problemas em estrada, não por ser essa, mas por ter cilindrada para isso. Ganhas em aceleração ás outras Vespas, não digo que não... Cool

Com tudo o que disseste, dos agarranços e pistons sem bocados e tal só confirmas o que te disse; por permitir mais "abusos", origina mais situações... "desagradáveis". Eu para mim, andar com um piston aos pedaços e a Vespa continuar a rolar, não é fiabilidade é resistência!

Ah e isso é uma Vespa, não uma mota! Very Happy
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB © 2001-2003 phpBB Group


Site protegido com o reCAPTCHA e o Google, a política de privacidade e os termos do serviço são aplicáveis.
Copyright © Vespa Clube de Lisboa. Excepto conteúdos publicados pelos utilizadores (propriedade dos próprios).

Página gerada em: 0.04 Segundos