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A roda de trás agarrou!
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Autor Mensagem
João Faria
Vespa Chicco
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Registo: May 07, 2007
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MensagemColocada: Qui Jun 14, 2007 - 2:45 am    Assunto: A roda de trás agarrou! Responder com Citação

Boas.

Adquiri à pouco tempo a minha primeira vespa. Uma 125 Sprint de ´68.

Sou novato no que diz respeito à condução de vespas, mas já conduzo motas à algum tempo e já tive várias.

Ontem a dar uma volta na garagem, a roda de trás agarrou completamente. travou em simultâneo com a mudança. ia passar de 1ª para 2ª e acho que saltou para a 3ª... digamos que devo ter rodado o punho demais Rolling Eyes maçarico! Laughing
Na altura de largar a embraiagem a mota derrapou e a roda de trás ficou presa Shocked nem cheguei a largar a embraiagem toda.

O motor continuou a trabalhar como se nada fosse; roda presa; mudança presa em 3ª! Com medo q alguma coisa piorasse, desliguei o motor. A roda sempre bloqueada assim como as mudanças, n conseguia virar o punho. O travão estava a funcionar bem, tanto no pe como na roda.

Abanando a mota para a frente e para trás a tentar rodar a roda, fiz força no punho das mudanças até q consegui. soltou-se tudo, e ficou tudo como estava. a andar como se nada fosse...

Agora estou com medo de ir na rua e de repente a roda de trás bloquear novamente...

O que será? Podem ajudar-me? já aconteceu a alguém?

Cumprimentos.
João.
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João Viegas Faria

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Tiago Pereira
Vespa 300 GT
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Registo: Jul 27, 2005
Mensagens: 560

MensagemColocada: Qui Jun 14, 2007 - 10:13 am    Assunto: Responder com Citação

Esses sintomas são algo estranhos, pode ter so ficado engatado em 3 e pronto, elas as vezes são complicadas de tirar da mudança quando estão desligadas...

Epa, mas tendo em conta q compraste a pouco tempo, tens q ver q é uma scooter antiga e com problemas, não seria nada mau ideia levar isso a um mecânico para uma revisão a serio antes de andar com ela na estrada.
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pachecolourenco
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MensagemColocada: Qui Jun 14, 2007 - 3:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Não sei o que possa ter causado esse bloqueio.

Só me lembro que a cruzeta pode ter ficado entre mudanças (entre a 2ª e 3ª pelo que descreves) mas nem tenho bem a certeza se isso bloqueava a roda (mas parece-me que sim...)

Ou, então, tens alguma coisa que anda solta (partida?) dentro do Carter...

Só abrindo e vendo.

Se isso acontece em andamento (acelerado) não deve ser nada agradável! Nem para ti, nem para a Vespa, nem para o motor. Pelo sim, pelo não, eu abria o motor. Rolling Eyes
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João Faria
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Mensagens: 26
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MensagemColocada: Sex Jun 15, 2007 - 1:49 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado.

Acho q é isso mesmo vou fazer... abrir e olhar, n vai fazer mal de certeza.

Disseram-me que podia ser uma afinação nos dois cabos q estao um ao lado do outro e q trabalham as mudanças, junto a roda. Mas... apenas afinação a bloquear com aquela força?
Tb sou mais da opinião q ha realmente qq coisa lá dentro ou mesmo um dente de uma roda dentada comido, ou qq coisa parecida...

Realmente certeza só tenho uma... é na caixa! e n vou arriscar a sacar uma travagem em plena estrada sabe-se lá onde e quando... embora fosse uma aventura cheia de adrenalina, estar a sapar a pensar q a qq momento poderia agarrar Laughing

Deixa-me pensar não, n quero! vou abrir!

Obrigado mais uma vez, Abraços.
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João Viegas Faria

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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Jun 15, 2007 - 5:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu abria isso!

Má afinação não me cheira, porque, mesmo mal, a mudança saltaria para o sítio certo depois de muito insistencia. Nunca tive uma Vespa que por má afinação prendesse a mudança. Ainda assim, claro que antes de abrires o motor, convém verificar isso.

Pessoalmente, cheira-me a problemas na caixa de velocidades. Acredito mais que algo se soltou dentro do motor e encravou momentaneamente a caixa. Ora, se anda algo à solta lá dentro, não é nada bom, mesmo que seja um simples freio, por mais fininho que seja...

Imagina que a roda encrava quando vais a 70 km/h ou isso? Ou mesmo que o freio te lixa uma das rodas dentadas da caixa de velocidades... Imagina que te lixa os discos da embraiagem...

Pode ser tanta coisa...

Nunca facilitando meu amigo, nunca facilitando e esse sintoma...
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João Faria
Vespa Chicco
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Registo: May 07, 2007
Mensagens: 26
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MensagemColocada: Dom Jun 17, 2007 - 4:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou começar hoje a abrir aquilo tudo... à aventura...

Queria-vos pedir para deixarem aqui alguns conselhos que devo seguir para não me esquecer de nada, por favor... como por exemplo se devo mudar de junta quando for a fechar (que vai acontecer com toda a certeza uma vez que, pelo menos nos carros, nunca se deve aproveitar a junta velha), se tenho de apertar os parafusos com alguma ordem e força específica, ou se devo olear as rodas dentadas da caixa com algum óleo específico ou fecho mesmo assim.. etc etc.

Conselhos para algumas dificuldades que aqueles que já o fizeram sabem que vou encontrar.

Obrigado.

João Faria.
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tiago
Vespa 300 GT
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Registo: Oct 10, 2006
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MensagemColocada: Dom Jun 17, 2007 - 9:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Vais meter-t nisso assim á aventura?!? Rolling Eyes Já alguma vez reparas-t algum motor? Olha que são precisas chaves próprias para tirares algumas peças desse motor! De qualquer modo se pensares nisso deves substituir todas as juntas, vedantes e verificares todas as peças de maior desgaste! Se não tens grandes conhecimentos de mecânica aconcelho-te fortemente a entregares isso a quem percebe! É que mexer num motor desses não é propriamente facil Exclamation
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pachecolourenco
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MensagemColocada: Seg Jun 18, 2007 - 10:07 am    Assunto: Responder com Citação

Boas,

Bem,o pior que te pode acontecer e teres de pedir a alguém para te ajudar ou te acabar o serviço... É sempre bom que conheças um mecânico disposto a fazer-te isso. Depois há uma série de regras que é preciso seguir para ficar um trabalho bem feito e não danificares o material bem como uma ou duas ferramentas específicas dependendo do trabalho e do motor. Há alguns sites de referência sobre isto, procura ler bem para ver se te sentes capaz.

Em termos de material, ao estar o motor aberto, aconselho a trocar todas as peças de desgaste:
- juntas carter (sempre que se abre)
- vedantes dos rolamentos
- discos de embraiagem (são baratos - ainda para mais se não sabes o que está lá nem ha quanto tempo)
- Discos metálicos da embraiagem (se apresentarem desgaste)
- Molas da embraiagem (pelo sim, pelo não, eu trocava... Se bem que este grupo da embraiagem é acessível sem abrir o motor, é mais uma peça de desgaste que afecta em muito o rendimento da vespa)
- Inspecciona os rolamentos - se apresentarem desgaste troca também (são caros e não são fáceis de trocar mas são as 'articulações' do motor: se não queres um motor com 'artroses' é bom dar-lhe atenção)
- Cruzeta das mudanças - uma das peças de maior desgaste que quase de certeza precisa de ser trocada...
- 'Rolamento' de latão do cesto do discos de embraiagem - estando aberto também convém mudar.
- Inspecciona o embolo/pistão da embraiagem e o disco onde trabalha
- Inspecciona o carter onde se faz a admissão do lado da cambota - procura por riscos nessa zona: não podem existir! Se existirem tem de ser preenchidos.
- vê as folgas da anilha no 'topo' da caixa de velocidade - se for maior a 0.5 tens de arranjar uma anilha nova coma espessura certa...

Já agora, inspecciona o grupo de combustão (pistão/cilindro/colaça/segmentos) por desgaste anormal riscos, etc...

Não me ocorre mais nada...

Em peças, não fica muito caro mas se pedires a alguém para te fazer esta revisão fica no preço de uma vespa....
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João Faria
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MensagemColocada: Ter Jun 19, 2007 - 1:12 am    Assunto: Responder com Citação

Boas
tiago escreveu:
Vais meter-t nisso assim á aventura?!? Rolling Eyes Já alguma vez reparas-t algum motor? Olha que são precisas chaves próprias para tirares algumas peças desse motor! De qualquer modo se pensares nisso deves substituir todas as juntas, vedantes e verificares todas as peças de maior desgaste! Se não tens grandes conhecimentos de mecânica aconcelho-te fortemente a entregares isso a quem percebe! É que mexer num motor desses não é propriamente facil Exclamation


Very Happy Eu tenho algumas noções... já trabalhei numa oficina de carros antigos onde fizemos restauros completos até ao último parafuso (literalmente) e onde tive a oportunidade de aprender muita coisa com um senhor Inglês já com os seus anos de experiência em motores Ferrari.
Para além disso frequentei um curso tecnológico de mecânica de máquinas marítimas onde se tem muitas aulas práticas, mas....
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Registo: May 07, 2007
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MensagemColocada: Ter Jun 19, 2007 - 1:50 am    Assunto: Responder com Citação

....mas é claro que nada disto me dá a experiência necessária para fazer este trabalho de olhos fechados e é por isso que pedi a vossa ajuda, é que nunca mexi numa vespa antes. E também é por isto tudo que estou a seguir um manual de oficina das vespas religiosamente passa por passo.

Neste momento tenho tudo de fora e desmontado axcepto os carretos, eixos e afins da caixa... nisso n quero mexer. Dá para ver por fora com uma lanterna e depois de verificar dente a dente de cada roda dentada, parece estarem todos inteiros e até em muito bom estado.

Mas logo no início quando dernei o óleo apareceu meia anilha desfeita no balde. só reparei passado um bocado, depois de já ter desapertado uns quantos parafuso e anilhas. Mas não me pareceu que tivesse caído nenhuma no balde do óleo, muito menos partida... mas o que fazia uma anilha partida de 3 ou 4 mm dentro da caixa? se estava mesmo lá acho que seria perfeitamente suficiente para se ter metido num dos dentes e bloqueado aquilo tudo, embora não veja nada "qincado" nem marcado... n sei! Shocked

pachecolourenco escreveu:
Boas,

Bem,o pior que te pode acontecer e teres de pedir a alguém para te ajudar ou te acabar o serviço...

É bem possível... Laughing Laughing Laughing

pachecolourenco escreveu:
É sempre bom que conheças um mecânico disposto a fazer-te isso. Depois há uma série de regras que é preciso seguir para ficar um trabalho bem feito e não danificares o material bem como uma ou duas ferramentas específicas dependendo do trabalho e do motor. Há alguns sites de referência sobre isto, procura ler bem para ver se te sentes capaz.

Em termos de material, ao estar o motor aberto, aconselho a trocar todas as peças de desgaste:
- juntas carter (sempre que se abre)
- vedantes dos rolamentos

Sempre....

pachecolourenco escreveu:
- discos de embraiagem (são baratos - ainda para mais se não sabes o que está lá nem ha quanto tempo)
- Discos metálicos da embraiagem (se apresentarem desgaste)
- Molas da embraiagem (pelo sim, pelo não, eu trocava... Se bem que este grupo da embraiagem é acessível sem abrir o motor, é mais uma peça de desgaste que afecta em muito o rendimento da vespa)

Foram mudados à pouco tempo....

pachecolourenco escreveu:
- Inspecciona os rolamentos - se apresentarem desgaste troca também (são caros e não são fáceis de trocar mas são as 'articulações' do motor: se não queres um motor com 'artroses' é bom dar-lhe atenção)
- Cruzeta das mudanças - uma das peças de maior desgaste que quase de certeza precisa de ser trocada...
- 'Rolamento' de latão do cesto do discos de embraiagem - estando aberto também convém mudar.

Vou verificar. Não faço a mínima de como estarão. em relação à cruzeta das mudanças não sei comentar, nunca vi uma nova. E a 4ª não entra...mesmo rodando a roda. tive de puxar essa peça toda em 3ª, e acho que se deve fazer em 4ª, n é?

pachecolourenco escreveu:
- Inspecciona o embolo/pistão da embraiagem e o disco onde trabalha
- Inspecciona o carter onde se faz a admissão do lado da cambota - procura por riscos nessa zona: não podem existir! Se existirem tem de ser preenchidos.
- vê as folgas da anilha no 'topo' da caixa de velocidade - se for maior a 0.5 tens de arranjar uma anilha nova coma espessura certa...

Já agora, inspecciona o grupo de combustão (pistão/cilindro/colaça/segmentos) por desgaste anormal riscos, etc...

Vai ficar tudo a brilhar com um líquido da "triquímica" próprio para o efeito
Os segmentos acho q vou mudar se não forem muito caros. eu acho que não estavam bem colocados quando tirei o cilindro... o pistão tem uns pontos pequenos onde os segmentos devem supostamente ficar posicionados e quando tirei para fora a abertura de ambos estavam muito próximas, não estavam alinhados, mas estavam perto, e o pistão tem preto de queimaduras de explosões por baixo dos segmentos e acho que não devia... pelo menos teoricamente... e como n teho a certeza porque é que isso aconteceu, uns segmentos novos nunca fazem mal a ninguém Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

pachecolourenco escreveu:
Não me ocorre mais nada...

Em peças, não fica muito caro mas se pedires a alguém para te fazer esta revisão fica no preço de uma vespa....

E muito já disseste....

Muito obrigado pela vossa ajuda.

A vossa paciência e disponibilidade melhoram aínda mais o espírito Vespista Wink Very Happy Very Happy Laughing Laughing

Grandes abraços..
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Editado pela última vez por João Faria em Ter Jun 19, 2007 - 2:24 am, num total de 1 vez
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MensagemColocada: Ter Jun 19, 2007 - 2:08 am    Assunto: Responder com Citação

tiago escreveu:
Olha que são precisas chaves próprias para tirares algumas peças desse motor!


O senhor a quem comprei a mota ofereceu-me isso tudo Very Happy

Ferramentas "home made" para tudo e deram muito jeito. Tinha até umas bases de ferro soldadas por ele, onde posso acentar a mota q, depois de apertada com uma roscas no sítio certo, posso tirar o motor e mexer onde quiser q ela n mexe... é como um descanço em forma de cubo q prende na parte da frente e na parte de trás do bacalhau. prende a roda e tudo, lol

outra estrutura de ferro com 3 rodas onde posso apertar o motor para poder trabalhar nele e transportá-lo para onde quiser...

peças de substituição, esquemas eléctricos.... notáva-se que teve algum cuidado com a mota... e já me telefonou 2 vezes preocupado (assim parece) com esta travagem repentina e com dicas possíveis do que pode ter acontecido... Um senhor já com a sua idade mas, e passo a citar: "aínda para muitas curvas de mota!"

Abrços
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pachecolourenco
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MensagemColocada: Ter Jun 19, 2007 - 10:24 am    Assunto: Responder com Citação

Boas,

As diferenças de aspecto da cruzeta podes averiguar aqui (nova à esquerda, usada à direita):



(o veio do selector que aperta na cruzeta tem rosca esquerda - desaperta no sentido ponteiros do relógio)

Se não está a entrar a 4ª deve ser, à partida, um problema do selector mas, pelo sim, pelo não, devias desmontar as mudanças (atenção à orientação dos carretos) para procurar desgaste nos próprios carretos (as marcas que se podem ver nas cruzetas muitas vezes também estão nos carretos...) e ter acesso aos rolamentos.

Em relação aos rolamentos, também não sei a melhor maneira de averiguar se já estão no fim de vida, pior ainda se não os poderes 'ver' a trabalhar em rotação... Pelo menos, se tiverem muita folga ou desgaste visível é para trocar... São daquelas peças caras e são muitos mas que, se ainda lá andam desde que a Vespa saiu da fábrica, já convinha trocar...
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João Faria
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MensagemColocada: Qua Jun 20, 2007 - 4:52 am    Assunto: Responder com Citação

Boas, obrigado pela foto.

Eu sei q a cruzeta já foi mudada pelo último dono da mota (muito sinceramente aínda nem reparei quantos donos teve). Porque como disse atrás, este senhor ofereceu-me uma série de ferramentas e caixas com peças para substituir e substituidas. E esta lá uma cruzeta.

Reparei hoje, nesta fase de limpeza e raspadelas de juntas velhas no motor que apareceram minúsculas limalhas numa mini poça de óleo junto à meia-lua dentada que esta ligada ao Kick (n sei se é assim q se escreve) de pegar a mota.

Tb reparei que tenho a rosca do bujão moída.

Acho que realmente andavam para lá a passear objectos metálicos não identificados..

De qualquer forma, o motor esta limpo como manda a lei e foi limpo com produtos próprios de cada fase de limpeza e métodos adequados para o efeito! Kit de juntas e um dos retentores que estava visivelmente gasto, novo!

Nada como conhecer por dentro o motor e o estado deste para a condução sair mais proveitosa e natural. Laughing

hÁ apenas um pormenor que eu gostaria de mostrar com foto e logo possa, coloco. No veio, que eu penso q é isso q se chama o selector das mudanças, onde na ponta trabalha uma meia roda dentada puxada por aqueles dois cabos q vêm do punho das mudanças, tem uma anilha torta e meio rachada.. é melhor ver na foto. assim q poder.

Obrigado
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Editado pela última vez por João Faria em Qua Jun 20, 2007 - 5:41 am, num total de 1 vez
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MensagemColocada: Qua Jun 20, 2007 - 5:29 am    Assunto: Responder com Citação





Isto faz alguma diferença? é q pelo q percebi, nada trabalha junto a esta anilha... Rolling Eyes
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MensagemColocada: Qui Jun 21, 2007 - 5:37 am    Assunto: Últimas Responder com Citação

Boas.

Resumindo... arosca do bujão estava moída e julgo ter sido daí que saíram limalhas para andarem a brincar dentro do motor. O último que abriu aquele motor, para além de ter moído essa rosca, tinha montado as rodas dentadas da 2ª e da 3ª mudança ao contrário. como resultado estavam muito juntas e não tinham aquele pequeno espaço que devem ter entre elas. Se calhar era por isso que não me entrava a 4º, será?

Apesar de tudo, o motor foi limpo, carvão e escuros, ficou tudo a brilhar com algumas peças novas q aproveitai mudar e foi fechado. Amanhã acaba a "aventura". Só espero que pegue Laughing Laughing Laughing

e se pegar, espero que não exploda! Rolling Eyes Shocked Arrow Mr. Green

Mais uma vez, obrigado pela ajuda e ficam 2 questões:

A razão da 4ª não entrar poderia ser daquele erro?
Mais importante:
Qual a força de aperto para estas cabeças? têm medida ou é até um bocadinho antes de partir?

Cumprimentos,
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