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Molas vs Amortecedores
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Autor Mensagem
BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
Mensagens: 61
Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Seg Fev 12, 2007 - 4:06 pm    Assunto: Molas vs Amortecedores Responder com Citação

Ia mandar a suspensão de trás para o pintor, para decapar, metalizar e pintar quando reparei que no amortecedor (portanto, debaixo da mola) a parte de cima, que é maior que a debaixo, está apodrecida.
Conclusão: vale na mesma a pena restaurar ou será melhor comprar nova?
Há possibilidade de comprar só o amortecedor e manter a mola? Se sim, como desmonto?

Obrigado mais uma vez.


Editado pela última vez por BrunoBarros em Ter Fev 13, 2007 - 8:00 pm, num total de 1 vez
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Seg Fev 12, 2007 - 4:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Compra novo!
Pelo preço acho que não deves estar com trabalho a recuperar esse, ainda por cima se está em mau estado. E sendo o amortecedor de trás, mais ainda, pois convem que estaja bom, para que fiques com maior segurança ao andar na Vespa.

Experimenta ver na Originalvespa, em Caneças...
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Jony
Vespa 300 GT
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Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Seg Fev 12, 2007 - 7:26 pm    Assunto: Responder com Citação

um amortecedor novo custa 20€, acho que nem vale a pena pensar em recuperar o antigo
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Sprint 150 ; PX 125 T5 ; P5 172 Worb5
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BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
Mensagens: 61
Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Seg Fev 12, 2007 - 8:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Já tenho contactado com a OriginalVespa, uma vez que sou do Norte não dá p/ lá ir.
Sendo assim é novo que vou comprar. Obrigado pela V/ opinião.

Já agora a mola da frente é pintada cinzenta ou mesmo cromada?...
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fragoso
Vespa 250 GTS
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Registo: Apr 16, 2006
Mensagens: 266

MensagemColocada: Seg Fev 12, 2007 - 10:56 pm    Assunto: Responder com Citação

ligas pedes o material no outro dia esta a porta de sua casa por CTT ou transportadora
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tiago
Vespa 300 GT
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Registo: Oct 10, 2006
Mensagens: 447
Local/Origem: santarém

MensagemColocada: Seg Fev 12, 2007 - 11:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Podes aproveitar a mola da frente e a de trás e mandas zincar! Quando tiveres o amortecedor novo na mão vês logo como s desmonta e monta para meteres lá a mola antiga porque o amortecedor não tras mola.
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Jony
Vespa 300 GT
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Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Fev 13, 2007 - 4:36 am    Assunto: Responder com Citação

isso já depende do amortecedor...
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fragoso
Vespa 250 GTS
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Registo: Apr 16, 2006
Mensagens: 266

MensagemColocada: Ter Fev 13, 2007 - 1:27 pm    Assunto: Responder com Citação

eu restaurei os meus amortecedores mandei decapar as molas e mandei lacar ficaram 5***** mas depois qd montei noto q estao ja muito moles ou seja vou acabar por gastar ainda mais dinheiro
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BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
Mensagens: 61
Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Ter Fev 13, 2007 - 8:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Concluindo: estou a ficar sem perceber se devo comprar só o amortecedor ou o amortecedor e mola? Vi já em sites e acho que o conjunto ronda os 40€. Que dizem, confirmam? Falam aí em 20€, mas será só o amortecedor certo?... Eu tenho este e não consigo tirar a mola...
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Jony
Vespa 300 GT
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Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Fev 13, 2007 - 8:06 pm    Assunto: Responder com Citação

eu não fui mais específico porque pensei que nem era preciso explicar...

esse amortecedor de que falei tem mola e suspenção e é regulavel
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BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
Mensagens: 61
Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Ter Fev 13, 2007 - 8:12 pm    Assunto: Responder com Citação

...Então porreiro. Não compensa mesmo o restauro sequer da mola. E esse preço, é na OriginalVespa?

Obrigadão pela ajuda mas com as outras restantes dicas fiquei confuso.
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pauloviana
Vespa 300 GT
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Ter Fev 13, 2007 - 8:44 pm    Assunto: Responder com Citação

não sei onde esta a confusão num assunto tão simples....


falando de amortecedores vulgares ( os amortecedores de "origem" ) não compensa reparar ou restaurar ( como algumas pessoas o dizem) uma vez que o preço do amortecedor é baixo face as despesas que iriamos ter a reparar o antigo. Depois temos outra agravante....mandar zincar e lacar amortecedores.... não consigo entender como se faz coisas destas pois para zincar o amortecedor tem de ir para um acido o que vai estragar os vedantes do amortecedor ( podem não ver mas danifica de certeza absoluta!) e para lacar.... se for termolacagem o amortecedor vai "levar" com uma temperatura de aproximadamente 600graus o que é facil concluir que o amortecedor não terá grande vida.

quanto as molas... nao vejo a necessidade de se comprar molas novas umas vez que esta é a peça do amortecedor que não tem desgaste. Concordo em comprar a mola se esta estiver com muita ferrugem, caso contrario não.


na minha opinião:


amortecedor - sempre novo , nada de zincagens nem termolacagens. Se o amortecedor estiver porreirito pode-se sempre pintar mas isolar bem o veio do amortecedor e o vedante do mesmo!

Mola - normalmente não existe necessidade de comprar novo. Pode e é aconselhado zincar ou termolacar.

Se estivermos a falar de amortecedores "xpto" a historia já começa a ser diferente.

Espero ter ajudado
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BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
Mensagens: 61
Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Sex Fev 16, 2007 - 7:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Esclarecido e agradecido. Mais uma grande ajuda!

Continuo é sem conseguir desmontar a mola do amortecedor para mandar para o pintor...
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tiago
Vespa 300 GT
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Registo: Oct 10, 2006
Mensagens: 447
Local/Origem: santarém

MensagemColocada: Sáb Fev 17, 2007 - 10:35 am    Assunto: Responder com Citação

No topo do amortecedor tens duas porcas uma "de gola alta" e uma normal primeiro desapertas a alta e depois ficas com um bocado do veio roscado á vista! Se reparares na ponta do veio tens um corte é só meteres lá uma chave de fendas para segurar e com uma chave de bocas desapertares a porca e já está! Se o amortecedor não for de origem e não der para tirar tens sempre a rebarbadora podes cortar a parte de cima do amortecedor e tiras a mola! Não mandes isso para o pintor porque a tinta salta toda o melhor é mandares zincar isso! Espero ter ajudado!
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BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
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MensagemColocada: Sáb Fev 17, 2007 - 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Ok, entendi. Depois de tentar dou novidades.
Então na mola da frente tb aconselhas a não mandar para o pintor. Irá acontecer o mesmo da tinta saltar. Sendo assim tenho de procurar aqui no Norte quem faça zincagem, se alguém souber agradeço que digam p/ aqui. Tenho de decapar primeiro ou fazem lá o serviço todo?
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