Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
Autor |
Mensagem |
tiago Vespa 300 GT
Registo: Oct 10, 2006 Mensagens: 447 Local/Origem: santarém
|
Colocada: Qui Dec 28, 2006 - 11:16 pm Assunto: a cambota que não roda |
|
|
Caros vespistas mais uma vez venho aqui pedir o vosso auxilio! Estou a reparar o motor da minha 150 GL pus entre outras coisas rolamentos e retentores de cambota e uma biela nova! Agora no fim de fechar o motor deparei-m com uma situação a cambota dá quase a volta completa mas chega a um ponto que começa a roçar algures no bloco do motor e tranca! Será erro meu ou será o serviço mal feito da rectificadora que me montou a biela? Estou |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Luis Vespa 125 G.T.R.
Registo: Mar 07, 2006 Mensagens: 129
|
Colocada: Qui Dec 28, 2006 - 11:44 pm Assunto: |
|
|
ora boas;
isso também me aconteceu quando fechei o meu primeiro motor, e por culpa minha: meti o rolamento da cambota à martelada
resultado: cambota empenada;
tendo em conta que mudaste a biela, talvez possa ser tb isso, terem-na montado ligeiramente empenada.
mas deixa que aí o pessoal mais entendido por certo que já te dá um veredicto mais exacto.
fica bem |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
João Serra Vespa 50 S
Registo: Dec 26, 2006 Mensagens: 81
|
Colocada: Sex Dec 29, 2006 - 1:24 am Assunto: |
|
|
Na minha opinião isso pode dever-se a ou a cambota não foi perfeitamente calibrada ou ( aconteceu-me agora quando fechei o motor Px 200 com que ando na Ts) quando a cambota foi à prensa para se trocar a biela ou nuotra situação qualquer, ficou com uma pequena deformação (uma quicada) minima que muitas vezes quase não se vê, mas quando montada nos carteres, esta paquena deformação se tiver uma pequena rebarba, poderá rodar livremente e quando Chega à zona da valvula do carter ( penso que sabem o que estou a falar, é aquela zona do carter mais saliente na zona da admição) como nesta zona a campbota quase que rossa no carter, basta uma saliencia para já não a deixar passar! Se tiveres a certeza que o torneiro que monotou a cambota a calibrou e que está bem calibrada, experimenta a verificar se há alguma pequena imprefeição ou toque na cambota em todo o seu perimetro !!!
Espero que me tenha sabido explicar !!!
Boa sorte vais ver que não é nada de grave !!!!
Anoma-te
Abraço João Serra |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
tiago Vespa 300 GT
Registo: Oct 10, 2006 Mensagens: 447 Local/Origem: santarém
|
Colocada: Sex Dec 29, 2006 - 10:03 pm Assunto: |
|
|
Boas fui agora falar com um sr que só mexe em vespas e ele disse que aquilo foi ao montarem a biela que deixaram a cambota empenada! Ele diz que me leva aquilo a um torneiro da inteira confiança dele e que aquilo fica bom! Hj já estou mais calmo mas ontém tava á beira de um ataque de nervos! Á aqui uma coisa que eu ainda não percebi! Há outra maneira de pôr os rolamentos da cambota sem ser á pancada? |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
João Serra Vespa 50 S
Registo: Dec 26, 2006 Mensagens: 81
|
Colocada: Sex Dec 29, 2006 - 10:35 pm Assunto: |
|
|
Normalmente existem sempre metodos mais convencionais de retirar e colocar rolamentos com a utilização de ferramentes proprias projectadas para o efeito, sem ter de se utilizar as ferramentas preferidas do bom Portugês, que são o punção uo escolpo e o martelo !
A vespa não é excepção e exintem vários tipos de sacas e ferramentas projectadas e vendidas pela piaggio para montagem e desmontagem do motor. Mas infelizmente este tipo de ferramentas já não é comercializado ou se é, estas são muito caras e quase ninguem as tem e muito menos as utiliza !!!!!
Mas eu posso dizer-te que com elas montas e desmontas um motor inteiro sem teres de recorrer ao martelo !!!!
Espacialmente os rolamentos têm de entrar e sair das caixas
que os irão receber por intreferência (termo utilizado em engenharia mecanica para algo que entre muito justo, à pressão) e normalmente quando estes entrão à martelada nunca entram certos a toda a volta o que normalmente começa a criar alguma folga entre o rolamento e a caixa onde este está instalado, uma ou duas vezes pode não se notar muito, mas se esta folga se começa a verificar, pode ser muito prejudicial !!!!!
Hoje falei com uma pessoa muito entendida em vespas e material para as vespas que me informou que há bielas no mercado que se vendem como sendo para certos modelos de vespas e depois verifica-se que não dão em certos motores acontecendo o que disseste! mas pode não ser esse o caso !!!
Realmente nãhá nada como deixares uma pessoa que preceba do assunto verificar qual é o problema !!!!!!
Boa Sorte !!!! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Luis Vespa 125 G.T.R.
Registo: Mar 07, 2006 Mensagens: 129
|
Colocada: Sáb Dec 30, 2006 - 1:22 am Assunto: |
|
|
ora boas;
eu bem me parecia que era cambota empenada...
os contrapesos (acho que é assim que se chama) com uma pancadita mais forte "rodam" e a cambota empena.
quanto aos rolamentos; depois de eu ter feito a asneira, li mais um pouco e falei com algum pessoal; para quem não tem as ferramentas, o melhor é mesmo o frigorífico e maçarica; tens que jogar com os diferentes materiais que compoe o motor (liga alumínio e ferro), e respectivas condutividades térmicas, ou seja; cambota no congelador, rolamento já não precisa de martelada;
rolamentos no congelador, maçarico no carter, e já não é preciso martelada para os meter...
pelo menos foi assim que li...
mas por certo que o pessoal mais experiente já te explica melhor.
fica bem |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
|
Colocada: Sáb Dec 30, 2006 - 1:32 am Assunto: |
|
|
Eu não querendo parecer sucateiro, nos motores de Sprint (que tem rolamentos "normais" no lado do ventilador e não de roletes como nas Rallys e outros modelos) ao fechar o carter, SEM SER A CACETADA, por vezes e por qualquer razão, os carters ficam em esforço e "desalinhados". A primeira vez que me aconteceu pensei que tinha lixado aquilo tudo e o sintoma era o mesmo; a cambota rodava até certo sítio e depois começava a raspar no carter.
Perguntei aquilo e ali, disseram-me para dar umas porradas no carter na zona da cambota com um maço de borracha e com consciencia daquilo que estava a fazer.
Se é boa ou má medida não sei, mas que ficou a funcionar e sem problemas ficou!
Os rolamentos, mesmo sem ter as ferramentas da Piaggio que de facto são um espanto e quem as possa / queira ter é do melhor que pode haver, podes sempre usar um veio roscado, batentes e porcas e assim ires forçando o rolamento a entrar suavemente e sem pancada o que o degrada logo no ínicio. Cuidados a ter só o rolamento entrar direito no sítio, apoiar o batente na face externa do rolamento e não vincar os carters nos sitios dos batentes (podem e devem utilizar uma borracha para protejer carters e rolamentos).
Um calorzinho, sem ser em demasia pois podem rachar os carters, tb ajuda, claro.
Espero ter ajudado! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
João Serra Vespa 50 S
Registo: Dec 26, 2006 Mensagens: 81
|
Colocada: Sáb Dec 30, 2006 - 3:45 am Assunto: |
|
|
Luis escreveu: | ora boas;
eu bem me parecia que era cambota empenada...
os contrapesos (acho que é assim que se chama) com uma pancadita mais forte "rodam" e a cambota empena.
quanto aos rolamentos; depois de eu ter feito a asneira, li mais um pouco e falei com algum pessoal; para quem não tem as ferramentas, o melhor é mesmo o frigorífico e maçarica; tens que jogar com os diferentes materiais que compoe o motor (liga alumínio e ferro), e respectivas condutividades térmicas, ou seja; cambota no congelador, rolamento já não precisa de martelada;
rolamentos no congelador, maçarico no carter, e já não é preciso martelada para os meter...
pelo menos foi assim que li...
mas por certo que o pessoal mais experiente já te explica melhor.
fica bem |
por acaso colocar material no conjelador nunca tinha ovido falar, mas utilizar calor atraves de um maçarico isso deve-se ulitizar sempre !
o resultado deve ser o mesmo tem todo a ver com a dilatação e contração dos metais!! _________________ Abraço João Serra !!! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
tiago Vespa 300 GT
Registo: Oct 10, 2006 Mensagens: 447 Local/Origem: santarém
|
Colocada: Sáb Dec 30, 2006 - 6:54 pm Assunto: |
|
|
Pois eu meti os rolamentos com outro por cima e a bater no velho com o martelo depois quando foi a meter a cambota pu-la no congelador e aqueci os rolamentos com um secador de cabelo! Decidi ir entregar o motor ao sr com quem falei e em breve espero tê-lo fechado para depois eu concluir a sua montagem e pô-lo a funcionar! Depois dou noticias |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
|
Colocada: Sex Jan 05, 2007 - 12:19 pm Assunto: |
|
|
Pois em teoria resultará...
Aquecimento = dilatação (alarga)
Arrefecimento = contracção (encolhe)
Mas realmente por as cenas no congelador nunca tinha ouvido dizer... |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
tiago Vespa 300 GT
Registo: Oct 10, 2006 Mensagens: 447 Local/Origem: santarém
|
Colocada: Sáb Jan 06, 2007 - 2:14 pm Assunto: |
|
|
Digo-te Resulta e bem a cambota entrou á mão sem ter de fazer o minimo de esforço! tem é de ser umo operação muito rapida porque assim que o metal começa a voltar á temperatura ambiente acabou-se as facilidades |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Ildebrando Administrador
Registo: Jun 22, 2005 Mensagens: 881 Local/Origem: Odivelas
|
Colocada: Sáb Jan 06, 2007 - 2:19 pm Assunto: |
|
|
Pedro Estevão escreveu: | Pois em teoria resultará...
Aquecimento = dilatação (alarga)
Arrefecimento = contracção (encolhe)
Mas realmente por as cenas no congelador nunca tinha ouvido dizer... |
A sério? Andas a dormir ou quê?
Estamos fartos de falar de cambotas no congelador...tens andado distraido...
Um abraço
Ildebrando |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4973
|
Colocada: Ter Jan 09, 2007 - 5:18 pm Assunto: |
|
|
Sim
Então tenho mesmo andado a dormir...
Mas de qq dos modos o aquecimento de um dos lados com o aquecimento do outro ainda deverá dar melhores resultados! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|